capa do post curiosidades sobre saint laurent
|

5 Curiosidades sobre a Saint Laurent!

A Yves Saint Laurent, ou Saint Laurent, como é conhecida nos dias de hoje, é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e responsável por transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea.

Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a marca desde cedo mostrou que não tinha medo de ousar e criar peças diferentes do “padrão tradicional”, o que é algo presente ainda hoje na maison francesa.

Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a Saint Laurent:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

1. Foi o primeiro estilista vivo a ser homenageado pelo Metropolitan Museum of Art

Em 1983, o Metropolitan Museu of Art, localizado na cidade de Nova Iorque, anunciou que a exibição do Costume Institute iria ser totalmente devotada ao trabalho de Saint Laurent. Esta seria a primeira retrospectiva do trabalho de um costureiro que ainda estava vivo.

A apresentação, intitulada “Yves Saint Laurent: 25 anos de Design”, foi organizada por Diana Vreeland, e expôs 243 das criações mais extraordinárias do estilista, incluindo o famoso Mondrian – e Matisse – designs  inspirados de 1965 e o casaco de noiva confeccionado em veludo e bordado com as palavras “Love Me Forever or Never” (“Me Ame para Sempre ou Nunca” em tradução livre), uma alternativa para os tradicionais vestidos de noiva brancos e ondulantes.

Yves Saint Laurent na exposição no Metropolitan Museum of Art. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
Yves Saint Laurent na exposição no Metropolitan Museum of Art. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

2. A marca revolucionou a maneira que as mulheres se vestiam

Talvez o maior arrependimento de Saint Laurent foi que ele não inventou o denim, mas o estilista revolucionou a maneiras que as mulheres se vestiam em mais maneiras do que você pode imaginar. O prolífico YSL foi o criador do ainda-icônico “Le Smoking”, o primeiro terno feminino que rapidamente se tornou um símbolo de emancipação na década de 1960, uma era em que, se as mulheres usassem qualquer coisa além de vestido, era considerado tabu.

Durante seu último desfile de alta costura em 2002, o estilista lembrou “Eu sempre quis me colocar ao serviço das mulheres. Eu queria as acompanhar no grande movimento da libertação que ocorreu no último século.”  A constantes reinterpretações do Le Smoking foi o primeiro de uma série de designs eternos, que incluem as jaquetas de safari, os vestidos Mondrian color block, dentre outros.

 

O icônico vestido Mondrian de YSL. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
O icônico vestido Mondrian de YSL. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

3. O estilista começou desenhando para suas irmãs

Dentre todos os fatos interessantes sobre o estilista e que talvez não saiba é que Saint Laurent começou no mundo da moda desde muito cedo em sua vida. Quando era adolescente, começou a desenhar vestidos para sua mãe e duas irmãs, Michelle e Brigitte. Antes disso, ele costumava criar bonecas de papel complexas e foi assim que descobriu seu incrível gosto pela moda.

Yves Saint Laurent na infância. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
Yves Saint Laurent na infância. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

4. Saint Laurent trabalhou para Christian Dior

Em 1953, os desenhos de YSL chamaram a atenção de Michel de Brunhoff, que era o editor chefe da Vogue Francesa na época. Brunhoff mostrou os croquis para o grande Christian Dior, que contratou o talentoso jovem estilista como assistente em 1955. Quando Dior faleceu inesperadamente de ataque do coração em 1957, Saint Laurent, então com 21 anos, foi nomeado diretor criativo da prestigiosa maison.

Seu primeiro presente, a coleção Trapeze de 1958, praticamente salvou a casa de moda da ruína financeira. Entretanto, em 1960, o estilista foi convocado para servir o exército francês durante a Guerra de Independência da Argélia. Depois de 20 excruciantes dias de treinamento como soldados, Saint Laurent foi admitido no hospital militar, onde foi recebeu a inesperada notícia que tinha sido demitido do posto de diretor criativo da Dior.

Criação de Yves Saint Laurent para Dior. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Museeyslparis)
Criação de Yves Saint Laurent para Dior. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Museeyslparis)

5. Catherine Deneuve foi a musa de Saint Laurent

A atriz Catherine Deneuve teve uma longa parceria com o Yves Saint Laurent. A parceria entre os dois começou quando ele a vestiu para o filme Belle de Jour (1966), de Luis Buñuel. Yves a vestiu elegantemente para que sua personagem pudesse escapar nas tardes entediadas. A relação da atriz com o estilista deu lugar a uma parceria e admiração mútuas e durou por mais de 30 anos, ultrapassando a barreira das telas para a vida real.

