Ray-Ban: Os Óculos Mais Famosos do Mundo
A Ray-Ban é sinônimo de óculos e sua marca é sinal de estilo, bom gosto, conforto e principalmente segurança para seus olhos. Mundialmente por seus óculos, a marca fundada em 1937 e possui modelos atemporais como o Wayfarer e Clubmaster. Esse modelos se tornaram um clássico da moda e fazem história em cada geração que percorrem.
Os óculos de sol Ray-Ban fazem sucesso de geração em geração e são considerados sinônimo de liberdade, ousadia, independência e aquele caimento perfeito no rosto que traz muito conforto.
Atualmente a empresa tem presença global em 130 países e com um endereço virtual que conta com a facilidade de escolher, personalizar e comprar o modelo escolhido e com o frete grátis, o que é uma exclusividade de poucas marcas.
A História por trás das Lentes Ray-Ban
Tudo começou quando John A. MacCready, que era um tenente e piloto de testes da Força Aéreas dos EUA sofreu uma irritação e ocasionou danos na sua retina. Os países desenvolvidos, como o Estados Unidos, na década de 1920 investiam na construção de aviões para militares, com a potencialidade de cada vez mais alcançar diferentes alturas e ultrapassar expectativas.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Dentre essa questão, os pilotos experimentavam uma excessiva claridade, o que aumenta a probabilidade de risco através da adulteração da visão. E foi John A. MacCready que foi em busca da ótica fundada por John Jacob e Henry Lomb e nomeada como Bausch & Lomb.
A tradicional empresa que foi fundada em 1853 aceitou o desafio e foi atrás de fórmulas, pesquisas, tudo para garantir um modelo como foi pedido pelo piloto, com a garantia de um campo de visão claro e que também permitissem preservar a condição de autoridade dos militares da época.
Anti-Glare Aviator: O Ray-Ban de Sucsso
A empresa Bausch & Lomb apresentou o modelo que foi inspirado nas primeiras máscaras criadas para pilotos, equipado com lentes verdes de cristal mineral específico e armações de metal banhados com ouro.
O AntiGlare Aviator refletia e bloqueava um elevado percentual da luz visíveis de raios ultravioleta e infravermelho, pensando unicamente 150 gramas.
Foi a criação desse modelo que veio a inspiração e oportunidade de sucesso. Logo após patentear no dia 7 de maio de 1937, a Bausch & Lomb teve a ideia de criar modelos exclusivos para o campo da aviação e lançaram o Ray-Ban Aviator, traduzindo para o português como raio (Ray) e banir (ban) o que significa que sua função é diminuir ou eliminar a ocorrência de raios UV.
Com resultados excelentes, o modelo alcançou e ultrapassou as expectativas, sendo usado também por um dos generais mais importantes dos Estados Unidos, o que contribuiu ainda mais para a criação se tornar um sucesso.
Novos modelos, novas coleções
Inovando sempre e conhecida como garantia de qualidade e durabilidade do produto, a RAY-BAN lançou novos modelos, novas lentes, novos estilos e ganhou as ruas, as passarelas, os estúdios de fotografia, as telas de novelas e filmes, os gêneros e foi considerada líder mundial área ótica, dominando o mercado da competitividade como sendo os primeiros a lançar capinhas protetoras para os óculos.
Em 1950 os óculos ganharam novas formas, coloridas e maiores e como a marca ficou conhecida por encarar desafio, foi escolhida pela Marinha dos Estados Unidos para produzir um modelo específico e lançou as lentes cinza N-15 e o sucesso ultrapassou novas expectativas quando o designer Raymond Stegeman criou o modelo “Wayfarer”, inspirado de automóveis clássicos da época.
Os modelos de sucesso da Ray-Ban
Além de caminhar ao lado da moda, a Ray-Ban lançou moda. Lançou, apresentou e ditou tendências que se tornaram símbolo no mundo da moda e hoje são considerados ícones de sucesso, dentre eles estão:
- Shooter (1938) que é um modelo com lentes amarelas e armações ampliadas e largas para usar em um ambiente de neblina e nevoeiro.
- Small Metal que é uma versão colorida e menor do tradicional Aviator.
- Outdoorsman (1938): foi originalmente chamado de “Skeet Glass” e produzido especialmente para grupos específicos de caça, tiro e pesca. A sua armação é em metal e com uma aparência semelhante ao Shooter.
