capa do post sobre fatos curiosos sobre a louis vuitton
|

5 fatos curiosos que você não sabia sobre a Louis Vuitton!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo.

Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas mulheres, principalmente suas bolsas que se tornaram itens clássicos.

Confiram abaixo 5 fatos curiosos que você não sabia sobre a Louis Vuitton:

5. A marca a princípio vendia baús de viagem

Apesar de ser mundialmente conhecida nos dias de hoje por suas icônicas e clássicas bolsas, os primeiros produtos da Louis Vuitton não foram elas. A maison foi fundada em 1854 em Paris, e a LV começou sua história fabricando baús e bagagens para a alta sociedade francesa e também para a realeza. Seu fundador era um exímio artesão e sempre procurava inventar novidades para que seus produtos se distinguissem.

A maison começou a fabricar outros artigos de couro, como suas icônicas bolsas, apenas quase um século mais tarde.

A Louis Vuitton começou sua história fabricando baús. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @louisvuitton)
A Louis Vuitton começou sua história fabricando baús. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @louisvuitton)

4. Seu monograma foi criado para impedir falsificações

O monograma da Louis Vuitton é reconhecido por todos e se tornou a marca registrada da maison francesa e também altamente copiado ao redor do mundo. E foram as cópias de seus produtos o motivo para ser criado.

A criação do Damier (que remete a um tabuleiro de damas) foi em 1888 como uma forma de Louis Vuitton de boicotar as imitações de suas criações que já aconteciam naquela época. A primeira versão foi em tons de marrom e bege trazendo a inscrição “marque L. Vuitton déposée”, que significa “marca registrada de Louis Vuitton”.

Já a criação da estampa de monograma como conhecemos hoje (com as letras LV granulados, nas cores bege e marrom e com os símbolos que reproduzem flores), começou a ser utilizada apenas em 1896 por Georges Vuitton (filho de Louis) com o intuito de diferenciar os produtos da marca de falsificações.

O monograma da marca foi criado como uma forma de evitar falsificações. Clique na imagem e confira criações da marca!
O monograma da marca foi criado como uma forma de evitar falsificações. Clique na imagem e confira criações da marca!

3. O primeiro baú da marca é mais velho que a Torre Eiffel

Ao abrir seu negócio, Monsieur Louis Vuitton queria se adaptar para atender a crescente demanda e necessidades de seus clientes. Então, em 1858, resolveu fazer sua própria revolução ao criar um baú que fosse plano.

Um design desta maneira nunca tinha sido visto na época. Todos os baús da época possuíam um tampo arredondado, o que não era prático para guardar pertences e transportar. A ideia de um baú que fosse uma caixa retangular perfeita feita de materiais a prova d’água fascinou a mente das pessoas e selou o destino de Louis Vuitton e sua companhia.

Lançando mais modelos luxuosos nos anos seguintes, o artesão chamou a atenção da elite e da realeza (como falamos acima) e ele se tornou o fornecedor oficial do rei da Espanha e do futuro Czar da Rússia. Em 1889, ganhou a medalha de ouro na Feira Mundial em Paris. Esta foi uma Feira história não apenas para a Louis Vuiton, mas também para a França. Já que naquele ano, a grandiosa Torre Eiffel foi construída.

2. O sistema de tranca singular foi criado em 1896 e é usado até hoje

Se tornando sinônimo da arte de viajar, a Louis Vuitton Malletier não tinha apenas foco na aparência de suas peças, mas também em sua qualidade e segurança. A tranca “que ninguém podia abrir” foi criada pelo próprio Louis Vuitton, mas foi seu filho George que patenteou o sistema depois do falecimento do pai.

Este sistema de tranca foi tão bem sucedido que a maison francesa o utiliza até os dias atuais.

O sistema de trava única foi criado no Século 19 e é usado até os dias de hoje! Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Luxity.co.za)
O sistema de trava única foi criado no Século 19 e é usado até os dias de hoje! Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Luxity.co.za)

1. A bolsa Speedy 25 foi criada como um pedido de Audrey Hepburn

Um dos modelos de bolsa mais conhecidos e clássicos da Louis Vuitton, a Speedy é a bolsa mais vendida da marca até hoje. O que muitos não sabem, é que o tamanho 25 dela foi criada como um pedido especial da atriz americana Audrey Hepburn.

A Speedy, na verdade, foi lançada em 1930 e foi, de fato, a primeira bolsa da Louis Vuitton e tinha o intuito de ser usada diariamente. Ela tem como inspiração a famosa mala de mão Keepall, e foi criada em um primeiro momento apenas no tamanho 30 e batizada com o nome de “Express”, como homenagem ao período revolucionário da forma de viajar.

Um tamanho menor dela foi lançado em 1959 para atender um pedido especial da icônica atriz Audrey Hepburn, que queria uma versão menor da mala Keepall. A marca realizou o pedido de Hepburn e criou o modelo Speedy 25, virando o modelo icônico da marca e um dos tamanhos de maior sucesso.

