|

Hoje é Dia da Sobrecarga da Terra: O que isso significa e como a moda influencia nesse contexto?

O mundo está avançando cada vez mais rápido quando o assunto é crescimento econômico e demográfico. Com isso, a população aumentou, as indústrias cresceram e o consumo aumentou deliberadamente, gerando impactos assustadores no planeta terra. Hoje, dia 2 de agosto de 2023, é considerado o Dia da Sobrecarga da Terra, e a moda, sendo a segunda maior indústria que polui no mundo, tem grande influência nesse contexto!

Confira: Dia da Sobrecarga da Terra, o que isso significa e como a moda influencia nesse contexto?

O que é a Sobrecarga da Terra?

Conhecido como “Earth Overshoot Day”, nesta data emblemática, assinalamos o momento em que o sistema de produção e consumo esgota todos os recursos naturais renováveis fornecidos pelo planeta, que deveriam ser suficientes para suprir as necessidades ao longo dos 12 meses do ano. É quando a humanidade transita do saldo verde, representado pelo superávit ambiental, para o saldo vermelho, caracterizando o déficit ecológico.

Sendo assim, esse dia da sobrecarga da terra, deveria acontecer por volta do fim do ano, garantindo que o que está sendo produzido, entre em equilíbrio com o que a terra pode oferecer. A Global Footprint Network é uma organização que estuda e pesquisa a forma como o mundo gerencia os recursos naturais. Portanto, segundo a pesquisa feita por eles, o dia da sobrecarga da terra vem declinando com o passar dos anos.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Em 1970, a sobrecarga da terra aconteceu em dezembro, já em 1990 aconteceu em outubro e nesse ano de 2023, acontece em agosto. No entanto, para determinar essa data, o instituto calcula dividindo a quantidade de recurso ecológico que a terra é capaz de fornecer, pela demanda da humanidade para aquele ano. Assim, o resultado eles multiplicam por 365, o número de dias do ano.

Gráfico 1 – Earth Overshoot Day
Fonte: Global Footprint Network

Sendo assim, com outro gráfico feito pela Global Footprint Network, foi possível observar que em 1961 a população humana era de aproximadamente 3 bilhões de habitantes, com uma biocapacidade de 9,75 bilhões de gha (hectares globais) e com a pegada ambiental (demanda da humanidade) de 7,22 bilhões de gha. Contudo, em 2022, com uma população de 8 bilhões de habitantes, a estimativa da biocapacidade para o ano passado foi de 12 bilhões de gha, com uma pegada ambiental de 20,6 bilhões de gha. Tendo então um déficit absoluto de 8,6 bilhões de gha e um déficit relativo de 71%.

Gráfico 2 – Pegada Ecológica e Biocapacidade
Fonte: Global Footprint Network

Consequentemente, a humanidade já excedeu a capacidade de suporte da Terra, e os efeitos alarmantes da crise ambiental e climática são visíveis. Os últimos 9 anos foram os mais quentes registrados no período do Holoceno, que abrange os últimos 12 mil anos. Além disso, os meses de junho e julho registraram as temperaturas mais elevadas dos últimos 120 mil anos.

Qual impacto da moda nesse contexto?

Segundo um estudo da Global Fashion Agenda, cerca de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados nos últimos anos. Contudo, a projeção para os próximos oito anos, é de mais de 140 milhões de toneladas, aumentando em cerca de 60% esse descarte.

Com isso, segundo especialistas, a decomposição de roupas sintéticas pode levar centena de anos. O descarte incorreto, faz com que as roupas vão parar em aterros sanitários e os componentes químicos presentes nelas, podem contaminar o solo e a água. Além disso, a indústria da moda contribuiu com 2,1 toneladas de gases de efeito estufa em 2018, impactando ainda mais para as mudanças climáticas.

Sendo assim, para evitar o agravamento das mudanças climáticas no mundo, a indústria da moda terá que reduzir suas emissões de CO2 até 2030. Pensando nisso, novas formas de consumir podem ajudar a reverter essa situação e contribuir ainda mais para a sobrevivência do planeta.

Clique na imagem e confira peças de second hand no site!

Portanto, consumir peças de second hand e observar as possibilidades de passar novas peças para frente por meio de desapegos, é uma ótima forma de evitar que novos recursos sejam usados para a elaboração de peças novas. O Etiqueta Única é uma ótima forma de você adquirir esses artigos de second hand e passar para a frente o que você não usa mais. Saiba aqui!

Confira também: Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Bulgari: Dua Lipa é a Nova Embaixadora da Joalheria Italiana

    No mercado de luxo, poucas decisões são tão estratégicas quanto a escolha de um representante global. Quando uma maison anuncia um novo rosto, não se trata apenas de imagem, mas sim de um sinal claro de direção. É nesse contexto que a chegada de Dua Lipa como nova embaixadora da Bulgari pede um olhar mais…
  • 3 Peças da Tiffany & Co que são imperdíveis

    Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 187 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
  • As bolsas de marcas de luxo que são queridinhas das fashionistas

    Um dos acessórios mais importantes que existem, a bolsa tem sua criação datada desde os tempos da pré-história, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Desde então, ela foi reinventada centenas de milhares de vezes, sendo…
  • 5 Peças de Marcas de Luxo Italianas para Investir

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Hermès x Bialetti: Conceito inspirado no Ano do Cavalo une Luxo e Café

    Nos últimos anos, projetos criativos que misturam moda e design de produto têm ganhado força nas redes sociais. Depois da repercussão de um conceito envolvendo a Lacoste e a Bialetti, um novo exercício de imaginação chamou atenção: uma proposta não oficial que conecta a herança equestre da Hermès ao design icônico da cafeteira italiana. Embora…
  • Dolce & Gabbana cria Fantasia de Carnaval para Juliana Paes

    O luxo italiano ganhou uma nova passarela: a Marquês de Sapucaí. Neste ano, a Dolce & Gabbana assinou pela primeira vez uma fantasia oficial para o Carnaval do Rio de Janeiro, em parceria com a Unidos do Viradouro. O figurino vestiu a Rainha de Bateria Juliana Paes, que retornou à escola após 17 anos no…
  • As peças favoritas da Gucci para se ter!

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • 4 Bolsas Bottega Veneta para investir!

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • Hermès revela que cresceu 9% em 2025: Receita Impressiona!

    Em um mercado de luxo cada vez mais concentrado nas mãos de conglomerados como LVMH (que detém entre vários nomes a Louis Vuitton) e Kering (dono da Gucci e outras), a Hermès segue um caminho próprio. A maison francesa não integra nenhum grande grupo, mantém capital majoritariamente familiar e construiu sua reputação global a partir…
  • As Melhores peças da Chanel para investir no Etiqueta Única

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
  • As bolsas do New In do Etiqueta Única para investir!

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Atualmente existem diversos itens…
  • Os Sapatos Mais Confortáveis das Marcas de Luxo

    Durante décadas, o imaginário da moda associou elegância feminina a saltos vertiginosos e silhuetas rígidas, uma equação em que o estilo parecia exigir sacrifício. Casas como Christian Louboutin, Manolo Blahnik e Jimmy Choo ajudaram a eternizar essa estética poderosa. No entanto, a mulher contemporânea redefiniu as prioridades do luxo: hoje, conforto, ergonomia e bem-estar caminham…