capa do post sobre a chanel apostar na economia circular
|

Chanel Aposta na Economia Circular!

Como já falamos algumas vezes aqui, a sustentabilidade é um dos assuntos mais em alta e comentados dos últimos anos. Ela vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.

Por isso, nos últimos tempos, inúmeras marcas de moda, principalmente no setor de luxo, vêm anunciando ações e medidas que pretendem tomar para garantir que sua produção tenha uma natureza mais sustentável e que tenha menor impacto no ambiente.

De uma maneira mais discreta, a grife francesa Chanel vem apostando em medidas mais ecológicas para ter ações que não sejam tão prejudiciais ao planeta.

Confiram abaixo como a Chanel está tornando suas ações mais sustentáveis:

Chanel e a Economia Circular

As práticas da economia circular e o upcycling estão cada vez mais no centro das atenções na indústria do luxo. Enquanto o conglomerado de luxo LVMH lançou o Nona Source em 2021, um site de revenda dos seus estoques de tecidos e materiais, a Chanel inaugurou o Atelier des Matières há quatro anos, em 2018, através de um modelo de transformação circular ligeiramente diferente, que trabalha na recuperação e renovação de materiais não utilizados, bem como de produtos manufaturados não vendidos ou não utilizados dos setores da moda e do luxo.

Desde do início, a ideia foi criar uma empresa aberta a todas as marcas de luxo e premium, oferecendo-lhes a oportunidade de renovar os seus restos, em termos de tecidos, materiais, produtos acabados ou semiacabados, com o apoio do departamento de investigação e desenvolvimento da Chanel em Paris, onde oito a 10 pessoas trabalham neste projeto.

Atelier Chanel. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Chanel.com)
Atelier Chanel. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Chanel.com)

O departamento é localizado em Le Meux, na região de Oise, em um antigo local logístico do grupo, o Atelier des Matières emprega atualmente 35 pessoas, incluindo uma equipe de “avaliadores”, encarregados de encontrar soluções para uma segunda vida dos objetos recolhidos.

O Atelier coleta roupas, artigos de couro e pequenos artigos em pele, calçados em fim de vida. Mas também recolhe materiais não utilizados, tais como fios e têxteis, correntes ou peças metálicas, botões e punhos, couro e peles, que são separados, desmontados, extraídos e depois transformados “em materiais reciclados de qualidade, confiando na rastreabilidade completa dos recursos que lhe são confiados, bem como na confidencialidade e segurança da sua cadeia de transformação responsável”, diz a empresa.

“Trabalhamos ou em circuito fechado, como um subcontratante, para recuperar um material de um cliente e devolvê-lo uma vez transformado, ou em circuito aberto, quando nos são confiados produtos, que iremos renovar e depois oferecer a outros clientes”, explica Eric Dupont, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Transformação da Chanel, que dirige a empresa desde 2020.

Bolsa Chanel Double Flap. Clique na imagem e confira criações da marca!
Bolsa Chanel Double Flap. Clique na imagem e confira criações da marca!

Por exemplo, com o apoio da start-up Authentic Material de Toulouse (da qual o grupo de luxo é acionista), o Atelier des Matières realizou a micronização de alguns retalhos de bolsas de couro da Chanel para transformá-los em agregados de materiais usados ​​nas partes ocultas da sapatos. Outro exemplo, o couro foi reciclado para criar cabos de facas.

“Criamos também um setor de embalagem. E gostaria de desenvolver parcerias com outras marcas fora da indústria da moda”, diz Dupont, que enfatiza o enriquecimento mútuo entre o prestador de serviços e seus clientes, que “também aprendem conosco”, e as muitas outras possibilidades disponíveis neste campo de reutilização e reciclagem.
Até agora, o Atelier des Matières era confidencial, mas esteve recentemente no centro das atenções durante o Hyères Fashion Festival, como parceiro do concurso com um prêmio dedicado que foi inaugurado na 37ª edição do evento. A empresa forneceu aos dez finalistas da categoria de Moda, materiais para criar um look, premiando a finlandesa Sini Saavala.

Look criado por Sini Saavala vencedor do Hyères Fashion Festival 2022. (Foto: Reprodução/Vogue.com)
Look criado por Sini Saavala vencedor do Hyères Fashion Festival 2022. (Foto: Reprodução/Vogue.com)

Esta é uma forma da empresa ganhar visibilidade e ser conhecida entre novas gerações de designers, que são potenciais futuros clientes.
O que acharam desta iniciativa da Chanel? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • As Bolsas Burberry no Black Month que Você Precisa Conhecer!

    Neste ano, as bolsas Burberry no Black Month ocupam o spotlight com alguns dos modelos mais reconhecidos da marca. São peças que atravessam tendências e continuam firmes no topo das buscas. Consegue adivinhar os protagonistas? Se até pouco tempo atrás você ainda achava que a maison era “só” aquela marca de trench coats com estampa xadrez, prepare-se…
  • As Bolsas Crossbody da Gucci no Black Month do Etiqueta Única

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 4 Bolsas Bottega Veneta para investir no Black Month

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • As Bolsas Mini que são imperdíveis no Black Month do EÚ

    Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…
  • Boss Jewelry chega ao Brasil com Coleção Masculina

    Atenção, homens: o universo das joias masculinas está em expansão. A Boss Jewelry acaba de ampliar sua presença no Brasil com uma coleção dedicada ao universo masculino, reforçando o interesse crescente dos homens por acessórios que ultrapassam a função decorativa e passam a fazer parte da construção do estilo. Integrando o portfólio do Movado Group,…
  • Tudo sobre o Tema do Met Gala 2026!

    m dos eventos mais aguardados do calendário anual do mundo da moda é o Met Gala. Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do museu, além de…
  • Sapatos Chanel no Black Month: Os Modelos Mais Desejados

    Se no teaser de O Diabo Veste Prada 2 quem domina o enquadramento são os saltos vermelhos da Valentino, na primeira versão do filme o burburinho girou em torno de certos sapatos da Chanel. No título inicial, bastou Andy Sachs (Anne Hathaway) cruzar a porta usando “as Chanel boots” para Gisele Bündchen, no papel de…
  • Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • Tênis Louis Vuitton no Black Month: 3 Modelos para Colecionar

    A cada temporada, fica mais claro que os tênis deixaram de ser apenas um detalhe do look — eles contam histórias, revelam gostos e, muitas vezes, marcam um estilo antes mesmo da roupa. No universo da Louis Vuitton, isso ganha outra dimensão. A maison, que começou moldando baús para viajantes do século XIX e depois…
  • 3 Sapatos de Salto Alto para investir no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
  • Bolsas de Marcas Italianas que são imperdíveis no Black Month

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…