A diferença entre Reciclagem, Downcycling e Upciclying
Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.
A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.
Portanto, a indústria da moda cada vez mais vem entendendo que é necessário mudar sua forma de produção para que ela seja mais sustentável, que agrida menos o meio ambiente e que também haja menos resíduos têxteis. Por isso, novas técnicas e novidades vêm sendo criadas e introduzidas, como o dowcycling e o upcycling! Você sabe diferenciar as duas técnicas com o processo tradicional e clássico de reciclagem?
Confiram abaixo sobre as principais diferenças entre reciclagem, dowcycling e upcycling:
Reciclagem
O termo mais conhecido dentro todos, a reciclagem é nada mais do que a transformação de um resíduo sólido que não seria mais aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto.
O processo consiste em reprocessar um item, ou seja, recuperar um material ou produto para que ele possa ser reutilizado em outro produto. Desta maneira, ele é recuperado e torna-se, mais uma vez, matéria prima para o mesmo produto final o qual era feito originalmente.
Downcycling
Diferente da reciclagem “comum”, o Downcycling (conhecido também por subciclagem) é um processo de reciclagem cuja qualidade dos materiais que compõem um produto é depreciada. Ou seja, a reutilização dos materiais ocorre com perda de propriedades técnicas originais. Por exemplo, os metais, que costumam ser valiosos na linha de produção, são em larga medida reciclados dessa forma.
Este é um processo que tem seu foco na recuperação de um material para reuso em um produto com menor valor. Significando que a integridade do material é, de certa forma, comprometida durante o processo de downcycling.
Upcycling
Diferente dos dois outros métodos, o upcycling consiste em dar um novo propósito à materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade igual ou até melhor que a do produto original. Esta é uma prática que converte resíduos, que muitas vezes seriam desperdiçados, em novos materiais ou produtos com alta qualidade e valor ambiental.
Este método faz com que a quantidade de resíduos que passariam anos em lixões e aterros sanitários, além de diminuir a necessidade de exploração de matéria-prima para a criação de novos produtos.
Já conheciam mais sobre os diferentes tipos de reciclagem? Nos conte nos comentários!