|

8 Curiosidades sobre relógios de luxo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética.

Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado para contar o tempo mas também pode simbolizar status e realização. Os modelos de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo trabalho artesanal e minucioso necessário, fazendo com que sejam objetos de desejo e cobiça para milhares de pessoas.

Confiram abaixo oito curiosidades sobre relógios de luxo:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

08. O primeiro relógio masculino de luxo foi um Cartier

O primeiro relógio masculino de luxo na história foi feito para um brasileiro! Em 1904,o pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont, pediu a seu amigo Louis Cartier que criasse um relógio de pulso que ele pudesse usar para controlar o tempo enquanto voava, pois seu relógio de bolso era muito pesado e inconveniente.

Assim, Louis criou o Cartier Santos Dumont, o primeiro relógio de piloto do mundo, o primeiro relógio ferramenta e até mesmo o primeiro relógio masculino. Felizmente, o Santos ainda existe hoje e é uma das coleções mais populares da marca.

A Cartier foi responsável pelo primeiro relógio de pulso masculino. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)
A Cartier foi responsável pelo primeiro relógio de pulso masculino. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)

07. O mecanismo de emergência da Breitling já salvou vidas

A ideia de um relógio de campo, ou relógio de explorador, certamente não é algo novo. Com marcas como a Rolex, com seus modelos Explorer I e II, e Hamilton e muitas outras produzindo ótimos relógios de campo. No entanto, nenhum desses relógios foram o único motivo pelo qual seu portador foi salvo, algo que a Breitling pode reivindicar.

Em 1995, a Breitling incluiu um mecanismo de emergência embutido nos relógio da coleção Emergency Mission. Esta incrível peça de tecnologia manda um sinal de ajuda para os serviços de emergência e age como uma sinalização para estes serviços detectaram a origem do sinal. Além disso, ele vem sendo usado em muitas situações de risco de vida e já salvou vidas. Um acidente notável aconteceu em 2003 quando dois pilotos presos ativaram seus Emergency Mission enquanto estavam perdidos na Antártida e foram salvos.

Modelo Breitling Emergency Mission. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @breitling)
Modelo Breitling Emergency Mission. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @breitling)

06. Relógios de pulso foram originalmente criados para mulheres

Quando pensamos em marcas de relógio como Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet, seja qual marca for, você vai pensar em modelos de relógios masculinos. Mas, você sabia que eles foram originalmente criados para as mulheres?

No século 19, a ideia de um relógio de pulso era distintamente algo feminino.  Criados como uma pulseira cravejada de pedras preciosas com um pequeno mostrador e movimento de corda manual, os primeiros relógios de pulso, ou “pulseiras” como eram conhecidos, eram exclusivamente feitos para a mulheres. Foi apenas após a Primeira Guerra Mundial que os homens começaram a usar relógios de pulso como fazem até hoje.

Os relógios de pulso foram originalmente feitos para as mulheres. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)
Os relógios de pulso foram originalmente feitos para as mulheres. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)

05. A Jaeger Le Coultre testa seus modelos por 1.000 horas

Enquanto diversas marcas de relógio de luxo testam seus modelos em limites bem absurdos como submergindo-os em tanques pressurizados de água para testar sua resistência à água, fazendo testes de queda de várias alturas, expondo o relógio a temperaturas extremas e medindo sua precisão em várias condições, a Jaeger Le Coultre leva as coisas para o próximo nível.

Notoriamente, a marca é conhecida por seu “Controle de 1000 horas”, que é exatamente como o nome sugere. Este teste verifica a funcionalidade do movimento antes e depois de ser encaixado em sua caixa de relógio correspondente por um total de 1.000 horas. Os relógios passam por uma variedade de testes que simulam diferentes situações cotidianas com detalhes incríveis.

A Jaeger-LeCoultre testa seus relógios por 1.000 horas de diferentes maneiras. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @jaegerlecoultre).
A Jaeger-LeCoultre testa seus relógios por 1.000 horas de diferentes maneiras. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @jaegerlecoultre).

04. A Omega já levou seus relógios para a Lua

A Omega foi a primeira marca de relógios a enviar para um exemplar para a Lua. O Omega Speedmaster foi lançado em 1957, mas sua primeira jornada espacial começou em 1965 com a NASA o qualificou para ser usado em suas missões pilotadas. Desde então, ele foi usado em todos os seis pousos lunares e ganhou o apelido de “Moonwatch”.

03. Os relógios Rolex já foram para o fundo do mar

Em 1926, a Rolex lançou o primeiro relógio de pulso que era verdadeiramente a prova d’água e de poeira, que foi batizado de Oyster. O modelo se tornou tão popular que os joalheiros o exibiam em vitrines em que estava completamente submergido em aquários.

No entanto, a Rolex levou as coisas adiante com o relógio Deep Sea Special. O relógio foi levado há quase 11.000 metros de profundidade para o fundo da Fossa das Marianas e manteve a hora perfeita durante as 7 horas de jornada subaquática.

