Capa do post sobre história da Loro Piana

Loro Piana – a grife italiana que foi da modéstia ao requinte

A grife italiana Loro Piana é especializada em produtos de luxo, tais como ternos e sobretudos feitos de cashmere e lã de alta qualidade. A grife produz coleções para o público feminino e masculino, caracterizadas por sua sofisticada e discreta elegância, aspectos que hoje são considerados a marca registrada de Loro Piana.

A marca hoje já se encontra em sua sexta geração, e possui o grande reconhecimento de seu público e da crítica fashion pela sua excelência em usar as melhores e mais raras matérias-primas de todo o mundo.

Conheça a seguir a trajetória dessa singular e requintada grife italiana.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Da modesta oficina italiana à reputação internacional

O dia 24 de abril de 1924 é o marco inicial da história da grife Loro Piana, quando foi fundada a modesta oficina de tecelagem batizada de Ing Loro Piana & Co. O negócio foi criado por Pietro Antonio Loro Piana, um comerciante de lã herdeiro de uma longa tradição familiar no setor.

A oficina era localizada na comuna de Quarona, na bucólica região do Piemonte, ao norte da Itália. As duas décadas seguintes foram dedicadas à produção de tecidos leves, com muito esmero e rígida preocupação acerca da qualidade de suas matérias-primas.

Região piemonte, norte da Itália
Região piemonte, norte da Itália

É importante lembrar que a Itália possui uma reputação mundial extremamente forte no que diz respeito a sua superioridade na produção de roupas e calçados.

Foi tendo essa base que a empresa evoluiu e cresceu de forma a se estabelecer uma referência no mercado italiano, ganhando a confiança de grandes marcas de luxo, que passaram a utilizar seus tecidos para confeccionar suas peças.

Ao final da Segunda Guerra Mundial, Franco Loro Piana, sobrinho do fundador da empresa, assumiu o controle da mesma e passou a trabalhar dedicado à inseri-la no mercado internacional. Seu primeiro alvo foi o próprio continente europeu, para o qual ele inicialmente exportou raros tecidos e lãs valiosas.

https://www.instagram.com/p/B2mU7LrgnNI/

Na década de 1970, os irmãos Sergio e Pier Luigi Loro Piana assumiram a direção do negócio familiar, diversificando o catálogo de produtos de luxo e desenvolvendo o seu varejo internacional.

A sexta geração da Loro Piana

A mais recente geração a comandar a presidência da empresa quase secular é composta pelos irmãos Sergio e Pier Luigi Loro Piana, que estão no controle desde a década de 70.

Sob a sua supervisão, a Loro Piana tem investido pesado na distribuição direta de suas peças, e já inaugurou lojas próprias em inúmeras metrópoles ao redor do mundo, tais como Bruxelas, Praga, Paris, Cannes, Monte Carlo e Madri, entre diversas outras. Atualmente a empresa possui seis fábricas, todas localizadas em território italiano, preservando as décadas de tradição do negócio familiar, e emprega mais de 2 mil funcionários.

Em 2013, a Loro Piana foi adquirida por 2 bilhões de euros pelo conglomerado de luxo LVMH, que a partir de então passou a deter a participação majoritária da empresa. Sergio e Pier Luigi detém 20% da empresa, bem como a gestão operacional da mesma. O grupo LVMH possui diversas outras marcas de luxo, pertencentes a ramos variados do mercado, como  bebidas, joalheria, lojas, marcas de roupa e perfumes.

https://www.instagram.com/p/BnG7gBDD3TH/

Atualmente, a Loro Piana confecciona tecidos, lãs e cashmeres para grifes de alto calibre, como Brioni e Christophe Lemaire, e também para grandes varejistas, como Brooks Brothers e J.Crew. A venda de tecidos continua sendo uma parcela importante da produção da empresa, representando aproximadamente 32% do seu faturamento total anual.

