banner summer sale

Capa do post sobre a origem da Louis Vuitton

Qual a Origem da marca Louis Vuitton?

Talvez uma das marcas de luxo mais renomadas de todo o mundo, a Louis Vuitton é conhecida por suas incríveis criações da mais alta qualidade, que vão desde malas de viagem as clássicas bolsas, passando por roupas, sapatos, acessórios e artigos para casa.

Com mais de 160 anos de história com muita dedicação e genialidade, suas peças confeccionadas no icônico canvas são reconhecidas por qualquer um, especialmente sua estampa de monograma.

Mas, você sabe como surgiu esta grande maison? Não?! E ntão confira mais sobre a origem da marca Louis Vuitton e sua história:

O Começo de Tudo

O origem da Louis Vuitton se tem em uma pequena aldeia na região de Jura, perto da fronteira da França com a Suíça. Louis Vuitton nasceu no dia 4 de agosto de 1821 em uma família humilde de moleiros e carpinteiros. Com apenas 16 anos de idade, decidiu viajar para a capital do país, Paris, a pé (uma distância de aproximadamente 400km) com o objetivo de aprender em dois anos como trabalhar com madeira.

Algum tempo depois, o jovem Louis foi contratado como aprendiz por Monsieur Maréchal, um fabricante de baús de viagem que tinha como clientela a alta sociedade parisiense, que usavam os objetos para transportar seus pertences em suas mudanças e deslocamentos pelo país.

Louis Vuitton.
Louis Vuitton.

Muito trabalhador, Louis Vuitton se dedicou ao máximo à função e tentou criar algo que fosse diferente, útil, prático e bonito para se diferenciar dos produtos já oferecidos, conceito que foi pioneiro para época.

O destino de Louis começou a mudar em 1851, quando era levado ao Palais des Tuilleries para embalar as bagagens da Imperatiz Eugênia todas as vezes que o Imperador Napoleão III viajava. A partir daí, o jovem francês começou a colher os frutos de todo seu trabalho duro e tempo de pesquisa.

O Nascimento da Marca

Foi então, em 1854, que Louis Vuitton inaugurou a Maison Louis Vuitton Malletier no número 4 da Rua Neuve dês Capucines, localizada no centro de Paris, próximo à icônica Praça Vendôme.

Sua primeira ideia inovadora foi a de criar um tecido que fosse altamente resistente e revestido (uma lona encerada impermeável, surgindo assim o conceito de “malas a prova d’água”) para ser o substituto do couro. Vuitton criou um tecido menos restrito do que a pele natural e com cheiro mais agradável (já que as na época, as malas de viagem eram conhecidas por terem mau odor). Além da mudança de tecido, o estilista também começou a revestir os cantos dos baús com canteiras de madeira, tornando-os mais resistentes.

Mesmo com sua oficina aberta, Louis Vuitton atendia pedidos para produtos exclusivos e inovadores, como o baú que se transformava em uma cama, outro que se transformava em charrete e um exemplar flutuante.

Família Louis Vuitton
Família Louis Vuitton

Quatro anos após a inauguração de sua Maison, ele criou as primeiras “malles plates”, um novo formato de baú (que possuía agora tampa reta, diferente dos modelos usuais com abaulada) que visava facilitar a acomodação em porões de navios e empilhamentos em trens e acrescentou o detalhe de sua assinatura pintada em cinza em cada exemplar. O seu apuro artesanal chamou a atenção de inúmeros nobres e membros da sociedade, que cada vez vais encomendavam com Louis Vuitton.

Com o grande crescimento da empresa e da demanda de encomendas, Georges Vuitton, filho de Louis, se juntou ao pai em 1870. No mesmo ano, Louis criou o ‘Gris Trianon’, produto que revolucionou o princípio do baú com seu material canvas na cor cinza claro. Mesmo volumoso, o Trianon era muito leve, pois era confeccionado em madeira álamo.

Em 1876, a marca teve de tomar sua primeira atitute contra imitações (ação que ainda é muito comum atualmente) ao mudar a famosa lona cinza do modelo Trianon para listras nas cores bege e marrom (que se tornaram as cores características da Louis Vuitton).

Expansão da Louis Vuitton

Pouco mais de trinta anos após sua inauguração, a marca francesa inaugurou sua primeira loja fora da França, localizada na badalada Oxford Street em Londres.

Georges Vuitton assumiu a direção da marca e criou um sistema de fechamento inteligente para malas e baús, mostrando que herdou os genes criativos do pai. O fecho era um sistema único de trancas formadas por duas fivelas com molas, fazendo com que não fosse facilmente aberto, ganhando assim a confiança de famílias abastadas que precisavam levar consigo objetos de grande valor.

