Capa do post sobre a origem da Louis Vuitton

Qual a Origem da marca Louis Vuitton?

Talvez uma das marcas de luxo mais renomadas de todo o mundo, a Louis Vuitton é conhecida por suas incríveis criações da mais alta qualidade, que vão desde malas de viagem as clássicas bolsas, passando por roupas, sapatos, acessórios e artigos para casa.

Com mais de 160 anos de história com muita dedicação e genialidade, suas peças confeccionadas no icônico canvas são reconhecidas por qualquer um, especialmente sua estampa de monograma.

Mas, você sabe como surgiu esta grande maison? Não?! E ntão confira mais sobre a origem da marca Louis Vuitton e sua história:

O Começo de Tudo

O origem da Louis Vuitton se tem em uma pequena aldeia na região de Jura, perto da fronteira da França com a Suíça. Louis Vuitton nasceu no dia 4 de agosto de 1821 em uma família humilde de moleiros e carpinteiros. Com apenas 16 anos de idade, decidiu viajar para a capital do país, Paris, a pé (uma distância de aproximadamente 400km) com o objetivo de aprender em dois anos como trabalhar com madeira.

Algum tempo depois, o jovem Louis foi contratado como aprendiz por Monsieur Maréchal, um fabricante de baús de viagem que tinha como clientela a alta sociedade parisiense, que usavam os objetos para transportar seus pertences em suas mudanças e deslocamentos pelo país.

Louis Vuitton.
Louis Vuitton.

Muito trabalhador, Louis Vuitton se dedicou ao máximo à função e tentou criar algo que fosse diferente, útil, prático e bonito para se diferenciar dos produtos já oferecidos, conceito que foi pioneiro para época.

O destino de Louis começou a mudar em 1851, quando era levado ao Palais des Tuilleries para embalar as bagagens da Imperatiz Eugênia todas as vezes que o Imperador Napoleão III viajava. A partir daí, o jovem francês começou a colher os frutos de todo seu trabalho duro e tempo de pesquisa.

O Nascimento da Marca

Foi então, em 1854, que Louis Vuitton inaugurou a Maison Louis Vuitton Malletier no número 4 da Rua Neuve dês Capucines, localizada no centro de Paris, próximo à icônica Praça Vendôme.

Sua primeira ideia inovadora foi a de criar um tecido que fosse altamente resistente e revestido (uma lona encerada impermeável, surgindo assim o conceito de “malas a prova d’água”) para ser o substituto do couro. Vuitton criou um tecido menos restrito do que a pele natural e com cheiro mais agradável (já que as na época, as malas de viagem eram conhecidas por terem mau odor). Além da mudança de tecido, o estilista também começou a revestir os cantos dos baús com canteiras de madeira, tornando-os mais resistentes.

Mesmo com sua oficina aberta, Louis Vuitton atendia pedidos para produtos exclusivos e inovadores, como o baú que se transformava em uma cama, outro que se transformava em charrete e um exemplar flutuante.

Família Louis Vuitton
Família Louis Vuitton

Quatro anos após a inauguração de sua Maison, ele criou as primeiras “malles plates”, um novo formato de baú (que possuía agora tampa reta, diferente dos modelos usuais com abaulada) que visava facilitar a acomodação em porões de navios e empilhamentos em trens e acrescentou o detalhe de sua assinatura pintada em cinza em cada exemplar. O seu apuro artesanal chamou a atenção de inúmeros nobres e membros da sociedade, que cada vez vais encomendavam com Louis Vuitton.

Com o grande crescimento da empresa e da demanda de encomendas, Georges Vuitton, filho de Louis, se juntou ao pai em 1870. No mesmo ano, Louis criou o ‘Gris Trianon’, produto que revolucionou o princípio do baú com seu material canvas na cor cinza claro. Mesmo volumoso, o Trianon era muito leve, pois era confeccionado em madeira álamo.

Em 1876, a marca teve de tomar sua primeira atitute contra imitações (ação que ainda é muito comum atualmente) ao mudar a famosa lona cinza do modelo Trianon para listras nas cores bege e marrom (que se tornaram as cores características da Louis Vuitton).

Expansão da Louis Vuitton

Pouco mais de trinta anos após sua inauguração, a marca francesa inaugurou sua primeira loja fora da França, localizada na badalada Oxford Street em Londres.

