4 Parcerias que marcaram 2023!
Com o final do ano se aproximando rapidamente, é costumeiro começarmos a refletir e fazer uma retrospectiva sobre os últimos 365 dias e seus acontecimentos.
A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos anos. Algumas das grifes que são muito conhecidas por fazerem colaborações são a Louis Vuitton, Gucci, Balenciaga e Balmain.
Confira abaixo quatro parcerias que marcaram 2023:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
04. Rabanne x H&M
Uma das últimas parcerias lançadas em 2023, a Rabanne fez uma parceria inédita com a H&M Home em Novembro de 2023. A marca francesa é reconhecida desde a década de 1960 pelas criações radicalmente futuristas em plástico e metal, e até hoje hoje permanece na frente do design inovador e do artesanato contemporâneo.
A coleção H&M Home, desenhada em parceria com o diretor criativo da Rabanne, Julien Dossena, ofereceu um contraponto sofisticado aos designs de moda feminina, masculina e de acessórios.
Renderizada com os metais característicos da marca, contrabalanceados com estampas geométricas inspiradas na década de 1970, a coleção abrange móveis, iluminação, acessórios de mesa, roupas de lazer e estofados. As peças principais da collab incluíram uma cortina de lantejoulas metálicas, inspirada em um design icônico dos arquivos da linha de homewear da grife francesa; um abajur enfeitado com lantejoulas e um banco metálico gráfico.
Os acessórios incluíam vasos metálicos, castiçais e taças, além de bandejas com monograma, garrafas, um conjunto de dados e um baralho de cartas em um estojo prateado. Luxuosas peças de loungewear de lã e algodão orgânico, toalhas, cobertores e roupões com estampa monograma, bem como almofadas e tapetes com uma estampa geométrica marcante também fizeram parte da parceria.
A peças foram fabricadas com materiais de alta qualidade, incluindo aço inoxidável, zinco reciclado pós-consumo, poliéster reciclado, algodão orgânico e lã, o que reforçou o foco principal da coleção que era durabilidade.
03. Mugler x H&M
A parceria entre a Mugler e H&M foi anunciada em Fevereiro e lançada oficialmente em 11 de Maio.
Segundo a marca sueca, as discussões para a parceria começaram antes do falecimento de Manfred Thierry Mugler, em Janeiro de 2022. A coleção uniu a história da casa com seu presente e futuro, oferecendo vários clássicos e assinaturas de Mugler, além de ser uma vitrine dinâmica do mundo Mugler atual e das maneiras intrigantes como Casey Cadwallader, diretor criativo da casa de moda francesa, torceu e reinventou a Maison para torná-la nova e relevante para uma nova geração.
A silhueta da coleção era reconhecível forma Mugler de hoje; ombros largos e fortes, cintura marcada, uma ode às curvas e linhas do corpo, uma homenagem à confiança. E, no entanto, para referenciar a visão do fundador da Maison, ao lado dos designs contemporâneos, houveram uma série de remakes de arquivos de edição limitada muito especiais, selecionados por Cadwallader por sua ressonância contemporânea e seu testemunho do papel central de Mugler nos anos de glória de Drama de passarela dos anos 80 e 90.
Segundo a H&M na época do lançamento, “cada peça da coleção é um momento da história da moda – uma chance para uma comunidade global de fãs possuir um pedaço do legado da marca. Embora a coleção inclua roupas masculinas e femininas, o estilo fluido e transformacional de gênero cruzado que sempre sustentou o ethos Mugler é central.”
02. Tiffany & Co x Beyoncé
A parceria entre a joalheria americana e a cantora foi anunciada no dia 28 de Julho e foi dedicada a icônica turnê mundial Reinassance de Beyoncé que aconteceu durante o ano.
Nesta collab, a coleção “Return to Tiffany” foi estendida para novos acessórios, como colares e pulseiras, que tiveram os clássicos pingentes gravados com o nome de Beyoncé e com o dizer “Welcome to Renaissance” e a imagem de um cavalo, que faz parte do visual do último lançamento da cantora.
A coleção cápsula teve 100% de suas vendas revertidas em bolsas de estudos para o projeto About Love, que ajuda financeiramente estudantes selecionados de cinco faculdades e universidades historicamente negras dos Estados Unidos, sendo elas a Lincoln University, na Pensilvânia, Norfolk State University, na Virgínia, Bennett College, na Carolina do Norte, Universidade de Arkansas, em Pine Bluff, e Central State University, em Ohio.
A About Love é uma parceria entre a joalheria Nova-Iorquina, a BeyGOOD Foundation e a Shawn Carter Foundation – as últimas duas são organizações beneficentes fundadas por Beyoncé e Jay-Z, respectivamente.
01. Moncler x Adidas
Outra parceria que marcou o ano de 2023 foi a da marca italiana Moncler com a gigante alemã esportiva Adidas. Lançada no mês de Outubro, mas revelada em Fevereiro durante a Semana de moda de Londres, ela foi projetada para ultrapassar os limites das colaborações, com as duas marcas encontrando inspiração em uma viagem dos picos das montanhas até à cidade. O berço montanhoso da Moncler funde-se com a natureza urbana da Adidas Originals em uma seleção de designs vanguardistas que promoveram a noção de que a função cria um potencial ilimitado de descoberta.
Para celebrar a coleção, a campanha publicitária “The Art of Explorers” (“A Arte dos Exploradores” em tradução livre), foi lançada e tinha como foco os próprios exploradores. Tendo o esforço humano como ideal central de ambas as marcas, o explorador tornou-se protagonista numa figura partilhada, representada primeiro através de vários aventureiros gerados pela inteligência artificial e depois através de uma coleção de esculturas únicas de técnica mista, segundo explicou a empresa em comunicado na época do lançamento.
Inspirada numa viagem de exploração do topo da montanha até à cidade, a coleção incluiu casacos puffer longos e curtos, assim como casacos e coletes que simbolizam a intersecção de duas identidades. As formas icônicas da Moncler com seu nylon lacado foram reinventadas com detalhes da Adidas Originals, como painéis adi-break. Uma mistura de cores vivas que lembram semáforos em tons de verde, laranja e vermelho, antes de oscilar entre o cinza cimento e o azul celeste, passando pelo off-white e pelos verdes escuros orgânicos. Quilts sinuosos, jacquards e estampas tiveram inspiração em padrões criados por esquiadores em pistas cobertas de neve.
Na parte de calçados, o modelo NMD foi “monclerizado” e renovado para o inverno com Gore-Tex e enchimento bolha. Os icônicos sneakers Campustambém foram envoltos em amortecimento de bolhas para aumentar a sensação Moncler. Forma e função encontram-se na interseção da vida ao ar livre nas montanhas e nas ruas da cidade: um novo encontro de mundos feitos para serem explorados.
Estas foram apenas algumas das parcerias incríveis que marcaram o ano de 2023! Qual foi a sua preferia?