- Caravan (1957): é uma opção com lentes regulares e armações em metal.
- Smart Set (1958): com mais personalidade o modelo apresentava-se com “asas” coloridas.
- Gradient Silver Mirror: esse modelo traz a tendência das lentes espelhadas em degradê.
- Ski & Sports Collection (1960): coleção constituída por dois modelos e lentes voltada para a prática de esportes na neve, por exemplo: esqui e montanhismo.
- Balorama (1967): Voltada para o estilo esportivo, o modelo continha extrema resistência.
- Ambermatic (1974): Com a capacidade única da troca de lentes, esse modelo possibilita a maior adaptação para diferentes condições climáticas.
- Naturals (1979): voltado para o público feminino, essa coleção é composta por 7 modelos diferentes.
- Wings (1980): Agradando a todos os gêneros, esse modelo é unissex e foi definido como revolucionário e aerodinâmico.
- Clubmaster (1986): inspirado do modelo acetato em 1950, essa coleção continha duas opções de cores disponíveis: preta e de tartaruga. Em pouco tempo, a linha foi composta por seis novas cores e estampas e relançada no mercado.
- Street Neat: com cores mais intensas e vibrantes, o modelo era parecido com Wings.
- DiamondHard Scratch-Protection: Com uma película que protege a lente, proporcionando mais resistência e segurança em relação aos normais, o modelo foi símbolo de inovação.
Ray Ban nas Telas de Cinema
Com seu foco em vender para pilotos os modelos atingiram ainda mais sucesso quando foi usado pela atriz Audrey Hepburn no clássico filme “A Bonequinha de Luxo” em 1958. Foi então que os óculos conquistaram o coração do público feminino e modelos inspirados no mundo da moda foram cada vez mais lançados pela marca.
No ano de 1999 a marca foi vendida para a empresa Italiana Luxottica por US$ 640 milhões e desde então embarcou em novos desafios para buscar atingir o público em geral, desde crianças aos adultos de terceira idade, passando famosos e atletas do esporte, criando armações, especialmente, para lentes de grau no automobilismo, onde foi patrocinadora por muitos anos da equipe Honda de Fórmula 1 e hoje, patrocina a Ferrari.
Sempre buscando novidades, garantia e mais proteção, a marca lançou lentes polarizadas que tem o objetivo de aniquilar todos os reflexos horizontais e com 3 níveis de proteção: o filtro de proteção que anula 100% das radiações UV e extermine uma enorme parte da luz azul nociva, possibilidade de uma lente antirreflexo onde proporciona a filtração do reflexo indireto em relação às lentes e no terceiro nível o tratamento nomeado de: proteção hidrófobo, onde permite a existência de uma película especial que tampa e protege toda a lente de elementos oleosos e da água.
Never Hide – Um Campanha que fez História
Além de estar sempre em busca de inovação e modernidade, com uma identidade única e irresistível, a Ray-Ban investe também em campanhas publicitárias para mostrar que a marca quer estar além das lentes das câmeras que fotografam e filmam famosos.
Ela busca também por pessoas comuns, trazendo a frase no slogam “Nunca se esconda”, da campanha que marcou na história da marca em 2006.
O objetivo dessa campanha foi dizer para dizer às pessoas que não precisam se esconder da luz do sol ou de máscaras de personalidades politicamente corretas, pois a Ray-Ban quer proporcionar justamente o contrário.
Oportunizando independência, liberdade e coragem para todos serem quem realmente são, gerou grande impacto social a campanha. Contou com uma ação inédita que possibilitou pessoas do mundo todo mandar fotos usando os óculos e fazendo parte de uma seleção para aparecer em telões do ponto mais central de Nova York, a conhecida e badalada Times Square.
A partir deste acontecimento, as fotos têm um endereço eletrônico da marca para a oportunidade de download.
Uma Curiosidade
Nem só de luxo vive uma marca, sabia? É por isso que trazemos algumas curiosidades para que vocês possam saborear e compreender a essência da marca, veja:
- Com o objetivo de qualidade do produto em primeiro lugar, durante a criação dos óculos eles passam por inúmeros testes de certificação e averiguação para ter certeza de que as lentes literalmente anulam cerca de 65% dos raios solares. Aproximadamente, o óculos é testado 20 vezes durante o processo de fabricação.
- Ray-Ban é marca de óculos que mais vende no mundo.