capa do post sobre modelo de vestido clássico chanel

O Vestido Chanel Clássico! Looks para Inspirar!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher.

Apesar de suas bolsas e sapatos serem os itens mais reconhecidos mundialmente e serem o sucesso de vendas da maison francesa, as peças de vestuário foram as responsáveis por fazer com que a Chanel ganhasse popularidade e fama, além de revolucionar o mundo da moda.

Uma das criações que ganhou grande destaque e revolucionou para sempre a indústria foi o clássico e icônico vestido preto, que se tornou uma das peças mais conhecidas e de sucesso da maison Chanel.

Confiram abaixo um pouco mais sobre a história da marca e da peça:

Breve história da Chanel e do Little Black Dress

Uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Chanel foi fundada por Gabrielle Chanel em 1910.

Antes de abrir sua primeira loja, Gabrielle trabalhou como balconista em uma loja de tecidos (onde aprendeu a profissão de costureira e manejar a agulha com perfeição) e no Café Beuglant de la Rotonde.

Com grande ambição de crescer na vida, Chanel começou a se envolver com homens ricos que podiam lhe ajudar. Seu envolvimento com o oficial da cavalaria Etienne Balsan a levou à Paris e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. Com a ajuda do cobiçado playboy inglês Arthur Capel, conseguiu abrir sua primeira loja em 1910.

O caminho para o sucesso não foi fácil. Chanel teve de enfrentar a sociedade machista do século XX, e uma mentalidade onde as mulheres não tinham muito espaço na sociedade. No começo de sua carreira na moda, vendia elegantes chapéus femininos e acessórios. A loja era localizada na região da Balsan, ponto de encontro de burgueses e políticos franceses, o que deu grande vantagem e oportunidade para Gabrielle vender seus sofisticados chapéus.

Gabrielle Chanel. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @maison.de.chanel/)
Gabrielle Chanel. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @maison.de.chanel/)

Com um estilo simples, sem adorno e flores, seus chapéus conquistaram as damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. Chanel gostava de ousar em seus trajes, misturando peças femininas e masculinas, o que incomodava os homens da sociedade (e fato que a incentivou a se dedicar à costura). Arthur viu em Coco uma futura mulher de negócios, e a ajudou a comprar um imóvel no prestigiado endereço 21 Rue Cambon.

Suas peças com corte simples encantaram as mulheres, e, em 1913 (antes da Primeira Guerra Mundial) inaugurou duas boutiques simultaneamente em Deauville e em Paris. Nesta época, a estilista começou a confeccionar roupas esportivas femininas como, por exemplo, blusas com golas rolês, que tinham inspiração nos marinheiros e eram feitas de malha e tricô.

Dois anos mais tarde, em 1915, abriu seu primeiro ateliê de Alta Costura, e, em 1918, se fixou definitivamente no número 31 da Rue Cambon, onde a loja está até hoje. Coco revolucionou o mundo da moda do Século XX ao libertar as mulheres de faixas e corpetes apertados em saias de babados, fazendo com que elas se sentissem poderosas e livres usando roupas mais simples e práticas.

Modelo Marion Morehouse usando vestido preto Chanel na Vogue em 1926. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!
Modelo Marion Morehouse usando vestido preto Chanel na Vogue em 1926. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!

O clássico e eterno vestido preto (comumente chamado de “little black dress”) foi um total choque quando foi introduzido por Coco Chanel em 1926 na capa da revista Vogue, pois na época usava-se preto apenas como forma de luto. O modelo se tornou altamente popular entre as mulheres na década de 30, principalmente graças à Grande Depressão, por conta de sua simplicidade em um momento onde mulheres desejavam roupas mais acessíveis.

“Graças à mim, elas [não ricas] podem andar como se fossem milionárias.
– Chanel”

O little black dress ganhou ainda mais popularidade quando a atriz Audrey Hepburn o usou junto a um colar de pérolas no filme “Bonequinha de Luxo” em 1961. Desde então a peça se tornou uma das mais clássicas que existem, o must have no guarda roupa de qualquer mulher.

Audrey Hepburn usando vestido Chanel preto no filme "Bonequinha de luxo." Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!
Audrey Hepburn usando vestido Chanel preto no filme “Bonequinha de luxo.” Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!

O Vestido Chanel Clássico Hoje

Como falamos acima, o vestido preto se tornou uma peça básica e clássica no guarda roupa de qualquer mulher. Graças à Coco Chanel, se tornou o queridinho nos looks do dia a dia de inúmeras pessoas e é perfeito para quando se quer estar elegante e sofisticado sem precisar se esforçar.

