As Parcerias Louis Vuitton ao longo dos anos!
A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos anos. Uma das grifes que é muito conhecida por fazer colaborações é a Louis Vuitton.
Ao longo dos anos, a maison francesa fez inúmeras parcerias que foram sucesso de vendas e entre os fashonistas, por exemplos a com a Supreme, Stephen Sprouse, Takashi Murakami e Yayoi Kusama.
Confiram abaixo as principais parcerias da Louis Vuitton ao longo dos anos:
Louis Vuitton x Nike
A parceria entre a Nike a Louis Vuitton é uma das mais recentes da maison francesa e também a última elaborada por Virgil Abloh, que foi diretor criativo da linha masculina da LV, antes de seu falecimento.
A colaboração entre ambas as marcas foi revelada durante o desfile masculino de Primavera/Verão 2022 da Louis Vuitton que aconteceu no dia 24 de Junho de 2021. A coleção contou com 21 modelos diferentes e exclusivos, tendo todos eles sendo apresentados na passarela. O clássico símbolo da Nike (conhecido como swoosh) e também o resto do tênis apareceu com o icônico monograma da maison francesa em cores fortes como verde, branco, azul metálico, amarelo limão, vermelho e até estampa Damier faz uma aparição.
Nas notas sobre coleção que foi divulgada no desfile e onde Virgil define os principais conceitos, definições e inspirações, o Air Force 1 foi definido como “um dos sapatos de maior sucesso que já foram criados”. Mas, o designer está mais interessado na versão do Air Force 1 que aparece na capa do single de Rob Base e do DJ E-Z Rock de 1988 — um que foi customizado para que o swoosh da Nike fosse coberto com o monograma da Louis Vuitton.
Louis Vuitton x Supreme
Esta talvez seja uma das parcerias de maior sucesso e comentadas da Louis Vuitton! Apresentada oficialmente em 2017 durante a coleção de Outono/Inverno 2018 masculina, a collab entre as duas marcas foi uma grande surpresa, já que a grife francesa havia processado a Supreme nos anos 2000 por estar usando, sem autorização, o famoso monograma da maison.
Ao todo, 55 peças compuseram a coleção. Entre elas, estão: jaquetas, bandanas, jeans, pochetes vermelhas, camisas de beisebol, casacos oversized, sneakers, suéteres, calças largas, cintos e camisetas tipo pijama. Entre as estampas utilizadas, destacam-se a militar com tecido denim (tecido de algodão resistente), e o vermelho predominou nas peças da coleção, cor associada à Supreme.
Um detalhe que chamo atenção nos artigos da collab foram as logomarcas da Supreme e da Louis Vuitton que ganharam destaque e apareceram em peso. Algo que já acontece nas coleções tradicionais de ambas as marcas.
A colaboração entre as duas grifes foi vendida exclusivamente em pop-ups especiais localizadas em cidades seletas: Sydney, Tóquio, Paris, Londres, Miami, Los Angeles e Seul.
Louis Vuitton x NBA
Anunciada na segunda semana de Outubro de 2020, a parceria entre a Louis Vuitton e a NBA (National Basketball Association) é inédita e foi concebida pelo então diretor criativo da linha masculina da marca, Virgil Abloh. A coleção cápsula masculina faz parte de uma parceria de três anos entre a maison francesa e a NBA (que teve o time Los Angeles Lakers coroado como campeão da temporada 2020 em que foi divulgada).
O início das vendas foi no dia 20 de Novembro do mesmo ano e contou com peças para um guarda roupa completo que foi dividido em três divisões: Viagens e Trânsitos (com peças mais casuais e despojadas), Chegadas de Jogos (peças como jaquetas de couro com capuz, calças jeans como monograma e camisetas) e Conferências de Imprensa (com peças formais, como peças em alfaiataria e camisas), cada uma delas possuindo artigos de vestuário, calçados e acessórios que foram produzidos em um número limitado.
Louis Vuitton x Jeff Koons
A colaboração entre a Louis Vuitton e o artista Jeff Koons deu o que falar quando foi lançada em 2017 e se tornou uma das mais emblemáticas da história da maison francesa. Até a data de lançamento da mesma, possuiu o recorde de preço mais alto pago por uma obra de um artista ainda vivo. Koons criou uma uma série de bolsas e acessórios que foi lançada em 28 de Abril do mesmo ano.
O artista brincou com sua própria série “Gazing Ball” – onde colocou esferas azuis metálicas em reproduções de cinco pinturas dos grandes mestres como “A Mona Lisa” de Da Vinci; “A caça do tigre” de Rubens; “Jovem com cachorro” de Fragonard; “Campo de Trigo com Ciprestes” de Van Gogh e “Marte, vênus e Cupido” de Tiziano – para desenvolver uma série de bolsas, como a Speedy, Keepall e Neverfull. Cada bolsa ostenta na parte exterior o nome do artista original feito de metal. Os cinco museus que possuem essas obras de arte, incluindo o Louvre, receberam royalties para vendas, que esperavam também que as bolsas animassem os millennials a realmente visitar um museu de arte clássico.
Todos os exemplares da collab Koons/Vuitton também continham uma etiqueta em forma de coelho inflável – um símbolo do trabalho de Koons ao longo dos seus 40 anos de carreira, além das biografias de cada mestre no interior de cada modelo.
Louis Vuitton x Takashi Murakami
Talvez uma das parcerias de maior sucesso e mais duradouras da Louis Vuitton, a collab com o artista japonês Takashi Murakami começou em 2003 e durou 12 anos. A colaboração teve início com desenhos de arte pop japonesa que estamparam carteiras e bolsas da marca francesa.
Posteriormente, veio o grande sucesso: uma brincadeira com a logomarca LV, criando uma versão colorida e divertida da mesma, batizada de Multicolore, que estampou diversos produtos da maison francesa, virando uma febre entre as fashionistas e algumas das peças mais cobiçadas até hoje. Ele foi celebrado e também criticado por romper a barreira entre arte e consumo, com um trabalho totalmente comercial. “No Japão essa barreira não existe, mas no Ocidente é certamente perigoso misturar os dois porque as pessoas irão jogar todas as pedras em cima. Mas tudo bem. Estou pronto com um chapéu bem duro na cabeça”, brincou na época em uma entrevista.
A parceria entre a Louis Vuitton e Takashi Murakami existiu até 2015, quando a linha da collab foi descontinuada para a tristeza de milhares de admiradores e colecionadores.
Louis Vuitton x Stephen Sprouse
Assim como outras parcerias que mencionamos acima, a com o artista Stephen Sprouse foi um dos grandes sucessos da Louis Vuitton e é aclamada até hoje. Lançada em 2001, ela se configura como a primeira colaboração artística da marca e foi desenvolvida nos primeiros anos de Marc Jacobs na marca. O estilista e Sprouse criaram uma impressão em grafite do adorado monograma da marca com os dizeres “Louis Vuitton Paris” que estampou diferentes modelos de bolsas da maison nas mais variadas cores, que se tornou uma febre entre as fashionistas.
Infelizmente, Stephen faleceu apenas três anos após a parceria de câncer. Porém, em 2009, Marc Jacobs re-introduziu a linha grafite como uma homenagem à Sprouse. Esta coleção incluiu um novo design com rosas pintadas, que foram baseadas no esboço de uma rosa que Stephen Sprouse desenhou durante a primeira colaboração. Esta coleção se configura agora entre os itens mais raros da marca e também mais cobiçados.
Estas são apenas algumas das colaborações da Louis Vuitton! Qual sua favorita? Nos conte nos comentários!