Capa do post sobre a Chloé

Chloé – o luxo e a sofisticação do prêt-à-porter

Audaciosa, charmosa, feminina, delicada e jovem… Se pudéssemos resumir tudo o que a Chloé significa em alguns adjetivos, creio que esses seriam bastante apropriados. Muito provavelmente você não deve ter visto outdoors com seu nome (e de fato, ela não é nenhuma celebridade).

Mas quem conhece essa marca francesa, sabe que o luxo e sofisticação são seu sobrenome e não abrem mão do bom gosto e requinte que a marca proporciona.

Atualmente, conseguimos ver que ela vem ganhando a admiração de diversas famosas, tornando-se símbolo de uma moda mais jovial, mas que não perde a elegância em seus mínimos detalhes.

Conhecendo a história

Tudo começou em 1952, quando a parisiense Gabrielle Aghion, que nasceu em Alexandria- Egito, dona de uma beleza negra jamais vista, resolveu criar uma estilo que conseguisse representar o “prêt-à-porter de luxo”, de modo que deixassem as mulheres mais soltas, mais libertas e confortáveis dentro de suas vestimentas, algo que não era muito visto naquela época.

Juntou-se com um sócio, o Jacques Lenoir e assim nasceu a Chloé. O nome fora escolhido devido ao forte apelo feminino que a marca tem para com o mesmo público, tornando a comunicação mais fácil, além de ser um nome impactante e fácil de ser pronunciado pelo mundo todo.

A grife entrou no mercado e passou a ser reconhecida por desenvolver de forma impecável o comércio de roupas prontas (ou se você preferir, pode chamar de prêt-à-porter).

https://www.instagram.com/p/B7OOGMmDap2/

Além disso, a própria Gaby, nome carinhoso com que os amigos a chamavam, foi a responsável pela criação de um novo termo que descrevesse, com perfeição, o estilo “luxury prêt-à-porter” (algo como pronta entrega luxuosa, em tradução livre). Lembrando que até este presente momento, a ideia principal da marca era conseguir associar de forma ímpar, a alta costura com o luxo, tudo feito sob medida.

Para que tudo saísse dentro do seu gosto e conforme o planejado, Gaby cuidou de todos os passos de sua primeira coleção feminina, desde o desenvolvimento das peças, passando pela escolha do tecido e até ajudando nos acabamentos finais, pregando botões à mão. Nesse início, também deu o suporte de vendas para que as pessoas conseguissem captar com essência o real significado da marca francesa Chloé.

Desfile de estreia da marca

Depois do seu lançamento no mercado e de sua rápida aceitação pelo público, a marca, em 1956, resolveu fazer o seu primeiro desfile no famosos Café de Flore. Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o espaço, ele é um verdadeiro reduto de artistas franceses.

E foi dentro desse cenário maravilhoso que a marca inaugurou sua coleção, trazendo para a passarela roupas delicadamente femininas, que vinham com tecidos finos, que tinham um ar romântico e uma pegada leve, rejeitando todo a formalidade e todo o padrão que até aquele momento, vigorava entre as mulheres na década de 50.

https://www.instagram.com/p/B6iqVrcH826/

Desde sua criação, a marca sempre conseguiu recrutar jovens estilistas talentosos, como Maxime de la Falaise, Christiana Bailly, Tan Giudicelli, Graziella Fontana, Carlos Rodriguez e Guy Paulin.

Na década de 60, a Chloé fez parte de toda uma geração revolucionária que viria, por fim, definir o que seria o estilo prêt-à-porter dentro da moda francesa. Apostou de forma veemente em roupas que representassem a modernidade e jovialidade, sempre quebrando padrões e libertando um espírito bastante audacioso.

A direção de Karl Lagerfeld

Todo esse espírito jovem e revolucionário fora mantido e aprimorado quando um jovem de 28 anos de idade com o nome de Karl Lagerfeld assumiu a direção criativa da Chloé, no ano de 1966. A revolução começou neste minuto!

https://www.instagram.com/p/Bv2M9Uuhr3Z/?hl=en

Ele conseguiu transformar a marca em um verdadeiro fenômeno mundial, sendo a preferida de muitas celebridades naquela época, como por exemplo, a ex-primeira dama dos Estados Unidos, a Kackie Kennedy. Também entraram para o hall da fama, nomes como Brigitte Bardot, a cantora lírica Maria Callas e a atriz Grace Kelly.

