Gucci lança projeto de moda circular
A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional.
A grife italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as queridinhas do momento entre diversas celebridades e fashionistas ao redor do mundo.
Além de suas criações incríveis, a Gucci está cada vez mais sendo reconhecida por seus esforços para se tornar mais sustentável. Depois de anunciar o Circular Hub, a mais nova iniciativa da marca nessa direção é um projeto voltado para a moda circular e sustentável. Confira mais detalhes abaixo:
Conheça a Gucci Continuum
A Gucci foi umas das grifes de luxo pioneiras em anunciar medidas rumo a sustentabilidade. Ainda em setembro de 2019, a marca já havia anunciado que iria se tornar carbon neutral e iria compensar todas suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas próprias operações e de toda sua cadeia de suprimentos.
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Recentemente a grife lançou a Gucci Continuum, uma iniciativa que disponibilizou para 10 jovens marcas e designers tecidos e peças utilizadas em antigas coleções e outros materiais dos estoques para criarem novos produtos.
A coleção inaugural desse novo projeto de moda circular contou com os seguintes nomes: EGONLAB, Hodakova, Rave Rewiew, Alice Pons, Vans, Alpha Industries e Slam Jam, Call of Void, Romanelli e Collina Strada.
A principal ideia da Gucci Continuum é ampliar a capacidade criativa da etiqueta e transcender o tempo, provando que é possível reutilizar materiais antigos para criar produtos novos que são modernos e altamente desejáveis.
Todo o processo de criação que envolve essas peças tem passado pelas etapas de logística e rastreabilidade, desde o ecodesign até a escolha das matérias-primas.
A loja conceito experimental Gucci Vault, lançada em 2021, é a vitrine para essas criações onde elas serão colocadas à venda com tênis, bolsas, chapéus, peças prêt-à-porter e até obras de arte.
O grupo Kering, o qual a etiqueta faz parte, pretende levar essa iniciativa também para as outras marcas que detém.
Apesar de utilizar matéria-prima reciclada, as peças do projeto continuam sendo de luxo cumprindo todos os requisitos de acabamento, exclusividade, design autoral e inclusive o preço elevado. A reinterpretação de uma jaqueta do ex-diretitor criativo Alessandro Michele pela EGONlab, por exemplo, vai custar US$ 18.490.