A grife possui 137 lojas próprias, espalhadas em territórios da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Ásia, estando presente em cerca de 80 países no total. Sergio Loro Piana é o atual presidente e CEO da marca, que possui faturamento anual médio de 630 milhões de euros.

Qualidade inigualável

Como é possível notar desde a sua fundação pelo comerciante Pietro Antonio Loro Piana, a marca projetou toda a sua história na preocupação com a qualidade da matéria-prima usada em seus produtos. Não é à toa que o slogan de Loro Piana é “the long journey of excellence”, ou, em tradução para o português, “a longa jornada da excelência”.

https://www.instagram.com/p/Bkkr_N6DWOr/

Um dos principais e maiores objetivos da marca é oferecer aos seus clientes a possibilidade de vestir tecidos cada vez mais exclusivos.

A Lã de Loro Piana

A lã utilizada na produção de seus ternos e sobretudos, por exemplo, tem origem controlada, e advém de ovelhas Highlander, criadas em uma fazenda localizada na Austrália.

Os animais são criados com direito à música clássica e estábulos com aquecimento central, e alimentadas com grama orgânica e grãos selecionados. Todo esse trabalho é feito para obter a mais fina, macia e cara lã do planeta: um fardo de 93 quilos de lã chega a custar 230 mil dólares, o equivalente a cerca de 885 mil reais.

O controle de qualidade é altíssimo! Na etiqueta das peças é possível conferir a garantia da sua origem, o nome do produtor e a data da tosa das ovelhas. O resultado final de tanta dedicação é nada menos que os ternos mais desejados do mundo.

https://www.instagram.com/p/BK_kXExjs3B/

E não pára por aí! A empresa detém fazendas na China e na Mongólia, responsáveis pela produção de cabras da raça hircus, cujas lãs são usadas para produzir o baby cashmere. A marca italiana também importa lã merino da Oceania, um tipo mais comum, usado para a confecção de ternos.

Em uma propriedade da família Loro Piana no Peru são criadas as vicunhas, animais próximos das lhamas. Como essa espécie encontra-se em extinção, o tecido advindo delas é criado em pequena escala. Trata-se de um finíssimo tipo de lã, antes reservada especialmente aos imperadores Incas.

Do Myanmar, na Birmânia, a Loro Piana importa a fibra vegetal obtida do talo da flor de lótus, usada para produzir outro tipo raro de tecido. Essa fibra é considerada sagrada, já que é usada para vestir monges budistas. São necessários 32 mil talos da flor para confeccionar apenas um metro do pano. Esse precioso caráter de exclusividade é o principal responsável a agregar alto valor à marca italiana.

O vestuário impecável de Loro Piana

Mais recentemente, já na sexta geração da família, a Loro Piana se expandiu fortemente, investindo no lançamento da sua linha própria de vestuário, cujas coleções incluem casacos, sobretudos, estolas e ternos. As peças possuem caimento impecável, resultado das muitas décadas dedicadas ao trabalho e manejo dos tecidos de alta qualidade.

https://www.instagram.com/p/Bnl35RbDTNj/

A grife também possui uma linha especial para crianças e adolescentes, e uma coleção esportiva composta por peças para equitação, iatismo, esqui, tênis e golfe. Devido a esse direcionamento bastante específico é possível notar como a Loro Piana é pensada e produzida para um público bastante exigente e exclusivo.

Todas as suas linhas de vestuário são feitas, é claro, com os mesmos elementos responsáveis por construir a reputação da marca: tecidos de primeira qualidade e corte impecável.

Entre as principais peças de destaque está a jaqueta Roadster, criada para compor o uniforme da equipe de pilotos de automóveis clássicos patrocinada pela Loro Piana. A jaqueta possui cavas que asseguram a liberdade de movimentos e conferem conforto aos condutores.

https://www.instagram.com/p/BDyBcDQuhgv/

Outro ícone da marca é o Windmate, uma parca dupla face, feita com um lado de microfibra e outro de puro cashmere. Os itens mais representativos da Loro Piana, no entanto, se mantém sendo os seus ternos incomparáveis e o seu tradicional suéter de cashmere.

