Capa do post sobre a Chloé

Chloé – o luxo e a sofisticação do prêt-à-porter

Audaciosa, charmosa, feminina, delicada e jovem… Se pudéssemos resumir tudo o que a Chloé significa em alguns adjetivos, creio que esses seriam bastante apropriados. Muito provavelmente você não deve ter visto outdoors com seu nome (e de fato, ela não é nenhuma celebridade).

Mas quem conhece essa marca francesa, sabe que o luxo e sofisticação são seu sobrenome e não abrem mão do bom gosto e requinte que a marca proporciona.

Atualmente, conseguimos ver que ela vem ganhando a admiração de diversas famosas, tornando-se símbolo de uma moda mais jovial, mas que não perde a elegância em seus mínimos detalhes.

Conhecendo a história

Tudo começou em 1952, quando a parisiense Gabrielle Aghion, que nasceu em Alexandria- Egito, dona de uma beleza negra jamais vista, resolveu criar uma estilo que conseguisse representar o “prêt-à-porter de luxo”, de modo que deixassem as mulheres mais soltas, mais libertas e confortáveis dentro de suas vestimentas, algo que não era muito visto naquela época.

Juntou-se com um sócio, o Jacques Lenoir e assim nasceu a Chloé. O nome fora escolhido devido ao forte apelo feminino que a marca tem para com o mesmo público, tornando a comunicação mais fácil, além de ser um nome impactante e fácil de ser pronunciado pelo mundo todo.

A grife entrou no mercado e passou a ser reconhecida por desenvolver de forma impecável o comércio de roupas prontas (ou se você preferir, pode chamar de prêt-à-porter).

https://www.instagram.com/p/B7OOGMmDap2/

Além disso, a própria Gaby, nome carinhoso com que os amigos a chamavam, foi a responsável pela criação de um novo termo que descrevesse, com perfeição, o estilo “luxury prêt-à-porter” (algo como pronta entrega luxuosa, em tradução livre). Lembrando que até este presente momento, a ideia principal da marca era conseguir associar de forma ímpar, a alta costura com o luxo, tudo feito sob medida.

Para que tudo saísse dentro do seu gosto e conforme o planejado, Gaby cuidou de todos os passos de sua primeira coleção feminina, desde o desenvolvimento das peças, passando pela escolha do tecido e até ajudando nos acabamentos finais, pregando botões à mão. Nesse início, também deu o suporte de vendas para que as pessoas conseguissem captar com essência o real significado da marca francesa Chloé.

Desfile de estreia da marca

Depois do seu lançamento no mercado e de sua rápida aceitação pelo público, a marca, em 1956, resolveu fazer o seu primeiro desfile no famosos Café de Flore. Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o espaço, ele é um verdadeiro reduto de artistas franceses.

E foi dentro desse cenário maravilhoso que a marca inaugurou sua coleção, trazendo para a passarela roupas delicadamente femininas, que vinham com tecidos finos, que tinham um ar romântico e uma pegada leve, rejeitando todo a formalidade e todo o padrão que até aquele momento, vigorava entre as mulheres na década de 50.

https://www.instagram.com/p/B6iqVrcH826/

Desde sua criação, a marca sempre conseguiu recrutar jovens estilistas talentosos, como Maxime de la Falaise, Christiana Bailly, Tan Giudicelli, Graziella Fontana, Carlos Rodriguez e Guy Paulin.

Na década de 60, a Chloé fez parte de toda uma geração revolucionária que viria, por fim, definir o que seria o estilo prêt-à-porter dentro da moda francesa. Apostou de forma veemente em roupas que representassem a modernidade e jovialidade, sempre quebrando padrões e libertando um espírito bastante audacioso.

