Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade
Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.
A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.
Portanto, não apenas marcas de moda vêm tomando medidas para que suas ações e produções tenham uma natureza mais sustentável, mas agora também Semanas de Moda começaram a ter requisitos sustentáveis para as grifes participantes!
O que é o caso da Semana de Moda de Copenhagen, que anunciou os requerimentos sustentáveis para a participação de suas edições futuras.
Confiram mais sobre quais são os requisitos de sustentabilidade impostos pela Semana de Moda de Copenhaguen:
Requisitos Sustentáveis
Em 2020, a Semana de Moda de Copenhaguen introduziu seu Plano de Ação Sustentável 2020-22 que propõe a incorrer em mudanças de longo prazo na indústria da moda. Para cumprir sua visão de se tornar uma Semana de Moda principal, o Plano de Ação Sustentável introduz um conjunto mínimo de padrões que todas as marcas participando devem cumprir.
A partir da edição de Outono/Inverno 2023 (que irá ocorrer de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023), todos os candidatos ao cronograma de desfiles cujos esforços de sustentabilidade atendem aos padrões mínimos serão considerados para o cronograma oficial da Semana de Moda de Copenhagen.
Os organizadores do evento criaram 18 normas mínimas que abrangem seis áreas de foco que cobrem toda a cadeia de valor. Em adição a essas diretrizes, as marcas são solicitadas a responder uma série de perguntas adicionais para se ter entendimento sobre suas posições atuais em seus esforços sustentáveis.
As normas
Confiram abaixo as normas exigidas pela Semana de Moda de Copenhagen que as marcas devem cumprir para participarem do evento:
01. Trabalhamos estrategicamente com a incorporação de sustentabilidade e padrões internacionais de direitos humanos.
02. Incluímos diversidade e igualdade na nossa aproximação de gerencia e consideramos ativamente estes aspectos na hora de contratação de funcionários, especialmente para posições de gerencia.
03. Não destruímos roupas que não venderam de coleções passadas.
04. Criamos para aumentar a qualidade e valor de nossos produtos economicamente e materialmente e informar nossos clientes sobre o valor da longevidade.
05. Encontramos uma segunda vida para nossas amostrar.
06. Pelo menos 50% de nossa coleção é ou certificada, feita de materiais preferenciais ou materiais sustentáveis de nova geração, upcycled, reciclada ou confeccionada a partir de estoque morto.
07. Temos uma lista de materiais preferenciais em vigor.
08. Temos uma lista de substâncias restritas em vigor, seguindo os requerimentos do EU REACH Directive, e nos envolvemos com nossos fornecedores para assegurar cumprimento.
09 Nossas coleções são sem peles de animais.
10. Temos o compromisso de exercer a devida diligência em nossa cadeia de suprimentos de acordo com as diretrizes e padrões internacionais e trabalhar com nossos fornecedores para garantir, por exemplo, emprego livremente escolhido, emprego seguro ou sem trabalho infantil.
11. Temos o compromisso de operar em um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso para todos nossos funcionários, livre de assédio ou discriminação, onde todos podem desfrutar de oportunidades igualmente, independentemente de gênero, raça, idade, visão política/religião/ orientação sexual, aparência física e habilidade.
12. Nossos funcionários de atendimento ao cliente de lojas físicas e online são bem informados sobre nossa estratégia sustentável.
13. Educamos e informamos nossos clientes sobre nossas práticas sustentáveis em múltiplas plataformas.
14. Não utilizamos embalagens plásticas descartáveis nas lojas físicas ou pedidos online, mas oferecemos alternativas recicláveis, recicladas ou reaproveitáveis.
15. Nossa cenografia e produções de desfiles são desperdício zero.
16. Não utilizamos embalagens de plástico descartáveis nos bastidores durante a semana de moda, mas oferecemos alternativas recicláveis, recicladas ou reaproveitáveis.
17. Compensamos ou inserimos as pegadas de carbono de nosso show.
18. Somos signatários do Danish Fashion Ethical Chartere consideramos a diversidade e inclusão na hora de escalar modelos.
O que acharam deste novo formato e das regras sustentáveis obrigatórias para a Semana de Moda de Copenhagen? Nos conte nos comentários!