Acessórios e demais itens da marca

A marca italiana também trabalha com licenciamento, através do qual estampa a sua marca em uma luxuosa linha de óculos de sol.

Em 2006, a grife criou a Loro Piana Interiors, uma linha para casa que oferece itens para decoração, como cortinas, tecidos para estofamentos, almofadas e tapetes, todos feitos com tecidos de alta qualidade, como cashmere, vicunha, linho, etc.

https://www.instagram.com/p/BC2eY3SOhny/

Nessa mesma época, também lançou uma linha de acessórios, composta por bolsas femininas e bolsas de viagem e esportivas, feitas com couro legítimo e confeccionadas por artesãos. Essa mesma linha agrega demais itens, como gravatas, carteiras, cintos, luvas e calçados (forrados com as tradicionais lãs Loro Piana).

O item mais comentado é um luxuoso kit para viagem, com produtos feitos a partir de um tipo especial de cashmere. O kit é composto por uma máscara, um par de chinelos, um cobertor, um travesseiro e um apoio para pescoço.

Além disso, a empresa disponibiliza um serviço especial de personalização de interiores de iates de luxo e jatos executivos, batizado de Loro Piana in the Air and at the Sea. Puro luxo!

Wool World Record Challenge Cup

A Loro Piana é responsável por promover o campeonato Wool World Record Challenge Cup, uma espécie de Copa do Mundo de produção de lã.

Nessa competição, criadores de ovelha de todo o globo são desafiados a produzir a lã mais fina possível, que será utilizada nos ternos e sobretudos criados pela marca.

https://www.instagram.com/p/_7BE7Huhu3/

Em 2009, a lã vencedora foi produzida na Nova Zelândia. Após ser comprada pela grife, o tecido foi utilizado na produção de uma coleção limitadíssima, restrita a apenas 50 ternos feitos sob medida para clientes selecionados. Cada terno chegou a custar, aproximadamente, 15 mil euros, o equivalente a 65 mil reais.

Riqueza em experiências

Além das diversas coleções lançadas todos os anos pela Loro Piana, a empresa encontrou outra forma um tanto quanto inusitada e chamativa de fidelizar grandes clientes da alta sociedade e acumular ainda mais recursos.

A Loro Piana vende um pacote completo e personalizado de experiências, que promete um profundo mergulho no universo e no lifestyle da badalada grife de origem italiana.

https://www.instagram.com/p/BF6QshQOhsE/

Tudo começa com uma viagem no avião particular da família Loro Piana, que inclusive busca o cliente no seu país de origem. O primeiro desembarque é na sede da empresa, em Quarona, onde o cliente é recebido pessoalmente pelos irmãos Sergio e Pier Luigi.

O tratamento é, de fato, de primeira qualidade, e digno de uma verdadeira visita da realeza. O cliente é recebido na casa dos empresários, onde é hospedado e com quem decide em conjunto qual tecido será utilizado para confeccionar um terno feito sob medida.

Em sequência, o cliente embarca novamente no jato privado, em uma viagem rumo a uma das fazendas de criação da empresa. A experiência única possibilita que o comprador do pacote especial interaja diretamente com os animais e escolha a lã a ser utilizada para o seu terno.

https://www.instagram.com/p/BFs_a06Ohh8/

Ao regressar à Itália, é hora de determinar qual será a padronagem do tecido. Em uma etiqueta é bordado o nome do cliente, a qual será costurada na peça totalmente personalizada. O resultado final é o terno cortado por um alfaiate exclusivo da Loro Piana.

Toda essa experiência exclusiva e inesquecível sai por US$ 1,5 milhões. E aí, você acha que vale o preço? Conte para nós nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Você Sabe do Que São Feitas as Bolsas Louis Vuitton?

