Gucci e a campanha publicitária “The Ritual”
A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional.
A maison italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as queridinhas do momento entre diversas celebridades e fashionistas ao redor do mundo.
Além disso, a Gucci vem mostrando nos últimos anos que sempre está buscando novas maneiras criativas e inovadoras de fazer publicidade, querendo modernizar suas campanhas e romper com o que é considerado “tradicional” no mundo da moda. Resultando assim em campanhas publicitárias não só diferentes, mas também muito divertidas e que reforçam ainda mais a identidade descolada e cool da maison italiana.
A ‘The Rituals’
Continuando a característica marcante de não seguir as regras tradicionais sobre tendências, a campanha da coleção de Outono/Inverno 2020-21 da Gucci (chamada de ‘The Rituals’), criada por Alessandro Michele, seguiu o modelo “reversão de perspectiva”, que foi uma das grandes características do desfile desta coleção, que foi intitulado de ‘An Unrepeatable Ritual’.
Nela, a label italiana inverteu a maneira tradicional de campanhas e mostrou a público todas as etapas de um “ritual sagrado da moda”, explorando este em diferentes pontos de vistas. Os modelos participantes foram convidados a serem os próprios autores da campanha, e foram orientados a apenas usar e incluir as peças da coleção em seu cotidiano no conforto de suas casas e registrar tudo.
Como sempre, o elenco foi bem variado e eclético, o que resultou em fotos espontâneas e autênticas, que retratam diferentes estilos.
“Decidi deixar as roupas viajarem em direção às casas do elenco de modelos – os personagens que incorporaram minhas histórias por anos; indivíduos que escolhi precisamente, ao longo do tempo, por sua singularidade, que geralmente dá vida às minhas campanhas. Pedi a eles que representassem a ideia que tinham de si mesmos, que a tornassem pública, moldando a poesia que os acompanha. Eu os incentivei a se divertir, improvisando em sua vida”, contou Alessandro Michele.
Dando poder criativo à terceiros, Alessandro mostrou, mais uma vez, que está buscando sempre inovar dentro de uma marca tão tradicional. Esta atitude abriu caminho para que novas visões e criatividade fossem desenvolvidas, o que resultou numa campanha divertida, eclética e autêntica, onde os modelos foram vistos em diferentes atividades que vão desde jardinagem, até tricotar, tomar sol, pular na cama e até mesmo escovar os dentes.
O que acharam da campanha da Gucci? Gostam desta maneira pouco tradicional? Nos conte nos comentários!