Como saber se um relogio Michael Kors é original ou replica
Existem muitos blogs e canais Youtube com informações sobre como saber se um relogio Michael Kors é original ou replica, infelizmente algumas informações não são precisas e podem fazer atrapalhar mais do que ajudar e por isso queremos compartilhar nosso conhecimento com você.
A Michael Kors costumava ser uma marca de relógios forte, mas devido a um enorme impulso de popularidade no final de 2013, especialmente no Reino Unido, o fabricante Fossil (real fabricante dos relógios Michael Kors) não conseguiu manter a qualidade que se era esperada, e esses problemas de qualidade ou inconsistências na produção fizeram com que as pessoas começassem a acreditar que tinham um relógio falso.
A verdade é que não existe uma boa falsificação de relógios Michael Kors. Não existe porque as pessoas que falsificam Michael Kors, também falsificam marcas como Hublot, Cartier e Rolex.
Eles não gastam tempo e esforço elaborando um relógio de MK em seus mínimos detalhes se podem fazer um Rolex com o mesmo tempo e investimento.
Então, se você possui um relógio Michael Kors que seja um pouco diferente dos de seus amigos, ou de outro que você tenha visto em uma loja, há uma grande chance de que seja um relógio genuíno com um possível defeito de qualidade, principalmente nessas datas.
Outra questão é que Michael Kors atualiza modelos antigos o tempo todo, e os relógios que foram atualizados há pouco tempo acabam por estar à venda ao mesmo tempo em que seus predecessores, o que também pode causar confusão sobre sua autenticidade.
Um exemplo disso é o relógio MK5774 Michael Kors, que foi atualizado e está de cara nova tanto na frente como na parte de trás.
A embalagem
A embalagem pode ser usada como indicação para determinar que um relógio é falso ou não, mas não é o único indicador.
Além de embalagens falsas, lembre-se que existe um comércio grande para embalagens originais, onde os falsários compram as embalagens originais para venderem com os relógios usados, facilitando o golpe.
Você não precisa ser um especialista para perceber de cara que esta é uma caixa falsa. Esta é a caixa falsificada mais comum para relógios Michael Kors que são adquiridos em sites como Aliexpress e DHGate.
Uma caixa verdadeira
Muitas pessoas têm a impressão de que esta caixa é uma falsificação, e que se comprarem um relógio e vier em uma caixa como essa, então seu relógio é uma falsificação, mas esta bonita caixa bronze de Poliuretano foi uma das primeiras caixas usadas para relógios Michael Kors. Não é incomum ver relógios usados à venda com este tipo de caixa.
Outra caixa verdadeira com má reputação era usado nos EUA e na verdade, nunca chegou de fato ao mercado europeu nem brasileiro, foi a predecessora da caixa do exemplo anterior, mas teve vida curta.
Para os modelos de edição limitada, existe uma caixa exclusiva para eles. Você nunca encontraria um Michael Kors normal sendo vendido nesta caixa em particular. Caso compre um relógio Michael Kors que não seja edição limitada e venha nesta caixa, então há espaço para dúvidas acerca de sua autenticidade.
O modelo abaixo é o mais comum e atual de caixas para os relógios Michael Kors. Qualquer modelo de relógio fabricado depois de 2012 que não é edição limitada deve entrar nesta caixa.
Infelizmente, a marca Michael Kors não é muito consistente quando se trata de embalagens, então se o seu revestimento ou a almofada de uma caixa é de uma tonalidade diferente de marrom quando comparada com a de outra caixa do mesmo modelo, mais uma vez, não é indicação sólida de que se trata de uma falsificação.
Você pode ver com clareza na imagem abaixo que as três almofadas dessas 3 caixas Michael Kors genuínas são de cores e material diferentes. A Michael Kors atualiza o design das embalagens a todo instante, bem como seus produtos, o que resulta em diferentes variações do mesmo princípio no mercado ao mesmo tempo. Como mencionado acima, esta é a principal razão pela qual a embalagem não pode ser usada como único indicador da autenticidade de um relógio Michael Kors.
Uma das indicações principais de que se trata de uma caixa falsificada é que elas não possuem um carimbo com o código do lote na parte de baixo da caixa.
O Manual
O manual da Michael Kors, assim como a embalagem, é de impressão inconsistente entre os lotes e não pode ser usada como única indicação para se detectar uma falsificação. Mais uma vez, assim como as almofadas, você pode ver 3 manuais genuínos que diferem minimamente em tom.
Os manuais genuínos também contêm um código de lote, como as caixas. Pode ser encontrado na última página do manual no canto direito.
