capa do post sobre a chanel apostar na economia circular
|

Chanel Aposta na Economia Circular!

Como já falamos algumas vezes aqui, a sustentabilidade é um dos assuntos mais em alta e comentados dos últimos anos. Ela vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Por isso, nos últimos tempos, inúmeras marcas de moda, principalmente no setor de luxo, vêm anunciando ações e medidas que pretendem tomar para garantir que sua produção tenha uma natureza mais sustentável e que tenha menor impacto no ambiente.

De uma maneira mais discreta, a grife francesa Chanel vem apostando em medidas mais ecológicas para ter ações que não sejam tão prejudiciais ao planeta.

Confiram abaixo como a Chanel está tornando suas ações mais sustentáveis:

Chanel e a Economia Circular

As práticas da economia circular e o upcycling estão cada vez mais no centro das atenções na indústria do luxo. Enquanto o conglomerado de luxo LVMH lançou o Nona Source em 2021, um site de revenda dos seus estoques de tecidos e materiais, a Chanel inaugurou o Atelier des Matières há quatro anos, em 2018, através de um modelo de transformação circular ligeiramente diferente, que trabalha na recuperação e renovação de materiais não utilizados, bem como de produtos manufaturados não vendidos ou não utilizados dos setores da moda e do luxo.

Desde do início, a ideia foi criar uma empresa aberta a todas as marcas de luxo e premium, oferecendo-lhes a oportunidade de renovar os seus restos, em termos de tecidos, materiais, produtos acabados ou semiacabados, com o apoio do departamento de investigação e desenvolvimento da Chanel em Paris, onde oito a 10 pessoas trabalham neste projeto.

Atelier Chanel. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Chanel.com)
Atelier Chanel. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Chanel.com)

O departamento é localizado em Le Meux, na região de Oise, em um antigo local logístico do grupo, o Atelier des Matières emprega atualmente 35 pessoas, incluindo uma equipe de “avaliadores”, encarregados de encontrar soluções para uma segunda vida dos objetos recolhidos.

O Atelier coleta roupas, artigos de couro e pequenos artigos em pele, calçados em fim de vida. Mas também recolhe materiais não utilizados, tais como fios e têxteis, correntes ou peças metálicas, botões e punhos, couro e peles, que são separados, desmontados, extraídos e depois transformados “em materiais reciclados de qualidade, confiando na rastreabilidade completa dos recursos que lhe são confiados, bem como na confidencialidade e segurança da sua cadeia de transformação responsável”, diz a empresa.

“Trabalhamos ou em circuito fechado, como um subcontratante, para recuperar um material de um cliente e devolvê-lo uma vez transformado, ou em circuito aberto, quando nos são confiados produtos, que iremos renovar e depois oferecer a outros clientes”, explica Eric Dupont, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Transformação da Chanel, que dirige a empresa desde 2020.

Bolsa Chanel Double Flap. Clique na imagem e confira criações da marca!
Bolsa Chanel Double Flap. Clique na imagem e confira criações da marca!

Por exemplo, com o apoio da start-up Authentic Material de Toulouse (da qual o grupo de luxo é acionista), o Atelier des Matières realizou a micronização de alguns retalhos de bolsas de couro da Chanel para transformá-los em agregados de materiais usados ​​nas partes ocultas da sapatos. Outro exemplo, o couro foi reciclado para criar cabos de facas.

“Criamos também um setor de embalagem. E gostaria de desenvolver parcerias com outras marcas fora da indústria da moda”, diz Dupont, que enfatiza o enriquecimento mútuo entre o prestador de serviços e seus clientes, que “também aprendem conosco”, e as muitas outras possibilidades disponíveis neste campo de reutilização e reciclagem.
Até agora, o Atelier des Matières era confidencial, mas esteve recentemente no centro das atenções durante o Hyères Fashion Festival, como parceiro do concurso com um prêmio dedicado que foi inaugurado na 37ª edição do evento. A empresa forneceu aos dez finalistas da categoria de Moda, materiais para criar um look, premiando a finlandesa Sini Saavala.

Look criado por Sini Saavala vencedor do Hyères Fashion Festival 2022. (Foto: Reprodução/Vogue.com)
Look criado por Sini Saavala vencedor do Hyères Fashion Festival 2022. (Foto: Reprodução/Vogue.com)

Esta é uma forma da empresa ganhar visibilidade e ser conhecida entre novas gerações de designers, que são potenciais futuros clientes.
O que acharam desta iniciativa da Chanel? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Hermès x Bialetti: Conceito inspirado no Ano do Cavalo une Luxo e Café

    Nos últimos anos, projetos criativos que misturam moda e design de produto têm ganhado força nas redes sociais. Depois da repercussão de um conceito envolvendo a Lacoste e a Bialetti, um novo exercício de imaginação chamou atenção: uma proposta não oficial que conecta a herança equestre da Hermès ao design icônico da cafeteira italiana. Embora…
  • Dolce & Gabbana cria Fantasia de Carnaval para Juliana Paes

    O luxo italiano ganhou uma nova passarela: a Marquês de Sapucaí. Neste ano, a Dolce & Gabbana assinou pela primeira vez uma fantasia oficial para o Carnaval do Rio de Janeiro, em parceria com a Unidos do Viradouro. O figurino vestiu a Rainha de Bateria Juliana Paes, que retornou à escola após 17 anos no…
  • As peças favoritas da Gucci para se ter!

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • 4 Bolsas Bottega Veneta para investir!

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • Hermès revela que cresceu 9% em 2025: Receita Impressiona!

    Em um mercado de luxo cada vez mais concentrado nas mãos de conglomerados como LVMH (que detém entre vários nomes a Louis Vuitton) e Kering (dono da Gucci e outras), a Hermès segue um caminho próprio. A maison francesa não integra nenhum grande grupo, mantém capital majoritariamente familiar e construiu sua reputação global a partir…
  • As Melhores peças da Chanel para investir no Etiqueta Única

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
  • As bolsas do New In do Etiqueta Única para investir!

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Atualmente existem diversos itens…
  • Os Sapatos Mais Confortáveis das Marcas de Luxo

    Durante décadas, o imaginário da moda associou elegância feminina a saltos vertiginosos e silhuetas rígidas, uma equação em que o estilo parecia exigir sacrifício. Casas como Christian Louboutin, Manolo Blahnik e Jimmy Choo ajudaram a eternizar essa estética poderosa. No entanto, a mulher contemporânea redefiniu as prioridades do luxo: hoje, conforto, ergonomia e bem-estar caminham…
  • 4 Bolsas Pequenas para usar no Carnaval!

    Um dos feriados mais esperados e aguardados do ano pelos brasileiros, o carnaval, chegou! Com as festividades a todo vapor, os dias de diversão e folia pelas ruas já são realidade na vida de centenas de pessoas, e muitas pessoas ainda possuem dúvidas no que vão vestir, já que todo mundo quer um look descolado…
  • Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • 5 Tênis para pular Carnaval e usar o Ano Todo!

    Entre trios elétricos, camarotes e blocos que atravessam a cidade do dia à noite, escolher o tênis ideal para pular Carnaval deixou de ser apenas uma questão de conforto. Hoje, os tênis de luxo maximalistas ocupam esse espaço com autoridade: solados robustos, cartelas de cores vibrantes, acabamentos com efeito destroyed , bordados e uma atitude…
  • 5 Peças da Hermès para presentear no Valentine’s Day

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…