Malas Louis Vuitton

Onde são feitas as malas da Louis Vuitton?

Para muitos, os primeiros produtos que vêm a mente quando se pensa na Louis Vuitton são suas icônicas bolsas, como a Speedy, Neverfull e Alma. Mas, muitos podem não saber que são os artigos de viagem da marca que a fizeram ser reconhecida mundo afora e que lhe fizeram ser a grande marca que é hoje!

Com diversos modelos de artigos de viagem que vão desde os icônicos baús, às malas de mão até os modelos de rodinha, a marca francesa se tornou pioneira na inovação neste setor, além de ser referência de qualidade e luxo.

Confiram mais sobre os icônicos artigos de viagem Louis Vuitton e seu processo de fabricação:

A Louis Vuitton e a tradição de artigos de viagens

O começo de tudo se deu quando o jovem Louis Vuitton, com apenas 16 anos de idade, decidiu viajar para Paris a pé (uma distância de aproximadamente 400km de sua cidade natal, uma pequena aldeia na região de Jura) com o objetivo de aprender em dois anos como trabalhar com madeira.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Passou-se um tempo e Louis foi contratado como aprendiz por Monsieur Maréchal, um fabricante de baús de viagem que tinha como clientela a alta sociedade parisiense, que usavam os objetos para transportar seus pertences em suas mudanças e deslocamentos pelo país.

Mala Louis Vuitton

Muito trabalhador e visionário, Louis Vuitton se dedicou ao máximo à função e tentou criar algo que fosse diferente, útil, prático e bonito para se diferenciar dos produtos já oferecidos, conceito que foi pioneiro para época.

Sua vida mudou para sempre em 1851, quando era levado ao Palais des Tuilleries para embalar as bagagens da Imperatiz Eugênia todas as vezes que o Imperador Napoleão III viajava.

Três anos mais tarde, em 1854, o francês decidiu inaugurar a Maison Louis Vuitton Malletier no número 4 da Rua Neuve dês Capucines, localizada no centro de Paris, próximo à icônica Praça Vendôme. Sempre com o objetivo de trazer inovações para suas mercadorias, a primeira ideia inovadora foi a de criar um tecido que fosse altamente resistente e revestido (uma lona encerada impermeável, surgindo assim o conceito de “malas a prova d’água”) para ser o substituto do couro.

Vuitton criou um tecido menos restrito do que a pele natural e com cheiro mais agradável (já que as na época, as malas de viagem eram conhecidas por terem mau odor). Além da mudança de tecido, o estilista também começou a revestir os cantos dos baús com canteiras de madeira, tornando-os mais resistentes.

Malas vintage Louis Vuitton

Quatro anos após a inauguração de sua Maison, ele criou as primeiras “malles plates”, um novo formato de baú (que possuía agora tampa reta, diferente dos modelos usuais com abaulada) que visava facilitar a acomodação em porões de navios e empilhamentos em trens e acrescentou o detalhe de sua assinatura pintada em cinza em cada exemplar. O seu apuro artesanal chamou a atenção de inúmeros nobres e membros da sociedade, que cada vez vais encomendavam com Louis Vuitton.

Com o grande crescimento da empresa e da demanda de encomendas, Georges Vuitton, filho de Louis, se juntou ao pai em 1870. No mesmo ano, Louis criou o ‘Gris Trianon’, produto que revolucionou o princípio do baú com seu material canvas na cor cinza claro. Mesmo volumoso, o Trianon era muito leve, pois era confeccionado em madeira álamo.

A dedicação da marca para artigos de viagem era tanta, que foram criados produtos sob encomenda exclusivamente para esse setor, como a Wardrobre (uma “mala-cama”) em 1879, mala-secretária, mala para sapatos, as icônicas caixas de chapéus, dentre outras criações incríveis e inéditas para a época. Dezesseis anos após a entrada de Georges na empresa, o jovem mostrou que herdou a mente criativa do pai ao criar em 1886 fechos de malas e bagagens com um sistema de fechamento inteligente, que consistia em um sistema único de trancas formado por duas fivelas com molas.

Fecho inteligente de malas Louis Vuitton
Fecho inteligente de malas Louis Vuitton

Este novo sistema fez com que as bagagens não fossem facilmente abertas, o que fez a maison ganhar a confiança de famílias abastadas que precisavam levar consigo objetos de grande valor.

Nos anos que se passaram, a marca francesa continuou a produzir artigos de viagens e bolsas e se tornar referência por seus modelos inovadores, sofisticados, luxuosos e com a mais alta qualidade e longa durabilidade.

Onde são fabricados os artigos atualmente?