No mundo da moda de luxo, poucas marcas são tão icônicas e desejadas quanto a Louis Vuitton. Seu monograma clássico é instantaneamente reconhecível em qualquer lugar do planeta. Além disso, as suas bolsas são objetos de desejo de fashionistas, independente da geração e do gênero. Mas você sabe de que materiais são feitas as Bolsas…

Presente de Dia das Mães: 7 Bolsas Louis Vuitton que vão Impressionar!

No Dia das Mães, presentear com um acessório Louis Vuitton pode surpreender a mulher mais importante da sua vida. Além de ser um presente de luxo, os artigos da marca são um investimento duradouro que sua mãe pode apreciar por muitos anos. A grife francesa é sinônimo de elegância, e desde a sua fundação em…

3 Joias Tiffany & Co para Aproveitar na Super Sale Mês das Mães!

A temporada de Super Sale do maior portal second hand da América Latina chegou, e com ela a oportunidade única de adquirir as icônicas joias da Tiffany & Co com descontos imperdíveis de até 60%. Seja para um auto-mimo ou para presentear alguém especial, não há momento melhor para garantir uma peça autêntica da famosa…

Chanel Cruise 2024/25: Um Resumo do Desfile Irreverente da Grife Francesa!

Na manhã da última quinta-feira, 02/05, os olhos da moda mundial se voltaram para Marselha, na França, onde o desfile Chanel Cruise 2024/25 aconteceu no icônico complexo residencial Le Corbusier. Sob o comando da diretora criativa Virginie Viard, sucessora de Karl Lagerfeld, a expectativa estava grande, afinal, a designer vem deixando sua marca na maison…

Conheça os 5 Tipos de Monogramas da Gucci e Evite Falsificações!

Você pode até não saber o nome da bolsa, mas certamente reconhece os monogramas Gucci quando vê um. No entanto, é preciso lembrar que existem mais de um tipo. Ao longo da sua história na indústria fashion a grife florentina já criou pelo menos cinco variações diferentes. E conhecer todas elas é uma das maneiras…

3 Monogramas Famosos para Investir na Seleção Super Sale: Special Monogram!

As bolsas adornadas com monogramas famosos conquistaram corações ao redor do mundo, tornando-se objetos de desejo tanto para homens quanto de mulheres. Mais do que simples símbolos, essas estampas icônicas representam estilo e prestígio. Por isso, não é de surpreender que quase todas as marcas de luxo tenham seu próprio monograma exclusivo. Até mesmo etiquetas…

8 Curiosidades sobre relógios de luxo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética. Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado…

Top 5 Acessórios Masculinos de Luxo na Super Sale do Etiqueta Única!

O mercado second hand tem experimentado um boom nos últimos anos, especialmente entre as mulheres. No entanto, o que muitos ainda não sabem é que o Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina, possui uma seção dedicada inteiramente aos homens. Sim, você leu certo! Uma categoria completa de acessórios masculinos de luxo…

As Melhores Oportunidades Louis Vuitton na Super Sale!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre a neverfull

5 Bolsas que são perfeitas para viajar!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando viajamos, seja de carro, avião…
capa do post sobre bolsas icônicas para presentear sua mãe

Bolsas Icônicas para presentear sua mãe no dia das Mães

É comemorado no segundo domingo do mês de maio o Dia das Mães. Esta é uma das datas mais importantes do ano para inúmeras pessoas, sendo o dia para celebrar uma das mulher mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento e está sempre ao seu lado. Toda mãe tem seu…

O Preço Alto da Louis Vuitton: Entenda o que Justifica os Valores!

A reputação de preço elevado da Louis Vuitton é uma questão intrigante para muitos admiradores e até mesmo clientes da marca. Sob a direção criativa de nomes como Nicolas Ghesquière e Pharrell Williams, a LV mantém sua posição como uma das principais e mais caras marcas de luxo do mundo. Desde sua fundação em 1854…