banner summer sale

capa do post curiosidades sobre saint laurent
|

5 Curiosidades sobre a Saint Laurent!

A Yves Saint Laurent, ou Saint Laurent, como é conhecida nos dias de hoje, é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e responsável por transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea.

Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a marca desde cedo mostrou que não tinha medo de ousar e criar peças diferentes do “padrão tradicional”, o que é algo presente ainda hoje na maison francesa.

Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a Saint Laurent:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

1. Foi o primeiro estilista vivo a ser homenageado pelo Metropolitan Museum of Art

Em 1983, o Metropolitan Museu of Art, localizado na cidade de Nova Iorque, anunciou que a exibição do Costume Institute iria ser totalmente devotada ao trabalho de Saint Laurent. Esta seria a primeira retrospectiva do trabalho de um costureiro que ainda estava vivo.

A apresentação, intitulada “Yves Saint Laurent: 25 anos de Design”, foi organizada por Diana Vreeland, e expôs 243 das criações mais extraordinárias do estilista, incluindo o famoso Mondrian – e Matisse – designs  inspirados de 1965 e o casaco de noiva confeccionado em veludo e bordado com as palavras “Love Me Forever or Never” (“Me Ame para Sempre ou Nunca” em tradução livre), uma alternativa para os tradicionais vestidos de noiva brancos e ondulantes.

Yves Saint Laurent na exposição no Metropolitan Museum of Art. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
Yves Saint Laurent na exposição no Metropolitan Museum of Art. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

2. A marca revolucionou a maneira que as mulheres se vestiam

Talvez o maior arrependimento de Saint Laurent foi que ele não inventou o denim, mas o estilista revolucionou a maneiras que as mulheres se vestiam em mais maneiras do que você pode imaginar. O prolífico YSL foi o criador do ainda-icônico “Le Smoking”, o primeiro terno feminino que rapidamente se tornou um símbolo de emancipação na década de 1960, uma era em que, se as mulheres usassem qualquer coisa além de vestido, era considerado tabu.

Durante seu último desfile de alta costura em 2002, o estilista lembrou “Eu sempre quis me colocar ao serviço das mulheres. Eu queria as acompanhar no grande movimento da libertação que ocorreu no último século.”  A constantes reinterpretações do Le Smoking foi o primeiro de uma série de designs eternos, que incluem as jaquetas de safari, os vestidos Mondrian color block, dentre outros.

 

O icônico vestido Mondrian de YSL. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
O icônico vestido Mondrian de YSL. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

3. O estilista começou desenhando para suas irmãs

Dentre todos os fatos interessantes sobre o estilista e que talvez não saiba é que Saint Laurent começou no mundo da moda desde muito cedo em sua vida. Quando era adolescente, começou a desenhar vestidos para sua mãe e duas irmãs, Michelle e Brigitte. Antes disso, ele costumava criar bonecas de papel complexas e foi assim que descobriu seu incrível gosto pela moda.

Yves Saint Laurent na infância. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
Yves Saint Laurent na infância. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

4. Saint Laurent trabalhou para Christian Dior

Em 1953, os desenhos de YSL chamaram a atenção de Michel de Brunhoff, que era o editor chefe da Vogue Francesa na época. Brunhoff mostrou os croquis para o grande Christian Dior, que contratou o talentoso jovem estilista como assistente em 1955. Quando Dior faleceu inesperadamente de ataque do coração em 1957, Saint Laurent, então com 21 anos, foi nomeado diretor criativo da prestigiosa maison.

Seu primeiro presente, a coleção Trapeze de 1958, praticamente salvou a casa de moda da ruína financeira. Entretanto, em 1960, o estilista foi convocado para servir o exército francês durante a Guerra de Independência da Argélia. Depois de 20 excruciantes dias de treinamento como soldados, Saint Laurent foi admitido no hospital militar, onde foi recebeu a inesperada notícia que tinha sido demitido do posto de diretor criativo da Dior.