Uma grande dúvida pode surgir onde são fabricados os produtos da Louis Vuitton, já que inúmeras marcas tem sua produção em países ocidentais, principalmente a China. Entretanto, na Louis Vuitton é diferente! Seus produtos em couro são fabricados exclusivamente em ateliês localizados na França, Espanha e Estados Unidos.

As malas e bolsas da marca francesa são confeccionados em um ateliê especial na França, mais especificamente em uma casa localizada na cidade de Asnières, que fica a poucos minutos de Paris. Lá, o ambiente é dividido em diferentes setores e possui uma equipe composta por diferentes profissionais como serralheiros, montadores e carpinteiros que criam a mão as incríveis peças da marca, além de confeccionarem peças customizadas e exclusivas para clientes.

Para mostrar de perto todo o processo de criação de suas icônicas malas e baús de viagens, em 2018, a Louis Vuitton abriu as portas do ateliê de Asniéres para o diretor francês Loïc Prigent conferir em primeira mão todas as etapas de confecção dos artigos.

Já conheciam mais sobre a história da maison francesa e seu legado de artigos de viagens e onde são feitas? Nos contem nos comentários!

No Etiqueta Única vocês podem encontrar diversas malas Louis Vuitton em diferentes modelos com até 78% OFF!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre mini bags de marcas de luxo para presentear no dia das mães

3 Mini Bags para usar no Verão Europeu

Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…
sapatos-gucci-para-inverno-modelos-femininos-que-toda-fashionista-precisa-bota-010725

Sapatos Gucci para o Inverno: 3 Modelos que toda Fashionista Ama!

A Gucci é uma das maisons mais icônicas e reverenciadas no universo da moda de luxo, reconhecida não apenas por suas bolsas exclusivas e acessórios-desejo, mas também por uma sólida tradição na criação de calçados que transcendem tendências e estações. Fundada em 1921 em Florença, a marca construiu ao longo das décadas uma identidade marcada…
bolsas-gucci-com-mood-invernal-que-voce-precisa-conhecer-modelos-de-luxo-para-inverno-dias-frios-winter-with-gucci-capa-010725

4 Bolsas Gucci com Mood Invernal que Você Precisa Conhecer!

Casacos estruturados, calçados robustos e… bolsas. A Gucci também tem modelos que traduzem o mood invernal com maestria — e vale a pena conhecê-los de perto. Há quem diga que o inverno é a estação mais elegante do calendário da moda — e com razão. Trench coats bem cortados, sobreposições cuidadosamente pensadas, tecidos encorpados e…
capa post sobre bolsas de luxo nada óbvias.

5 Bolsas de luxo nada óbvias para investir

A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
bolsas-de-luxo-coloridas-para-usar-no-euro-summer-e-sempre-capa-270625

Bolsas de luxo coloridas para usar no Euro Summer— e sempre!

Quando se fala em malas para os dias de sol na Riviera, as bolsas coloridas pensadas para o Euro Summer estão entre os itens mais certeiros — e desejados. Em versões de couro ou lona com acabamento premium, elas unem o visual vibrante típico da estação com a durabilidade e versatilidade que se espera de…
capa do post sobre bolsas louis vuitton para apostar na summer sale

Louis Vuitton inaugura a ‘The Louis’ em Xangai

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas dior para investir no black month

As Melhores Oportunidades da Dior no Etiqueta Única

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de sete décadas de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa-lee-know-e-nomeado-embaixador-gucci-entenda-os-motivos-300625

Lee Know é nomeado Embaixador Gucci: Entenda os motivos!

Em mais um movimento estratégico, a Gucci anunciou nesta segunda-feira (30) o cantor sul-coreano Lee Know, integrante do Stray Kids, como seu novo embaixador global. A nomeação acontece em um momento de transição importante para a maison italiana, que se prepara para um novo capítulo criativo com a aguardada estreia de Demna, ex-Balenciaga, como diretor…
desfile-masculino-hermes-verao-2026-na-pfw-semana-de-moda-de-paris-capa-300625

Desfile Masculino Hermès 2026: Novas Bolsas Birkin roubam a cena

Entre a aguardada estreia de Jonathan Anderson à frente da Dior Men e a presença arrebatadora de Beyoncé na primeira fila da Louis Vuitton de Pharrell, quem diria que a Hermès roubaria a cena da Paris Fashion Week Spring Summer 2026? Pois foi exatamente isso que aconteceu — e de um jeito muito à la…
capa do post sobre peças de marcas de luxo francesas no etiqueta única

5 Peças de Marcas de Luxo Francesas para Investir

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
capa do post sobre peças tiffany & co que são imperdíveis no etiqueta única

3 Joias de marcas de luxo que são atemporais e clássicas

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em grandes marcas do setor de luxo, alguns…