|

Versace: Entenda Por Que a Grife Encerrou suas Operações no Brasil!

Poucas marcas na história da moda alcançaram o nível de icônica e reconhecimento que a Versace possui. Com sua estética extragavante, a grife italiana conquistou os fashionistas ao redor do globo, incluindo os brasileiros. Isso é evidente na persistente questão que intriga os admiradores da desejada etiqueta por aqui: por que a Versace saiu do Brasil?

O encerramento das operações da Versace no Brasil deixou muitos fãs da moda perplexos. Afinal, o Brasil é um país conhecido por seu mercado consumidor vibrante e apaixonado por marcas de luxo. Então, o que teria levado uma grife tão prestigiada a tomar essa decisão?

Para entender os motivos, é preciso lembrar da chegada da marca italiana em solo brasileiro antes da sua saída em 2019.

Chegada e Partida da Grife da Medusa

Em 2014, um marco foi estabelecido no cenário da moda brasileira quando a famosa grife Versace inaugurou suas operações no país por conta própria. Com lojas localizadas estrategicamente em shoppings de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, a presença da marca deixou os fashionistas brasileiros em polvorosa. Entre todas, a boutique localizada no Iguatemi São Paulo se destacava como uma verdadeira referência de estilo e elegância.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Com um espaço de 135 metros quadrados, o local foi projetado pela própria Donatella Versace que está na direção criativa desde a morte do seu irmão, Gianne Versace em 97, em colaboração com o prestigiado arquiteto inglês Jamie Forbet. A união entre a ousadia característica da marca e os detalhes arquitetônicos tradicionais italianos conferiram à loja uma atmosfera luxuosa encantando clientes e admiradores da etiqueta.

No entanto, a presença da grife reconhecida por suas estampas barrocas e temas recorrentes do fundo do mar estava com seus dias contatos.

Foto da loja Versace no Shopping Iguatemi: a grife saiu do Brasil e encerrou suas operações no país em 2019.
Fachada da antiga loja Versace no Shopping Iguatemi São Paulo. (Foto/Reprodução Harpers Bazaar Brasil). Clique na imagem e descubra Versace com Descontos Incríveis!

Desvendendo um Mistério: Por que a Versace saiu do Brasil?

No final de dezembro de 2019, o mercado de luxo nacional sofreu um golpe silencioso e significativo: a marca Versace encerrou suas operações de vez em São Paulo. Uma decisão que, embora tenha passado relativamente despercebida, já que a saída foi discreta e sem alarde, deixou uma marca profunda no cenário brasileiro.

Com mais de vinte anos de presença no país (antes em multimarcas e como franquia), a Versace era uma figura proeminente no setor de luxo. Sob a liderança de Donatella Versace, a grife tinha como marca registrada sua extragavância, sofisticação e, é claro, a icônica medusa que é protagonista de muitas de suas peças. Antes de fechar o seu ponto na capital paulista, a grife já havia, gradualmente, encerrado as atividades nos outros pontos de venda no país.

Os Motivos da Versace não estar mais no Brasil

O encerramento repentino das atividades da Versace em solo brasileiro veio com uma justificativa contundente: altos tributos e a crise econômica. A decisão de Donatella de assumir diretamente a operação da loja em São Paulo, retirando-a das mãos da franqueada, revelou-se um erro estratégico. Uma tentativa de se adaptar ao mercado local que, ao que parece, não foi bem-sucedida.

Além disso, podemos apontar também a volatilidade política, a desvalorização da moeda, os altos encargos trabalhistas, o pesado ônus tributário e forte concorrência como motivos para a Versace ter saído do Brasil.

Fundada por Gianni Versace em 1978 e parte do grupo norte-americano Tapestry desde 2023, a marca continua a ser uma força influente na indústria da moda, com lojas próprias em diversos países. No entanto, o Brasil, um dos mercados emergentes mais promissores do mundo, permanece sem uma boutique Versace até hoje. E enquanto isso, a maison expande para outras fronteiras como o recente Hotel 5 Estrelas inagurado em 2024, na Ásia.

O fechamento da loja em São Paulo não foi apenas uma perda para os consumidores brasileiros de moda de luxo, mas também um sinal revelador das complexidades e desafios enfrentados pelas marcas internacionais no mercado nacional. Os altos impostos e a instabilidade econômica são apenas algumas das barreiras que impedem o crescimento sustentável do setor desse nicho no Brasil.

