As Top Marcas de Luxo Masculinas
O mercado de luxo é um dos setores que mais movimenta dinheiro na economia mundial anualmente, sendo este valor na casa dos bilhões. Quando pensamos no nicho de moda, especificamente no setor masculino, algumas das s primeiras marcas que podem vir na mente de milhares de pessoas são Prada, Giorgio Armani, Tom Ford, Salvatore Ferragamo, dentre outras.
Estas grifes possuem uma extensa gama de produto com estilos variados que agradam diferentes gostos e talvez sejam o objeto de desejo de muitos, já que elas possuem um preço elevado e não são acessíveis para muitos. Você sabe quais são as top marcas de luxo masculinas do momento?
Confiram abaixo as top marcas de luxo masculinas:
Brunello Cuccinelli
A Brunello Cucinelli foi fundada por Brunello Cucinelli em 1978 na Itália.
Brunello nasceu em uma pequena cidade de Castel Rigone, localizada próximo à Perugia. Após obter um diploma de topógrafo, entrou para a faculdade de engenharia mas acabou por desistir. Foi então no ano de 1978 que abriu uma pequena empresa que cativou o mercado com seus suéteres de cashmere tingidos, algo inédito na época.
Em 1982, após casar-se e ter duas filhas, se mudou com sua família para Solomeo, onde anos mais tarde se tornou a sede da empresa. O mercado internacional recebeu muito bem suas peças de cashmere femininas, com destaque para suas calças e saias. Na metade dos anos 80, introduziu sua linha masculina que consistia em refinados ternos e gravatas.
Em 2000, com intuito de atender a crescente demanda do mercado, expandiu sua linha de produtos oferencendo “looks totais” tanto femininos como masculinos, ou seja, além de roupas, agora possuía também acessórios e sapatos.
A Brunello Cucinelli se estabilizou no mundo inteiro como uma marca tradicional, reconhecida por seus produtos artesanais feitos a mão, com qualidade excepcional.
Giorgio Armani
A marca Giorgio Armani foi fundada por Giorgio Armani e Sergio Galeotti em 1975 na Itália.
O interesse em moda de Giorgio não foi instantâneo, o italiano chegou a cursar medicina por dois anos e serviu o exército antes de aceitar um emprego como vitrinista e assistente de fotografia aos 20 anos de idade na renomada loja de departamentos La Rinascente em Milão. Posteriormente, também trabalhou comprador de moda masculina da loja.
Posteriormente, trabalhou como assistente do estilista Nino Cerruti durante noves anos até começar a sua carreira como estilista independente, onde desenhava e costurava para grandes marcas famosas.
Foi em 1975 que Giorgio Armani e seu grande amigo Sergio Galeotti abriram a própria marca. Em julho do mesmo ano apresentaram sua primeira coleção e já obtiveram grande sucesso e boa aceitação da crítica. Após apresentar sua coleção masculina, ficou conhecido como “Rei dos Blazers” ao desconstruir o clássico terno e apresentou novos modelos com cortes, tecidos e caimentos diferentes. Até hoje, seus ternos são símbolo de elegância, sensualidade e sofisticação.
O ano de 1981 foi quando Giorgio Armani lançou sua segunda marca, a Emporio Armani, com roupas mais casuais e preços mais acessíveis, inclusive sua coleção de jeans. Com a abertura da Emporio Armani, foi um dos primeiros estilistas a criar marcas com preços mais convidativos.
Até hoje, a marca italiana é sinônimo de ternos bem cortados, paletós simples e versáteis e peças de alfaiataria confortáveis e elegantes.
Tom Ford
A Tom Ford foi fundada em 2005 pelo estilista americano de mesmo nome em Nova Iorque.
