3 MUDANÇAS SIMPLES PARA UM IMPACTO POSITIVO
As pessoas usam amplamente o termo “pegada” ou “footprint” em inglês para indicar os rastros que deixam em relação aos impactos negativos no planeta.
Foto/Reprodução IG: @wolf.silveri
No entanto, todo mundo deixa algum rastro, ninguém é isento de impactos nas ações que fazemos todos os dias principalmente na maneira em que nós compramos.
Nos últimos anos, foram descartadas mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis.
E um estudo recente da Global Fashion Agenda revela que nos próximos oito anos, essa estimativa deve avançar para 140 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados.
Foto/Reprodução IG: @fashionrevolution
Isso por que, na maioria das vezes, o descarte ocorre de forma incorreta, pois em vez de ser reciclado e reutilizado, esses resíduos acabam sendo enviados para aterros sanitários ou incinerados.
Foto/Reprodução IG: @fashionrevolution
Analisando este contexto, a forma com que compramos e o destino que damos as nossas roupas, podem ajudar a diminuir nossa pegada no planeta.
Descubra 3 Maneiras de Reduzir sua Pegada Insustentável na Moda:
Em um mundo onde o consumo desenfreado e a rápida obsolescência dos produtos são uma norma, adquirir itens usados representa uma escolha inteligente e sustentável.
Além disso, comprar second hand muitas vezes proporciona um excelente custo-benefício. Produtos usados geralmente têm preços mais acessíveis em comparação com seus equivalentes novos.
03
02
01
3 PEÇAS SECOND HAND EM ÓTIMO ESTADO QUE VOCÊ ENCONTRA NO E.Ú.
O mercado de Second Hand não vive apenas com as pessoas que compram as peças, mas sim com quem também desapega delas.
Se você tem roupas pouco usadas e em ótimo estado no seu guarda-roupa, uma das melhores opções é vendê-las e oferecer um novo destino para que outras pessoas as aproveitem.
Mas se as roupas não são adequadas para venda, mas ainda podem ser usadas por outras pessoas, você pode doá-las para ONGs ou instituições de caridade.
Por fim, sempre que vemos uma roupa com um furo, sem um botão ou uma pequena mancha, o primeiro pensamento que vem a cabeça é “preciso comprar outra.”
No entanto, se o dano na peça for bem pontual, uma das melhores opções para garantir menos desperdício na hora de comprar outra peça, é levá-las para o reparo.
Você pode costurar um furo e um botão, além de lavar uma mancha de forma especial, garantindo não apenas economia, mas também evitando o descarte desnecessário da peça.
Sendo assim, você mantém o uso daquela peça por mais tempo e garante que não irá comprar uma roupa nova feita com mais recursos gastos do planeta.