|

8 Curiosidades sobre relógios de luxo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética.

Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado para contar o tempo mas também pode simbolizar status e realização. Os modelos de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo trabalho artesanal e minucioso necessário, fazendo com que sejam objetos de desejo e cobiça para milhares de pessoas.

Confiram abaixo oito curiosidades sobre relógios de luxo:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

08. O primeiro relógio masculino de luxo foi um Cartier

O primeiro relógio masculino de luxo na história foi feito para um brasileiro! Em 1904,o pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont, pediu a seu amigo Louis Cartier que criasse um relógio de pulso que ele pudesse usar para controlar o tempo enquanto voava, pois seu relógio de bolso era muito pesado e inconveniente.

Assim, Louis criou o Cartier Santos Dumont, o primeiro relógio de piloto do mundo, o primeiro relógio ferramenta e até mesmo o primeiro relógio masculino. Felizmente, o Santos ainda existe hoje e é uma das coleções mais populares da marca.

A Cartier foi responsável pelo primeiro relógio de pulso masculino. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)
A Cartier foi responsável pelo primeiro relógio de pulso masculino. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)

07. O mecanismo de emergência da Breitling já salvou vidas

A ideia de um relógio de campo, ou relógio de explorador, certamente não é algo novo. Com marcas como a Rolex, com seus modelos Explorer I e II, e Hamilton e muitas outras produzindo ótimos relógios de campo. No entanto, nenhum desses relógios foram o único motivo pelo qual seu portador foi salvo, algo que a Breitling pode reivindicar.

Em 1995, a Breitling incluiu um mecanismo de emergência embutido nos relógio da coleção Emergency Mission. Esta incrível peça de tecnologia manda um sinal de ajuda para os serviços de emergência e age como uma sinalização para estes serviços detectaram a origem do sinal. Além disso, ele vem sendo usado em muitas situações de risco de vida e já salvou vidas. Um acidente notável aconteceu em 2003 quando dois pilotos presos ativaram seus Emergency Mission enquanto estavam perdidos na Antártida e foram salvos.

Modelo Breitling Emergency Mission. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @breitling)
Modelo Breitling Emergency Mission. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @breitling)

06. Relógios de pulso foram originalmente criados para mulheres

Quando pensamos em marcas de relógio como Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet, seja qual marca for, você vai pensar em modelos de relógios masculinos. Mas, você sabia que eles foram originalmente criados para as mulheres?

No século 19, a ideia de um relógio de pulso era distintamente algo feminino.  Criados como uma pulseira cravejada de pedras preciosas com um pequeno mostrador e movimento de corda manual, os primeiros relógios de pulso, ou “pulseiras” como eram conhecidos, eram exclusivamente feitos para a mulheres. Foi apenas após a Primeira Guerra Mundial que os homens começaram a usar relógios de pulso como fazem até hoje.

Os relógios de pulso foram originalmente feitos para as mulheres. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)
Os relógios de pulso foram originalmente feitos para as mulheres. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)

05. A Jaeger Le Coultre testa seus modelos por 1.000 horas

Enquanto diversas marcas de relógio de luxo testam seus modelos em limites bem absurdos como submergindo-os em tanques pressurizados de água para testar sua resistência à água, fazendo testes de queda de várias alturas, expondo o relógio a temperaturas extremas e medindo sua precisão em várias condições, a Jaeger Le Coultre leva as coisas para o próximo nível.

Notoriamente, a marca é conhecida por seu “Controle de 1000 horas”, que é exatamente como o nome sugere. Este teste verifica a funcionalidade do movimento antes e depois de ser encaixado em sua caixa de relógio correspondente por um total de 1.000 horas. Os relógios passam por uma variedade de testes que simulam diferentes situações cotidianas com detalhes incríveis.

A Jaeger-LeCoultre testa seus relógios por 1.000 horas de diferentes maneiras. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @jaegerlecoultre).
A Jaeger-LeCoultre testa seus relógios por 1.000 horas de diferentes maneiras. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios de luxo. (Foto: Reprodução/Instagram @jaegerlecoultre).

04. A Omega já levou seus relógios para a Lua

A Omega foi a primeira marca de relógios a enviar para um exemplar para a Lua. O Omega Speedmaster foi lançado em 1957, mas sua primeira jornada espacial começou em 1965 com a NASA o qualificou para ser usado em suas missões pilotadas. Desde então, ele foi usado em todos os seis pousos lunares e ganhou o apelido de “Moonwatch”.

03. Os relógios Rolex já foram para o fundo do mar

Em 1926, a Rolex lançou o primeiro relógio de pulso que era verdadeiramente a prova d’água e de poeira, que foi batizado de Oyster. O modelo se tornou tão popular que os joalheiros o exibiam em vitrines em que estava completamente submergido em aquários.

No entanto, a Rolex levou as coisas adiante com o relógio Deep Sea Special. O relógio foi levado há quase 11.000 metros de profundidade para o fundo da Fossa das Marianas e manteve a hora perfeita durante as 7 horas de jornada subaquática.

02. A relojoaria suíça era, originalmente, a alternativa econômica

Podemos conhecer a Suíça hoje como o coração pulsante da relojoaria mecânica, mas, como toda história, a história da relojoaria suíça tem seu começo. Antes do século 19, se você quisesse comprar um relógio, seu dinheiro iria para a Inglaterra ou para a França, então duas potências da indústria, tecnologia e arte.