A direção de Karl Lagerfeld

Todo esse espírito jovem e revolucionário fora mantido e aprimorado quando um jovem de 28 anos de idade com o nome de Karl Lagerfeld assumiu a direção criativa da Chloé, no ano de 1966. A revolução começou neste minuto!

https://www.instagram.com/p/Bv2M9Uuhr3Z/?hl=en

Ele conseguiu transformar a marca em um verdadeiro fenômeno mundial, sendo a preferida de muitas celebridades naquela época, como por exemplo, a ex-primeira dama dos Estados Unidos, a Kackie Kennedy. Também entraram para o hall da fama, nomes como Brigitte Bardot, a cantora lírica Maria Callas e a atriz Grace Kelly.

A primeira loja da Chloé

Com o sucesso batendo a porta, seria pouco improvável que a loja não desse mais um passo para conseguir se concretizar dentro do mercado da moda. E assim, ela abriu as portas pela primeira vez, com sua própria loja em 1971, na rua Gribeauval, em Paris. Em 1975, a grife resolveu lançar o seu primeiro perfume dedicado ao público feminino. Foi exatamente durante todo esse período que as blusas no estilo romântico de gaze e as saias longas definiram o guarda-roupas de toda uma geração.

As lojas Chloé levam o seu estilo para a arquitetura
As lojas Chloé levam o seu estilo para a arquitetura

Nos anos 80, mantinham-se as coleções em constante mudança, sempre como forma de reafirmar a capacidade da Chloé ser atemporal, podendo ser usada para qualquer ocasião. O estilista Martine Sitbon contribuiu bastante para esse sucesso.

A aquisição pelo grupo Dunhill Holding

Em 1985, a marca fora adquirida pelo grupo Dunhill Holding, que hoje em dia é conhecido como Richemont e a forma de se comunicar com o mundo expandiu de uma maneira absurda! Os anos 90 foi fundamental para a concretização internacional da marca, tendo sido o ano de grandes lançamentos, como o perfume de maior sucesso, o Narcisse (1992) e também o Innocence (1996).

Contudo, a marca não conseguiu acompanhar os avanços da tecnologia e nem da moda. Passou a ficar com o aspecto mais retrô e perdeu destaque no mercado.

https://www.instagram.com/p/B310dZyn64F/

Foi neste momento que ela apostou num novo nome para fazer parte do seu time: Stella McCartney, que assumiu a direção criativa da maison em 1997, reinventando a marca por completo!

Mantinha-se a pegada romântica através do lançamento de uma coleção vintage, que elevou a Chloé para um novo nível de fama. As famosas estampas abacaxi, até o dia de hoje, são fortes dentro do mercado e bastante conhecidas pelo universo da moda, caracterizando pra sempre a história da marca.

https://www.instagram.com/p/B2_3aEbgZv-/

Após sua saída, em 2001, Phoebe Philo passou a administrar o comando da linha de criação da Chloé. Assim, ela conseguiu atrair rapidamente o público mais jovem, que estava atrás de peças que imprimisse personalidade e sensualidade. Esse novo estilo adotado por ela chamou a atenção de novas celebridades, como Kirsten Dunst, Lou Doillon e Natalie Portman.

A primeira coleção de sapatos e bolsas

O ano de 2002 foi muito marcante e determinante para a marca. Assim como tudo o que vinha sendo produzido pela marca, os artigos e acessórios caíram no gosto da mulher moderna rapidamente.

O primeiro grande sucesso da marca fora o modelo bolsa Paddington Chloé, que vinha com um inconfundível cadeado, tornando-se alguns anos depois, o verdadeiro símbolo da marca e um case de sucesso de vendas no mundo todo!

No entanto não paramos por aí e a marca acabou lançando diversas novidades, sendo que as bolsas Chloé começaram a ter grande destaque na mídia.

https://www.instagram.com/p/B2b5U0-oOkW/

Atraía muito bem o público mais jovem devido a peças como minissaias, tops e shorts curto, sem contar os vestidos e calças que marcaram toda uma geração.