O Relógio
Distinguir um Michael Kors autêntico de uma falsificação é bem fácil, se não for à primeira vista, com certeza será ao primeiro toque. Como dito em outro momento, apesar do que possa ter ouvido por aí, não existe uma boa falsificação de Michael Kors.
Peso do relógio
O peso é uma das indicações principais na hora de distinguir um relógio Michael Kors verdadeiro de uma falsificação. Os relógios Michael Kors genuínos do mesmo modelo variam em peso sim, porém a variação é de no máximo 4 gramas. Isso pode ser causado por mudanças de material ou na espessura do revestimento dos relógios.
Um Michael Kors falsificado terá uma diferença de peso de até 40 gramas a menos se comparado aos verdadeiros.
Cronógrafo: O cronógrafo é a peça mais cara de um Michael Kors, então é por isso que as falsificações não o possuem. Um Michael Kors falsificado terá botões no cronógrafo apenas para fins visuais. Ao inspecionar o relógio mais de perto você notará que os ponteiros pequenos do cronógrafo são apenas enfeites.
O cronográfo
É perceptível que a falsificação não possui pinos e as partes do cronógrafo são apenas adereços visuais sem funcionalidade.
A Pulseira
A pulseira de um relógio Michael Kors verdadeira é feita de aço inoxidável maciço com revestimento em PVD.
A pulseira de uma falsificação Michael Kors é produzida com liga de estanho que é mais leve e revestida com látex para ter a aparência de ouro, prata ou rose gold (Ouro rosa). O revestimento tem uma sensação emborrachada ao toque, e por se tratar de uma camada fina é possível enxergar imperfeições no metal.
Mas se a pulseira de seu Michael Kors novo não estiver com revestimento perfeito entre os elos internos e externos não significa que é um relógio falsificado. Este é um dos problemas comuns em relógios Michael Kors.
As setas encontradas em modelos com revestimento 100% aço inoxidável indicam os elos removíveis. Modelos como o MK5896 Michael Kors e o MK6139 Michael Kors que possuem pulseira de aço inoxidável e acetato não possuem setas.
Os modelos de acetato fabricados em 2015 não possuem setas na pulseira. Modelos mais antigos como o MK5774 possuem setas.
O Michael Kors verdadeiro também contará sempre com o número da peça no interior do fecho. O número variará de estilo a estilo, mas sempre estará presente e terá “aço inoxidável” estampado em algum lugar.
Os relógios Michael Kors falsificados que têm as numerações das peças gravadas no interior do fecho, podem ter “aço inoxidável” gravado no interior do fecho, mas na maioria das vezes de forma fraca ou com escrita incorreta.
Informações presentes
Um Michael Kors verdadeiro deve apresentar duas informações na parte de trás: Data de fabricação e Número do modelo.
Um relógio Michael Kors falsificado apresentará essas mesmas informações, mas falhará no significado dos números. Em geral, terão o número de modelo e a data de fabricação errados no relógio, é comum até ver letras na data de fabricação de relógios falsos.
A data de fabricação aparece no seguinte formato: 121503, o que significa 12 de março de 2015, que é a data em que o relógio foi feito.
Pode ser útil se você conhece a data de lançamento dos modelos que possui. Por exemplo, se o seu for um modelo de 2015, mas a impressão diz 2003, com certeza se trata de uma falsificação, já que a data de fabricação é bem anterior ao lançamento do modelo.
Como mencionado antes, alguns relógios sofrem modificações de atualização. Se a informação na parte de trás do relógio estiver correta, mas o design é um pouco diferente em comparação com outro do mesmo modelo, não fique alarmado. É algo comum nos relógios Michael Kors.
Frente do relógio
Relógios verdadeiros sempre terão um logo bem definido, e dependendo do modelo será um decalque ou gravado. As letras serão ligeiramente separadas. O logotipo em um relógio Michael Kors falso em geral apresenta as letras bem juntas quando examinados mais de perto.
Ao comparar um verdadeiro Michael Kors com um falso, as diferenças são óbvias, apenas não em design, mas em qualidade.
Serviço profissional
Recomendamos sempre procurar um profissional de autenticidade, como o Etiqueta Única, para verificar se suas peças são ou não originais.
Conclusão
Como mencionado muitas vezes, não existe uma boa falsificação, então tenha isso em mente, e que 99,9% das vezes é o problema de consistência na qualidade com relógios MK que pode levá-lo a pensar que pode não ser genuíno, ou talvez passou por modificações de atualização e está um pouco diferente.Talvez a melhor opção seja confiar num especialista ou comparar com o mesmo modelo original (pedir para uma amiga ou ver na loja pode ser uma opção).