Fashionistas Brasileiros Frustrados

Enquanto isso, os fashionistas por aqui continuam ávidos por marcas de prestígio e produtos exclusivos, deixando uma lacuna no mercado que ainda aguarda ser preenchida. O fechamento da boutique em São Paulo serviu como um lembrete sombrio de que, mesmo as marcas mais famosas do globo, não estão imunes aos desafios do mercado brasileiro.

Felizmente para quem busca comprar Versace no Brasil é possível encontrar roupas, sapatos e bolsas da grife da medusa em portais second hand de luxo como o Etiqueta Única, o maior da América Latina, que possui uma curadoria afiada, inclusive com peças nunca antes usadas.

Foto de Sapato Versace, a grife italiana saiu do Brasil e encerrou suas operações no país.
Calçados da Marca Italiana no E.Ú. Clique na imagem e descubra Sapatos Versace Autênticos com Descontos Incríveis!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Saint Laurent: 4 Bolsas destaque na Second Hand Week

    Você já se perguntou por que as bolsas Saint Laurent são presença constante nos radares do mercado de second hand? A maison francesa construiu um legado de peças que não envelhecem: refinadas, contemporâneas e capazes de dialogar com qualquer estilo, mantendo-se desejáveis muito além das tendências do momento.
  • Por que comemoramos o Dia do Second Hand? A Origem e Importância da Data!

    Hoje, 25 de agosto, é celebrado o Dia do Second Hand. Um momento pensado para reconhecer o impacto da moda circular, valorizar peças que carregam história e mostrar que, no universo do luxo, o passado e o presente podem coexistir em perfeita harmonia. Aqui, destacamos o impacto positivo do mercado de segunda mão e as…
  • Chanel: 4 Tote Bags Grandes na Second Hand Week

    Quando pensamos em Chanel, o primeiro acessório que vem à mente costuma ser a bolsa Classic Flap, com seu matelassê impecável, a corrente entrelaçada em couro e o fecho duplo “CC”. Mas o universo da maison francesa vai muito além dessa criação lendária. Para quem precisa de espaço sem abrir mão do DNA de luxo…
  • As 10 Marcas de Luxo Mais Fáceis de Revender em Brechós e Portais Second Hand!

    Se você ja se questionou quais são as marcas internacionais mais fáceis de revender em brechós onlines, saiba que não está sozinho. O mercado de luxo sempre atraiu um público apaixonado por exclusividade e sofisticação. Nos últimos anos, com o crescimento da moda circular, brechós de luxo e portais second hand como o Etiqueta Única…
  • Second Hand Week: 10 Bolsas Louis Vuitton que valem o investimento agora!

    Criada em 1854, a Louis Vuitton começou com baús que mudaram a história das viagens de luxo. Com o tempo, foram as bolsas que definiram o DNA da maison e consolidaram seu lugar entre as marcas mais desejadas do mundo. Hoje, seja um modelo recente ou um clássico já descontinuado, a LV figura entre as…
  • 4 Bolsas Gucci Para Investir na Second Hand Week

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • 4 Bolsas Crossbody da Louis Vuitton para Investir

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, a maison Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Top 10 Modelos de Bolsas Famosas até R$5000 na Second Hand Week!

    Prada, Gucci, Fendi… só de mencionar alguns desses nomes o coração bate mais rápido. Essas marcas de luxo conquistaram um lugar de destaque não só no mercado, mas também na imaginação de todos que apreciam moda. O motivo? São muitos, mas as suas bolsas famosas certamente lideram a lista. Esses acessórios não só mantêm seu…
  • As Bolsas Chanel que são imperdíveis na Second Hand Week!

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de…
  • As Tote Bags de Marcas de Luxo Para Investir

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • Burberry: As Melhores Bolsas Transversais da Grife Britânica

    Com ou sem o seu icônico xadrez, a Burberry apresenta uma seleção de bolsas transversais que atravessam gerações. Criados pelos talentosos diretores criativos que marcaram a história da maison britânica, os modelos de alça longa são pensados para acompanhar o ritmo dinâmico das grandes cidades ou para ter liberdade e praticidade nas viagens. Com design…
  • Balenciaga Le City East-West: Conheça a Nova Versão de um Clássico

    Enquanto o mundo da moda aguarda a estreia de Pierpaolo Piccioli, ex-diretor criativo da Valentino, à frente da Balenciaga, a maison de origem espanhola estabelecida em Paris dá um passo sutil, mas significativo: atualiza um de seus maiores clássicos, a icônica Bolsa Le City. Com quase 25 anos de história, o modelo que definiu o…