A primeira loja da Chloé

Com o sucesso batendo a porta, seria pouco improvável que a loja não desse mais um passo para conseguir se concretizar dentro do mercado da moda. E assim, ela abriu as portas pela primeira vez, com sua própria loja em 1971, na rua Gribeauval, em Paris. Em 1975, a grife resolveu lançar o seu primeiro perfume dedicado ao público feminino. Foi exatamente durante todo esse período que as blusas no estilo romântico de gaze e as saias longas definiram o guarda-roupas de toda uma geração.

As lojas Chloé levam o seu estilo para a arquitetura
As lojas Chloé levam o seu estilo para a arquitetura

Nos anos 80, mantinham-se as coleções em constante mudança, sempre como forma de reafirmar a capacidade da Chloé ser atemporal, podendo ser usada para qualquer ocasião. O estilista Martine Sitbon contribuiu bastante para esse sucesso.

A aquisição pelo grupo Dunhill Holding

Em 1985, a marca fora adquirida pelo grupo Dunhill Holding, que hoje em dia é conhecido como Richemont e a forma de se comunicar com o mundo expandiu de uma maneira absurda! Os anos 90 foi fundamental para a concretização internacional da marca, tendo sido o ano de grandes lançamentos, como o perfume de maior sucesso, o Narcisse (1992) e também o Innocence (1996).

Contudo, a marca não conseguiu acompanhar os avanços da tecnologia e nem da moda. Passou a ficar com o aspecto mais retrô e perdeu destaque no mercado.

https://www.instagram.com/p/B310dZyn64F/

Foi neste momento que ela apostou num novo nome para fazer parte do seu time: Stella McCartney, que assumiu a direção criativa da maison em 1997, reinventando a marca por completo!

Mantinha-se a pegada romântica através do lançamento de uma coleção vintage, que elevou a Chloé para um novo nível de fama. As famosas estampas abacaxi, até o dia de hoje, são fortes dentro do mercado e bastante conhecidas pelo universo da moda, caracterizando pra sempre a história da marca.

https://www.instagram.com/p/B2_3aEbgZv-/

Após sua saída, em 2001, Phoebe Philo passou a administrar o comando da linha de criação da Chloé. Assim, ela conseguiu atrair rapidamente o público mais jovem, que estava atrás de peças que imprimisse personalidade e sensualidade. Esse novo estilo adotado por ela chamou a atenção de novas celebridades, como Kirsten Dunst, Lou Doillon e Natalie Portman.

A primeira coleção de sapatos e bolsas

O ano de 2002 foi muito marcante e determinante para a marca. Assim como tudo o que vinha sendo produzido pela marca, os artigos e acessórios caíram no gosto da mulher moderna rapidamente.

O primeiro grande sucesso da marca fora o modelo bolsa Paddington Chloé, que vinha com um inconfundível cadeado, tornando-se alguns anos depois, o verdadeiro símbolo da marca e um case de sucesso de vendas no mundo todo!

No entanto não paramos por aí e a marca acabou lançando diversas novidades, sendo que as bolsas Chloé começaram a ter grande destaque na mídia.

https://www.instagram.com/p/B2b5U0-oOkW/

Atraía muito bem o público mais jovem devido a peças como minissaias, tops e shorts curto, sem contar os vestidos e calças que marcaram toda uma geração.

A Chloé sob a direção de Paulo Melim

Em 2006, a direção criativa ficou por conta de ninguém menos que Paulo Melim Andersson e claro que ele trouxe muitas novidades para a marca. Para se ter ideia do tamanho, no ano seguinte, a Chloé foi a primeira marca de luxo a conseguir oferecer a seus usuários uma versão estilizada e moderna no iPhone através de seu e-commerce.

https://www.instagram.com/p/B1T0HlgngBH/

Também conseguiu ampliar o seu repertório, ao fazer parceria com Hannah MacGibbon, para a elaboração de uma linha de perfumes, sendo que ela, posteriormente, ocuparia o cargo de diretora artística da grife. Ela apresentou sua primeira coleção em 2009 e veio para arrasar, apostando de forma definitiva em todas as tonalidades de nude, marcando de maneira exemplar a silhueta feminina, sem deixar vulgar. Foram peças fluidas e elegantes, que encantaram o mundo da moda.

