A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher.
Apesar de suas bolsas, sapatos e peças de roupa confeccionadas em tweed serem os itens mais conhecidos da maison francesa, outro produto que se tornou seu símbolo foram seus perfumes, especialmente o Chanel Nº5, que se tornou referência da grife.
Para celebrar suas icônicas fragrâncias, a maison francesa inaugurou uma exposição que celebrar toda sua história no ramo da perfumaria. Confiram mais detalhes abaixo:
Uma viagem olfativa pelo tempo, que mergulha na história dos seus perfumes é a mais nova iniciativa da histórica marca de luxo. Uma proposta imersiva intitulada “Le Grand Numéro de Chanel” celebra a fragrância icônica Chanel N.º5.
Realizadas nas imediações da Torre Eiffel, no Grand Palais Éphémère em Paris, na esplanada Champ-de-Mars, a exposição estará aberta ao público, gratuitamente e sujeita a reservas online, até ao dia 9 de janeiro.
Uma trilha sonora dá as boas-vindas aos visitantes em uma tenda circense em tons de branco e negro, decorada com grandes leões, frascos de perfume, cartas de jogo francesas em tamanho extra grande colocadas verticalmente, recriando uma forma circular em torno da qual se estrutura o emblema “C” icônico entrelaçado da maison e pavimento espelhado que reflete as luzes quentes.
O espaço, que convida ao devaneio, surpreende com a presença de bailarinos contemporâneos entre o público e mágicos profissionais que interagem também com o público, fazendo desaparecer cartões ou transformando espadas e corações no logotipo Chanel.
Em torno do circo central, a maison propõe uma série de salas imersivas para percorrer a história dos seus perfumes. A viagem começa em 1921, o ano do lançamento do perfume que se tornaria uma lenda: o mítico “N.°5”, que foi concebido pelo perfumista francês nascido na Rússia Ernest Beaux a partir da quinta amostra olfativa que propôs a Gabrielle Chanel.
“A perfumaria da Chanel tem uma ambição existencial. A Le Grand Numéro de Chanel é uma viagem emocional, a oportunidade de descobrir todas as facetas e o papel de um perfume”, diz Thomas du Pré de Saint Maur, o diretor de Recursos Criativos da maison para perfumes, beleza, relojoaria e joalheria.
A exposição vai a um passo além do formato tradicional de exibições, propondo uma visita multissensorial e interativa que funde a história do laboratório de perfumes Chanel com a inovação e coloca o olfato no centro da visita. Enquanto a realidade virtual permite aos visitantes reviver o nascimento da fragrância, a maison também lhes dá a oportunidade de experimentar e aprender sobre o processo criativo com especialistas profissionais, que explicam tudo desde como abordar os testes de perfume até ao savoir-faire artesanal de selar à mão os frascos icônicos.
“O N.°5 é o perfume feminino por excelência porque, longe de impor um ideal de feminilidade, abraça todas as nuances”, diz a diretora de patrimônio da marca, Hélène Fulgence. Por sua vez, Olivier Polge, perfumista da maison, sublinha que “no mundo da perfumaria, a Chanel tem uma história particular. Criamos e possuímos todas as nossas fórmulas, o que nos permitiu trabalhar em cada um dos ingredientes que entram nelas.”
Uma das características revolucionárias no lançamento do perfume não foi outra senão nomeá-lo apenas como um número, algo que nenhuma outra marca tinha feito até então; optar por um desenho gráfico que retoma os códigos do manifesto Dadaist ou por um desenho inovador do frasco. Mais do que familiares hoje, as características icônicas da marca, que incluem também espaços dedicados à descrição e evolução da imagem da marca, incluindo uma visita histórica aos seus anúncios impressos e comerciais icônicos de televisão, como o estrelado por Nicole Kidman em 2005.
O universo Chanel estende-se a outra sala tipo bastidores, onde é possível misturar-se com bailarinos no meio de uma sessão de aquecimento, desfrutar de uma sessão de maquiagem profissional com os maquiadores da maison e descobrir as quatro frescas fragrâncias “Chance” em frente aos espelhos. Num aceno à sorte que dá o seu nome aos conhecidos perfumes em formato circular, a experiência continua num cassino de estilo pop onde os visitantes podem apostar na roleta e ganhar fichas que dão a possibilidade de depois serem trocadas por pequenos espelhos ou ornamentos da marca.
A exposição consagra igualmente uma zona à linha masculina “Bleu”, exibida através de uma maqueta urbana de grande escala e performance de atores, para além de um speakeasy olfativo onde é possível descobrir as diferenças entre os formatos “eau de toilette”, “eau de parfum” e perfume. Também, a personalidade expressa através do perfume, como um acessório revelador que permite expressar-nos, conta igualmente com uma sala dedicada à coleção exclusiva de 18 fragrâncias Chanel únicas. A descoberta do perfume que representa cada visitante requer apenas um teste de personalidade, a ser respondido sentado num divã.
