capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Matthieu Blazy é o novo diretor artístico da Chanel!

Depois de quase seis meses de especulações, a Chanel anunciou nesta quinta feira, 12 de Dezembro, o nome escolhido para substituir Virginie Viard, que deixou a casa de moda em Junho de 2024, no cargo de direção artística: Matthieu Blazy.

Blazy é um nome muito conhecido e aclamado no mundo da moda, tendo sido diretor criativo da Bottega Veneta por três anos e sido responsável por trazer a grife italiana de volta ao topo das marcas mais amadas pelas fashionistas.

Confira abaixo mais detalhes sobre a nomeação de Matthieu Blazy na Chanel e sobre sua carreira:

Quem é Matthieu Blazy?

Matthieu Blazy nasceu em Paris em 1984 e se graduou na La Cambre, uma Escola Superior de Artes Visuais localizada em Bruxelas, Bélgica. Enquanto ainda estava na universidade, Blazy trabalhou por três na Balenciaga em 2005 como estagiário da linha feminina sob os cuidados de Nicolas Ghesquière, então diretor-criativo da marca espanhola.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

No ano seguinte, ele Matthieu passou quatro meses trabalhando na John Galliano, e, coincidentemente, o estilista homônimo entrou no lugar de Blazy anos mais tarde na Maison Margiela. Depois de se formar em 2007, a carreira do francês na moda começou a prosperar, com ele trabalhando junto com Raf Simons como um designer focado em linhas masculinas, onde se tornou a mão direita de Simons, o seguindo posteriormente para a Dior.

Matthieu ganhou grande reconhecimento e notoriedade no mundo da moda quando assumiu a direção criativa da Maison Margiela. Suas coleções na marca francesa obtiveram tremendo sucesso, sendo a mais conhecida a Artisanal Outono/Inverno 2014. No entanto, seu trabalho mais reconhecido talvez tenha sido máscaras incrustadas de diamantes da coleção Artisanal Outono/Inverno 2013 que foram usadas no desfile da marca Yeezus de Kanye West.

Matthieu Blazy. (Foto: Reprodução/Fashion Network)
Matthieu Blazy. (Foto: Reprodução/Fashion Network)

Após deixar a Maison Margiela, o francês começou a trabalhar na Céline sob a direção de Phoebe Philo, sendo recrutado pela própria. Foi lá que Blazy conheceu Daniel Lee, que viria a ser, posteriormente, seu colega de trabalho na Bottega Veneta. Após isso, Matthieu voltou a trabalhar junto com Raf Simons, porém desta vez na marca americana Calvin Klein em 2016 como parte das coleções 205W29NYC.

Na CK, o designer trabalhou como VP de designs das coleções femininas e masculinas até 2019, quando Simons deixou a marca.

Foi então, em Junho de 2020, que o Grupo Kering (conglomerado de luxo que possui dezenas de marcas) anunciou que Matthieu iria ocupar o cargo de designer director na Bottega Veneta, servindo como a mão direita de Daniel Lee (que estava a frente da direção criativa até então).

Matthieu Blazy. (Foto: Reprodução/Nytimes.com)
Matthieu Blazy. (Foto: Reprodução/Nytimes.com)

Após mais de um ano trabalhando juntos, foi anunciado em Novembro de 2021 a partida inesperada de Lee do cargo e, apenas cinco dias depois, o conglomerado comunica que Matthieu iria assumir a posição.

Nos três anos como diretor criativo da Bottega Veneta, suas coleções celebraram a fusão da marca entre o artesanato tradicional italiano, a inovação de materiais e um caleidoscópio de referências culturais, atraindo o respeito da indústria e um elenco eclético de musas.

Matthieu Blazy na Chanel

A ida de Matthieu Blazy para a Chanel foi muito especulada, e, finalmente, confirmada hoje. Como diretor criativo, o estilista será responsável por todas as coleções da casa de moda, incluindo Alta-Costura e Ready-to-Wear, além da Métiers d’Art.

