Loro Piana – a grife italiana que foi da modéstia ao requinte
A grife italiana Loro Piana é especializada em produtos de luxo, tais como ternos e sobretudos feitos de cashmere e lã de alta qualidade. A grife produz coleções para o público feminino e masculino, caracterizadas por sua sofisticada e discreta elegância, aspectos que hoje são considerados a marca registrada de Loro Piana.
A marca hoje já se encontra em sua sexta geração, e possui o grande reconhecimento de seu público e da crítica fashion pela sua excelência em usar as melhores e mais raras matérias-primas de todo o mundo.
Conheça a seguir a trajetória dessa singular e requintada grife italiana.
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Da modesta oficina italiana à reputação internacional
O dia 24 de abril de 1924 é o marco inicial da história da grife Loro Piana, quando foi fundada a modesta oficina de tecelagem batizada de Ing Loro Piana & Co. O negócio foi criado por Pietro Antonio Loro Piana, um comerciante de lã herdeiro de uma longa tradição familiar no setor.
A oficina era localizada na comuna de Quarona, na bucólica região do Piemonte, ao norte da Itália. As duas décadas seguintes foram dedicadas à produção de tecidos leves, com muito esmero e rígida preocupação acerca da qualidade de suas matérias-primas.
É importante lembrar que a Itália possui uma reputação mundial extremamente forte no que diz respeito a sua superioridade na produção de roupas e calçados.
Foi tendo essa base que a empresa evoluiu e cresceu de forma a se estabelecer uma referência no mercado italiano, ganhando a confiança de grandes marcas de luxo, que passaram a utilizar seus tecidos para confeccionar suas peças.
Ao final da Segunda Guerra Mundial, Franco Loro Piana, sobrinho do fundador da empresa, assumiu o controle da mesma e passou a trabalhar dedicado à inseri-la no mercado internacional. Seu primeiro alvo foi o próprio continente europeu, para o qual ele inicialmente exportou raros tecidos e lãs valiosas.
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Na década de 1970, os irmãos Sergio e Pier Luigi Loro Piana assumiram a direção do negócio familiar, diversificando o catálogo de produtos de luxo e desenvolvendo o seu varejo internacional.
A sexta geração da Loro Piana
A mais recente geração a comandar a presidência da empresa quase secular é composta pelos irmãos Sergio e Pier Luigi Loro Piana, que estão no controle desde a década de 70.
Sob a sua supervisão, a Loro Piana tem investido pesado na distribuição direta de suas peças, e já inaugurou lojas próprias em inúmeras metrópoles ao redor do mundo, tais como Bruxelas, Praga, Paris, Cannes, Monte Carlo e Madri, entre diversas outras. Atualmente a empresa possui seis fábricas, todas localizadas em território italiano, preservando as décadas de tradição do negócio familiar, e emprega mais de 2 mil funcionários.
Em 2013, a Loro Piana foi adquirida por 2 bilhões de euros pelo conglomerado de luxo LVMH, que a partir de então passou a deter a participação majoritária da empresa. Sergio e Pier Luigi detém 20% da empresa, bem como a gestão operacional da mesma. O grupo LVMH possui diversas outras marcas de luxo, pertencentes a ramos variados do mercado, como bebidas, joalheria, lojas, marcas de roupa e perfumes.
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Atualmente, a Loro Piana confecciona tecidos, lãs e cashmeres para grifes de alto calibre, como Brioni e Christophe Lemaire, e também para grandes varejistas, como Brooks Brothers e J.Crew. A venda de tecidos continua sendo uma parcela importante da produção da empresa, representando aproximadamente 32% do seu faturamento total anual.
A grife possui 137 lojas próprias, espalhadas em territórios da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Ásia, estando presente em cerca de 80 países no total. Sergio Loro Piana é o atual presidente e CEO da marca, que possui faturamento anual médio de 630 milhões de euros.
Qualidade inigualável
Como é possível notar desde a sua fundação pelo comerciante Pietro Antonio Loro Piana, a marca projetou toda a sua história na preocupação com a qualidade da matéria-prima usada em seus produtos. Não é à toa que o slogan de Loro Piana é “the long journey of excellence”, ou, em tradução para o português, “a longa jornada da excelência”.
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Um dos principais e maiores objetivos da marca é oferecer aos seus clientes a possibilidade de vestir tecidos cada vez mais exclusivos.
A Lã de Loro Piana
A lã utilizada na produção de seus ternos e sobretudos, por exemplo, tem origem controlada, e advém de ovelhas Highlander, criadas em uma fazenda localizada na Austrália.
Os animais são criados com direito à música clássica e estábulos com aquecimento central, e alimentadas com grama orgânica e grãos selecionados. Todo esse trabalho é feito para obter a mais fina, macia e cara lã do planeta: um fardo de 93 quilos de lã chega a custar 230 mil dólares, o equivalente a cerca de 885 mil reais.
O controle de qualidade é altíssimo! Na etiqueta das peças é possível conferir a garantia da sua origem, o nome do produtor e a data da tosa das ovelhas. O resultado final de tanta dedicação é nada menos que os ternos mais desejados do mundo.
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E não pára por aí! A empresa detém fazendas na China e na Mongólia, responsáveis pela produção de cabras da raça hircus, cujas lãs são usadas para produzir o baby cashmere. A marca italiana também importa lã merino da Oceania, um tipo mais comum, usado para a confecção de ternos.
