Capa do post sobre a origem da Louis Vuitton

Qual a Origem da marca Louis Vuitton?

Talvez uma das marcas de luxo mais renomadas de todo o mundo, a Louis Vuitton é conhecida por suas incríveis criações da mais alta qualidade, que vão desde malas de viagem as clássicas bolsas, passando por roupas, sapatos, acessórios e artigos para casa.

Com mais de 160 anos de história com muita dedicação e genialidade, suas peças confeccionadas no icônico canvas são reconhecidas por qualquer um, especialmente sua estampa de monograma.

Mas, você sabe como surgiu esta grande maison? Não?! E ntão confira mais sobre a origem da marca Louis Vuitton e sua história:

O Começo de Tudo

O origem da Louis Vuitton se tem em uma pequena aldeia na região de Jura, perto da fronteira da França com a Suíça. Louis Vuitton nasceu no dia 4 de agosto de 1821 em uma família humilde de moleiros e carpinteiros. Com apenas 16 anos de idade, decidiu viajar para a capital do país, Paris, a pé (uma distância de aproximadamente 400km) com o objetivo de aprender em dois anos como trabalhar com madeira.

Algum tempo depois, o jovem Louis foi contratado como aprendiz por Monsieur Maréchal, um fabricante de baús de viagem que tinha como clientela a alta sociedade parisiense, que usavam os objetos para transportar seus pertences em suas mudanças e deslocamentos pelo país.

Louis Vuitton.
Louis Vuitton.

Muito trabalhador, Louis Vuitton se dedicou ao máximo à função e tentou criar algo que fosse diferente, útil, prático e bonito para se diferenciar dos produtos já oferecidos, conceito que foi pioneiro para época.

O destino de Louis começou a mudar em 1851, quando era levado ao Palais des Tuilleries para embalar as bagagens da Imperatiz Eugênia todas as vezes que o Imperador Napoleão III viajava. A partir daí, o jovem francês começou a colher os frutos de todo seu trabalho duro e tempo de pesquisa.

O Nascimento da Marca

Foi então, em 1854, que Louis Vuitton inaugurou a Maison Louis Vuitton Malletier no número 4 da Rua Neuve dês Capucines, localizada no centro de Paris, próximo à icônica Praça Vendôme.

Sua primeira ideia inovadora foi a de criar um tecido que fosse altamente resistente e revestido (uma lona encerada impermeável, surgindo assim o conceito de “malas a prova d’água”) para ser o substituto do couro. Vuitton criou um tecido menos restrito do que a pele natural e com cheiro mais agradável (já que as na época, as malas de viagem eram conhecidas por terem mau odor). Além da mudança de tecido, o estilista também começou a revestir os cantos dos baús com canteiras de madeira, tornando-os mais resistentes.

Mesmo com sua oficina aberta, Louis Vuitton atendia pedidos para produtos exclusivos e inovadores, como o baú que se transformava em uma cama, outro que se transformava em charrete e um exemplar flutuante.

Família Louis Vuitton
Família Louis Vuitton

Quatro anos após a inauguração de sua Maison, ele criou as primeiras “malles plates”, um novo formato de baú (que possuía agora tampa reta, diferente dos modelos usuais com abaulada) que visava facilitar a acomodação em porões de navios e empilhamentos em trens e acrescentou o detalhe de sua assinatura pintada em cinza em cada exemplar. O seu apuro artesanal chamou a atenção de inúmeros nobres e membros da sociedade, que cada vez vais encomendavam com Louis Vuitton.

Com o grande crescimento da empresa e da demanda de encomendas, Georges Vuitton, filho de Louis, se juntou ao pai em 1870. No mesmo ano, Louis criou o ‘Gris Trianon’, produto que revolucionou o princípio do baú com seu material canvas na cor cinza claro. Mesmo volumoso, o Trianon era muito leve, pois era confeccionado em madeira álamo.

Em 1876, a marca teve de tomar sua primeira atitute contra imitações (ação que ainda é muito comum atualmente) ao mudar a famosa lona cinza do modelo Trianon para listras nas cores bege e marrom (que se tornaram as cores características da Louis Vuitton).

