5 Curiosidades sobre o estilista Christian Dior!
Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior, a Saddle Bag e o New Look.
Seu fundador, Christian Dior, foi o responsável por grandes e importantes mudanças no vestuário feminino no século XX e seu legado ficou marcado para sempre na história da moda.
Confira abaixo cinco curiosidades sobre o estilista Christian Dior:
05. O designer já teve aspirações curatoriais
Antes de sua carreira na moda, Dior expressou desejo de se tornar arquiteto, mas acabou se inscreveu na École des Sciences Politiques para estudar Ciências Políticas em 1925. Antes de se formar, seu pai (casualmente) decidiu lhe comprar uma galeria de arte; um espaço que acabou exibindo trabalhos de Pablo Picasso, Jean Cocteau e Georges Braque – e exibiu, pela primeira vez em Paris, a pintura “A Persistência da Memória” de Salvador Dalí – provando que uma amplitude de conhecimento nas artes e ciências sociais contribui para as mentes criativas mais frutíferas.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
04. Um icônico perfume foi uma homenagem à sua irmã
O Miss Dior é o perfume de maior sucesso da linha de perfumaria da maison. Um fato que pode ser desconhecido por muitos é que ele foi feito em homenagem à irmã de Christian Dior e todas as mulheres que o inspiravam. Além disso, o primeiro frasco da fragrância era bem diferente do que conhecemos atualmente, tendo o formato de ânfora, que são vasos antigos conhecidos por suas curvas e que lembrava a uma flor.
03. Dior era muito supersticioso
A natureza supersticiosa de Dior se correlacionou com o seu envelhecimento; quando já estava apresentando coleções regularmente, o estilista sentia uma compulsão em nomear uma peça em cada desfile com o nome de sua cidade natal, Granville. Pelo menos uma modelo era instruída a carrega um buquê de lírios branco, e era necessário consultar seu leitor de cartas de tarô antes do começo de qualquer desfile de Alta Costura.
02. Christian Dior foi responsável pela revolução da moda pós-guerra
Christian Dior ficou conhecido pelo fenomenal New Look, que teve sucesso instantâneo e esteve presente em sua primeira coleção, o que revolucionou a moda pós-guerra. Ele apresentou a coleção de Primavera/Verão em Fevereiro de 1947 (pouco menos de dois anos depois do final da Segunda Guerra Mundial), tendo grande sucesso imediato. Carmel Snow, editora chefe da Harper’s Bazaar na época declarou, “Meu querido Christian, seus vestidos possuem tanto um Novo Visual!” (‘My dear Christian, your dresses have such a New Look!’ em inglês.)
01. O banho era uma hora de muita criatividade para Dior
Seu obituário de 1957 no The New York Times dizia: “por trás dos vastos empreendimentos da Dior, sempre esteve o mestre rechonchudo, de bochechas rosadas, que duas vezes por ano se isolava para criar os designs mais recentes. E, grande parte desse tempo todos os anos, ele passava na banheira, geralmente sua banheira Empire de mármore verde forrada com metal prateado e equipada com torneiras de cabeça de cisne. Lá, ele mergulhou e ponderou uma nova linha e esboçou suas ideias em pedaços de papel.”
Estas são apenas algumas curiosidades sobre o incrível estilista Christian Dior! Já conhecia alguma delas?