A Chloé sob a direção de Paulo Melim

Em 2006, a direção criativa ficou por conta de ninguém menos que Paulo Melim Andersson e claro que ele trouxe muitas novidades para a marca. Para se ter ideia do tamanho, no ano seguinte, a Chloé foi a primeira marca de luxo a conseguir oferecer a seus usuários uma versão estilizada e moderna no iPhone através de seu e-commerce.

https://www.instagram.com/p/B1T0HlgngBH/

Também conseguiu ampliar o seu repertório, ao fazer parceria com Hannah MacGibbon, para a elaboração de uma linha de perfumes, sendo que ela, posteriormente, ocuparia o cargo de diretora artística da grife. Ela apresentou sua primeira coleção em 2009 e veio para arrasar, apostando de forma definitiva em todas as tonalidades de nude, marcando de maneira exemplar a silhueta feminina, sem deixar vulgar. Foram peças fluidas e elegantes, que encantaram o mundo da moda.

Chloé lança linha de óculos e perfume

Em 2011, Clare Waight-Keller passou a comandar o posto de diretora criativa da grife renomada e assinou não só a criação da coleção feminina, mas também da linha infantil da marca, dos acessórios, dos perfumes, da moda praia, jeans e óculos de sol e grau.

https://www.instagram.com/p/BxXilFSADUl/

Para quem não conhece a história deste ícone da moda, ela se formou em Moda no Ravensbourne College of Art, que fica em Londres e iniciou sua carreira profissional na Gucci, atuando através da majestosa direção de Tom Ford.

https://www.instagram.com/p/B1Oqhq9AO77/

Em 2012, a loja inaugurou sua principal casa para comemorar os 60 anos de história da marca na Rue Saint-Honoré (uma das principais e mais badaladas ruas da França). Além disso, neste ano também lançou uma cápsula que teve como base a utilização de 16 hits da marca, que contaram com criações de diversos estilistas, como a própria Gaby Aghion, Phoebe Philo, Karls Lagerfeld, Hannah MacGibbon e Stella McCartney.

No ano de 2014, a marca lançou oficialmente o seu perfume Roses Chloé, que tinham suas notas inspiradas nos perfumes das rosas.

A Chloé pelo mundo

Como nós dissemos, a Chloé é nome que nos vem à cabeça quando falamos sobre estilo prêt-à-porter. Ao todo, a marca possui mais de 120 lojas espalhadas e comercializadas pelos mais diversos do mundo: Londres, Paris, Hong Kong, Tóquio, Los Angeles, Marbella, Las Vegas, Nova York e Dubai.

https://www.instagram.com/p/Bw95ADznB9Y/

Tudo isso sem contar sua forte presença em lojas de departamento, como a Bloomingdale’s, Harrods, Neiman MArcus, Selfridges, Harvey Nichols e Bon Marché.

Cerca de 40% da receita bruta que é gerada para a marca vem da comercialização de seus produtos na Europa, 25% vem dos Estados Unidos.

Curiosidades sobre a Chloé

  • Se acordo com o Francês, o É que tem no final do nome da marca “Chloé” não deve ser pronunciado de forma aberta, como nós falamos, mas sim, como Ê. A forma certa de pronunciar seria Clo-ê.
  • Em 2013, com 92 anos de idade, Gaby Aghion compareceu a uma grande homenagem, pessoalmente. A intenção da cerimônia era condecorá-la como a Cavaleira da Legião da Honra da França, sendo cedida pelo ministro da cultura. Nesse momento, podemos perceber que ela sai do tradicional e entrou no hall exclusivo de ícones da moda, onde seu nome irá perdurar por muitos anos!
  • Chloé significa vem do grego e significa “Folhagem Nova”. Indica ambição, disciplina e perseverança, além de ser um nome tipicamente feminino.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Modelos clássicos de bolsas da Bottega Veneta na Black Friday 2024 para investir como primeiro acessório de luxo.

Bottega Veneta na Black Friday: 4 Bolsas Clássicas para Investir!

