Dolce & Gabbana – o luxo com estilo de vida Italiano

A Dolce & Gabbana é uma marca de luxo italiana fundada no ano de 1982 em Milão que ficou consagrada no mercado por seu estilo extravagante, que mistura o refinamento italiano com estampas românticas e silhuetas femininas.

A marca que é apaixonada pelo barroco e pelo estilo de vida do Sul da Itália, remete em suas roupas, bolsas e acessórios muitas cores vibrantes, estampas animal print e referências religiosas.

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As peças que levam a assinatura dessa dupla poderosa são cobiçadas no mundo inteiro! Conseguem atrair a atenção de celebridades, famosos, influencers e nós, simples mortais. 

Onde tudo começou para a D&G

Para compreender o que vivenciamos hoje, é necessário entendermos o que se passou  ontem. Domenico Dolce nasceu na pacata cidade de Polizzi Generosa, que fica em Palermo – Sicília. Já Stefano Gabbana nasceu em Milão.

Ambos se conheceram quando jovens, na época em que sonhavam em ser, um dia, estilistas de sucesso, isso ainda na década de 80. Os dois moços trabalhavam para o designer Giorgio Correggiari na condição de assistentes.

Foto de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, donos da marca italiana, Dolce & Gabbana

Domenico, já tinha a costura no sangue. Por ser filho de alfaiate, cresceu vendo o pai costurar roupas e traças linhas. Já Stefano é filho de um simples operário industrial. Ao trabalharem juntos, ambos perceberam que compartilhavam de uma mesma visão sobre o estilo de vestimenta da mulher moderna.

Ousando ao aplicar em seus croquis as estampas de zebras e leopardos (muito popular em sua marca), começaram a definir, a traçar o que viria, futuramente, sua marca. Acabou de nascer uma nova geração de estilistas italianos.

A inspiração de uma era

D&G é a geração de ternos de alfaiataria que viram colados no corpo com corpetes elaborados com tecidos nobres e cores vibrantes que trazem para quem o veste, a feminilidade, o poder de sedução e a vitalidade! Para se ter uma ideia, o processo de criação dessa dupla dinâmica era muito semelhante ao processo de criação de um figurino de filme – tamanha era a dimensão e suas realizações.

A peça de roupa nunca era vista de maneira isolada, jamais! Eles idealizavam o ambiente em que ela seria inserida, a época que estavam e “vestiam” os personagens que criaram para suas roupas.

Tudo isso sem contar a mais poderosa fonte de inspiração dos estilistas: A Sicília! Tradições e paixões foram trazidas desta produção cultural – tanto é que a Dolce & Gabbana é símbolo da cidade e preferência feminina por lá até os dias de hoje.

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O perfil da mulher que vivia no sul da Itália tinha braços fortes, era austera, extremamente sexy e muito poderosa. Esse perfil foi essencial para a criação da dupla!

Outra forte inspiração para sua elaboração foram os chefões da máfia italiana que existiam na década de 30. Os camponeses, com suas regatas, sandálias de couro e suspensórios também contribuíram para o cenário.

O primeiro desfile

Extremamente apaixonados pelo estilo barroco de ser, conseguiram traduzir suas inspirações com perfeição. O alinhamento dos pensamentos possibilitou a união dos nomes em 1985.

E foi neste ano que nasceu a primeira coleção da dupla. Com o nome de Donna-Donna, o desfile de abertura aconteceu no mês de outubro, bem na semana de moda em Milão, dentro da categoria de “novos Talentos da Moda“!

A partir dessa, todos desfiles de coleções da D&G foram marcantes, com uma ambientação incrível e som que combina com as criações.

Assim como acontece com todo mundo que está começando, no início de sua história eles não tinham dinheiro para a contratação de modelos. Foi então que amigos e parentes se reuniram a fim de ajudá-los a mostrar suas primeiras criações pela passarela mais famosa e conceituada no ramo da moda do mundo.

E então, nasceu oficialmente a Dolce & Gabbana, que de forma rápida e imediata, tornaram-se os queridinhos da imprensa mundial, conquistando de uma vez por todas o seu devido lugar dentro da moda de alta costura italiana.

