Nos últimos anos, o mundo da moda tem sido testemunha da união entre o streetwear e o luxo. E uma marca que tem liderado essa tendência é a Balenciaga.
Foto/Reprodução IG: @balenciaga
Reconhecida por seu estilo inovador e vanguardista, a grife tem se destacado ao incorporar elementos da moda de rua em sua estética luxuosa.
Ao adotar tal estilo e abordagem, a etiqueta rompeu com a tradição e as convenções inclusive da alta-costura.
Foto/Reprodução IG: @balenciaga
A Balenciaga abraçou a cultura urbana e buscou inspiração nas ruas para criar peças que se conectassem com um público mais amplo e jovem.
O resultado é uma estética híbrida que conquista tanto os fãs do luxo tradicional quanto os seguidores do streetwear.
Foto/Reprodução IG: @balenciaga
Marcas de luxo e streetwear podemparecer uma combinação improvável, mas rapidamente se tornou uma das tendências mais desejadas no mercado de moda.
Foto/Reprodução IG: @balenciaga
O estilo é marcado por roupas confortáveis e uma “vibe” descontraída, como moletons oversizeds, calças largas e despojadas...
Foto/Reprodução IG: @balenciaga
Jeans desgastados, camisetas amplas, bonés e sneakers (esses geralmente são as grandes estrelas).
A história da grife espanhola Balenciaga começa em 1919, quando o costureiro Cristóbal Balenciaga Eizaguirre fundou sua marca com o mesmo nome.
Ele abriu uma loja em San Sebastián e depois expandiu para Barcelona e Madri.No entanto, durante a Guerra Civil Espanhola, Balenciaga foi obrigado a se mudar para Paris.
Foto/Reprodução IG: @balenciaga
Desde 2001, o grupo Kering administra a Balenciaga, juntamente com outras marcas de luxo como Gucci, Bottega Veneta e outras.
Com o objetivo de revitalizar a marca para o século 21, a Kering contratou diferentes designers renomados para assumir a direção criativa da grife.
Entre nos nomes de destaques que passaram por lá, Alexander Wang e Nicolas Ghesquière, responsável pela it bag Motorcycle.
03
02
01
Em 2015, eles nomearam Demna Gvasalia, um talentoso e polêmico estilista nascido na Geórgia, como o novo diretor criativo.
Desde então, Demna tema tem sido responsável por equilibrar a herança de luxo e a história da Balenciaga com mudanças modernas.
Foto/Reprodução IG: @balenciaga
Uma das formas encontradas pelo desginer para isso, foi levar o streetwear dentro de uma das mais tradicionais e luxuosas marcas.
Foto/Reprodução IG: @balenciaga
O tênis Triple S, robusto com elementos esportivos é um exemplo perfeito dessa nova abordagem de Demma para Balenciaga.
03
02
01
O fenômeno da marca e sua incorporação bem-sucedida do streetwear em sua estética de luxo demonstra que a moda está em constante evolução.
Foto//Reprodução IG:@gqfrance
Já em seu primeiro desfile dava pra ver os empréstimos de Gvasalia no estilo das ruas.
Demna transformou Balenciaga em uma potência colaborativa, trabalhando com todos, desde Crocs e Gucci até Sony e Marvel.
A moda deixou de ser apenas sobre ostentação e exclusividade, e passou a ser também uma expressão pessoal.
As pessoas estão buscando peças que transmitam sua personalidade e seu estilo de vida, e o streetwear proporciona exatamente isso.