Goyard: 5 Curiosidades que Você não Sabia sobre a Marca Francesa!
Quando falamos em marcas de luxo francesas, nomes como Louis Vuitton, Chanel e Dior são os primeiros que vêm à cabeça. No entanto, há outra grife super tradicional tão icônica quanto discreta: a Goyard.
Você podia até não saber o nome, mas certamente você já viu algum acessório como bolsas, carteiras e malas da Goyard por aí. Assim como o monograma da Louis Vuitton, a marca parisiense também tem a sua estampa reconhecível em qualquer lugar do mundo, a goyardine. Além disso, o seu modelo de bolsa sacola, a Saint Louis, é um dos queridinhos das fashionistas e celebridades do mundo todo quando o assunto é it bag atemporal.
E sem dúvida, é também a concorrente número 1 da LV Neverfull, já que possuem características bem parecidas, tanto no shape quanto no apelo com uma estampa de monograma. No entanto, é preciso que todos saibam: a St. Louis foi criada primeiro. E carrega outro detalhe distintivo: está disponível em diversas cores que vão das mais neutras à coloridas, e que não se limitam apenas no verão. Seja por mulheres francesas ou de qualquer nacionalidade que preza por estilo e elegância, o acessório é desfilado em todas as temporadas, independente do clima.
Descubra outras 5 curiosidades sobre a Goyard.
5 – A Goyard Já Teve Outro Nome
A história por trás da criação da Goyard é fascinante e repleta de detalhes interessantes. Você sabia que a marca já teve outro nome antes de se tornar um ícone de luxo? No início ela chamava-se Maison Martin & Maison Morel.
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Tudo começou em 1792, quando Pierre-François Martin fundou a Maison Martin, uma empresa especializada na fabricação de caixas, baús e embalagens. Naquela época, viajar era um privilégio reservado às classes mais ricas, e a aristocracia constituía a maioria dos clientes da Maison Martin.
Assim como aconteceu com outras marcas de luxo, como a Louis Vuitton, a principal atividade da empresa naquela época era a produção de malas de viagem. A fachada da loja anunciava orgulhosamente sua variedade de produtos e serviços nesse nicho.
Pierre-François Martin, um viúvo sem família, cuidava de uma jovem pupila chamada Pauline Moutat. Para assegurar o futuro de Pauline, ele organizou seu casamento com um dos funcionários da Maison Martin, Louis-Henri Morel, e concedeu seu negócio como dote.
Com a transferência do negócio para Louis-Henri Morel, a empresa assumiu um novo nome, Maison Morel, embora tenha continuado a afirmar ser a sucessora da Maison Martin
Em 1845, uma figura fundamental na história da Goyard entrou em cena: François Goyard. Na época, François era apenas um talentoso jovem de 17 anos. Morel o contratou como aprendiz, dando início a uma parceria que transformaria a empresa.
François Goyard foi essencial na modernização da Maison Morel, introduzindo novas técnicas e estilos que a tornariam conhecida por sua qualidade e inovação. E foi então, que em 1853, que a marca foi rebatizada, adotando o nome pela qual é conhecida até hoje: Goyard.
4 – Ela é mais antiga do que a Louis Vuiton
No mundo da moda de luxo, a Louis Vuitton é uma das marcas mais icônicas e reconhecidas globalmente. Com suas malas de qualidade e baús inovadores, a empresa fundada por Louis Vuitton no século XIX é talvez a mais famosa do planeta. Mas o que muitos não sabem é que existe uma marca que precede a Louis Vuitton em termos de fundação e história: a Goyard.
Talvez a abordagem mais discreta no marketing e divulgação justifique. Diferente da LV, a Goyard fica longe dos holofotes. Não participa de grandes eventos como semanas de moda, muito menos realiza festas para lançamentos de novos produtos.
Mas apesar da discrição e menor fama, ela foi fundada antes da sua maior concorrente. Seja considerando o seu início como Maison Martin e Maison Morel, e a sua rica história desde 1792, seja considerando o ano de 1853 quando ela passou a ser oficialmente Goyard. A LV só apareceria um ano depois. Entenda a história melhor:
Quando Louis-Henri Morel morreu repentinamente em 1852, François Goyard assumiu. Um ano depois, mudou o nome da empresa para Maison Goyard. Durante 32 anos ela permaneceu no comando da grife que ele elevou o nível de confecção de bagagens para os mais altos patamares.