Expansão da Louis Vuitton

Pouco mais de trinta anos após sua inauguração, a marca francesa inaugurou sua primeira loja fora da França, localizada na badalada Oxford Street em Londres.

Georges Vuitton assumiu a direção da marca e criou um sistema de fechamento inteligente para malas e baús, mostrando que herdou os genes criativos do pai. O fecho era um sistema único de trancas formadas por duas fivelas com molas, fazendo com que não fosse facilmente aberto, ganhando assim a confiança de famílias abastadas que precisavam levar consigo objetos de grande valor.

Com um talento gigante, Georges criou a estampa Damier em 1888, e, anos mais tarde, a estampa de monograma clássica (que é usada até hoje) como uma forma de tentar boicotar as imitações das peças da marca.

Bolsas clássicas da Louis Vuitton: Neverfull, Speedy e Alma.
Bolsas clássicas da Louis Vuitton: Neverfull, Speedy e Alma.

Nos anos que se passaram, a Louis Vuitton não parou de crescer e ganhar inúmeros admiradores. Com grandes talentos por trás da marca, peças icônicas foram criadas, como as bolsas Neverfull, Speedy e Alma, dentre diversas outras, que se tornaram o objeto de desejo de milhares de mulheres ao redor do planeta.

Atualmente, a maison francesa é considerada uma das marcas mais renomadas do mundo. E foi considerada pela BrandZ como a marca de luxo mais valiosa de 2019, com um valor estimado de US$47.2 bilhões de dólares.

Já conheciam mais sobre a origem desta maison tão querida? Nos contem nos comentários!

No Etiqueta Única vocês podem encontrar diversos produtos Louis Vuitton, desde as icônicas e tradicionais malas de viagem às clássicas peças em canvas com estampa de monograma com até 70% off!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Tênis Dior: Os Modelos Favoritos dos Sneakerheads

    Os tênis Dior ocupam um espaço singular no universo do luxo. Independentemente de quem esteja à frente da maison, a marca sempre soube unir design e exclusividade, lançando pares que se tornam objetos de desejo para colecionadores de ambos os sexos. A verdade é que quando se fala em Dior, a primeira imagem que vem…
  • As Bolsas Chanel em Alta no Etiqueta Única

    Com a chegada de Matthieu Blazy à uma das maiores marcas de luxo francesas marcada para o final do ano, a pergunta que paira é: quais bolsas Chanel permanecem em alta? O estilista, conhecido por seu trabalho marcante na Bottega Veneta, promete renovar o repertório da grife. Ainda assim, os clássicos da maison continuam imbatíveis…
  • 4 Mini Bags de Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…
  • Dicas de autenticidade de bolsas Louis Vuitton!

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Top 4 Bolsas para aderir ao Quiet Luxury: Modelos Discretos e Clássicos

    Se antes o status vinha estampado em letras garrafais, agora ele se esconde nos acabamentos impecáveis e na discrição calculada. O quiet luxury, conceito que reflete uma mudança de mentalidade em relação ao consumo, tem reposicionado a forma como olhamos para as bolsas de grife. Não se trata mais de ser visto, mas de ser…
  • Louis Vuitton “La Beauté”: A Primeira coleção de Maquiagem da Maison

    A espera acabou! Com La Beauté, a Louis Vuitton estreia no universo da maquiagem trazendo batons, balms e paletas que tornam a rotina diária de beleza um momento especial. As embalagens, impecavelmente desenhadas e colecionáveis, são quase uma extensão do DNA da maison: luxo, cuidado e aquele detalhe que faz toda a diferença. Cada item…
  • 5 Curiosidades sobre a Cartier!

    A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto…
  • 4 Bolsas de Luxo Descontinuadas no Etiqueta Única

    A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…
  • Tiffnay & Co: Conheça a Nova Coleção de objetos Colecionáveis da Marca

    A Tiffany & Co., uma das joalherias mais icônicas do mundo, ampliou recentemente sua coleção Time Objects com duas criações que unem relojoaria, design escultural e o espírito colecionável que permeia o DNA da maison. O Time for Speed Clock – Black Edition, inspirado nos carros de corrida, e o Tiffany Airways – Diamond Edition,…
  • Bolsas clássicas de marcas de luxo que sempre estão em alta

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • 8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

    O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…