5 fatos curiosos que você não sabia sobre a Louis Vuitton!
Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo.
Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas mulheres, principalmente suas bolsas que se tornaram itens clássicos.
Confiram abaixo 5 fatos curiosos que você não sabia sobre a Louis Vuitton:
5. A marca a princípio vendia baús de viagem
Apesar de ser mundialmente conhecida nos dias de hoje por suas icônicas e clássicas bolsas, os primeiros produtos da Louis Vuitton não foram elas. A maison foi fundada em 1854 em Paris, e a LV começou sua história fabricando baús e bagagens para a alta sociedade francesa e também para a realeza. Seu fundador era um exímio artesão e sempre procurava inventar novidades para que seus produtos se distinguissem.
A maison começou a fabricar outros artigos de couro, como suas icônicas bolsas, apenas quase um século mais tarde.
4. Seu monograma foi criado para impedir falsificações
O monograma da Louis Vuitton é reconhecido por todos e se tornou a marca registrada da maison francesa e também altamente copiado ao redor do mundo. E foram as cópias de seus produtos o motivo para ser criado.
A criação do Damier (que remete a um tabuleiro de damas) foi em 1888 como uma forma de Louis Vuitton de boicotar as imitações de suas criações que já aconteciam naquela época. A primeira versão foi em tons de marrom e bege trazendo a inscrição “marque L. Vuitton déposée”, que significa “marca registrada de Louis Vuitton”.
Já a criação da estampa de monograma como conhecemos hoje (com as letras LV granulados, nas cores bege e marrom e com os símbolos que reproduzem flores), começou a ser utilizada apenas em 1896 por Georges Vuitton (filho de Louis) com o intuito de diferenciar os produtos da marca de falsificações.
3. O primeiro baú da marca é mais velho que a Torre Eiffel
Ao abrir seu negócio, Monsieur Louis Vuitton queria se adaptar para atender a crescente demanda e necessidades de seus clientes. Então, em 1858, resolveu fazer sua própria revolução ao criar um baú que fosse plano.
Um design desta maneira nunca tinha sido visto na época. Todos os baús da época possuíam um tampo arredondado, o que não era prático para guardar pertences e transportar. A ideia de um baú que fosse uma caixa retangular perfeita feita de materiais a prova d’água fascinou a mente das pessoas e selou o destino de Louis Vuitton e sua companhia.
Lançando mais modelos luxuosos nos anos seguintes, o artesão chamou a atenção da elite e da realeza (como falamos acima) e ele se tornou o fornecedor oficial do rei da Espanha e do futuro Czar da Rússia. Em 1889, ganhou a medalha de ouro na Feira Mundial em Paris. Esta foi uma Feira história não apenas para a Louis Vuiton, mas também para a França. Já que naquele ano, a grandiosa Torre Eiffel foi construída.
2. O sistema de tranca singular foi criado em 1896 e é usado até hoje
Se tornando sinônimo da arte de viajar, a Louis Vuitton Malletier não tinha apenas foco na aparência de suas peças, mas também em sua qualidade e segurança. A tranca “que ninguém podia abrir” foi criada pelo próprio Louis Vuitton, mas foi seu filho George que patenteou o sistema depois do falecimento do pai.
Este sistema de tranca foi tão bem sucedido que a maison francesa o utiliza até os dias atuais.
1. A bolsa Speedy 25 foi criada como um pedido de Audrey Hepburn
Um dos modelos de bolsa mais conhecidos e clássicos da Louis Vuitton, a Speedy é a bolsa mais vendida da marca até hoje. O que muitos não sabem, é que o tamanho 25 dela foi criada como um pedido especial da atriz americana Audrey Hepburn.
A Speedy, na verdade, foi lançada em 1930 e foi, de fato, a primeira bolsa da Louis Vuitton e tinha o intuito de ser usada diariamente. Ela tem como inspiração a famosa mala de mão Keepall, e foi criada em um primeiro momento apenas no tamanho 30 e batizada com o nome de “Express”, como homenagem ao período revolucionário da forma de viajar.
Um tamanho menor dela foi lançado em 1959 para atender um pedido especial da icônica atriz Audrey Hepburn, que queria uma versão menor da mala Keepall. A marca realizou o pedido de Hepburn e criou o modelo Speedy 25, virando o modelo icônico da marca e um dos tamanhos de maior sucesso.
Já conhecia alguma desses fatos curiosos sobre a Louis Vuitton? Nos conte nos comentários.