A Estética Old Money está de volta!
O mundo da moda é um eterno vai e vem e sempre está se re-inventando, as tendências para cada temporada e estação são diferentes e diversos hits do passado acabam voltando a se tornar os queridinhos do momento mais uma vez e também novos acabam surgindo na indústria.
Nos últimos meses, uma trend está ganhando muita força, principalmente no hemisfério norte, e voltando a se tornar um hit entre inúmeras fashionistas: a estética old money. Este termo ganhou muita visibilidade no aplicativo tik tok, onde vídeos com a hashtag da tendência atingiam milhares de visualizações.
Confiram abaixo o significado, origem e looks de inspiração da estética old money:
Significado e Origem
Se traduzirmos literalmente o termo “old money”, temos “dinheiro velho/antigo” — que é um conceito usado para designar grandes fortunas que são derivadas de heranças — que são acumuladas de geração em geração e, consequentemente, velho/antigo.
Segundo os sites FFW e Steal The Loook, a estética e expressão Old Money é mais comum em países onde não houve uma presença forte da aristocracia ou monarquia, e o dinheiro começou a ser acumulado por burgueses, especialmente durante a Revolução Industrial. Um exemplo bem fácil e claro são as famílias tradicionais que habitavam a cidade de Nova Iorque durante os Anos Dourados (a famosa Gilded Age). Os membros destas famílias, historicamente, sempre costumavam maneiras de sinalizar seu patrimônio através de suas roupas, para assim apenas aqueles que fazem parte do mesmo círculo social fossem capaz de entender ou decodificar a real intenção por trás das escolhas fashion.
A Estética
A estética old money não abrange apenas roupas de seda ou cashmere, mas também é composta por paisagens que muitos de nós só vemos em grandes filmes de Hollywood, como mansões, casas de campo, fontes com estátuas renascentistas e o que mais você imaginar. Já nos termos de peças de vestuário, ela é influenciada e inspiradas em esportes elitistas, como o tênis e, principalmente o hipismo. O principal objetivo da tendência é chegar o mais perto possível dessa realidade através de roupas que remetem ao estilo de vida dos herdeiros.
Algumas marcas de moda de luxo que possuem peças que podem definir exatamente este estilo de roupas usado, ou pelo menos almejado, são Chanel, Hermès e Ralph Lauren, que possuem uma “maneira de vestir-se” polida, elegante, dando ênfase na alta qualidade e cortes impecáveis de suas peças.
Os looks que seguem esta tendência podem ser definidos como elegantes e mais conservadores, com grande enfoque em tons claros como bege, off-white e azuis mais suaves.
Influência da Televisão
Séries televisivas também são responsáveis pela volta da estética old money, influenciando centenas de adolescentes e jovens adultos! Grandes exemplos são a série Gossip Girl, em especial a personagem Blair Waldorf, que se tornou referência desta tendência, além dos seriados The Crown e até mesmo Bridgerton, por mais que este último se passe na Era Regencial.
Quando posts sobre personagens destes programas aparecem com frequência nas timelines de diferentes redes sociais, eles acabam por influenciar as pessoas, mesmo que seja minimamente.
Inspirações de Looks
Seja terninhos de tweed, peças tem tecidos mais refinados, camisas polo, suéters de tricô, lenços para amarrar no pescoço ou cabelos, não é difícil criar um look que tenha a estética do old money. Confira algumas inspirações de looks abaixo:
Ver essa foto no Instagram
O que acham a estética old money? Usariam looks inspirados nela? Nos conte nos comentários!