Thomas Carlyle Ford nasceu em Austin, Texas, e passou a maior parte de sua infância em Santa Fé, no estado de Novo México. Começou a carreira profissional como ator de comerciais mas acabou desistindo do ramo e decidiu estudar história da arte na Universidade de Nova Iorque e, posteriormente, arquitetura e moda na Parson School of Design. Após isso passou um tempo em Paris e estagiou no departamento de comunicação da Chloé.
Em 1990 foi contratado para supervisionar a coleção de ready-to-wear feminina da Gucci, após quatro anos na marca, foi promovido ao cargo de diretor criativo, supervisionando todas as coleções, revitalizando a marca, e tornando-a cobiçada mais uma vez.
Em 2005, um ano após ter saído do Grupo Gucci, Tom resolveu abrir sua marca homônima. Primeiramente, lançou produtos de beleza em parceria com a Estée Lauder, onde lançou o perfume Black Orchid (Orquídia Preta em tradução livre) e uma linha de óculos de sol, que se tornou um sucesso imediato com suas armações arredondadas.
Sua linha masculina foi lançada em 2006 através de uma parceria com a Emernegildo Zegna, que produziu luxuosas e elegantes peças de alfaiataria. Virou referência para aqueles que buscavam peças sofisticadas e da mais alta qualidade. A marca conquistou diversas celebridades como Brad Pitt e Ashton Kutcher, que foram vistos diversas vezes usando suas criações.
Prada
A marca Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre).
Os irmãos abriram sua primeira loja na prestigiada Galleria Vittorio Emanuele II em 1913, onde vendiam e produziam acessórios de luxo exclusivos, como malas de viagem, bolsas e acessórios em couros exóticos, como couro de leão marinho, que era importado da Inglaterra.
A marca ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana.
Em 1978, Miuccia Prada, neta de um dos fundadores, assumiu o comando da empresa junto com seu futuro marido, Patrizio Bertelli, em um momento em que o status da mesma já não era o mesmo. O casal então introduziu produtos inovadores e contemporâneos, o que fez com que a Prada voltasse a ter o reconhecimento que sempre teve: produtos de alta qualidade, elegantes, sofisticados e luxuosos.
A primeira linha masculina veio na década de 90 e poucos anos mais tarde, em 1998, a marca inaugurou sua primeira loja exclusivamente dedicada ao público masculino na cidade de Los Angeles, na Califórnia.
Em pouco mais de 30 anos, as peças masculinas da Prada, que vão desde roupas para o dia-a-dia-, até peças de alfaiatarias, acessórios e sapatos, são conhecidas por seu caimento impecável, além de serem fabricadas com os melhores tecidos disponíveis.
Salvatore Ferragamo
A marca foi fundada em 1927 por Salvatore Ferragamo em Florença, na Itália.
O interesse de Salvatore pela moda começou desde cedo, quando tinha apenas 9 anos de idade, ao fazer um par de sapatos para sua irmã usar em sua primeira comunhão. Aos 11 anos se tornou aprendiz do sapateiro Luigi Festa e quando tinha 13 abriu uma pequena sapataria em sua cidade natal, Bonito, onde não se limitou a fazer reparos e confeccionar botas de fazendeiros, mas também desenhar modelos exclusivos e literalmente criar moda para os pés femininos.
Um ano após abrir sua primeira loja, Salvatore já contava com diversos clientes de cidades vizinhas, além de ter seis assistentes em sua confecção. Ao sentir que podia ampliar seus horizontes e buscar novos desafios, embarcou para os Estados Unidos para se juntar com seus irmãos mais velhos. Ao chegar no país, ficou desapontado com a qualidade de fabricação de sapatos na fábrica que um de seus irmãos trabalhava em Boston, então decidiu reunir-se à a outros parentes em Santa Bárbara, Califórnia.
Na Califórnia, o designer abriu uma pequena loja para confecção e reparos de sapatos e passou a produzir modelos para figurinos de filmes, onde conquistou inúmeras atrizes de Hollywood como Ava Gardner, Marilyn Monroe, Sophia Loren, que passaram a fazer encomendas de sapatos sob medida. A partir daí, o sucesso de Ferragamo foi tremendo, a ponto de não conseguir acompanhar a demanda de pedidos nem manter a qualidade que desejava na confecção.