A família Goyard é originária da cidade de Clamecy, na Borgonha. Os membros masculinos da família trabalhavam tradicionalmente como motoristas de toras.
“Oficialmente”, a jornada da Goyard começa em 1853, quando François Goyard, um mestre fabricante de baús, estabeleceu seu negócio homônimo em Paris. Conhecido pelo seu trabalho artesanal único e designs inovadores, François rapidamente ganhou reconhecimento entre a elite francesa. Em 1853, ele abriu sua primeira boutique na Rua Saint-Honoré, atraindo aristocratas, socialites e viajantes em busca de malas e baús de viagem sob medida.
3 – A Goyard tem uma Linha Dedicada aos Pets
Na virada para o século XX, a Goyard surpreendeu o mundo da moda ao inaugurar um departamento específico para atender proprietários de animais de estimação que almejavam vestir seus pets com os acessórios da grife francesa, tais como coleiras e caixas de transporte.
Mas já foi durante a gestão de Edmond Goyard que a grife começou a sofrer mudanças significativas explorando novos nichos do mercado . Edmond liderou a criação dos primeiros anúncios da Goyard e participou ativamente de várias exposições mundiais, mostrando a expertise do artesanato da grife e os designs exclusivos.
Para expandir o alcance, Edmond abriu três filiais em Monte-Carlo, Biarritz e Bordeaux, além de escritórios comerciais em Nova York e Londres. Em seguida, ele colaborou com o respeitado construtor de carrocerias Rheims & Auscher para desenvolver uma gama de produtos automotivos, diversificando ainda mais os produtos da maison.
Além disso, foi responsável por lançar uma nova linha de coleiras para cães chamada “chic du chien”, que se tornou muito popular na época. Inclusive, para homenagear essa coleção, em 2008, Goyard chegou a abrir outra loja em Paris só de moda para pets.
2 – O Y da Estampa da Goyard
Parece que uma das fórmulas de sucesso das grandes marcas de luxo é a criação de um monograma. Crie uma padronagem icônica para estampar os seus produtos, aliada é claro, com qualidade e artesanato, e gere desejo. Embora em 2023, a estética quiet luxury tenha ganhado mais força – até Kylie Jenner vai lançar sua marca – uma estampa famosa e reconhecível instantaneamente em qualquer lugar do mundo, sempre fará sucesso. E no caso da Goyard temos a goyardine, símbolo de luxo e exclusividade.
No entanto, você já reparou que no print é um “Y” estilizado que ganha evidência?
Enquanto muitos designers usam suas iniciais para criar padrões de monograma reconhecíveis, a Goyard optou por um caminho diferente. Os Ys estilizados, que estampam os produtos da marca, são na verdade uma representação do próprio nome da grife. O tecido revestido característico, conhecido como Goyardine, é o plano de fundo perfeito para essas letras entrelaçadas, e criam uma estampa que é instantaneamente identificável.
No entanto, o que muitos não percebem é que os Ys da goyardine têm uma história profundamente enraizada na família que deu origem à maison. Os pontos empilhados que formam os Ys são, na verdade, um símbolo da história da família Goyard como motoristas de toras. Os pontos representam os troncos de árvores empilhados em um vagão, que eram transportados por cavalos. Este era o ofício original da família que detêm o mesmo sobrenome, antes de se aventurarem no mundo da moda e do luxo.
1 – É a Única Marca de Luxo que Não Vende Nada Online
Dentro do universo das marcas de luxo, a Goyard é uma exceção notável. Enquanto outros nomes tradicionais da indústria fashion, como Louis Vuitton e Gucci expandiram suas presenças online para atingir um público global, a Goyard optou por permanecer fiel às suas raízes históricas, e se mantém totalmente offline.
A grife se concentra em quatro categorias principais de produtos: artigos de viagem, bolsas e acessórios masculinos e femininos, acessórios para animais de estimação e pedidos especiais. Surpreendentemente, nenhum desses itens está disponível para comprar online, seja diretamente no site da marca ou através de revendedores terceirizados autorizados, como as lojas de departamento.
Felizmente, hoje existem brechós e portais second hand de luxo, como o Etiqueta Única, o maior da América Latina, que diminuem essa distância entre a Goyard e clientes. Encontre Bolsas Goyard Originais disponíveis para envio imediato no E.Ú. E ainda é possível parcelar em até 10x!