Em 1987, no mês de agosto, a dupla italiana abriu seu primeiro Showroom e conseguiu atrair uma legião de fãs – incluindo celebridades como Isabella Rossellini e Madonna –  que contribuíram (e muito) para elevação do nome da grife. Podemos dizer que a partir daqui, eles ganharam fama e notoriedade internacional!

Com o sucesso estrondoso batendo em sua porta, no final desta década, eles abrem, oficialmente, sua primeira loja. A expansão territorial aconteceu em Tóquio (1989), Milão (1990) e Hong Kong (1991).

Primeira coleção masculina Dolce & Gabbana

A década de 90 começou bastante badalada para a grife que agora, já estava sendo reconhecida por todos. Resolveram inclusive expandir o universo um pouco mais: lançaram a primeira coleção com o foco no público masculino.

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Para se ter ideia de como a marca é revolucionária e ousada, em 1991, vestiu grandes nomes da passarela como Linda Evangelista, Christy Turlington e Naomi Campbell com peças de sua coleção masculina. Foi um grande auê e a imprensa adorou!

Em 1992, lançou sua primeira coleção de lenços, e no ano seguinte, foi a primeira vez que lançou ao mercado um perfume Dolce & Gabbana.

Foi também nesse período que lançaram um dos maiores ícones da marca: a estampa de onça. Não exista uma só pessoa no mundo que não conheça a estampa da D&G de onça (e que não queria tê-la em seu guarda-roupas).

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Com a intenção de inovar e de elevar o seu nome, eles fizeram uma importante parceria com grande estrelas da música pop. Eles foram os responsáveis pela criação e desenvolvimento de seus figurinos. Estava no hall, nomes como Madonna – Girlie Show (1993) e Music (2000); Alicia Keys – Tour Verão 2002, Whitney Houston – My Love is Your Love (1999); Mary J. Blige – Mary Tour (2000) e No More Drama (2002).

A expansão da Dolce & Gabbana

Como vocês podem notar, o sonho de dois estilistas cresceu de forma considerável! O seu pequeno negócio que era apenas para dar uma nova cor ao universo feminino, cresceu de forma incrível e com o passar dos anos, passou a englobar mais uma série de produtos que tinham excelente aceitação do seu público consumidor.

Bolsas passaram a fazer parte do time Dolce & Gabbana. As bolsas Dolce & Gabbana são marcantes e algumas coleções são emblemáticas e inesquecíveis.

Em 2000, a D&G passou a desenvolver também uma linha de lingeries e de moda praia, sem contar os acessórios de luxo feitos em tecido, como por exemplo, as gravatas e lenços da marca.

Diante desse cenário de expansão, inaugurou-se uma nova subdivisão: de calçados e de couro. Tudo isso acontecia enquanto eles estavam emplacando o lançamento de seus relógios no mercado.

A diversificação da moda da Dolce & Gabbana foi tão intensa que em 2006, eles inauguraram um luxuoso espaço de 1.500m² que abrigavam quatro diferentes ambientes para você poder aproveitar tudo o que a marca poderia oferecer-lhe.

Com o nome de Dolce & Gabbana Gold, em Milão, a marca oferecia um espaço de bar, café, bistrô e restaurante- além de expor suas coleções principais.

A decoração deste famoso espaço recebeu diversos detalhes feitos em ouro e que foram escolhidos, cuidadosamente à mão pelos donos da marca mais sensual que o público já tinha visto.

Ainda neste ano de 2006, a marca inaugurou sua primeira loja em Xangai, China e ganhou um bar, tipicamente italiano para a produção especializada de um tradicional Martini, oferecido para os clientes que fossem lá… depois não parou mais!

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Inovação em diversos segmentos

A D&G é uma marca muito bem posicionada e conceituada no mercado. Através dela, nasceram grandes inspirações e a moda pôde ter um outro sentido, um significado muito maior e mais amplo.

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Ela foi a primeira marca a utilizar os cristais Swarovski em seus relógios, precisamente falando, no modelo Jaclyn e que dava um efeito sensacional àqueles que usavam o mesmo, já que o brilho proporcionado permitia a sensação de Diamantes Brilhantes. A partir daquele momento, os relógios de luxo nunca mais foram os mesmos…

Dolce & Gabbana no Brasil

Com o sonho de crescer e expandir entre os sócios, não demoraria muito até que eles descobrissem o Brasil, inaugurando sua primeira loja em 2004. Ela está localizada no Shopping Iguatemi, em São Paulo e conta com uma estrutura arquitetônica rica e luxuosa.