Foi então que em 1927 decidiu voltar para Itália, mais precisamente em Florença, tradicional cidade italiana conhecida por seu artesanato e trabalho em couro. Salvatore fundou uma pequena fábrica de sapatos totalmente confeccionados à mão, com uma equipe de 60 artesãos treinados diretamente por ele, e mais tarde uma pequena loja no Palácio Spini Feroni.
Lá, o sonho de um homem se transformou em uma empresa que passou a produzir mais de 350 pares de sapatos por dia. A fama de seus calçados, apreciados pela beleza e comodidade dos modelos e por sua refinada elaboração, se estendeu por toda Itália e pela Europa, fazendo do Palácio Spini Feroni, nas margens do Rio Arno e que ele adquiriu por inteiro em 1938, ponto de parada internacional dos atores de cinema.
A linha masculina chegou apenas na década de 70, com a primeira coleção de sapatos masculinos. Desde então, a marca se consolidou no mercado masculino e se tornou referência em peças com suas peças elegantes e sofisticadas que possuem a mesma confecção artesanal que seus icônicos sapatos.
Ermenegildo Zegna
A história da marca teve inicio em 1910 quando Ermenegildo Zegna assumiu o controle da fábrica da família, a Lanificio Zegna (“Lanificio” em Italiano significa fábrica de lã), localizada em Trivero, norte da Itália.
Ermenegildo aos 18 anos de idade, e caçula de dez irmãos, iniciou o processo de transformar a pequena fábrica da família. Ele tinha um objetivo ousado: produzir tecidos da máxima qualidade para competir com os fabricados na Gã-Bretanha, considerados os melhores do mundo na época.
A fim de atingir tal objetivo, foi em busca de equipamentos na Inglaterra e das melhores lãs na Austrália, África do Sul, Nova Zelândia e Tasmânia, além de cashmere, na Mongólia. Com o crescimento da fábrica, que contava agora com 420 funcionários e 60 teares, a marca se empenhou em confeccionar tecidos com os fios mais finos do mundo.
Tais esforços renderam frutos e a marca ganhou fama mundial e tornou-se sinônimo dos melhores produtos têxteis da Itália e parâmetro de qualidade no mundo inteiro. Além disso, foram os primeiro a assinar tecidos com o próprio nome.
Foi com a terceira geração da família que a Ermenegildo Zegna virou uma cobiçada grife de luxo. Os filhos de Ermenegildo, Angelo e Aldo, assumiram a direção da empresa em 1960 e então a marca começou a produzir as mais sofisticadas peças de alfaiataria e uma linha prêt-à-porter. Após esse primeiro passo, expandiram então a oferta de produtos, criando linhas esportivas, acessórios e malhas de tricô.
Até o ano de 1968, todas as peças eram feitas sob medida, quando então foi lançada a linha de ternos prontos para venda. Foi somente na década de 1980 que a marca abriu suas primeiras lojas próprias, na cidade de Paris, em 1980, e na cidade de Milão, em 1985. O aumento da produção levou o grupo a investir em mercados estrangeiros, resultando na abertura de filiais e pontos de venda em diversos países como Alemanha, Reino Unido, Espanha, Turquia, México e Estados Unido
Nos anos seguintes, a Ermenegildo Zegna ampliou sua linha de produtos com o lançamento de seus primeiros perfumes, óculos escuros, acessórios em couro, roupas íntimas e até uma linha mais jovem e casual de roupas e acessórios. Atualmente, suas peças são o exemplo de sofisticação e autenticidade no universo masculino. Feitos com os melhores tecidos e matérias primas e com caimento impecável.
Estas são apenas algumas das top marcas de luxo masculinas! Qual sua favorita? Nos conte nos comentários!