Separamos abaixo looks com vestidos pretos Chanel para se inspirar e mostrar a versatilidade desta peça icônica e atemporal:

Foto 1: Reprodução/Instagram @chanel_digest; Foto 2: Reprodução/Instagram @sunnyday2424. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!
Foto 1: Reprodução/Instagram @chanel_digest; Foto 2: Reprodução/Instagram @sunnyday2424. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!

Fotos: Reprodução/Instagram @365.moda. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!
Fotos: Reprodução/Instagram @365.moda. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!

O clássico little black dress da Chanel não apenas mudou para sempre o mundo da moda, mas se tornou uma das peças mais amadas e icônicas, que pode ser usado em qualquer ocasião e momento.

O que acham dela? Gostam de usar? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Pelucia-Shearling-e-Pelo-As-Bolsas-de-Textura-que-Dominam-o-Inverno-2025-fake-fur-

Bolsas de Pelúcia, Shearling ou Pelo: Os Modelos de Luxo que aquecem o Inverno

Neste inverno, as bolsas de pelúcia, shearling ou pelo (fake fur, é claro) assumem um protagonismo inesperado, mas extremamente bem-vindo. Em um momento em que a moda conversa cada vez mais com as sensações, a estética tátil ganha força e transforma os acessórios em complementos visuais de conforto, estilo e identidade. O frio, afinal, sempre…
capa do post sobre bolsas crossbody de luxo pro euro summer

As Bolsas crossbody de luxo para o euro summer!

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…
capa do post sobre ideias de presentes dia dos pais

Dia dos Pais: 4 Ideias Incríveis para presentear!

O Dia dos Pais está se aproximando rapidamente, faltando pouco mais de um mês para esta data tão importante! Nas semanas que antecedem esta data vem a grande dúvida: como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e…
Jonathan-Anderson-reinventa-a-JW-Anderson-apos-assumir-a-Dior-

Jonathan Anderson reinventa a JW Anderson após assumir a Dior

Novo cargo, nova fase e zero apego ao calendário tradicional. O estilista Jonathan Anderson aposta em um modelo fora da curva para sua marca própria, enquanto aquece as passarelas da Dior. Nova casa, mesma assinatura Jonathan Anderson está vivendo um daqueles momentos raros em que tudo parece acontecer ao mesmo tempo — e sob controle….
capa do post sobre best of saint laurent bags no etiqueta Única

Best of Saint Laurent no Etiqueta Única

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
capa do post sobre alessandro michele ser novo diretor criativo da valentino

Quem é Alessandro Michele? 5 Curiosidades sobre o designer italiano!

O estilista italiano Alessandro Michele talvez seja um dos designers mais conhecidos das últimas décadas. Anteriormente diretor criativo da Gucci e atualmente da Valentino, ele é conhecido por seu estilo maximalista e eclético e seu amor por colecionar. Nascido e criado em Roma, Michele se destaca por sua capacidade de misturar referências históricas com designs…

4 Bolsas Louis Vuitton que são perfeitas para Trabalhar!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa-10-curiosidades-sobre-pierpaolo-piccioli-novo-diretor-criativo-estilista-da-balenciaga-ex-valentino-260625

Quem é Pierpaolo Piccioli? 10 curiosidades sobre o novo diretor criativo da Balenciaga

O universo fashion está em contagem regressiva para assistir à estreia de Pierpaolo Piccioli como novo diretor criativo da Balenciaga, substituindo Demna Gvasalia. Após uma era marcada por experimentações radicais, a maison agora se prepara para uma fase de renovação — e Piccioli, com sua estética poética, inclusiva e profundamente emocional, é o nome que…
as-bolsas-bottega-veneta-mais-elegantes-para-o-inverno

3 Bolsas Bottega Veneta para um inverno mais elegante

As bolsas Bottega Veneta mais elegantes para o inverno não chamam atenção por ostentação, mas justamente pelo oposto: são silenciosas, refinadas e absolutamente atemporais. Em uma temporada que valoriza textura, presença e sofisticação sutil, os modelos da grife italiana seguem como escolhas certeiras para quem investe em estilo com estratégia. Mais do que tendências passageiras,…
capa do post sobre lorenzo musetti ser novo embaixador da bottega veneta

Tenista Lorenzo Musetti é o novo embaixador da Bottega Veneta!

A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
salvatore-ferragamo-e-os-lendarios-saltos-de-ouro-18-quilates-300625

Salvatore Ferragamo e os lendários Saltos de Ouro 18k

Nem tudo que reluz é ouro… mas, nesse caso, é sim. Os saltos de ouro puro da Ferragamo são uma das criações mais misteriosas da história da moda. Quase um segredo de atelier, pouco se sabe sobre como foram feitos — ou para quem. Uma joia para os pés que permanece envolta em luxo e…