5 hábitos para aderir a moda consciente
Com a alta demanda do mercado, a moda teve que acelerar o ritmo das produções, lançando coleções desenfreadamente, que aumentaram muito o acúmulo de resíduos têxteis e a poluição do meio ambiente. É necessário começarmos a olhar com mais carinho e atenção para a sustentabilidade, e com isso, tomar medidas que contribuam com a recuperação do planeta. Aqui vão algumas iniciativas para começar a aderir a moda consciente com pequenos passos que feitos todos os dias, vão se tornar grandes mudanças.
Confira 5 hábitos para aderir a moda consciente:
5. Nunca jogue suas peças de roupas no lixo
É preciso analisar primeiro o estado em que as suas peças estão, verificando a possibilidade de doá-las para quem precisa em primeiro lugar. As peças de roupas que não possuem mais utilidade para as vestimentas, não são consideradas lixo, pois ao serem recicladas, é possível transformá-las em matéria prima para a confecção de outros materiais, como estofados para a indústria automobilística.
Algumas lojas como a Zara e a Adidas possuem pontos de coleta de roupas usadas em suas lojas, uma parte dessas roupas são recicladas, formando um novo tecido que poderá ser utilizado em uma nova produção. Já as peças que não possuem essa possibilidade pois estão muito danificadas, são utilizadas como combustível para a produção de energia. Fique de olho nas grandes lojas de departamento nos shoppings, para encontrar o ponto de coleta mais perto de você.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
4. Prolongue a vida útil das suas roupas
Muitas roupas acabam sendo danificadas pois a maneira como lavamos e cuidamos delas, são feitas de modos equivocados. Todas as peças de roupas possuem as etiquetas de composição, que normalmente a gente corta pois elas acabam incomodando, mas nelas estão escritos todas as informações técnicas que a roupa possui. Então assim que comprar a peça de roupa, identifique o que pode ser feito com aquele tipo de tecido para prolongar a vida útil delas.
As informações presentes na etiqueta, vão indicar se elas podem ser lavas na maquina e a maneira correta de seca-las. Existem diversos tecidos que não podem ser passados com ferro quente, então observe com atenção antes de cortá-las e cuidando da maneira certa, você utilizará elas por mais tempo.
3. Use marcas com iniciativas sustentáveis
Muitas marcas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade e já estão tomando iniciativas para contribuir com o meio ambiente. A Flávia Aranha, por exemplo, utiliza em sua confecção, algodão orgânico e tintura natural nas peças livre de produtos químicos, mas mesmo assim, oferece um produto sustentável, funcional e com informação de moda.
As marcas de luxo são grandes opções em questão de roupas duráveis e com qualidade, você não vai usar apenas uma vez e descartá-las, por isso investir nelas pode ser uma boa opção. A marca da Stella McCartney, por exemplo, utiliza o couro vegano nas suas bolsas e roupas, trazendo o mercado de luxo cada vez mais em contato com a sustentabilidade.
2. Conquiste o guarda-roupa cápsula
O guarda-roupa cápsula, é um guarda-roupa inteligente, onde a base das roupas são peças chave que vão conseguir proporcionar diversos looks combinando entre si. Antes de comprar peças super estampadas e coloridas, tenha certeza de que você tem as peças básicas que vão ajudar a compor o look. Se não, as chances de usá-las apenas uma vez, aumenta.
Algumas peças que você deve investir: Calça jeans básica, calça de alfaiataria, regata branca e uma preta, casaco mais pesado preto, blazer off white, jaqueta de couro, um tênis versátil e assim por diante. As peças vão conversar entre si e será muito mais fácil encaixar aqueles itens mais extravagantes que você deseja comprar.
1. Desapegue
Nada melhor que renovar o guarda roupa e ainda lucrar nisso. Uma ótima opção para você que tem peças paradas no seu guarda-roupa e que ainda tem muito potencial de uso, é vende-las. Alguém pode estar procurando o item que você tem e não usa mais, por tanto, despegar renova as energias e abre novas oportunidades de garantir outras peças que você tinha interesse, mas não tinha espaço para elas no armário.
Nós do Etiqueta Única, fazemos isso por você. Você vende suas peças sem sair de casa e cuidamos de toda curadoria, você só recebe o dinheiro na conta e já pode partir para novas peças que temos no site. Todos os dias recebemos peças novas, com modelos exclusivos e edições limitadas das maiores marcas de luxo no mercado. Confira como desapegar no E.Ú.
Esses são os 5 hábitos para aderir a moda consciente, você pratica algum deles? Comenta ai!
Confira também: 8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!