O estilista a vestiu em vários filmes, como La Sirène du Mississipi (François Truffaut, 1969), La Chamade (Alain Cavalier, 1968), Liza (Marco Ferreri, 1972) e The Hunger (Tony Scott , 1983).

Catherine Deneuve e Yves Saint Laurent. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
Catherine Deneuve e Yves Saint Laurent. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

Estas são algumas das curiosidades sobre a Saint Laurent. Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Best of Ferragamo na Cyber Weeek: 3 Acessórios Presenteáveis

    Ferragamo é cinema, história e design exclusivo. Fundada em 1927 por Salvatore Ferragamo, que conquistou Hollywood calçando musas como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, a maison continua a evoluir sob Maximilian Davis, trazendo frescor e sofisticação ao legado de quase cem anos. Os acessórios femininos vão além dos sapatos: flats, bolsas-desejo e bijoux que mais…
  • As Melhores Bolsas de Luxo na Cyber Week

    As bolsas datam dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares de vezes, sendo imaginada nos mais variados formatos, tecidos e detalhes. Um dos grandes marcos…
  • Versace em ebulição: a saída de Dario Vitale e o início da era Prada Group

    Breaking News: Dario Vitale deixa a Versace. A “Grife da Medusa” mal teve tempo de respirar após seu retorno à órbita de um grande conglomerado italiano. Dois dias depois de o Prada Group concluir oficialmente a compra da maison, o designer anuncia sua saída do cargo de diretor criativo. Um movimento que, embora surpreendente à…
  • Cloud Dancer é a cor do Ano de 2026!

    Todos os anos a Pantone Color Institute escolhe a cor do ano, que serve de referência e aposta não apenas para os profissionais da moda, mas também para as mais diferentes indústrias existentes. O processo de escolha da cor requer decisões muito ponderadas e uma análise de tendências consistente. Para chegar à decisão a cada…
  • Surpresa: Gucci apresenta Coleção Pre-Fall 2026 em Lookbook!

    Um dia depois do impactante desfile Chanel Métiers d’Art  em Nova York, a Gucci pegou o mercado de luxo de surpresa ao liberar hoje, o lookbook completo de sua coleção Pre-Fall 2026, batizada de “Generation Gucci”. Fotografado pelo próprio Demna, o material funciona como um manifesto visual que antecipa o que veremos em fevereiro, quando…
  • Pequenos Acessórios Femininos Louis Vuitton na Cyber Week

    A história de uma das maiores marcas de luxo é frequentemente contada por meio de suas bolsas icônicas, mas existe um outro capítulo, menor no tamanho, imenso no impacto, que merece luz própria: os acessórios femininos da Louis Vuitton. São criações delicadas que quando observadas de perto, fica claro que o encanto está nos detalhes….
  • 4 Peças da Valentino que valem o investimento na Cyber Week

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • As bolsas Dior para investir na Cyber Week

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Bolsas Louis Vuitton na Cyber Week: Achados que só Fashionistas Reconhecem!

    A história da Louis Vuitton não é só marcada por best-sellers globais como a Speedy, Capucines e a Alma, mas também por bolsas que atraem quem olha moda além da superfície. Embora nem sempre estejam nos feeds ou nas vitrines mais disputadas, alguns modelos menos famosos (injustamente) guardam características que os tornam atemporais: linhas bem…
  • Semana de Moda de Nova York irá Banir uso de Pele

    A Semana de Moda de Nova York (NYFW), que dá início ao calendário internacional de desfiles, acaba de anunciar uma mudança histórica. O Conselho de Designers de Moda da América (CFDA) confirmou que o uso de peles de origem animal estará proibido em todos os eventos e apresentações da programação oficial a partir de setembro…
  • Chanel apresenta Desfile Métiers d’Art 2026 no Metrô de NYC!

    Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grande como a marca francesa Chanel. A Chanel é conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, nunca poupando esforços para fazer de…
  • Best of Gucci na Cyber Week do Etiqueta Única

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…