Se você está em busca do primeiro acessório de luxo para investir nesta Black Friday, as bolsas clássicas da Bottega Veneta podem ser uma excelente escolha. Fundada em 1966 em Vicenza, a grife italiana é mundialmente reconhecida por seu artesanato impecável e design atemporal, caracterizados pela técnica exclusiva de trançado em couro, conhecida como Intrecciato….
capa do post sobre acessórios para apostar no black month

Os Acessórios para investir neste Black Month!

Novembro já está entrando na sua metade final e ele não é apenas marcado pela chegada das temperaturas altas e a aproximação do verão, mas também pela maior ação da história, e também a mais esperada do ano, do Etiqueta Única: o Black Month. No esquenta para a black friday e para o cyber monday,…
capa do post sobre maxi bags na summer sale

MAXI LOVE! 5 Bolsas Maxi para investir no Black Month

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

4 Marcas Italianas Imperdíveis no Black Month

O mercado de luxo é um dos setores que mais movimenta dinheiro na economia mundial anualmente, sendo este valor na casa dos bilhões. Quando pensamos no nicho de moda, as primeiras marcas que vem na mente de milhares de pessoas são Gucci, Prada e Fendi, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem…
capa do post sobre bolsas fendi na super sale

5 It Bags Queridinhas pelas Fashionistas no Black Month

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
Tênis mais clássicos da marca Louis Vuitton na Black Friday 2024.

Os Modelos de Tênis Clássicos da Louis Vuitton na Black Month!

A Louis Vuitton é amplamente reconhecida por suas bolsas e malas icônicas, mas a grife francesa também se destaca com grande prestígio no mundo dos tênis de luxo. Combinando sua expertise em design com o DNA de elegância e tradição, a etiqueta fundada em 1854 tem investido em modelos de sneakers que se tornaram verdadeiros…
capa do post sobre bolsas de marcas italianas para se ter

As Bolsas para trabalhar no Black Month do EÚ

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
capa do post de combinações com scarpin

5 Combinações com Scarpin para se inspirar!

Quando pensamos em sapatos de salto alto, o scarpin é um dos primeiros que vem na nossa mente, certo? Uma escolha clássica e certeira, este é um modelo de sapato que nunca sai de moda e vem sendo usado por mulheres há muitas décadas. O scarpin é um calçado tradicional e que deixa qualquer look…
capa do post sobre malas de viagem louis vuitton no black month

3 Malas de Viagem Louis Vuitton que você encontra no Black Month

Quando pensamos na icônica marca de luxo francesa Louis Vuitton, alguns dos primeiros produtos que vêm a mente sãos suas clássicas bolsas, como a Speedy, Neverfull e Alma. Mas, muitos podem não saber que foram os artigos de viagem da maison os responsáveis por fazerem com que ela fosse reconhecida mundo afora e ser o…
Osklen lança linha de camisetas em apoio ao G20.

Moda Sustentável: Osklen lança Coleção de T-Shirts em apoio ao G20!

A busca por uma moda sustentável tem ganhado destaque no Brasil, e uma marca que encabeça essa iniciativa é a Osklen. Reconhecida por seu compromisso com práticas eco-friendly, a marca nacional foi uma das pioneiras no país a adotar materiais reciclados, processos de baixo impacto ambiental e parcerias com organizações voltadas para a sustentabilidade (o…

8 Curiosidades sobre relógios de luxo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética. Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado…
Phillip Lim deixa o cargo de diretor criativo da marca americana de luxo 3.1 Phillip Lim

Phillip Lim se despede de sua própria marca 3.1 Phillip Lim!

Fundada em 2005 por Phillip Lim e Wen Zhou, a 3.1 Phillip Lim rapidamente conquistou seu espaço no mundo fashion, sendo celebrada por suas peças femininas e sofisticadas. A etiqueta americana reflete um DNA que mistura elegância descontraída com uma estética urbana, sendo considerada por muitos como uma “marca de luxo acessível” e super alinhada…