Hoje em dia, a marca já disponibiliza para seus clientes, um total de sete lojas que contam com toda a sua vasta coleção, tanto feminina quanto masculina.

Também é possível encontrar por aqui os acessórios D&G, as linhas de lingeries, os perfumes (muito procurado, inclusive) e os óculos.

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Verdadeiros ícones

A Marca contribuiu e muito para o cenário que vivemos hoje em dia! Ela revolucionou toda uma geração e mostrou como é possível começar do zero e chegar no sucesso.

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E claro que no longo de sua trajetória, ela acabou lançando peças que são consideradas por muitos como verdadeiros ícones da moda! Dentre os mais famosos, podemos citar os sutiãs e corpetes que eram amplamente utilizados como roupas; termos que tinham a famosa risca de giz, muito assimilados aos “chefões da máfia italiana”; os casos que vinham com estampas extravagantes e bordados envolventes; os tecidos onde as estampas vinham com a imitação de peles de animais (como por exemplo, a cobra, a zebra, o leopardo, o leão, a onça…).

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Também é bastante comum ver em suas criações, referências religiosas, como a imagem de santos, os terços, os véus, os vestidos batina, entre outros. Tudo isso, sem citar, a icônica Il Vestito Siciliano (O vestido Siciliano), que é aquele pretinho básico que toda mulher deve ter, no estilo viúva de filmes de Hollywood.

Polêmicas e escândalos na D&G

Uma marca icônica, que ganhou o gosto da população mundial e que, nos últimos anos, vem se envolvendo em verdadeiros escândalos.

Tudo isso porque os estilistas famosos foram acusados de sonegação de impostos na Itália. Depois de muita batalha na justiça do país, eles finalmente foram absolvidos de suas dívidas.

Como se isto não fosse o bastante, pouco tempo depois Domenico e Stefano, que são publicamente gays (e até mesmo já foram namorados, tendo o término do relacionamento ocorrido em 2005) declararam-se contrários a união homoafetiva, bem como a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

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Devido a suas declarações polêmicas, os estilistas foram criticados de forma massiva por grandes personalidades, como o cantor e compositor Elton John, que convocou os fãs a boicotarem a marca D&G; a tenista Martina Navratilova eba atriz Courtney Love, que se propuseram a queimar suas peças da marca publicamente, com forma de protesto.

Como sempre aconteceu, a Maison não ficou quieta. Sua resposta foi dada nas passarelas, em 2015, quando trouxe uma coleção que homenageia as mães. Modelos apareceram nas passarelas segurando bebês ou então, grávidas.