Chloé lança linha de óculos e perfume

Em 2011, Clare Waight-Keller passou a comandar o posto de diretora criativa da grife renomada e assinou não só a criação da coleção feminina, mas também da linha infantil da marca, dos acessórios, dos perfumes, da moda praia, jeans e óculos de sol e grau.

https://www.instagram.com/p/BxXilFSADUl/

Para quem não conhece a história deste ícone da moda, ela se formou em Moda no Ravensbourne College of Art, que fica em Londres e iniciou sua carreira profissional na Gucci, atuando através da majestosa direção de Tom Ford.

https://www.instagram.com/p/B1Oqhq9AO77/

Em 2012, a loja inaugurou sua principal casa para comemorar os 60 anos de história da marca na Rue Saint-Honoré (uma das principais e mais badaladas ruas da França). Além disso, neste ano também lançou uma cápsula que teve como base a utilização de 16 hits da marca, que contaram com criações de diversos estilistas, como a própria Gaby Aghion, Phoebe Philo, Karls Lagerfeld, Hannah MacGibbon e Stella McCartney.

No ano de 2014, a marca lançou oficialmente o seu perfume Roses Chloé, que tinham suas notas inspiradas nos perfumes das rosas.

A Chloé pelo mundo

Como nós dissemos, a Chloé é nome que nos vem à cabeça quando falamos sobre estilo prêt-à-porter. Ao todo, a marca possui mais de 120 lojas espalhadas e comercializadas pelos mais diversos do mundo: Londres, Paris, Hong Kong, Tóquio, Los Angeles, Marbella, Las Vegas, Nova York e Dubai.

https://www.instagram.com/p/Bw95ADznB9Y/

Tudo isso sem contar sua forte presença em lojas de departamento, como a Bloomingdale’s, Harrods, Neiman MArcus, Selfridges, Harvey Nichols e Bon Marché.

Cerca de 40% da receita bruta que é gerada para a marca vem da comercialização de seus produtos na Europa, 25% vem dos Estados Unidos.

Curiosidades sobre a Chloé

  • Se acordo com o Francês, o É que tem no final do nome da marca “Chloé” não deve ser pronunciado de forma aberta, como nós falamos, mas sim, como Ê. A forma certa de pronunciar seria Clo-ê.
  • Em 2013, com 92 anos de idade, Gaby Aghion compareceu a uma grande homenagem, pessoalmente. A intenção da cerimônia era condecorá-la como a Cavaleira da Legião da Honra da França, sendo cedida pelo ministro da cultura. Nesse momento, podemos perceber que ela sai do tradicional e entrou no hall exclusivo de ícones da moda, onde seu nome irá perdurar por muitos anos!
  • Chloé significa vem do grego e significa “Folhagem Nova”. Indica ambição, disciplina e perseverança, além de ser um nome tipicamente feminino.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • 4 Mini Bags de Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…
  • Dicas de autenticidade de bolsas Louis Vuitton!

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Top 4 Bolsas para aderir ao Quiet Luxury: Modelos Discretos e Clássicos

    Se antes o status vinha estampado em letras garrafais, agora ele se esconde nos acabamentos impecáveis e na discrição calculada. O quiet luxury, conceito que reflete uma mudança de mentalidade em relação ao consumo, tem reposicionado a forma como olhamos para as bolsas de grife. Não se trata mais de ser visto, mas de ser…
  • Louis Vuitton “La Beauté”: A Primeira coleção de Maquiagem da Maison

    A espera acabou! Com La Beauté, a Louis Vuitton estreia no universo da maquiagem trazendo batons, balms e paletas que tornam a rotina diária de beleza um momento especial. As embalagens, impecavelmente desenhadas e colecionáveis, são quase uma extensão do DNA da maison: luxo, cuidado e aquele detalhe que faz toda a diferença. Cada item…
  • 5 Curiosidades sobre a Cartier!

    A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto…
  • 4 Bolsas de Luxo Descontinuadas no Etiqueta Única

    A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…
  • Tiffnay & Co: Conheça a Nova Coleção de objetos Colecionáveis da Marca

    A Tiffany & Co., uma das joalherias mais icônicas do mundo, ampliou recentemente sua coleção Time Objects com duas criações que unem relojoaria, design escultural e o espírito colecionável que permeia o DNA da maison. O Time for Speed Clock – Black Edition, inspirado nos carros de corrida, e o Tiffany Airways – Diamond Edition,…
  • Bolsas clássicas de marcas de luxo que sempre estão em alta

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • 8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

    O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…
  • Carteira de Grife: Os Modelos de Luxo que brilham no Inverno

    Há quem minimize a força e a presença de uma boa carteira de grife, mas é no inverno que ela se revela: entre casacos e sobreposições que escondem a it-bag, é esse acessório que aparece ao pagar a conta no restaurante ou café. Compactas, mas carregadas de impacto, funcionam como porta de entrada para o…
  • 4 Sapatos Rasteiros de Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    Por muitos anos, era quase mandatório que as mulheres se sacrificassem em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas, este pensamento está mudando e, cada vez mais, o conforto e a comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo…