Conheça as incríveis criações de Judith Leiber

As criações de Judith Leiber são conhecidas por terem os mais diferentes e divertidos formatos e serem cravejadas de milhares de cristais coloridos. A estilista húngara mostrou que possui uma enorme criatividade e que não há nada que ela não pudesse criar com cristais Swarovski.

As bolsas de Judith se tornaram muito populares e queridinhas pelas celebridades e se tornaram presença constante em tapetes vermelhos. Admiradoras da marca incluem Blake Lively, Katy Perry, Margot Robbie e Zendaya.

Confiram mais sobre a história da estilista e suas criações

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Gif com diferentes bolsas de Judith Leiber

O Começo de Tudo

Judith Leiber nasceu em Budapest, Hungria em 1921. Em 1938, quando tinha apenas 17 anos, foi enviada para estudar química com enfoque em cosméticos na King’s College em Londres pois seu pai achava que ela estaria segura caso uma guerra acontecesse na Hungria.

Antes da Segunda Guerra acontecer, ela voltou para seu país de origem e conseguiu um estágio na Pessl, uma fábrica de bolsas, onde aprendeu a confeccionar o produto e se tornou especializada na habilidade de confeccionar bolsas em estilo europeu. Além de ser a primeira mulher formada em artesanato e a ser aceita no curso específico de bolsas da Hungarian Handbag Guild.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Judith ainda trabalhava na fábrica mas foi obrigada a deixar seu trabalho quando Budapest ficou muito perigosa para os judeus. Ela e sua família se mudaram para diversos locais a procura de segurança.

https://www.instagram.com/p/Bw0ELtQlcN1/

Ela e sua família moravam em um apartamento de um quarto com mais 25 pessoas quando conseguiram colocar seus nomes na lista do consulado Suíço para viverem sob proteção do governo. Mas, nos terríveis meses finais da guerra, os nazistas rondaram ela e sua família e os forçaram a viver em um porão com mais 60 pessoas em um guetto. Judith disse que desenhava bolsas em sua mente como uma forma de distração e escape.

Mudança para os EUA e fundação da marca

Após o final da Segunda Guerra Mundial e da ocupação nazista na Hungria, Judith conheceu seu marido, o americano Gerson Leiber, em Budapest enquanto ele servia o exército americano e, após se casarem, se mudaram para Nova Iorque.

Ao chegar nos Estados Unidos, Judith começou a trabalhar na Garay&Co na confecção de bolsas. Apesar de sua habilidade de criar uma bolsa de couro do começo ao fim, seu talento era sufocado pelos varejistas querendo copiar modelos europeus.

Após falar com o chefe da união da época, Philip Lubliner, que queria fazer bolsas do começo ao fim, Leiber foi apresentada a Nettie Rosenstein e começou a trabalhar com ela primeiramente como uma assistente de estamparia e trabalhou por 12 anos na marca.

Tudo mudou em 1953, a primeira dama Mamie Eisenhower usou uma bolsa bordada com pérolas e strass criada por Judith sob a marca de Nettie Rosenstein durante a posse de seu marido, o ex-presidente americano Dwight D. Eisenhower. Após isso, a marca se tornou queridinha de celebridades e socialites e Leiber ganhou passe livre para criar o que quisesse.

Pintura da primeira dama americana Mamie Eisenhower usando bolsa criada por Judith em 1953.
Pintura da primeira dama americana Mamie Eisenhower usando bolsa criada por Judith em 1953.

Enquanto trabalhava para Nettie Rosenstein, Judith se tornou conhecida entre editores de moda e repórteres como uma das melhores estilistas de bolsas. Quando se tornou conhecido o fato que foi de fato Leiber quem criou a bolsa usada pela primeira dama Eisenhower, o prestígio e fama de Judith decolaram.

Foi então em 1963, após trabalhar nos dois anos anteriores em diferentes empresas, que Judith abriu sua marca homônima. Durante seis meses, a estilista criou modelos simples em couro e seda, comprando as melhores estruturas e couros para criar seus produtos. Depois, ligou para seus contatos e os convidou para visitarem seu ateliê, onde aos poucos vendeu suas peças.

O surgimento das icônicas bolsas com cristais

Ao longo dos primeiros anos, a estilista aprendeu coleção a coleção com seus erros e acertos e começou a seguir a demanda de seus clientes na hora de criar suas peças e seu objetivo era manter seu negócio vivo.

O começo das icônicas bolsas cravejadas de cristais se deu por acaso quando uma encomenda de bolsas vieram da Itália matizadas em um tom feio de verde em vez de virem douradas. Para corrigir esse erro, Judith cobriu o verde com centenas de cristais, dando as bolsas uma luminosidade etérea. Assim nascia a bolsa Chatelaine, um dos maiores sucessos da marca.

A partir de 1968 Judith começou a criar o que seria sua marca registrada: bolsas em formatos diferentes e inusitados. Sua primeira criação foi uma clutch em formato de garça descansando, chamada “resting crane”. Em 1970 criou suas primeiras bolsas em formato de ovo, seguidas das de formato de leão, leque e peixe.

 

As bolsas sem formatos inusitados se tornaram marca registrada de Judith.
As bolsas em formatos inusitados se tornaram marca registrada de Judith.

A estilista então começou a bordar couros, além de criar bolsas dos mais diversos materiais como conchas, seda japonesa com a maioria com cristais Swarovski reluzentes em formatos de gotas de orvalho.

Venda da Empresa + Saída de Judith

Judith alcançou a fama com suas bolsas em formatos ousados e logo sua marca começou a crescer e ganhar consumidoras fiéis. Frequentemente estilistas enviavam com frequência seus croquis para vestidos para bailes inaugurais para que eles combinassem com as criações da marca.

