|

Luxo Responsável: A Evolução das Marcas em Direção à Sustentabilidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, 05/06, é fundamental refletir sobre a responsabilidade que marcas de luxo têm em relação à preservação ambiental.

As grifes famosas desse nicho são conhecidas por sua criações cheias de sofisticação, materiais nobres e exclusividade que geram desejo imediato. No entanto é necessário que o seus consumidores estejam cientes do impacto que suas escolhas têm no meio ambiente.

Neste post, exploraremos a importância desse casamento mais que necessário, entre o luxo e o meio ambiente, e como etiquetas famosas estão caminhando para práticas mais sustentáveis, mas mantendo a excelência e o alto padrão pelos quais sempre foram conhecidas.

A Indústria da Moda e o Meio Ambiente

A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, devido a processos de produção intensivos em recursos naturais e ao descarte inadequado de resíduos.

No entanto, à medida que a conscientização sobre as questões ambientais aumenta, as marcas de luxo estão percebendo a necessidade de se adaptar a um modelo mais sustentável. Um exemplo notável é a marca Stella McCartney, que se tornou pioneira na moda de luxo sustentável. A empresa utiliza materiais veganos e orgânicos em suas coleções, e também adota práticas de produção eco-friendly, minimizando o impacto ambiental.

Um dos aspectos fundamentais para essas grandes marcas o se tornarem mais sustentáveis é rever suas cadeias de suprimentos. Isso envolve buscar fornecedores que adotem práticas responsáveis, desde a obtenção de matérias-primas até a produção final.

Bolsas Stella Mccartney marca aliada do meio ambiente.
 Clique na imagem e confira diversas Bolsas Stella McCartney! (Foto: Reprodução/IG: @stellamccartney)

A Gucci é um exemplo de empresa que está comprometida com a sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos. Em 2017, ela lançou seu programa Gucci Equilibrium, que visa reduzir as emissões de carbono, utilizar materiais sustentáveis e promover o bem-estar dos trabalhadores. A grife também está investindo em projetos de reflorestamento para compensar suas emissões de carbono.

Uma outra maneira encontrada pelas grifes para a desafio ambiental tem sido através da pesquisa e desenvolvimento de materiais sustentáveis. Tecidos orgânicos, como algodão reciclado e fibras de bambu, estão ganhando espaço na indústria fashion

Nesse sentido, podemos citar a Prada que lançou a coleção “Re-Nylon”. Trata-se de uma produção feita inteiramente de nylon reciclado a partir de plásticos recuperados dos oceanos. Além disso, a inovação tecnológica está permitindo o surgimento de materiais inovadores, como couro vegano, feito a partir de materiais biodegradáveis e sem o uso de animais.

Bolsas Pradas sustentáveis em busca de melhoras para o meio ambiente.
 Clique na imagem e confira diversas Bolsas Prada em Promoção! (Foto: Reprodução/IG: @prada)

Moda Circular: Uma Prática Eficiente

Uma das estratégias mais eficazes para reduzir o impacto ambiental da indústria da moda é adotar o conceito de moda circular. Isso envolve a criação de produtos duráveis, projetados para serem reutilizados, reciclados e repassados.

A etiqueta italiana Valentino lançou o programa “Valentino Vintage“, um projeto de economia circular dedicado às peças de vestuário do passado da maison. A iniciativa foi anunciada pela primeira vez em Outubro 2021, quando a grife italiana pediu aos donos de itens vintage que os revendessem para a marca em troca de créditos na loja.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Nesse contexto, no Brasil, temos os brechós e portais de second hand especializados em peças de luxo. Além de desempenharem um papel fundamental, permitindo que as pessoas comprem e vendam peças semiovas, eles promovem a reutilização e a economia circular.

Nesse mercado, o destaque fica para o Etiqueta Única. A plataforma que possui site e aplicativo, é um dos principais nomes envolvidos nessa prática.

Ela oferece um conceito mais sustentável ao proporcionar vias confiáveis e fáceis para o desapego de itens de luxo. Ao utilizar essas opções, os consumidores podem contribuir para a redução do impacto ambiental da indústria da moda, dando uma segunda vida às peças.