Linha do tempo da Dolce & Gabbana

  • 1980- Stefano e Domenico se conhecem quando ainda são aspirantes a alfaiates.
  • 1985- Através da união dos estilistas, nasce oficialmente a Dolce & Gabbana, que é a junção do sobrenome de ambos. Foi neste ano que eles tiveram o seu primeiro desfile oficial, na semana de moda de Milão.
  • 1987- Abrem o seu primeiro ShowRoom e recebem críticas positivas de toda a imprensa. a Marca passa a ser reconhecida fora da Itália.
  • 1989- Lançamento oficial da primeira coleção de roupas íntimas femininas e também lançamento da moda praia.
  • 1990- Lançamento oficial da primeira coleção voltada para o público masculino da marca.
  • 1992- Lançamento oficial do seu primeiro perfume Dolce & Gabbana. Também foi neste ano o lançamento da linha que vinham com um visual mais “hippie chique”. Via-se muitos saltos plataforma, vestidos longos e floridos, jeans estilizados, bordados e patchworks. Este ano marcou o lançamento oficial da sua linha de gravatas e a sua coleção Especial para Noivas (que foi encerrada em 1998).
  • 1993- Lançamento oficial da primeira linha de rupas íntimas masculinas, que viraria febre mundial!
  • 1994- Lançamento do seu tradicional perfume Dolce & Gabbana Pour Homme, que já foi lançado dentro de sua icônica embalagem azul-marinho em tecido de veludo; lançamento oficial da linha D&G, destinada a atrair os olhares do público mais jovem e mais acessível, economicamente falando (posteriormente, ela foi extinta, em 2012). Foi lançado também a linha Dolce & Gabbana Basic, que estava sendo comercializada apenas na cidade de Milão. Pensando no bom gosto de suas decorações, chegaram a lançar uma pequena loja chamada Dolce & Gabbana Home Collection, que oferecia artefatos para decoração da sua casa e por fim, inaugurou a sua loja principal em Milão, na tradicional Via Della Spiga.
  • 1995- Lançamento oficial da nova coleção de jeans da D&G. Este ano também marcou o lançamento oficial da primeira linha de óculos de sol Dolce & Gabbana.
  • 1997- Lançamento oficial do perfume By Dolce e Gabbana
  • 1999- Lançamento oficial dos perfumes D&G Masculine e D&G Feminine, que foi seguido por uma linha completa de produtos com proteção solar.
  • 2000- Lançamento oficial da primeira linha de relógios da grife, com o nome de D&G Time.
  • 2001- Lançamento oficial de um de seus principais perfumes, o Dolce & Gabbana Light Blue. Também fora lançado aqui uma linha especializada no público infantil até 11 anos de idade, a Dolce & Gabbana Junior.
  • 2003- Lançamento oficial do perfume Sicily Dolce & Gabbana, feito para mulheres.
  • 2004- A grife fora contratada para ser a grande responsável pela elaboração dos uniformes formais do time de futebol Milan. Eles confeccionaram os ternos, as camisas, os sapatos e os cintos de cada um dos jogadores. foi neste ano que inaugurou-se a primeira loja da marca na Espanha, em Madri.
  • 2005- Lançamento oficial da D&G Jewels, que é uma linha de joias feitas para homens e mulheres.
  • 2006- Através da parceria realizada com a Motorola, lançou-se o celular Motorazr V3i Dolce & Gabbana, que vinha com acabamento feito em ouro. Também aconteceu o lançamento do Dolce & Gabbana The One, um perfume destinado ao público feminino. A campanha do mesmo fora estrelada por ninguém menos que Gisele Bündchen. No ano seguinte, lançou a versão masculina do perfume. Lançamento oficial da Dolce & Gabbana Animalier, que era uma coleção maravilhosa, composta por vários modelos de bolsas, carteiras, cintos e demais acessórios que vinham na tradicional estampa de onça, muito utilizada pela marca (e que é registrada pela mesma desde 1990).
  • 2007- Feitas em couro de crocodilo, este ano marcou o lançamento da primeira coleção de pastas e bolsas masculinas.
  • 2009- Este foi, de longe, um dos principais anos para a marca! Aconteceu o lançamento oficial da sua primeira linha de batom e que tinha vendas exclusivas para a loja de departamento Saks Fifth Avenue, em NY, marcando assim o seu ingresso de vez para o seguimento de maquiagens. Para comunicar sua nova coleção, eles escalaram ninguém menos que Scarlett Johansson, que deu a cara para a campanha publicitária. Todo o ensaio fotográfico para comunicação deste lançamento foi inspirado no estilo de Marilyn Monroe, já que a make produzida pela marca valorizava, principalmente, os lábios femininos. Também aconteceram outros lançamentos, como o perfume Rose The One, que contou com Scarlet Johansson como garota propaganda. Rolou o lançamento da coleção D&G Anthology, que vinham com cinco perfumes. A comunicação desta coleção causou verdadeira polêmica, já que contavam com famosos completamente nus. Para finalizar o ano com chave de ouro, a marca migra para o território digital e lança o seu primeiro comércio eletrônico, disponível em 31 países.
  • 2010- MDG, este foi o nome da coleção lançada por Madonna juntamente com a grife.
  • 2014- Lançamento oficial do perfume Dolce & Gabbana Puor Homme Intenso. Também foi neste ano que a grife lançou sua primeira linha de cuidados exclusivos com a pele.

Você sabia?

  • A principal linha da grife italiana é a Dolce&Gabbana. Ela é escrita exatamente assim, tudo junto e sem espaço, ao contrário do que acontece com o nome da marca.

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