Leiber ganhou o prêmio de Lifetime Achievement (Prêmio de “Realização de Vida” em tradução livre) do Conselho de Designers de Moda da América (o CFDA)EM 1993 por sua contribuição de décadas a indústria da moda.

Contudo, em Março de 1993, mesmo ano que ganhou o prêmio do CFDA, Judith decidiu vender sua empresa para a empresa britânica Time Products. Em uma entrevista, ela disse:

“Uma das razões pelas quais nós decidimos vender foi porque estava ficando mais e mais difícil de achar boas mãos.”

https://www.instagram.com/p/B3XxwA0Fjgg/

A estilista decidiu se aposentar e deixar sua empresa em 1998. E, dois anos depois, o Pegasus Apparel Group comprou a marca, que atualmente pertence ao Authentic Brands Group, que continua o legado de Judith, criando peças com sua marca registrada.

Judith Leiber faleceu em 28 de Abril 2018 aos 97 anos de idade.

Queridinha das famosas

Quando ainda estava sob o comando de sua fundadora, a marca já era queridinha de grandes figuras importantes da época, como Barbara Bush, Beverly Sills e Greta Garbo, que usavam suas criações em diversos lugares.

Atualmente, a marca continua a ser queridinha de grandes atrizes, que apostam nas criações da marca para incrementarem seus looks e darem um toque diferente e ousado. Suas peças podem ser vistas nos mais badalados e importantes tapetes vermelhos e eventos de Hollywood.

https://www.instagram.com/p/B2xIVJCF901/

https://www.instagram.com/p/BylNdm6lc1z/

Mesmo após a saída da fundadora da empresa, seu legado continua a ser honrado por aqueles a frente do departamento criativo. Com peças nos mais diferentes e inéditos formatos, cravejadas de cristais Swarovski, as bolsas ainda são um grande sucesso.

No Etiqueta Única você encontra diversos produtos da marca para arrasar em qualquer lugar!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • As Pulseiras de Marcas de Luxo na Cyber Week

    Há algo de magnético nas pulseiras de luxo, sejam bijoux desejadas ou joias lapidadas em metais preciosos. Mesmo quando ocupam pouca superfície na pele, carregam um universo inteiro de significados: o DNA de uma maison, seus gestos arquitetônicos, seus códigos gráficos eternizados em ouro, esmalte ou cristais. São peças que traduzem o espírito de uma…
  • 3 Peças da Balenciaga que você encontra na Cyber Week

    Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola. Após cair em esquecimento…
  • As bolsas crossbody da Gucci imperdíveis na Cyber Week

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • Yang Mi se torna a Nova Embaixadora Prada: Por que essa escolha faz sentido?

    A nomeação de Yang Mi como embaixadora Prada não soa como um anúncio isolado, mas como uma peça que se encaixa perfeitamente no modo como a maison italiana constrói sua presença cultural. A atriz chinesa, uma das figuras mais influentes da televisão e do cinema na Ásia, chega à marca num momento em que a…
  • 3 Bolsas Pequenas de Sucesso na Cyber Week

    Elas quase cabem na palma da mão, mas parecem carregar uma energia desproporcional ao tamanho. As bolsas pequenas de sucesso conquistam justamente por isso: condensam estilo em centímetros e funcionam como pequenas interrupções de cor, textura ou metal na rotina. Quem escolhe versões mini das marcas de luxo entende que, às vezes, o essencial é…
  • 4 Bolsas Clássicas da Bottega Veneta para investir na Cyber Week

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • 3 Acessórios de marcas de luxo na Cyber Week

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • Best of Ferragamo na Cyber Weeek: 3 Acessórios Presenteáveis

    Ferragamo é cinema, história e design exclusivo. Fundada em 1927 por Salvatore Ferragamo, que conquistou Hollywood calçando musas como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, a maison continua a evoluir sob Maximilian Davis, trazendo frescor e sofisticação ao legado de quase cem anos. Os acessórios femininos vão além dos sapatos: flats, bolsas-desejo e bijoux que mais…
  • As Melhores Bolsas de Luxo na Cyber Week

    As bolsas datam dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares de vezes, sendo imaginada nos mais variados formatos, tecidos e detalhes. Um dos grandes marcos…
  • Versace em ebulição: a saída de Dario Vitale e o início da era Prada Group

    Breaking News: Dario Vitale deixa a Versace. A “Grife da Medusa” mal teve tempo de respirar após seu retorno à órbita de um grande conglomerado italiano. Dois dias depois de o Prada Group concluir oficialmente a compra da maison, o designer anuncia sua saída do cargo de diretor criativo. Um movimento que, embora surpreendente à…
  • Cloud Dancer é a cor do Ano de 2026!

    Todos os anos a Pantone Color Institute escolhe a cor do ano, que serve de referência e aposta não apenas para os profissionais da moda, mas também para as mais diferentes indústrias existentes. O processo de escolha da cor requer decisões muito ponderadas e uma análise de tendências consistente. Para chegar à decisão a cada…
  • Surpresa: Gucci apresenta Coleção Pre-Fall 2026 em Lookbook!

    Um dia depois do impactante desfile Chanel Métiers d’Art  em Nova York, a Gucci pegou o mercado de luxo de surpresa ao liberar hoje, o lookbook completo de sua coleção Pre-Fall 2026, batizada de “Generation Gucci”. Fotografado pelo próprio Demna, o material funciona como um manifesto visual que antecipa o que veremos em fevereiro, quando…