Sejam elas roupas, acessórios, sapatos bolsas, vestidos de noivas e até objetos de decoração, a prática evita a produção excessiva e o descarte prematuro e desnecessário. Além disso, proporciona a satisfação de novas pessoas que conseguem a peça dos sonhos por um valor mais acessível.

Bolsas de luxo e sapatos Louboutin.
Comece a vender as peças que você não usa mais no Etiqueta Única!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Tudo sobre a estreia de Jonathan Anderson na Dior!

    Após meses de suspense e ansiedade, Jonathan Anderson fez sua tão aguardada estreia como diretor criativo de coleções femininas da icônica marca francesa Dior. Com o Jardim de Tuileries como palco da apresentação, o designer apresentou suas primeiras criações femininas para a cada (já que ele também é responsável pelas coleções masculinas), e mostrou sua…
  • Saiba tudo sobre o Credit Month!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor. O Etiqueta…
  • Top 10 Sapatos Femininos Clássicos que vão salvar o seu Closet!

    Em meio a coleções que surgem e desaparecem a cada estação, alguns calçados se mantêm intocados pelo tempo, atravessando tendências e consolidando-se como ícones. São os sapatos femininos clássicos, modelos exclusivos que carregam história, traduzem o DNA de grandes maisons e permanecem relevantes mesmo após anos do seu primeiro lançamento. Selecionamos 10 calçados de luxo…
  • Versace irá lançar parceria com a Onitsuka Tiger!

    Fundada em 1978 pelo icônico Gianni Versace, a Versace é conhecida por suas criações audaciosas, estampas chamativas coloridas, modelagem justa e o contraste entre o preto e acessórios dourados. Por quase 3 décadas, a grife italiana foi comandada por Donatella Versace, que assumiu a direção criativa após o falecimento do irmão. Para o choque de…
  • Bolsas clássicas e atemporais das grandes marcas de luxo!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Cartier lança nova versão da icônica Coleção Love após 56 anos!

    Poucas joias conseguem atravessar décadas mantendo o mesmo fascínio que tinham no dia em que foram criadas. A Cartier LOVE, lançada em 1969 pelo designer Aldo Cipullo em Nova York, é um desses raros exemplos. Criada no auge de uma era marcada pela liberdade cultural e pela redefinição dos relacionamentos, a pulseira ganhou notoriedade não…
  • Desfile Louis Vuitton Verão 2026 é destaque no segundo dia da PFW

    O desfile de Verão 2026 da Louis Vuitton, apresentado nesta manhã em Paris, surpreendeu pela combinação entre história, opulência e intimidade. Sob o olhar de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da maison desde 2013, a coleção foi revelada nos aposentos de Ana da Áustria, rainha da França entre 1615 e 1643, um cenário que dialoga diretamente…
  • Saint Laurent Verão 2026: Desfile fecha a primeira noite da Paris Fashion Week

    A primeira noite da Paris Fashion Week (PFW), em 29 de setembro, teve como“grande finale” o desfile da Saint Laurent Verão 2026. Anthony Vaccarello, no comando criativo da maison desde 2016, celebrou seu 30º desfile com um cenário inesquecível: milhares de hortênsias brancas cobriram o Trocadéro e, vistas do alto, formavam o icônico logo YSL….
  • Silvia Venturini deixa a Direção Criativa da Fendi: Quem deve assumir?

    O mundo da moda volta a ser marcado por uma mudança de peso. A Fendi, uma das marcas mais respeitadas do luxo italiano e parte do grupo LVMH, anunciou que Silvia Venturini Fendi deixará a direção criativa da grife para assumir o cargo de presidente honorária a partir de 1º de outubro de 2025. O…
  • 5 Bolsas Dior que são imperdíveis no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Dario Vitale estreia na Versace e reinventa os anos 1980 para o verão 2026

    Na última sexta-feira, todos os olhares da Semana de Moda de Milão se voltaram para a estreia de Dario Vitale como diretor criativo da Versace. O desfile, de atmosfera intimista, tinha uma missão clara: mostrar como um novo olhar poderia honrar a herança de Gianni Versace, sem deixar de dialogar com a vida de hoje.