SEMANA DO CONSUMO CONSCIENTE
DENTRO DAS PRINCIPAIS MARCAS DE LUXO
COMO A CHANEL, LV, GUCCI E OUTRAS GRIFES TRABALHAM PARA UMA MODA MAIS RESPONSÁVEL?
Nos últimos anos, o mercado de luxo tem dado passos importantes em direção à sustentabilidade.
Marcas consagradas estão adotando práticas mais responsáveis, tanto para atender à crescente demanda dos consumidores por uma moda mais ética, quanto para reduzir seu impacto ambiental.
Na Semana do Consumo Consciente do maior portal second hand da América Latina, gostaríamos de destacar as iniciativas sustentáveis dentro das principais grifes internacionais da curadoria do EÚ:
Stella McCartney, conhecida por ser uma das primeiras marcas de luxo a adotar práticas sustentáveis, segue sendo referência no uso de materiais alternativos.
A grife é 100% livre de couro e peles desde sua fundação, apostando em materiais inovadores, como o couro vegano e tecidos reciclados.
Além disso, a marca participa ativamente de iniciativas globais, como o Fashion Pact, que reúne grandes empresas da moda para combater as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade.
A etiqueta homônima também desenvolveu uma parceria com a empresa Bolt Threads para criar um novo tipo de couro vegano à base de cogumelos, chamado Mylo, que possui menor impacto ambiental e é biodegradável.
PREÇO LOJA: R$6.600,00
____________________________
Bolsa Tiracolo Stella Mccartney Logo Etoupe
A italiana Prada, uma das marcas mais tradicionais do luxo, também está implementando mudanças significativas.
Em 2019, por exemplo, a marca lançou a linha Re-Nylon, feita inteiramente de Econyl, um náilon reciclado de resíduos plásticos, incluindo redes de pesca e tapetes descartados.
Outra estratégia recente da grife em direção à sustentabilidade foi o lançamento, em 2022, da linha de joias Eternal Gold, produzida com ouro 100% reciclado.
Foto: Reprodução IG: @prada
03
02
01
Chanel também está investindo em inovação sustentável.
Em 2020, a marca anunciou que atingiu a neutralidade de carbono nas operações próprias e se comprometeu a diminuir suas emissões indiretas ao longo da cadeia de produção.
Além disso, Chanel investiu na empresa Evolved by Nature, que desenvolve alternativas biodegradáveis para o acabamento dos tecidos, substituindo materiais sintéticos e produtos químicos agressivos ao meio ambiente.
A marca também vem trabalhando na redução de embalagens e no desenvolvimento de alternativas ecológicas para os produtos de beleza.
A Louis Vuitton, icônica grife francesa, adotou práticas como o uso de couro sustentável, rastreamento de materiais para garantir sua origem ética e o reaproveitamento de peças em suas coleções.
Em 2021, por exemplo, a maison lançou o LV Trainer Upcycling, um tênis feito com sobras de couro reciclado de coleções anteriores, simbolizando um movimento em direção à circularidade dos materiais.
Foto: Reprodução IG: @pae_watcharapong
Além disso, a marca tem investido em programas de reparo de produtos, prolongando a vida útil de suas bolsas e acessórios.
Desde 2018, a Gucci se comprometeu a ser 100% neutra em carbono. Para alcançar esse objetivo, a grife implementa medidas de compensação de carbono e se esforça para reduzir emissões em toda sua cadeia produtiva.
A marca também lançou o programa Gucci Equilibrium, que tem como pilares a sustentabilidade ambiental e a justiça social, promovendo o uso de materiais reciclados e inovadores, além de garantir condições de trabalho justas.
Um exemplo concreto dessa iniciativa é a linha Gucci Off the Grid, feita a partir de materiais reciclados, como o Econyl — um tipo de náilon regenerado de redes de pesca descartadas e outros resíduos de náilon.