Com um talento gigante, Georges criou a estampa Damier em 1888, e, anos mais tarde, a estampa de monograma clássica (que é usada até hoje) como uma forma de tentar boicotar as imitações das peças da marca.

Bolsas clássicas da Louis Vuitton: Neverfull, Speedy e Alma.
Bolsas clássicas da Louis Vuitton: Neverfull, Speedy e Alma.

Nos anos que se passaram, a Louis Vuitton não parou de crescer e ganhar inúmeros admiradores. Com grandes talentos por trás da marca, peças icônicas foram criadas, como as bolsas Neverfull, Speedy e Alma, dentre diversas outras, que se tornaram o objeto de desejo de milhares de mulheres ao redor do planeta.

Atualmente, a maison francesa é considerada uma das marcas mais renomadas do mundo. E foi considerada pela BrandZ como a marca de luxo mais valiosa de 2019, com um valor estimado de US$47.2 bilhões de dólares.

Já conheciam mais sobre a origem desta maison tão querida? Nos contem nos comentários!

No Etiqueta Única vocês podem encontrar diversos produtos Louis Vuitton, desde as icônicas e tradicionais malas de viagem às clássicas peças em canvas com estampa de monograma com até 70% off!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Slingback Branco: O Novo Sapato Básico que Já Virou Tendência

    Se antes o scarpin preto era unanimidade no closet de toda fashion girl, 2026 aponta para uma mudança silenciosa e extremamente elegante. Cada vez mais presente no street style internacional, nas passarelas e nas escolhas de mulheres que ditam moda, o slingback branco surge como o novo sapato clássico da vez. Sofisticado sem esforço, atemporal…
  • De Flats a Salto: 4 Sapatos Femininos de Luxo para o Verão na Summer Sale!

    Com propostas que transitam entre flats e rasteirinhas à plataformas e anabelas, os sapatos femininos de luxo para o verão traduzem a estação com leveza, precisão e desejo. Longe de serem meros acessórios, eles definem o tom do look e refletem a maneira como as grifes internacionais respondem ao calor, ao movimento e à vida…
  • 05 Oportunidades de Marcas de Luxo na Summer Sale

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • As melhores peças da Hermès na Summer Sale

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • As bolsas da Saint Laurent na Summer Sale

    A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
  • Como a Valentino se tornou uma das Maiores Marcas Italianas de Bolsas de Luxo?

    Poucas marcas italianas de bolsas de luxo conseguem atravessar décadas mantendo uma identidade tão clara quanto a Valentino. Fundada em Roma, em um contexto de reconstrução cultural do pós-guerra, a maison construiu sua reputação muito antes de se tornar referência em acessórios-desejo. Sua base sempre foi a alta-costura, o domínio absoluto da cor e uma…
  • Summer Sale: 4 Peças da Valentino para Investir

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • Prada na Summer Sale: 6 Acessórios que Transformam o Look de Verão

    A Prada é uma marca de luxo italiana celebrada pelo seu minimalismo calculado e por uma linguagem estética construída a partir de contrastes precisos entre função e sofisticação. Desde que Miuccia Prada assumiu a direção criativa no final dos anos 1970, a grife transformou materiais utilitários em objetos de desejo. Esse gesto redefiniu o mercado…
  • Bolsas da Gucci que são imperdíveis na Summer Sale

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • 4 Looks Clássicos com Blazer para se Inspirar

    O blazer é uma peça originária do guarda roupa masculino, mas que, ao longo dos séculos, começou a ser adotado pelas mulheres e deixou de ser de uso exclusivo dos homens.  Atualmente, se tornou uma peça básica e necessária de se ter no armário de qualquer pessoa. Muito versátil, atemporal e elegante, o artigo deixa…
  • A Nova Embaixadora da Chanel: Conheça o Estilo de Gracie Abrams

    A Chanel começa 2026 com um anúncio estratégico: Gracie Abrams é a nova embaixadora da maison francesa. A cantora e compositora americana, indicada ao Grammy Awards 2024 na categoria Artista Revelação, passa a integrar o time de rostos ligados à coleção de joias Coco Crush, uma das linhas mais importantes da Chanel na última década….
  • Louis Vuitton foi a Marca Mais Usada no Critics Choice Awards 2026

    Não foi Gucci, Prada e nem Dior. Se o Critics Choice Awards 2026 serve como termômetro antecipado para a temporada de premiações, um dado ficou claro já nas primeiras aparições no “black carpet” : a Louis Vuitton foi a marca mais escolhida da noite. A cerimônia, realizada em 4 de janeiro, na Califórnia, teve um…