Kate Spade, a marca de bolsas que deixou no Brasil um gostinho de quero mais
Quando pensamos na Kate Spade, pensamos em suas estampas coloridas, frases criativas bordadas e designs diferentes e divertidos.
Seus produtos são feitos especialmente para contar uma história alegre e cheia de vida. Suas lojas são aconchegantes e convidativas, e seus produtos oferecem uma abordagem prática, colorida e atemporal para uma mulher vibrante e moderna, sempre refletindo o estilo nova-iorquino de ser.
O Começo de Tudo
Tudo começou em 1991 quando Katherine Noel Brosnahan, então editora da Revista Mademoiselle, se sentiu insatisfeita por escrever há seis anos sobre moda, sobre desfiles, acessórios e roupas e ver que não havia nada mais entediante que uma bolsa clássica.
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Kate queria ter em suas mãos bolsas com design irreverente e cores que chamassem atenção e não conseguia achar o que buscava em nenhuma loja, nem mesmo em Nova York, conhecida por sua vida agitada e lugar das grandes criações.
Kate tinha em sua mente, ideais de bolsas lúdicas, de diversas cores e estampas, chegando a conclusão de que teria que fazê-las caso quisesse mesmo usá-las. Kate então deixou seu cargo na Mademoiselle e, junto com seu noivo, Andy Spade, um publicitário que conheceu na universidade, fundou a Kate Spade, que foi a junção de seus nomes na época, já que o casal se casou apenas em 1994.
A marca foi fundada em janeiro de 1993 como Kate Spade New York Handbags. Em seu começo, a marca produzia bolsas em design prático, com características retrô e em 6 modelos diferentes. As bolsas, mesmo práticas, sempre eram cheias de personalidade, combinando estampas diversas e elaboradas com cores vibrantes.
Nos três primeiros anos, a marca não gerou lucro algum. Kate disse em uma entrevista ao NPR:
“Nós ainda não estávamos fazendo nenhum dinheiro. Ninguém tinha um salário. Andy estava financiando tudo. Eu apenas me lembro de pensar, Eu acho que nós devemos fechar tudo.”
https://www.instagram.com/p/B5fnIeIFu0P/
Expansão da marca
O ano de 1996 foi um ano crucial na história da marca. Kate ganhou o prêmio de melhor Novo Talento de Acessórios pela CFDA (Conselho dos Estilistas Norte-Americanos).
No mesmo ano, o casal decidiu abrir sua primeira loja física, localizada em um dos bairros mais modernos de Nova York, o Soho, e Andy decidiu deixar seu trabalho na área de publicidade e se dedicar totalmente a marca.
A marca então começou a ir para frente e ganhar enorme notoriedade, aparecendo nas páginas de revistas de moda, como a Vogue, e se tornou rapidamente a queridinha de celebridades, como Julia Roberts e Gwyneth Paltrow.
Com as vendas e a procura aumentando, a marca decidiu expandir sua linha de acessórios, começando a produzir carteiras, cintos e agendas.
Com o crescimento da empresa, seus principais valores de design foram reforçados por meio do logotipo icônico de naipe de espada e elementos gráficos modernos, o que se tornou a marca registrada da Kate Spade ao redor do mundo.
Em 1998, Kate foi premiada, mais uma vez, pelo CFDA, desta vez como Melhor Designer de Acessórios. No mesmo ano, a marca criou sua linha masculina, intitulada Jack Spade, que oferecia bolsas tipo carteiro.
https://www.instagram.com/p/BULDBB4l_5t/
Venda de Ações e Saída de Kate
Em 1999, a cadeia de lojas Neiman Marcus comprou 56% das ações da Kate Spade por aproximadamente US$33 milhões de dólares, mas os Spades ainda continuaram envolvidos na empresa e Kate ainda ficou como diretora criativa da marca.
Nos próximos anos, a marca expandiu suas linhas de produtos, lançando a de banho e corpo em 2002 em parceria com a Estée Lauder, a de casa em 2003 (intitulada Kate Spade at Home) e até uma linha de uniformes de comissárias de bordo, que foi desenvolvida para, a agora extinta, Song Airlines.
Em 2006, a Neiman Marcus vendeu a marca Kate Spade para a Liz Claiborne, Inc. por aproximadamente US$124 milhões de dólares. Um ano depois, em 2007, Kate e Andy Spade se desligaram definitivamente da empresa
No mesmo ano que Kate e Andy saíram da empresa, Deborah Lhoyd foi apontada como diretora criativa da marca, a estilista já havia passado por marcas tradicionais como a Burberry e Banana Republic antes de ir para a Kate Spade.
Sob o comando de Deborah, a marca expandiu sua gama de produtos, lançando linha de roupas, infantil, de jóias e também uma outra marca, a Kate Spade Saturday.
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Chegada na América Latina
A marca começou a sua expansão para a América Latina em 2011 no Brasil, abrindo uma loja em São Paulo na Rua Bela Cintra, nos Jardins. A loja possuía decoração moderna, a loja da marca trouxe para as consumidoras brasileiras muita sofisticação e elegância, mas sem perder uma atitude divertida e bem humorada.
Tamanho foi o sucesso e boa recepção no Brasil, que a marca abriu mais lojas no país, duas em São Paulo (no Shopping JK Iguatemi e outra no Shopping Pátio Higienópolis), no Rio de Janeiro, Curitiba, uma pop up em Fortaleza e uma loja no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, além de disponibilizar o e-commerce para o público brasileiro.
Infelizmente a marca encerrou as operações no Brasil em 2015 devido a crise econômica que o país enfrentava, e deixou seus admiradores e clientes com um gostinho de quero mais.
Queridinha dos Famosos
Suas peças coloridas, com estampas e formatos divertidos e alegres, continuaram a fazer grande sucesso mundo a fora e a ganhar mais admiradores ao longo dos anos.
A marca se tornou queridinha de muitas celebridades e até mesmo da realeza. Taylor Swift, a Duquesa de Cambridge, Lauren Conrad e Jessica Alba são algum dos nomes que já foram vistos usando a marca.
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Campanhas Divertidas
Não são apenas seus produtos que são alegres, divertidos e cheios de vida, as campanhas publicitárias também refletem estas características, que é marca registrada da Kate Spade.
A marca aposta em atrizes não tão conhecidas para estrelar campanhas especiais, como Anna Kendrick, que estrelou alguns episódios da série da marca chamada “Miss Adventure”, Bryce Dallas Howard e Sadie Sink.
https://www.instagram.com/p/BtWU-6GFiCf/
A marca com toda certeza deixou uma grande saudade no público brasileiro com seus produtos alegres, diferentes, divertidos e coloridos! O que acham da marca? Gostam de seu estilo?
No Etiqueta Única você encontra diversos produtos da marca que tem como marca registrada estampas coloridas e designs criativos.