7 tipos de salto que toda mulher precisa conhecer
Quando se trata de sapato de salto, as opções e tipos disponíveis para compra podem parecer infinitas. Eles são capazes de aumentar a confiança, transformar o visual e chamar atenção no ambiente que você chega e por isso a moda oferece tantas opções.
Seja estiletes extravagantes do tipo que Christian Louboutin adora criar ou plataformas que proporcionam conforto nas alturas como as desfiladas na Gucci, apresentamos abaixo os diferentes tipos de salto que você deveria conhecer ao escolher seu próximo par de sapatos.
Os tipos de salto
Provavelmente, a maioria das pessoas sabem diferenciar apenas dois ou três tipos de saltos. No entanto, existem de fato, um grande número a mais. Sem perceber, a maioria deles provavelmente já cruzou seu caminho. Alguns até podem ter sido notados, mas talvez não foi identificado. Para atualizar o seu repertório de moda e proporcionar compras mais assertivas, listamos abaixo os 7 tipos mais comuns de salto.
7 – Salto fino
Os saltos finos vêm nas mais variadas alturas. Os tipos mais comuns de sapatos que eles aparecem são os scarpins e as sandálias de salto alto. Aliás, bastam apenas 7 centímetros para o calçado ser considerado um “sapato de salto alto”. O famoso salto agulha também está nessa categoria.
Sem dúvidas este é o modelo de salto que oferece menos conforto, devido a inclinação e a má distruibuição do peso do corpo que ele causa . Por outro lado, ele proporciona uma certa sensualidade, seja pela postura que ele exige para usá-lo, pelas curvas que ele “desenha” nos pés ou simplesmente pelo estereótipo de objeto super feminino que ele carrega.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Normalmente os sapatos com esse tipo de salto são o eleitos para eventos mais formais e ocasiões especiais como festas, formaturas e casamentos. Caso opte por modelos de salto fino super altos, é válido analisar se o evento exigirá horas em pé.
6 – Salto grosso
Ao contrário do salto fino, o salto grosso oferece maior estabilidade e segurança ao caminhar, justamente por ele ter uma base mais larga para sustentar o peso do corpo, proporcionando assim uma divisão mais equilibrada entre o calcanhar e a ponta do pé.
Em contrapartida, justamente por ser menos delicado ele não oferece aquele toque sexy e super feminino, mas ainda assim garante muita elegância e muita personalidade.
Os sapatos com salto grosso são perfeitos para produções casuais e também para os looks de trabalhos. Eles garantem conforto para quem precisa transitar por reuniões e almoços fora do escritório e combinam perfeitamente com alfaitaria e produções mais arrumadas.
5 – Flatform
Os calçados flatform apareceram como uma ótima alternativa para quem não abre mão de estar nas alturas mas extremamente confortável. Esse tipo de salto é mais comum nas coleções de verão das marcas e apesar de, à primeira vista, parecerem pesados, são super leves, porém nada sofisticados.
A principal característica desse tipo de salto é o solado que é inteiriço e alguns modelos totalmente planos, portanto, por mais alto que seja, você vai sentir que está andando de tênis, com uma distruibuição do seu peso totalmente uniforme, sem pressionar nenhuma parte do pé em específico.
Já que a sua aparência é mais robusta não é todo tipo de evento que ele se encaixa. O ideal é usar a flatform em produções mais descontraídas e ocasiões que não exiajam nenhuma formalidade. Sliders e sandálias com esse tipo de salto são ótimas para combinar com peças extremamente românticas e delicadas como vestidos com babados e mangas bufantes. O look fica super equilibrado!
4 – Anabela
O salto anabela geralmente é confundido com o salto plataforma e até com as flatforms, mas seu diferencial é que apesar de também ser extremamente confortável e inteiriço, ele ainda causa uma certa inclinação e curvatura na planta dos pés, o que acaba resultando em uma certa feminilidade e delicadeza ao modelo.
Apesar de também aparecer em calçados fechados, o seu uso é mais comum em sandálias, principalmene no verão, onde elas dão toque romântico ao visual. As sandálias anabelas combinam facilmente com vestidos e saias de todos os comprimentos, do mini ao longo e indepentende da modelagem, que pode variar em mais soltinha ou justinha. Um verdadeiro coringa para ter na sapateira para enfrentar os dias quentes com muito estilo.
3 – Salto meia pata
Pode-se dizer que o salto meia pata foi uma solução da moda para quem não abre mão do salto alto, mas que não tolera o sacrifício que o salto fino e agulha exigem. A principal característica deste modelo é a ‘espécie” de plataforma na parte da frente do calçado, que acaba por amenizar os efeitos do salto por mais alto que ele seja ( e normalmente eles são altíssimos).
Esse tipo de salto é encontrado em sapatos fechados, scarpins e também em sandálias abertas e de tiras, e é perfeito para quem busca uma saída para alongar a silhueta. Mas atenção, apesar de ainda ser bem feminino, ele traz um toque mais pesado ao visual. Para eventos mais formais, ele acaba não sendo uma boa opção para substituir as delicadas sandálias, mas funcionam em diversas outras ocasiões. Caso esteja tentando disfarçar a baixa estatura, experimente combinar com calça flare.
2 – Salto bloco
Como o próprio nome já define, o salto bloco é bem grosso e quadrado como um bloco, podendo variar na altura, mas geralmente são baixos. Ele aparece tanto em sandálias abertas, de tiras, mules, tamancos, quanto em sapatos fechados como os scarpins. A estrtutura desse modelo é marcada pelo conforto e segurança que proporciona no caminhar de quem usa, além de imprimir modernidade em qualquer tipo de produção. Ótima opção de salto para mulheres que tem a rotina agitada.
1 – Salto escultural
Os saltos esculturais do tipo statement não são uma novidade: a Saint Laurent, tem o seu modelo de sandália e scarpin com monograma YSL desde 2017, e apesar de parecerem que vão quebrar a qualquer momento, sim, eles são super seguros.
Os sapatos com esse tipo de salto foram super explorados pela Cult Gaia no verão, com suas sandálias com esferas, e mais recentemente pela Loewe, que trouxe vidros de esmaltes e ovos para você pisar. As fashionistas simplesmente amam, mas a verdade é que alguns modelos remetem à obras de arte dignos de ficarem na estante e não nos pés.