capa do post sobre o impacto do resale
|

O Impacto do Mercado Resale

O mercado de secondhand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de luxo com preços mais convidativos ganhassem destaque.

Segundo a ThredUp, o secondhand se tornou um fenômeno global e é esperado um crescimento de 127% até 2026, sendo essa projeção 3x mais rápida do que a do mercado de roupas tradicional. A América do Norte segue na liderança do progresso do mercado de resale com um crescimento 8x mais rápido do que o de vestuário em geral, seguido da América do Sul e África com 4x, Ásia e Oceania com 3x e, por fim, Europa com um crescimento 2x mais rápido.

Ainda segundo o relatório, o mercado de resale mundial arrecadou um total de 96 bilhões de dólares em 2021 e tem estimativa de arrecadação de 119 bilhões de dólares para 2022, o que mostra um crescimento de 24% em comparação ao ano anterior.

Aumento de vendedores e interesse em compra

Quando falamos sobre o crescimento do mercado de segunda mão no ambiente online, o crescimento é esperado em até 4x até 2026, e até 2024, é projetado que 50% da arrecadação deste nicho da moda venha totalmente do ambiente online, que está ganhando cada vez mais a confiança dos consumidores. De acordo com dados da ThredUp, 70% dos compradores dizem que é mais fácil comprar secondhand agora do que era há 5 anos, graças ao surgimento da tecnologia e mercados online.

Não é apenas o número de consumidores em sites de resale que está crescendo, mas também a cultura de desapegar de peças que estão paradas no armário! Nos Estados Unidos, o número de pessoas que desapegaram em 2021 (fenômeno que aumentou durante a pandemia) foi de 73 milhões, o que totaliza 57% do número total da população adulta norte-americana.

Em 2021, 244 milhões de consumidores dos Estados Unidos disse que estariam dispostos a comprar peças em lojas secondhand, um aumento de 7 pontos em comparação ao ano anterior.  Estes dados mostram que a cada ano o mercado de resale está ganhando força e a confiança das pessoas, além de se tornar uma opção imediata de compra.

Clique na imagem e saiba como desapegar de suas peças sem sair de casa!
Clique na imagem e saiba como desapegar de suas peças sem sair de casa!

Um fato que já se tornou realidade para centenas de pessoas, 41% dos consumidores entrevistados pelo ThredUp dizem que, quando vão comprar peças de vestuário, lojas de secondhand são os primeiros lugares que vão. Falando sobre as gerações Millenial e Z, 62% afirmam que eles olham primeiramente por um item de segunda mão antes de comprarem um novo. Já 46% alegam que consideram o valor de resale de um artigo de indumentária antes de comprarem.

Impacto no Meio Ambiente

O mercado de resale e secondhand é um grande aliado do meio ambiente e uma solução poderosa para o problema de desperdício do mundo da moda. Ele deslocou cerca de 1 bilhão de compras de roupas que normalmente seriam compradas novas. Cerca de 2 entre 3 consumidores acreditam que seus hábitos de consumo individual possuem um impacto significativo no planeta.

“A gestão do lado da demanda e a melhor eficiência dos recursos são fundamentais para atingirmos nossas metas de carbono para 2050 (IPPC). Não apenas as práticas de negócios mais circulares podem reduzir as emissões, reduzir o uso de recursos primários, minimizar o desperdício e criar uma economia mais acessível para todos, mas o crescimento dos sistemas circulares mostra que muitos reconhecem que isso também pode ser uma fórmula de negócios vencedora,” disse Susan Harris, diretora técnica do Anthesis Group.

Segundo Aja Barber, autor do livro “Consumed: The Need for Collective Change: Colonialism, Climate Chage & Consumerism”, na velocidade em que a indústria da moda está produzindo roupa, é crucial que o resale se torne uma parte chave do estilo de vida das pessoas. Por mais que a escolha de abraçar o reuso não seja sempre fácil quando temos inúmeras opções — muitas delas as quais encorajam a compra de peças baratas e descartáveis — mas o aumento da revenda online está possibilitando os cidadãos a fazerem escolhas diferentes e fazê-las com orgulho e alegria.

Clique na imagem e saiba como desapegar de suas peças sem sair de casa!
Clique na imagem e saiba como desapegar de suas peças sem sair de casa!

O Etiqueta Única está comprometido em promover uma economia de moda circular da forma mais cômoda e fácil para você e desapegar de suas peças conosco é uma maneira de fazer parte dessa missão! Vender suas peças significa manter itens de luxo em circulação, estendendo o tempo de vida de cada peça e contribuindo para a economia sustentável.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Tudo sobre a estreia de Jonathan Anderson na Dior!

    Após meses de suspense e ansiedade, Jonathan Anderson fez sua tão aguardada estreia como diretor criativo de coleções femininas da icônica marca francesa Dior. Com o Jardim de Tuileries como palco da apresentação, o designer apresentou suas primeiras criações femininas para a cada (já que ele também é responsável pelas coleções masculinas), e mostrou sua…
  • Saiba tudo sobre o Credit Month!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor. O Etiqueta…
  • Top 10 Sapatos Femininos Clássicos que vão salvar o seu Closet!

    Em meio a coleções que surgem e desaparecem a cada estação, alguns calçados se mantêm intocados pelo tempo, atravessando tendências e consolidando-se como ícones. São os sapatos femininos clássicos, modelos exclusivos que carregam história, traduzem o DNA de grandes maisons e permanecem relevantes mesmo após anos do seu primeiro lançamento. Selecionamos 10 calçados de luxo…
  • Versace irá lançar parceria com a Onitsuka Tiger!

    Fundada em 1978 pelo icônico Gianni Versace, a Versace é conhecida por suas criações audaciosas, estampas chamativas coloridas, modelagem justa e o contraste entre o preto e acessórios dourados. Por quase 3 décadas, a grife italiana foi comandada por Donatella Versace, que assumiu a direção criativa após o falecimento do irmão. Para o choque de…
  • Bolsas clássicas e atemporais das grandes marcas de luxo!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Cartier lança nova versão da icônica Coleção Love após 56 anos!

    Poucas joias conseguem atravessar décadas mantendo o mesmo fascínio que tinham no dia em que foram criadas. A Cartier LOVE, lançada em 1969 pelo designer Aldo Cipullo em Nova York, é um desses raros exemplos. Criada no auge de uma era marcada pela liberdade cultural e pela redefinição dos relacionamentos, a pulseira ganhou notoriedade não…
  • Desfile Louis Vuitton Verão 2026 é destaque no segundo dia da PFW

    O desfile de Verão 2026 da Louis Vuitton, apresentado nesta manhã em Paris, surpreendeu pela combinação entre história, opulência e intimidade. Sob o olhar de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da maison desde 2013, a coleção foi revelada nos aposentos de Ana da Áustria, rainha da França entre 1615 e 1643, um cenário que dialoga diretamente…
  • Saint Laurent Verão 2026: Desfile fecha a primeira noite da Paris Fashion Week

    A primeira noite da Paris Fashion Week (PFW), em 29 de setembro, teve como“grande finale” o desfile da Saint Laurent Verão 2026. Anthony Vaccarello, no comando criativo da maison desde 2016, celebrou seu 30º desfile com um cenário inesquecível: milhares de hortênsias brancas cobriram o Trocadéro e, vistas do alto, formavam o icônico logo YSL….
  • Silvia Venturini deixa a Direção Criativa da Fendi: Quem deve assumir?

    O mundo da moda volta a ser marcado por uma mudança de peso. A Fendi, uma das marcas mais respeitadas do luxo italiano e parte do grupo LVMH, anunciou que Silvia Venturini Fendi deixará a direção criativa da grife para assumir o cargo de presidente honorária a partir de 1º de outubro de 2025. O…
  • 5 Bolsas Dior que são imperdíveis no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Dario Vitale estreia na Versace e reinventa os anos 1980 para o verão 2026

    Na última sexta-feira, todos os olhares da Semana de Moda de Milão se voltaram para a estreia de Dario Vitale como diretor criativo da Versace. O desfile, de atmosfera intimista, tinha uma missão clara: mostrar como um novo olhar poderia honrar a herança de Gianni Versace, sem deixar de dialogar com a vida de hoje.