A visita chega ao fim num longo corredor cor-de-rosa que conduz ao jogo da sedução. Um jogo com peças gigantes de xadrez com telas e teclados interativos, assim como uma sala dedicada à maquiagem, que é exibida sob os comandos de um cockpit futurista, os diferentes estilos de moda da marca e o perfume “Coco Mademoiselle”.
No final, os visitantes podem fazer uma chamada telefônica para a própria Coco Chanel e ouvir
sua mensagem única para constatar se a visita foi bem sucedida. E, se alguém quiser mais, uma extensa boutique dedicada à exposição e as fragrâncias da maison completam a excursão atrativa e lúdica.
O que acharam da nova exposição da Chanel? Gostaria de visitar? Nos conte nos comentários!
A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
Em tempos de quarentena, ficar em casa virou uma realidade para inúmeras pessoas. Com isso, atrações culturais como shows e eventos de entretenimento tiveram que ser cancelados ou adiados para o próximo ano. Com isso, artistas de inúmeras indústrias (musical, do cinema e televisão, etc) começaram a utilizar a ferramenta de lives em redes sociais…
As festas de final de ano estão se aproximando e com isso as buscas pelos looks de Reveillón 2023 estão cada vez maiores. Nesse post a gente te dá aquela ajudinha pra você encontrar a produção perfeita para o seu estilo. Já está ansiosa? Então confira os 10 Looks para passar o Reveillón 2023 em…
Fundada em 1961 por Yves Saint Laurent e seu parceiro de negócios Pierre Bergé, a etiqueta francesa se tornou um dos maiores nomes da indústria fashion. No entanto, você sabe a pronúncia da marca YSL? Embora a grife tenha passado por um rebranding em 2012, abandonando o “Yves” e passando a se chamar apenas Saint…
Vilebrequin é a famosa grife francesa de bermudas, reconhecida mundialmente pelas suas estampas inusitadas e descoladas. A qualidade do tecido exclusivo usado pela marca também é digna de atenção, já que faz com que a peça seque rapidamente.
Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única
Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!
A nomeação de Yang Mi como embaixadora Prada não soa como um anúncio isolado, mas como uma peça que se encaixa perfeitamente no modo como a maison italiana constrói sua presença cultural. A atriz chinesa, uma das figuras mais influentes da televisão e do cinema na Ásia, chega à marca num momento em que a…
Elas quase cabem na palma da mão, mas parecem carregar uma energia desproporcional ao tamanho. As bolsas pequenas de sucesso conquistam justamente por isso: condensam estilo em centímetros e funcionam como pequenas interrupções de cor, textura ou metal na rotina. Quem escolhe versões mini das marcas de luxo entende que, às vezes, o essencial é…
A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
Ferragamo é cinema, história e design exclusivo. Fundada em 1927 por Salvatore Ferragamo, que conquistou Hollywood calçando musas como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, a maison continua a evoluir sob Maximilian Davis, trazendo frescor e sofisticação ao legado de quase cem anos. Os acessórios femininos vão além dos sapatos: flats, bolsas-desejo e bijoux que mais…
As bolsas datam dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares de vezes, sendo imaginada nos mais variados formatos, tecidos e detalhes. Um dos grandes marcos…
Breaking News: Dario Vitale deixa a Versace. A “Grife da Medusa” mal teve tempo de respirar após seu retorno à órbita de um grande conglomerado italiano. Dois dias depois de o Prada Group concluir oficialmente a compra da maison, o designer anuncia sua saída do cargo de diretor criativo. Um movimento que, embora surpreendente à…
Todos os anos a Pantone Color Institute escolhe a cor do ano, que serve de referência e aposta não apenas para os profissionais da moda, mas também para as mais diferentes indústrias existentes. O processo de escolha da cor requer decisões muito ponderadas e uma análise de tendências consistente. Para chegar à decisão a cada…
Um dia depois do impactante desfile Chanel Métiers d’Art em Nova York, a Gucci pegou o mercado de luxo de surpresa ao liberar hoje, o lookbook completo de sua coleção Pre-Fall 2026, batizada de “Generation Gucci”. Fotografado pelo próprio Demna, o material funciona como um manifesto visual que antecipa o que veremos em fevereiro, quando…
A história de uma das maiores marcas de luxo é frequentemente contada por meio de suas bolsas icônicas, mas existe um outro capítulo, menor no tamanho, imenso no impacto, que merece luz própria: os acessórios femininos da Louis Vuitton. São criações delicadas que quando observadas de perto, fica claro que o encanto está nos detalhes….
Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…