Georges Vuitton assumiu a direção da marca e criou um sistema de fechamento inteligente para malas e baús, mostrando que herdou os genes criativos do pai. O fecho era um sistema único de trancas formadas por duas fivelas com molas, fazendo com que não fosse facilmente aberto, ganhando assim a confiança de famílias abastadas que precisavam levar consigo objetos de grande valor.

Com um talento gigante, Georges criou a estampa Damier em 1888, e, anos mais tarde, a estampa de monograma clássica (que é usada até hoje) como uma forma de tentar boicotar as imitações das peças da marca.

Bolsas clássicas da Louis Vuitton: Neverfull, Speedy e Alma.
Bolsas clássicas da Louis Vuitton: Neverfull, Speedy e Alma.

Nos anos que se passaram, a Louis Vuitton não parou de crescer e ganhar inúmeros admiradores. Com grandes talentos por trás da marca, peças icônicas foram criadas, como as bolsas Neverfull, Speedy e Alma, dentre diversas outras, que se tornaram o objeto de desejo de milhares de mulheres ao redor do planeta.

Atualmente, a maison francesa é considerada uma das marcas mais renomadas do mundo. E foi considerada pela BrandZ como a marca de luxo mais valiosa de 2019, com um valor estimado de US$47.2 bilhões de dólares.

Já conheciam mais sobre a origem desta maison tão querida? Nos contem nos comentários!

No Etiqueta Única vocês podem encontrar diversos produtos Louis Vuitton, desde as icônicas e tradicionais malas de viagem às clássicas peças em canvas com estampa de monograma com até 70% off!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • As Bolsas de Luxo Amadas Mas Menos Conhecidas que Dominam o Black Month

    No universo das bolsas de luxo, algumas peças se tornam lendas instantâneas. Outras, porém, seguem um caminho mais silencioso. Não aparecem em todos os editoriais, não disputam atenção com ícones históricos, mas conquistam algo talvez ainda mais valioso: o amor de quem usa, guarda, revende, recompra. E é justamente nesse território, das bolsas de luxo…
  • As Novidades das Marcas de Luxo que Acabaram de Aterrissar no Etiqueta Única

    As peças de luxo sempre despertaram mais do que simples interesse: elas movimentam um mercado atento ao valor do artesanato, à consistência criativa das maisons e ao comportamento de quem busca peças que atravessam temporadas. Em um cenário em que valores podem subir ano após ano, entender quais modelos realmente fazem sentido no guarda-roupa —…
  • 4 Peças Favoritas de novembro para aproveitar no Black Month

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • Best of Prada no Black Month do Etiqueta Única

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou…
  • As Bolsas Burberry no Black Month que Você Precisa Conhecer!

    Neste ano, as bolsas Burberry no Black Month ocupam o spotlight com alguns dos modelos mais reconhecidos da marca. São peças que atravessam tendências e continuam firmes no topo das buscas. Consegue adivinhar os protagonistas? Se até pouco tempo atrás você ainda achava que a maison era “só” aquela marca de trench coats com estampa xadrez, prepare-se…
  • As Bolsas Crossbody da Gucci no Black Month do Etiqueta Única

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 4 Bolsas Bottega Veneta para investir no Black Month

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • As Bolsas Mini que são imperdíveis no Black Month do EÚ

    Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…
  • Boss Jewelry chega ao Brasil com Coleção Masculina

    Atenção, homens: o universo das joias masculinas está em expansão. A Boss Jewelry acaba de ampliar sua presença no Brasil com uma coleção dedicada ao universo masculino, reforçando o interesse crescente dos homens por acessórios que ultrapassam a função decorativa e passam a fazer parte da construção do estilo. Integrando o portfólio do Movado Group,…
  • Tudo sobre o Tema do Met Gala 2026!

    m dos eventos mais aguardados do calendário anual do mundo da moda é o Met Gala. Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do museu, além de…
  • Sapatos Chanel no Black Month: Os Modelos Mais Desejados

    Se no teaser de O Diabo Veste Prada 2 quem domina o enquadramento são os saltos vermelhos da Valentino, na primeira versão do filme o burburinho girou em torno de certos sapatos da Chanel. No título inicial, bastou Andy Sachs (Anne Hathaway) cruzar a porta usando “as Chanel boots” para Gisele Bündchen, no papel de…
  • Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…