Blazy sucede Virginie Viard, o braço direito de Karl Lagerfeld, que saiu da marca em junho de 2024 após cinco anos como diretora artística. Anteriormente, Lagerfeld, que morreu em 2019, liderou a marca por 36 anos, alimentando a transformação da marca de 114 anos em uma megamarca global.

Matthieu Blazy. (Foto: Reprodução/Vogue.com)
Matthieu Blazy. (Foto: Reprodução/Vogue.com)

“Matthieu se tornou uma escolha óbvia para a marca, pois passamos a entender seu talento, sua personalidade, sua firmeza, sua cultura. O processo de entrevista foi realmente inspirador, pois passamos a conhecê-lo: sua visão para a criação, sua modernidade, seu respeito e comprometimento com os produtos e as mulheres que o cercam e o inspiram.

Não escolhemos Matthieu para apenas ‘fazer Chanel’, nós o escolhemos para que ele pudesse expandir os limites do que a Chanel é, para o futuro. Ele trará sua modernidade, sua maneira de trabalhar — a Chanel está pronta para se deixar transportar,” disse Bruno Pavlovsky, Presidente da Chanel Fashion e Chanel SA, em entrevista ao Bussiness of Fashion.

Blazy deve se juntar à Chanel em abril de 2025, com sua coleção de estreia programada para setembro de 2025 durante a Semana de Moda de Paris.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • 4 Bolsas Valentino para aproveitar na Black Week

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • As Oportunidades de Joias que você encontra na Black Week

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • Bolsas Clássicas da Chanel para investir na Black Week

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de…
  • O Calendário do Advento da Saint Laurent que virou Objeto de Desejo

    Não é exagero dizer que a marca que detém o icônico logo YSL encontrou uma forma inesperada de aquecer o fim de ano. O novo calendário do Advento Saint Laurent Rive Droite chegou sem alarde, mas com aquele magnetismo silencioso típico das peças que já nascem colecionáveis. O formato é familiar — a surpresa diária…
  • As Joias Louis Vuitton na Black Week: Pequenas no tamanho, Grandes no Impacto

    Para muitos, as bolsas são as grandes joias da Louis Vuitton, mas a maison também possui uma linha de joalheria que inclui anéis, pulseiras, colares, broches e braceletes que traduzem o espírito fashion da marca. Assim como acontece com seus modelos clássicos, as joias da LV combinam herança, design marcante e aquele toque parisiense que…
  • Gucci irá realizar desfile da coleção Cruise em Nova York

    A temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está começando a ganhar forma! Conhecida por escolher lugares pitorescos para suas apresentações de coleções Cruise,…
  • 4 Peças da Dior que são imperdíveis na Black Week

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de sete décadas de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • As bolsas Louis Vuitton para investir na Black Week

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Louis Vuitton X Timberland: Tudo sobre as Botas de Ouro de R$420 mil!

    Quando a Louis Vuitton decidiu revisitar a clássica bota Timberland sob a direção de Pharrell Williams, o resultado ultrapassou qualquer expectativa, inclusive do mercado de luxo. A peça, apresentada na coleção masculina de inverno 2024 e que chegou recentemente para venda a um seleto grupo de clientes , não é apenas mais uma colaboração entre…
  • Os Tênis Gucci Femininos Favoritos das Fashionistas na Black Week

    Ao observar a evolução da Gucci nos últimos anos, fica claro que a marca domina a arte de transformar o cotidiano em moda. Esse olhar aparece com força no universo dos tênis femininos, onde o design encontra funcionalidade sem renunciar a detalhes que revelam a essência da maison. São modelos que misturam referências esportivas, nostalgia…
  • As melhores peças da Gucci na Black Week

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • 5 Bolsas de Luxo queridinhas da Black Week

    Um dos acessórios mais importantes que existem, a bolsa tem sua criação datada desde os tempos da pré-história, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Desde então, ela foi reinventada centenas de milhares de vezes, sendo…