Criação de Yves Saint Laurent para Dior. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Museeyslparis)
Criação de Yves Saint Laurent para Dior. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Museeyslparis)

5. Catherine Deneuve foi a musa de Saint Laurent

A atriz Catherine Deneuve teve uma longa parceria com o Yves Saint Laurent. A parceria entre os dois começou quando ele a vestiu para o filme Belle de Jour (1966), de Luis Buñuel. Yves a vestiu elegantemente para que sua personagem pudesse escapar nas tardes entediadas. A relação da atriz com o estilista deu lugar a uma parceria e admiração mútuas e durou por mais de 30 anos, ultrapassando a barreira das telas para a vida real.

O estilista a vestiu em vários filmes, como La Sirène du Mississipi (François Truffaut, 1969), La Chamade (Alain Cavalier, 1968), Liza (Marco Ferreri, 1972) e The Hunger (Tony Scott , 1983).

Catherine Deneuve e Yves Saint Laurent. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)
Catherine Deneuve e Yves Saint Laurent. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @museeyslparis)

Estas são algumas das curiosidades sobre a Saint Laurent. Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Preppy Coco: A nova Bolsa da Chanel para 2026 já domina o radar da moda!

    Antes mesmo de chegar oficialmente às lojas, a nova bolsa da Chanel para 2026 já cumpre um papel conhecido na história da maison: provocar desejo. Sem campanhas ostensivas ou anúncios formais, o modelo começou a circular de forma quase orgânica e misteriosa: primeiro em posts discretos de embaixadoras da marca, depois em aparições pontuais no…
  • Burberry revela sua Coleção Primavera 2026 em Nova Campanha

    Em paralelo a Semana de Moda Masculina de Milão que desfila o inverno, a Burberry revelou sua nova Campanha de Primavera 2026. No mercado de luxo poucas marcas construíram sua identidade de forma tão inseparável do clima quanto a “grife do xadrez”. Desde 1856, quando Thomas Burberry desenvolveu a gabardine para responder às exigências do…
  • Entenda o Desfile Masculino da Prada Inverno 2026/27 na MFW

    O último fim de semana foi particularmente movimentado no calendário da moda, com destaque para o terceiro dia da Milan Fashion Week (MFW), quando a Prada apresentou seu aguardado desfile masculino para o inverno 2026/27. A maison italiana, reconhecida por bolsas que atravessam temporadas como Galleria, Cleo e Re-Edition, levou à passarela uma coleção marcada…
  • Drew Starkey é o novo embaixador da Dior!

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • Como usar blazer no verão? 10 Ideias Estilosas para se Inspirar!

    O blazer é capaz de elevar o status da sua produção em instantes e levanta dúvidas de como usá-lo no verão já que a estação é marcada por altas temperaturas. A peça deixou de ser exclusiva para visuais mais formais e ambientes corporativos e ganhou espaço em looks casuais do dia a dia em qualquer…
  • As Exposições de Moda para Visitar em 2026!

    Para os amantes da moda e de sua história, uma das melhores maneiras de aprender sobre sua evolução, além de livros e documentários, é visitar museus ou exposições. Neles estão expostos diversos exemplares de vestimentas, acessórios e calçados de diversos períodos, dando a oportunidade de um aprendizado de forma prática, lúdica e muitas vezes até…
  • Bolsas Crossbody clássicas de marcas de luxo na Summer Sale

    A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…
  • Balenciaga e Manolo Blahnik lançam Collab de Sapatos de Luxo

    Há colaborações inusitadas no luxo, e há aquelas que parecem roteiro pronto de série sobre moda. Balenciaga e Manolo Blahnik se encontram na coleção Pre-Fall 2026 com sapatos que facilmente fariam Carrie Bradshaw perder o fôlego, como aconteceu com o Hangisi anos atrás, quando arrancou um “Hello, lovers” da fashionista mais famosa da ficção. A…
  • 8 Bolsas Louis Vuitton para Fugir dos Clássicos Mais Populares na Summer Sale

    Quando se fala em bolsas Louis Vuitton, é quase automático lembrar dos modelos mais clássicos e populares como a Speedy, a Alma ou a Neverffull. Mas a maison francesa, com mais de 170 anos de história, guarda em seu portfólio uma infinidade de bolsas que muitas vezes passam despercebidas do grande público. São criações que, mesmo sem tantos holofotes,…
  • O Melhor de Marcas de Luxo Italianas na Summer Summer

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…