A Bolsa Speedy foi criada como um pedido da atriz Audrey Hepburn. Clique na imagem e confira criações da marca!
A Bolsa Speedy foi criada como um pedido da atriz Audrey Hepburn. Clique na imagem e confira criações da marca!

Já conhecia alguma desses fatos curiosos sobre a Louis Vuitton? Nos conte nos comentários.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

Os calçados descolados de Marcas de luxo no Black Month!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
capa do post sobre a parceria entre dolce & gabbana e skims

Dolce & Gabbana lança parceria com a Skims!

Fundada em 1985 por Domenico Dolce e Stefano Gabbana, a Dolce & Gabbana é uma das marcas de luxo mais conhecidas e queridas do mundo da moda. Suas criações tem a característica marcante de possuírem um DNA definido com influência italiana, além de serem coloridas, com estampas vibrantes e até mesmo excêntricas e possuírem um…
As shopping bags na Black Friday 2024: modelos de bolsas sacola mais procurados das marcas de luxo.

Shopping Bags na Black Friday: Modelos de Luxo Mais Procurados!

Novembro é o mês em que as buscas por “shopping bags na Black Friday” atingem seu pico. E não é por acaso: esses modelos de bolsas, conhecidos também como bolsa sacola, shopper bags ou tote bags, se destacam pela praticidade e versatilidade. Por essa razão, toda marca de luxo possui ao menos uma versão desse…
Chanel inaugura espaço exclusivo para produtos de beleza e spa "House of beauty"

Chanel: Tudo sobre a Primeira House of Beauty da Grife!

A Chanel, uma das marcas de luxo mais amadas e respeitadas da moda, continua a impressionar o mundo não apenas por suas criações de alta-costura e bolsas de luxo, mas também por sua incursão cada vez mais significativa no mercado de beleza. Recentemente, a grife inaugurou em Paris a sua primeira “House of Beauty”, localizada…
capa do post sobre bolsas que as celebridades estão usando na mfw

Cinco bolsas imperdíveis no Black Month

Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. As bolsas são alguns…

Louis Vuitton inaugura seu primeiro café nos EUA!

Marcas de moda de luxo são símbolos de status e estilo de vida, mas, o que muitos não sabem é que muitas delas ocupam diversos segmentos que vão além do mundo da moda, como beleza e home décor. Diversas casas conhecidas e de sucesso estão apostando também no ramo alimentício, abrindo seus próprios estabelecimentos, sejam…
capa do post sobre bolsas de luxo que são imperdíveis na semana do consumo consciente

As Bolsas de Luxo para investir no Black Month do EÚ

Peças de marcas de luxo, sejam elas roupas, calçados, bolsas e principalmente jóias possuem um valor naturalmente bem elevado, sendo considerados por muitas pessoas verdadeiros investimentos, já que muitos itens acabam se valorizando a cada ano, já que existem aumentos de preços anuais, principalmente na categoria de bolsas. Cada grife possui uma extensa gama de…
Saiba quem é embaixadora da Celine, marca de luxo francesa.

A Nova Embaixadora da Celine: Conheça Suzy Bae!

Se você já se questionou quem é embaixadora da Celine, essa curiosidade termina agora. A marca francesa de luxo, conhecida por seu estilo minimalista e atemporal, anunciou recentemente Su Ji Bae, mais conhecida como Suzy, como sua nova embaixadora global. A cantora e atriz sul-coreana declarou estar “emocionada” por assumir o papel em uma “marca…
Modelos clássicos de bolsas da Bottega Veneta na Black Friday 2024 para investir como primeiro acessório de luxo.

Bottega Veneta na Black Friday: 4 Bolsas Clássicas para Investir!

Se você está em busca do primeiro acessório de luxo para investir nesta Black Friday, as bolsas clássicas da Bottega Veneta podem ser uma excelente escolha. Fundada em 1966 em Vicenza, a grife italiana é mundialmente reconhecida por seu artesanato impecável e design atemporal, caracterizados pela técnica exclusiva de trançado em couro, conhecida como Intrecciato….
capa do post sobre acessórios para apostar no black month

Os Acessórios para investir neste Black Month!

Novembro já está entrando na sua metade final e ele não é apenas marcado pela chegada das temperaturas altas e a aproximação do verão, mas também pela maior ação da história, e também a mais esperada do ano, do Etiqueta Única: o Black Month. No esquenta para a black friday e para o cyber monday,…
capa do post sobre maxi bags na summer sale

MAXI LOVE! 5 Bolsas Maxi para investir no Black Month

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

4 Marcas Italianas Imperdíveis no Black Month

O mercado de luxo é um dos setores que mais movimenta dinheiro na economia mundial anualmente, sendo este valor na casa dos bilhões. Quando pensamos no nicho de moda, as primeiras marcas que vem na mente de milhares de pessoas são Gucci, Prada e Fendi, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem…