O Impacto do Mercado Resale
O mercado de secondhand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de luxo com preços mais convidativos ganhassem destaque.
Segundo a ThredUp, o secondhand se tornou um fenômeno global e é esperado um crescimento de 127% até 2026, sendo essa projeção 3x mais rápida do que a do mercado de roupas tradicional. A América do Norte segue na liderança do progresso do mercado de resale com um crescimento 8x mais rápido do que o de vestuário em geral, seguido da América do Sul e África com 4x, Ásia e Oceania com 3x e, por fim, Europa com um crescimento 2x mais rápido.
Ainda segundo o relatório, o mercado de resale mundial arrecadou um total de 96 bilhões de dólares em 2021 e tem estimativa de arrecadação de 119 bilhões de dólares para 2022, o que mostra um crescimento de 24% em comparação ao ano anterior.
Aumento de vendedores e interesse em compra
Quando falamos sobre o crescimento do mercado de segunda mão no ambiente online, o crescimento é esperado em até 4x até 2026, e até 2024, é projetado que 50% da arrecadação deste nicho da moda venha totalmente do ambiente online, que está ganhando cada vez mais a confiança dos consumidores. De acordo com dados da ThredUp, 70% dos compradores dizem que é mais fácil comprar secondhand agora do que era há 5 anos, graças ao surgimento da tecnologia e mercados online.
Não é apenas o número de consumidores em sites de resale que está crescendo, mas também a cultura de desapegar de peças que estão paradas no armário! Nos Estados Unidos, o número de pessoas que desapegaram em 2021 (fenômeno que aumentou durante a pandemia) foi de 73 milhões, o que totaliza 57% do número total da população adulta norte-americana.
Em 2021, 244 milhões de consumidores dos Estados Unidos disse que estariam dispostos a comprar peças em lojas secondhand, um aumento de 7 pontos em comparação ao ano anterior. Estes dados mostram que a cada ano o mercado de resale está ganhando força e a confiança das pessoas, além de se tornar uma opção imediata de compra.
Um fato que já se tornou realidade para centenas de pessoas, 41% dos consumidores entrevistados pelo ThredUp dizem que, quando vão comprar peças de vestuário, lojas de secondhand são os primeiros lugares que vão. Falando sobre as gerações Millenial e Z, 62% afirmam que eles olham primeiramente por um item de segunda mão antes de comprarem um novo. Já 46% alegam que consideram o valor de resale de um artigo de indumentária antes de comprarem.
Impacto no Meio Ambiente
O mercado de resale e secondhand é um grande aliado do meio ambiente e uma solução poderosa para o problema de desperdício do mundo da moda. Ele deslocou cerca de 1 bilhão de compras de roupas que normalmente seriam compradas novas. Cerca de 2 entre 3 consumidores acreditam que seus hábitos de consumo individual possuem um impacto significativo no planeta.
“A gestão do lado da demanda e a melhor eficiência dos recursos são fundamentais para atingirmos nossas metas de carbono para 2050 (IPPC). Não apenas as práticas de negócios mais circulares podem reduzir as emissões, reduzir o uso de recursos primários, minimizar o desperdício e criar uma economia mais acessível para todos, mas o crescimento dos sistemas circulares mostra que muitos reconhecem que isso também pode ser uma fórmula de negócios vencedora,” disse Susan Harris, diretora técnica do Anthesis Group.
Segundo Aja Barber, autor do livro “Consumed: The Need for Collective Change: Colonialism, Climate Chage & Consumerism”, na velocidade em que a indústria da moda está produzindo roupa, é crucial que o resale se torne uma parte chave do estilo de vida das pessoas. Por mais que a escolha de abraçar o reuso não seja sempre fácil quando temos inúmeras opções — muitas delas as quais encorajam a compra de peças baratas e descartáveis — mas o aumento da revenda online está possibilitando os cidadãos a fazerem escolhas diferentes e fazê-las com orgulho e alegria.
O Etiqueta Única está comprometido em promover uma economia de moda circular da forma mais cômoda e fácil para você e desapegar de suas peças conosco é uma maneira de fazer parte dessa missão! Vender suas peças significa manter itens de luxo em circulação, estendendo o tempo de vida de cada peça e contribuindo para a economia sustentável.