GIGANTES Da MODA

TOP 5 MARCAS MAIS  VALIOSAS EM 2023

Um novo estudo da Brand Finance apontou as marcas de moda mais valiosas do mundo em 2023, trazendo resultados atualizados para este ano.

A empresa é líder quando o assunto é avaliação de marca e todos os anos ela classifica em um ranking anual as 50 marcas de vestuário mais valiosas do mundo.

Descubra as 5 marcas de moda mais valiosas do mundo em 2023:

5

ADIDAS

U$ 15.7 Bilhões

A Adidas, criadora de tênis icônicos como o Stan Smith e o mais desejado da temporada, o Samba,  foi fundada em 1949 por Adi Dassler que pensava em criar um diferencial para os atletas.

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O calçado do momento foi criado ainda na primeira década da Adidas, mas como a chuteira Samba e assim, a marca das 3 listras foi ganhando destaque e reconhecimento no meio do futebol.

Adi Dassler morreu em 1978 mas a grife seguiu tendo grande relevância no mercado.

Foto Reprodução IG: @prada

Inclusive, ao longo de sua trajetória a marca esportista estabeleceu parcerias com grifes de luxo como, por exemplo, a Prada, Balenciaga e Stella McCartney.

Foto Reprodução IG: @balenciaga

4

GUCCI

U$ 17.8 Bilhões

A Gucci foi fundada por Guccio Gucci em 1921, em Florença. Inicialmente, a marca trabalhava com artigos de couro, principalmente de viagem.

No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, a marca criou a sua primeira it bag com o o nobre material italiano, além de lançar a icônica alça de bambu.

Em 1951 a marca adotou a famosa faixa Web verde-vermelho-verde e a década de 50 foi marcada pela abertura de novas lojas Gucci.

No final dos anos 90, a PPR ( Pinault Printemps Redoute) virou principal acionista da marca, que posteriormente mudou seu nome para“Kering”, um dos maiores conglomerados de marcas de luxo do mundo.

3

CHANEL

U$ 19.4 Bilhões

A Chanel foi fundada por Gabrielle Coco Chanel que nasceu na pobreza o interior da França em 1883, e em 2023 é uma das marcas mais valiosas do mundo.

A história da marca começa em 1913, quando Chanel se associou à alguns homens ricos e com a ajuda de Arthur Capel ela abriu sua primeira loja de chapéus.

Além disso, ela passou a vender roupas esportivas como suéteres de Jersey e conquistou o coração das mulheres ricas.

Na década de 20 a marca já valia milhões e era símbolo da alta costura. Sendo assim, além de roupas, a marca passou a vender joias e perfumes, lançando o icônico Chanel Nº5.

PREÇO E.Ú.:R$ 35.000,00

PREÇO LOJA: R$ 48.000,00

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2

LOUIS VUITTON

U$ 26.3 Bilhões

A história do fundador da marca LV começa na França em 1821. O jovem Louis Vuitton saiu de casa aos 13 anos, chegando em Paris com 16 onde trabalhou como aprendiz de Monsieur Maréchal.

Primeiramene, ele trabalhou confeccionando caixas e malas de viagem se tornando conhecido por ser um ótimo artesão. Em 1854 ele se casou e abriu sua própria oficina em Paris.

No século 20 a marca se tornou referência de artigos de luxo e em 1987, a grife anunciou a fusão com o que futuramente se chamaria LVMH, o maior conglomerado de luxo do planeta.

1

NIKE

U$ 31.3 Bilhões

A Nike foi fundada em 1964 com o nome de Blue Ribbon Sports por Phil Knight e Bill Bowerman, a marca começou quando foram visitar a fabrica Onitsuka (Asics hoje em dia) no Japão.

Lá eles fizeram um acordo para vender o tênis Onitsuka Tiger nos Estados Unidos, mas romperam parceria com a fábrica em 1971 e mudaram seu nome para Nike.

A Nike continua conquistando públicos diversos, estabelecendo inclusive, collabs com marcas de luxo como a LV e ocupa atualmente o espaço de marca mais valiosa do mundo.