capa do post sobre a chanel apostar na economia circular
|

Chanel Aposta na Economia Circular!

Como já falamos algumas vezes aqui, a sustentabilidade é um dos assuntos mais em alta e comentados dos últimos anos. Ela vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Por isso, nos últimos tempos, inúmeras marcas de moda, principalmente no setor de luxo, vêm anunciando ações e medidas que pretendem tomar para garantir que sua produção tenha uma natureza mais sustentável e que tenha menor impacto no ambiente.

De uma maneira mais discreta, a grife francesa Chanel vem apostando em medidas mais ecológicas para ter ações que não sejam tão prejudiciais ao planeta.

Confiram abaixo como a Chanel está tornando suas ações mais sustentáveis:

Chanel e a Economia Circular

As práticas da economia circular e o upcycling estão cada vez mais no centro das atenções na indústria do luxo. Enquanto o conglomerado de luxo LVMH lançou o Nona Source em 2021, um site de revenda dos seus estoques de tecidos e materiais, a Chanel inaugurou o Atelier des Matières há quatro anos, em 2018, através de um modelo de transformação circular ligeiramente diferente, que trabalha na recuperação e renovação de materiais não utilizados, bem como de produtos manufaturados não vendidos ou não utilizados dos setores da moda e do luxo.

Desde do início, a ideia foi criar uma empresa aberta a todas as marcas de luxo e premium, oferecendo-lhes a oportunidade de renovar os seus restos, em termos de tecidos, materiais, produtos acabados ou semiacabados, com o apoio do departamento de investigação e desenvolvimento da Chanel em Paris, onde oito a 10 pessoas trabalham neste projeto.

Atelier Chanel. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Chanel.com)
Atelier Chanel. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Chanel.com)

O departamento é localizado em Le Meux, na região de Oise, em um antigo local logístico do grupo, o Atelier des Matières emprega atualmente 35 pessoas, incluindo uma equipe de “avaliadores”, encarregados de encontrar soluções para uma segunda vida dos objetos recolhidos.

O Atelier coleta roupas, artigos de couro e pequenos artigos em pele, calçados em fim de vida. Mas também recolhe materiais não utilizados, tais como fios e têxteis, correntes ou peças metálicas, botões e punhos, couro e peles, que são separados, desmontados, extraídos e depois transformados “em materiais reciclados de qualidade, confiando na rastreabilidade completa dos recursos que lhe são confiados, bem como na confidencialidade e segurança da sua cadeia de transformação responsável”, diz a empresa.

“Trabalhamos ou em circuito fechado, como um subcontratante, para recuperar um material de um cliente e devolvê-lo uma vez transformado, ou em circuito aberto, quando nos são confiados produtos, que iremos renovar e depois oferecer a outros clientes”, explica Eric Dupont, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Transformação da Chanel, que dirige a empresa desde 2020.

Bolsa Chanel Double Flap. Clique na imagem e confira criações da marca!
Bolsa Chanel Double Flap. Clique na imagem e confira criações da marca!

Por exemplo, com o apoio da start-up Authentic Material de Toulouse (da qual o grupo de luxo é acionista), o Atelier des Matières realizou a micronização de alguns retalhos de bolsas de couro da Chanel para transformá-los em agregados de materiais usados ​​nas partes ocultas da sapatos. Outro exemplo, o couro foi reciclado para criar cabos de facas.

“Criamos também um setor de embalagem. E gostaria de desenvolver parcerias com outras marcas fora da indústria da moda”, diz Dupont, que enfatiza o enriquecimento mútuo entre o prestador de serviços e seus clientes, que “também aprendem conosco”, e as muitas outras possibilidades disponíveis neste campo de reutilização e reciclagem.
Até agora, o Atelier des Matières era confidencial, mas esteve recentemente no centro das atenções durante o Hyères Fashion Festival, como parceiro do concurso com um prêmio dedicado que foi inaugurado na 37ª edição do evento. A empresa forneceu aos dez finalistas da categoria de Moda, materiais para criar um look, premiando a finlandesa Sini Saavala.

Look criado por Sini Saavala vencedor do Hyères Fashion Festival 2022. (Foto: Reprodução/Vogue.com)
Look criado por Sini Saavala vencedor do Hyères Fashion Festival 2022. (Foto: Reprodução/Vogue.com)

Esta é uma forma da empresa ganhar visibilidade e ser conhecida entre novas gerações de designers, que são potenciais futuros clientes.
O que acharam desta iniciativa da Chanel? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Carteira de Grife: Os Modelos de Luxo que brilham no Inverno

    Há quem minimize a força e a presença de uma boa carteira de grife, mas é no inverno que ela se revela: entre casacos e sobreposições que escondem a it-bag, é esse acessório que aparece ao pagar a conta no restaurante ou café. Compactas, mas carregadas de impacto, funcionam como porta de entrada para o…
  • 4 Sapatos Rasteiros de Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    Por muitos anos, era quase mandatório que as mulheres se sacrificassem em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas, este pensamento está mudando e, cada vez mais, o conforto e a comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo…
  • Bolsas de Marcas Francesas na Super Sale dos Pais Extended

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
  • Top 6 Mochilas de Luxo para Eles e para Elas: Modelos Elegantes e Funcionais

    Entre a pasta masculina pesada de sempre e a bolsa feminina clássica e óbvia, surge um trunfo moderno: as mochilas de luxo. Estilosas e funcionais, elas conquistam ambos os sexos. Mas quais são os modelos imperdíveis das grandes maisons? Listamos 6 ícones que vão do trabalho à escapada no fim de semana.
  • 4 Bolsas Grandes da Louis Vuitton na Super Sale dos Pais Extended

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • As peças Gucci que são imperdíveis na Super Sale dos Pais Extended

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 3 Peças da Balenciaga que são clássicas no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola. Após cair em esquecimento…
  • Quando custa o Acessório da Chanel mais barato hoje?

    Se você já se questionou quanto custa o acessório Chanel mais barato atualmente, saiba que é uma curiosidade comum. Quando pensamos na grife francesa, logo vêm à mente suas bolsas icônicas, como, por exemplo, a 2.55 e a Classic Double Flap, que em 2025 ultrapassam facilmente os US$ 10 mil nas versões em couro de…
  • Novo Embaixador Louis Vuitton é jogador do Real Madrid: Jude Bellingham

    O futebol e a moda de luxo estão cada vez mais próximos, e a estrela do grupo LVMH parece dominar essa ponte como poucas marcas sabem fazer. A mais recente prova disso é a nomeação de Jude Bellingham, meio-campista inglês de apenas 21 anos e craque do Real Madrid, como novo embaixador Louis Vuitton para…
  • 5 Bolsas Estruturadas de Luxo: Rígidas, Geométricas e Desejadas

    O encanto das bolsas estruturadas de luxo está no equilíbrio entre arquitetura e geometria. As box bags são compactas, mas demandam atenção: cada linha, cada fecho, cada detalhe parece pensado para durar, ser admirado e, acima de tudo, usado. Elas não competem com o look, mas elevam tudo ao redor, tornando o simples ato de…
  • Super Sale dos Pais Extended: Bolsas Clássicas para Investir!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • 3 Sapatos de Marcas de Luxo que sempre estão em alta!

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…