Em uma propriedade da família Loro Piana no Peru são criadas as vicunhas, animais próximos das lhamas. Como essa espécie encontra-se em extinção, o tecido advindo delas é criado em pequena escala. Trata-se de um finíssimo tipo de lã, antes reservada especialmente aos imperadores Incas.
Do Myanmar, na Birmânia, a Loro Piana importa a fibra vegetal obtida do talo da flor de lótus, usada para produzir outro tipo raro de tecido. Essa fibra é considerada sagrada, já que é usada para vestir monges budistas. São necessários 32 mil talos da flor para confeccionar apenas um metro do pano. Esse precioso caráter de exclusividade é o principal responsável a agregar alto valor à marca italiana.
O vestuário impecável de Loro Piana
Mais recentemente, já na sexta geração da família, a Loro Piana se expandiu fortemente, investindo no lançamento da sua linha própria de vestuário, cujas coleções incluem casacos, sobretudos, estolas e ternos. As peças possuem caimento impecável, resultado das muitas décadas dedicadas ao trabalho e manejo dos tecidos de alta qualidade.
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A grife também possui uma linha especial para crianças e adolescentes, e uma coleção esportiva composta por peças para equitação, iatismo, esqui, tênis e golfe. Devido a esse direcionamento bastante específico é possível notar como a Loro Piana é pensada e produzida para um público bastante exigente e exclusivo.
Todas as suas linhas de vestuário são feitas, é claro, com os mesmos elementos responsáveis por construir a reputação da marca: tecidos de primeira qualidade e corte impecável.
Entre as principais peças de destaque está a jaqueta Roadster, criada para compor o uniforme da equipe de pilotos de automóveis clássicos patrocinada pela Loro Piana. A jaqueta possui cavas que asseguram a liberdade de movimentos e conferem conforto aos condutores.
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Outro ícone da marca é o Windmate, uma parca dupla face, feita com um lado de microfibra e outro de puro cashmere. Os itens mais representativos da Loro Piana, no entanto, se mantém sendo os seus ternos incomparáveis e o seu tradicional suéter de cashmere.
Acessórios e demais itens da marca
A marca italiana também trabalha com licenciamento, através do qual estampa a sua marca em uma luxuosa linha de óculos de sol.
Em 2006, a grife criou a Loro Piana Interiors, uma linha para casa que oferece itens para decoração, como cortinas, tecidos para estofamentos, almofadas e tapetes, todos feitos com tecidos de alta qualidade, como cashmere, vicunha, linho, etc.
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Nessa mesma época, também lançou uma linha de acessórios, composta por bolsas femininas e bolsas de viagem e esportivas, feitas com couro legítimo e confeccionadas por artesãos. Essa mesma linha agrega demais itens, como gravatas, carteiras, cintos, luvas e calçados (forrados com as tradicionais lãs Loro Piana).
O item mais comentado é um luxuoso kit para viagem, com produtos feitos a partir de um tipo especial de cashmere. O kit é composto por uma máscara, um par de chinelos, um cobertor, um travesseiro e um apoio para pescoço.
Além disso, a empresa disponibiliza um serviço especial de personalização de interiores de iates de luxo e jatos executivos, batizado de Loro Piana in the Air and at the Sea. Puro luxo!
Wool World Record Challenge Cup
A Loro Piana é responsável por promover o campeonato Wool World Record Challenge Cup, uma espécie de Copa do Mundo de produção de lã.
Nessa competição, criadores de ovelha de todo o globo são desafiados a produzir a lã mais fina possível, que será utilizada nos ternos e sobretudos criados pela marca.
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Em 2009, a lã vencedora foi produzida na Nova Zelândia. Após ser comprada pela grife, o tecido foi utilizado na produção de uma coleção limitadíssima, restrita a apenas 50 ternos feitos sob medida para clientes selecionados. Cada terno chegou a custar, aproximadamente, 15 mil euros, o equivalente a 65 mil reais.
Riqueza em experiências
Além das diversas coleções lançadas todos os anos pela Loro Piana, a empresa encontrou outra forma um tanto quanto inusitada e chamativa de fidelizar grandes clientes da alta sociedade e acumular ainda mais recursos.
A Loro Piana vende um pacote completo e personalizado de experiências, que promete um profundo mergulho no universo e no lifestyle da badalada grife de origem italiana.
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Tudo começa com uma viagem no avião particular da família Loro Piana, que inclusive busca o cliente no seu país de origem. O primeiro desembarque é na sede da empresa, em Quarona, onde o cliente é recebido pessoalmente pelos irmãos Sergio e Pier Luigi.
O tratamento é, de fato, de primeira qualidade, e digno de uma verdadeira visita da realeza. O cliente é recebido na casa dos empresários, onde é hospedado e com quem decide em conjunto qual tecido será utilizado para confeccionar um terno feito sob medida.
Em sequência, o cliente embarca novamente no jato privado, em uma viagem rumo a uma das fazendas de criação da empresa. A experiência única possibilita que o comprador do pacote especial interaja diretamente com os animais e escolha a lã a ser utilizada para o seu terno.
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Ao regressar à Itália, é hora de determinar qual será a padronagem do tecido. Em uma etiqueta é bordado o nome do cliente, a qual será costurada na peça totalmente personalizada. O resultado final é o terno cortado por um alfaiate exclusivo da Loro Piana.
Toda essa experiência exclusiva e inesquecível sai por US$ 1,5 milhões. E aí, você acha que vale o preço? Conte para nós nos comentários!