02. A relojoaria suíça era, originalmente, a alternativa econômica

Podemos conhecer a Suíça hoje como o coração pulsante da relojoaria mecânica, mas, como toda história, a história da relojoaria suíça tem seu começo. Antes do século 19, se você quisesse comprar um relógio, seu dinheiro iria para a Inglaterra ou para a França, então duas potências da indústria, tecnologia e arte.

Mas o sucesso dessas duas nações seria sua ruína; quanto mais ricos eles se tornavam, mais caro era seu produto, menos as pessoas podiam comprá-lo. E o que acontece quando as pessoas querem algo que não podem pagar? Eles não têm – ou compram uma falsificação.

Naquela época, os produtos de baixo valor não vinham da China, como aconteceu atualmente, eles vinham de “perto de casa”. Durante os invernos longos e rigorosos nos pés dos Alpes Suíços, quando cuidar da terra ou criar gado era quase impossível, os agricultores domésticos começaram a produzir componentes de relógios com base nos designs estabelecidos dos franceses e britânicos.

A princípio, o trabalho produzido por essa indústria caseira era inferior – barato, mas inferior – e depois começou a evoluir e sua qualidade avançar. A revolução industrial quase destruiu a relojoaria na França e na Inglaterra, o custo da mão de obra era muito caro, e os suíços estavam prontos para assumir o manto, sendo até hoje referência no ramo.

01. A Rolex não é Suíça

Se você pedir para qualquer pessoa nomear uma famosa empresa suíça de relógios, é quase certo que você ouvirá a palavra ‘Rolex’ como resposta. A marca é conhecida em todo o mundo como o auge do luxo, liderando a lista das marcas de relógios mais valiosas e posicionado como a joia da coroa da relojoaria suíça.

Mas, o que muitos não podem não saber é que a Rolex não é suíça. Sim, a marca Montres Rolex S.A. foi registrada em Genebra em 1920, mas foi fundada quinze anos antes, a quase 1.000 km de distância, em Londres, Inglaterra. O fundador alemão Hans Wilsdorf, um anglófilo e experiente distribuidor de relógios, mudou-se para Londres para fazer parceria com seu cunhado, Alfred Davis, para importar movimentos suíços superiores, embalando-os localmente e vendendo-os ao público britânico.

Por conta da guerra, Hans foi obrigado a deixar a Inglaterra e voltar para a Suíça, onde aprendeu seu ofício.

Relógio Rolex Datejust. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)
Relógio Rolex Datejust. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)

Já conhecia estas curiosidades sobre relógios de luxo? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

As Top 5 Melhores Marcas de Sapatos de Luxo na Super Sale!

Você sabe o que todas as grandes grifes internacionais têm em comum além de roupas e bolsas icônicas? Elas também estão entre as top melhores marcas de sapatos de luxo do mundo. Além disso, esses mesmos nomes também disputam na lista de top brands shoes ao lado de etiquetas especializadas apenas em calçados, como René…
capa do post sobre a gucci changemakers

Dicas de autenticidade de peças Gucci!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A Gucci é uma das marcas mais copiadas no…

Louis Vuitton lança coleção especial para a America’s Cup

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, a maison francesa possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas…
capa do post sobre bolsas de luxo para investir na super sale

As bolsas de luxo para investir na Super Sale do Etiqueta Única!

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Os Embaixadores da Dior: Rosalía é o Novo Rosto da Grife Francesa!

No universo da moda de luxo, é comum as grandes grifes terem seus embaixadores, e a Christian Dior não é excessão. A Rosalía é o novo rosto da grife francesa. Sim, você leu certo! A cantora e compositora Rosalía acaba de entrar para a lista de embaixadores da Dior. Descubra todos os detalhes da notícia…
capa do post sobre marcas icônicas de sapato no Etiqueta Única

5 Marcas icônicas de Sapato no Etiqueta Única

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Apesar de muitos atribuírem sua criação aos egípcios, existem evidências…
capa do post sobre acessórios para dar toque estiloso ao look

4 Acessórios para investir na Super Sale

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post sobre os desfiles de alta-costura da chanel e da dior

Chanel irá apresentar coleção Cruise em Hong Kong

Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grandioso como a marca francesa Chanel. Conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, a maison nunca poupa esforços para fazer de suas…

Quem usa Michael Kors? 5 Celebridades e Fashionistas que Vestem a Marca MK!

Se você deseja montar um look elegante e moderno ao mesmo tempo, certamente já se perguntou quem usa Michael Kors para se inspirar. Afinal, entre as marcas consideradas “luxo acessível”, a americana se destaca por transmitir sofisticação para os mais variados gostos, estilos e orçamentos. Por isso, é comum que as celebridades e fashionistas que…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

As peças Hermès que são investimentos fantásticos na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
capa do post sobre mini bags na super sale

Best of Mini Bags na Super Sale do Etiqueta Única

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
o preço das bolsas Dior nos Estados Unidos

Dior lança parceria com a Stone Island!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…