Kate Spade e a sua importância para as mulheres
Para muitos jovens que conseguiram atingir a maioridade no final dos anos 90, uma bolsa prateada e preta da renomada marca Kate Spade era o seu grande desejo.
Muito antes de se cobiçar algum colar da Tiffany, muito antes de pensar em qualquer jeans da Seven for all Mankind, havia aquela bolsa- simples, porém clássica- que de alguma maneira, marcou toda uma geração.
O começo de tudo
Ela chegou, pela primeira vez nas prateleiras em 1993, quando a jovem Spade, que era uma ex-funcionária da Conde Nast resolveu se iniciar como designer e, de maneira expressiva, conseguiu se posicionar dentro de um mercado extremamente competitivo.
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Estamos falando de uma época onde os bombardeios de internet não existiam. Muito menos personalidades influencers. Mesmo assim, aquela icônica bolsa estava em todos os lugares e despertava todos os desejos.
Ainda que nem todas as garotas pudessem ter esse ícone da moda de presente de natal, a bolsa entrou, como nenhuma outra, na cabeça do público feminino, tornando-se desejo de mulheres bem resolvidas e que gostam de estar dentro do universo fashion.
Kate Spade não é apenas a marca
Diferentemente do que poderia acontecer com outros marcas, quando nos referimos a bolsas KS, carteiras ou malas, estamos nos referindo a toda uma mente que idealizou cada projeto. Todo o brilhantismo da própria Spade (que faleceu muito cedo, mais 55 anos de idade no dia 05 de junho de 2018) foi impresso dentro de cada uma das peças que foram desenvolvidas.
O estilo trazido pela Coleção Kate Spade conseguiu misturar, com tamanha perfeição, os acessórios modernos e tradicionais com toques de suavidade. Ela colocou todo o seu sentimento e sua personalidade nas peças. Talvez por isso tenha sido o sonho de toda menina usar uma Bolsa Kate Spade.
Símbolo da alta moda
Se na época de seu lançamento você já era mais velha, com certeza se lembra que usar uma bolsa Kate Spade traduzia, perfeitamente, um símbolo de status que lhe abria uma porta, em particular: a das grifes do mundo da moda.
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Aos poucos, seus produtos se tornaram sinônimo de elegância e bom gosto. Ao contrário do que os demais designer faziam naquela época, as bolsas da marca foram feitas para que conseguissem se encaixar dentro do orçamento das mulheres.
Ou seja, enquanto outras marcas lançaram modelos de quatro dígitos, Spade lançava modelos acessíveis. Eles se adaptavam ao estilo de vida de cada mulher e não o contrário.
O universo Kate Spade
Até hoje, é bastante raro você falar sobre um item e ter mais de uma geração que consegue se identificar com ele. Uma adolescente de 20 anos, uma mãe de 40 e uma avó de 60 conseguem se unir pelo bom gosto e conforto que as bolsas Kate Spade traziam.
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Mesmo tendo se passado alguns anos de seu lançamento, ainda são sinônimos de beleza, liberdade e conforto. Elas transcendem as gerações como nenhum outra. Chiques e atemporais, embora tenham sofrido uma leve alteração em face da comemoração de seu aniversário, as bolsas continuam cabendo em qualquer espaço, combinando com qualquer look.
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A bolsa pela qual a marca se tornou conhecida é, relativamente, bastante minimalista e simples. Mas seu universo não parou por aí. Ao longo dessas três décadas, passou a incluir em suas coleções alguns acessórios, roupas infantis.
A aquisição pela Liz Claiborne
Como a gente já sabe, tudo o que vira moda e se torna desejo acaba chamando a atenção também de outros grupos maiores. Em 2006, a Kate Spade foi adquirida pela Liz Claiborne por UR$ 124 milhões.
No ano de 2012, o conglomerado, que também possuía as ações de outras empresas, mudou seu nome para Fifth & Pacific. Posteriormente, em 2014, vendeu tudo e mudou novamente de nome, passando a ser reconhecido como Kate Spade & Company, utilizando seu ativo mais lucrativo.
Em 2015, Kate Spade publicou um balanço fiscal onde demonstrava a arrecadação em UR$ 1,1 bilhões de dólares. Em 2017, a Coach acabou adquirindo a empresa pela bagatela de UR$ 2,4 bilhões. Esses números servem para dizer que a Marca Kate Spades era muito mais do que uma simples grife de acessórios femininos. Mas também um verdadeiro império da moda.
Kate e a mídia
Estranhamente, Spade não deu tantas entrevistas quanto deveria. Embora seu nome estivesse nos principais holofotes da moda, Spade fazia a linha “menos falação e mais trabalho”. Contudo, em 2016 ela concedeu uma entrevista para o The Cut, comentando sobre o sucesso e os trabalhos de sua carreira.
Quando eu comecei na Condé Nast, com o cargo de assistente, trabalhei muito.
Isso pode não ter sido tão divertido quanto parece, mas me fez seguir em frente sendo mais resiliente.
Aprendi que se você quer, você tem que fazer as coisas acontecerem. Você quer estar na moda ou não.
Enquanto suas coleções de roupas, com estilo mal-humorado e silhuetas clássicas inspiradas na década de 50 não faziam sentido para rivais do mundo da moda, Kate sempre fez tudo funcionar perfeitamente.
O mais importante é a inspiração que deu a seus clientes, ensinando-os a viver com cores mais vibrantes e alegres, como o próprio slogan da empresa diz; seja com um conglomerado de moda no estilo Kate Spade, seja com apenas uma carteira de sua coleção.