Stella McCartney e Hermès irão usar Couro de Cogumelo
Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.
A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.
Atualmente, inúmeras marcas de luxo estão tomando medidas para tornarem suas ações mais sustentáveis, diminuindo assim seu impacto no meio ambiente. Além da sustentabilidade, outro assunto que é polêmico e recorrente no mundo da moda, principalmente no setor de luxo, é o uso de couro e pele animal em peças, principalmente bolsas e acessórios.
Porém, ao poucos grandes nomes vêm mudando sua política e estão abolindo e encontrando alternativas ao uso de peles e couros animais. O que é o caso da Hermès, que é conhecida e criticada pelo uso contínuo em suas bolsas.
Confiram mais a alternativa encontrada por ela e também pela label inglesa Stella McCartney:
A solução sustentável da Hermès e da Stella McCartney para o uso de couro animal
É de conhecimento geral que a Stella McCartney é uma marca com laços muito fortes com a sustentabilidade e veganismo, não usando couro animal em nenhuma peça, sejam roupas, bolsas e acessórios. Ela trabalha há alguns anos para desenvolver mais soluções sustentáveis e sem crueldade animal e vem encontrando diferentes materiais que atendem estas necessidades.
Recentemente, a icônica maison francesa Hermès anunciou que está seguindo os passos de Stella e ambas anunciaram que irão adotar tecidos criado em parceria com laboratórios MycoWorks e o Bolt Threads: o couro de cogumelo.
A label inglesa anunciou que irá utilizar a nova tecnologia, batizada de Mylo e criada em parceria com o laboratório Bolt Threads, em peças de roupas, com os dois primeiros modelos (um cropped top e uma calça) sendo apresentados no dia 20 de Março no instagram da própria marca em uma campanha estrelada por Paris Jackson, filha do falecido músico Michael Jackson. Apesar de não estarem à venda nas lojas, a grife espera lançar essa e outras coleções usando o couro de cogumelo em breve.
Ver essa foto no Instagram
Já a Hermès anunciou que irá criar uma versão vegana da icônica bolsa de viagem Victoria usando o couro sustentável. O material, batizado de Sylvania, foi fruto da parceria com o laboratório MycoWorks, e levou três anos para ser aperfeiçoado. Ele é como uma “rede de fios da estrutura da raiz dos cogumelos e imita as propriedades do couro e, segundo o laboratório, foi criado à partir de uma de suas tecnologias patenteadas.
“A Sylvania representa como a natureza e a biotecnologia podem trabalhar em conjunto para criar um material com os mais altos padrões de qualidade,” disse o CEO da MycoWorks, Matt Scullin.
Porém, infelizmente, a marca diz que ainda não tem planos de parar de usar couro animal em outros modelos de bolsa e acessórios. Sua ideia é criar uma nova linha de produtos que sejam sustentáveis e veganos que irá servir como uma alternativa para seus clientes que tenham interesse e desejo de possuir produtos mais sustentáveis da marca.
Este é um novo passo importante para se tornar a indústria da moda mais sustentável e com menos impacto no meio ambiente. O que achou da iniciativa de ambas as marcas? Nos conte nos comentários!