Mas o sucesso dessas duas nações seria sua ruína; quanto mais ricos eles se tornavam, mais caro era seu produto, menos as pessoas podiam comprá-lo. E o que acontece quando as pessoas querem algo que não podem pagar? Eles não têm – ou compram uma falsificação.

Naquela época, os produtos de baixo valor não vinham da China, como aconteceu atualmente, eles vinham de “perto de casa”. Durante os invernos longos e rigorosos nos pés dos Alpes Suíços, quando cuidar da terra ou criar gado era quase impossível, os agricultores domésticos começaram a produzir componentes de relógios com base nos designs estabelecidos dos franceses e britânicos.

A princípio, o trabalho produzido por essa indústria caseira era inferior – barato, mas inferior – e depois começou a evoluir e sua qualidade avançar. A revolução industrial quase destruiu a relojoaria na França e na Inglaterra, o custo da mão de obra era muito caro, e os suíços estavam prontos para assumir o manto, sendo até hoje referência no ramo.

01. A Rolex não é Suíça

Se você pedir para qualquer pessoa nomear uma famosa empresa suíça de relógios, é quase certo que você ouvirá a palavra ‘Rolex’ como resposta. A marca é conhecida em todo o mundo como o auge do luxo, liderando a lista das marcas de relógios mais valiosas e posicionado como a joia da coroa da relojoaria suíça.

Mas, o que muitos não podem não saber é que a Rolex não é suíça. Sim, a marca Montres Rolex S.A. foi registrada em Genebra em 1920, mas foi fundada quinze anos antes, a quase 1.000 km de distância, em Londres, Inglaterra. O fundador alemão Hans Wilsdorf, um anglófilo e experiente distribuidor de relógios, mudou-se para Londres para fazer parceria com seu cunhado, Alfred Davis, para importar movimentos suíços superiores, embalando-os localmente e vendendo-os ao público britânico.

Por conta da guerra, Hans foi obrigado a deixar a Inglaterra e voltar para a Suíça, onde aprendeu seu ofício.

Relógio Rolex Datejust. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)
Relógio Rolex Datejust. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)

Já conhecia estas curiosidades sobre relógios de luxo? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Top 6 Mochilas de Luxo para Eles e para Elas: Modelos Elegantes e Funcionais

    Entre a pasta masculina pesada de sempre e a bolsa feminina clássica e óbvia, surge um trunfo moderno: as mochilas de luxo. Estilosas e funcionais, elas conquistam ambos os sexos. Mas quais são os modelos imperdíveis das grandes maisons? Listamos 6 ícones que vão do trabalho à escapada no fim de semana.
  • 4 Bolsas Grandes da Louis Vuitton na Super Sale dos Pais Extended

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • As peças Gucci que são imperdíveis na Super Sale dos Pais Extended

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 3 Peças da Balenciaga que são clássicas no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola. Após cair em esquecimento…
  • Quando custa o Acessório da Chanel mais barato hoje?

    Se você já se questionou quanto custa o acessório Chanel mais barato atualmente, saiba que é uma curiosidade comum. Quando pensamos na grife francesa, logo vêm à mente suas bolsas icônicas, como, por exemplo, a 2.55 e a Classic Double Flap, que em 2025 ultrapassam facilmente os US$ 10 mil nas versões em couro de…
  • Novo Embaixador Louis Vuitton é jogador do Real Madrid: Jude Bellingham

    O futebol e a moda de luxo estão cada vez mais próximos, e a estrela do grupo LVMH parece dominar essa ponte como poucas marcas sabem fazer. A mais recente prova disso é a nomeação de Jude Bellingham, meio-campista inglês de apenas 21 anos e craque do Real Madrid, como novo embaixador Louis Vuitton para…
  • 5 Bolsas Estruturadas de Luxo: Rígidas, Geométricas e Desejadas

    O encanto das bolsas estruturadas de luxo está no equilíbrio entre arquitetura e geometria. As box bags são compactas, mas demandam atenção: cada linha, cada fecho, cada detalhe parece pensado para durar, ser admirado e, acima de tudo, usado. Elas não competem com o look, mas elevam tudo ao redor, tornando o simples ato de…
  • Super Sale dos Pais Extended: Bolsas Clássicas para Investir!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • 3 Sapatos de Marcas de Luxo que sempre estão em alta!

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
  • 5 Bolsas de Marcas de Luxo Italianas para Trabalhar!

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Maison Moynat entra no universo Pet de Luxo

    Discreta, raríssima e quase sempre citada em tom de confidência por quem conhece o que há de mais refinado na marroquinaria francesa, a Maison Moynat não costuma fazer movimentos ruidosos. No entanto, ganhou os holofotes recentemente ao lançar uma coleção dedicada aos pets. Conheça melhor a grife e os acessórios luxuosos dedicados aos cães.
  • Balenciaga aposta no “toewear” com Sandália de 5 Dedos

    Balenciaga e sua nova sandália de 5 dedos chegam como um choque de criatividade. Entre debates sobre o futuro da maison, a grife mostra que, mesmo em transição, domina a arte de questionar padrões no luxo e transformar o ordinário em provocação fashion. Descubra todos os detalhes do lançamento que está dando o que falar.