Marca GG: Qual é a marca e seu significado?
Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectar a “criação com o criador”.
Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para criar um símbolo que quase sempre é usado como logo da marca ou usado como padrão em repetição para estampa.
Com toda certeza você já viu peças que possuem detalhes ou estampa com as letras GG’s certo? Aparecendo em bolsas, cintos e calçados, ela pode aparecer de duas maneiras diferentes, tendo uma versão mais clássica e discreta, enquanto a outra é mais “chamativa” e oponente. Mas, você sabe a qual marca o GG se refere e o que ela significa?
Confira abaixo mais sobre a marca GG e seu significado:
O Significado do GG
Muitos podem se perguntar: o que é o famoso GG que vemos em diferentes produtos de luxo? O G duplo é remetido ao fundador de uma das maiores marcas italianas de luxo do mundo da moda: a Gucci.
Com seu logo sendo um dos mais reconhecidos em todo o mundo, o duplo G que vemos em diferentes produtos da marca tem o significado de Guccio Gucci, tendo o nome da marca o sobrenome do italiano, que foi criada 1921 em Florença, Itália (inicialmente com o nome de The House of Gucci).
Por mais que os G’s entrelaçados sejam de vasto conhecimento, nos últimos anos uma nova versão do logo da label italiana vem sendo usada com mais frequência, sendo esta dois G’s levemente sobrepostos em ferragem podendo ser na cor dourado e prata que adornam diferentes produtos, desde bolsas à acessórios e calçados.
Uma breve história da Gucci
A marca Gucci foi fundada pelo italiano Guccio Gucci na cidade de Florença em 1921.
Guccio trabalhou como maitrê no famoso Hotel Savoy, em Londres, ainda na virada do século 19. No ano de 1921, de volta à Florença abriu sua primeira loja, utilizando todas as economias que conseguira guardar enquanto trabalhava em Londres.
Começou a vender acessórios de viagens (malas e valises de alto padrão), sempre feitos em couro de alta qualidade que vinham da região da Toscana, confeccionados pelos melhores artesãos da cidade.
Não demorou muito para que a alta burguesia e a nobreza florentina descobrissem esse talento nato e começassem a procurar seus produtos. Podemos dizer que em pouco tempo, a marca já estava na boca das pessoas, impondo-se como uma das mais conhecidas entre a elite do país.
A década de 30 foi um importante marco para a história da Gucci. Ela passa a ter uma renomada clientela internacional que vinham para buscar alguns produtos específicos, como os já famosos sapatos Gucci, luvas, bolsas e cintos.
Assim sendo, ele se vê obrigado a dar mais um passo em direção ao sucesso: ele expande seus negócios mudando-se para um lugar muito maior em Lugarno Guicciardini, em 1937. E foi a partir de Lugarno que as famosas franjas e estribos passaram a se tornar a assinatura da marca italiana. Em poucos anos, o rol de produtos foi expandido, passando a oferecer malas, baús de viagem, cintos, sapatos e luvas, mas com um design inspirado no estilo equestre, o que acabou atraindo uma cartela de clientes muito mais refinada.
No ano de 1947, a Gucci lançou um modelo de bolsa que se tornaria o carro chefe da marca: a bolsa Gucci com alça de bambu que, de modo literal, seduziu as mulheres com sua elegância e o seu charme. A bolsa, em pouco tempo, estava no corpo de celebridades e pessoas da alta sociedade.
Ainda hoje se mantém como referência em bolsas, artigos de viagem, roupas e acessórios de luxo que possuem um estilo refinado, elegante, mas também muito divertido e moderno, graças à Alessandro Michele que desde 2015 ocupa o cargo de diretor criativo da label.
Produtos com o GG
O GG não é nenhuma novidade na Gucci, sendo introduzido no final da década de 1940 e adotado como logotipo oficial da marca. O logotipo GG, com duas letras G entrelaçadas, sendo uma delas invertida, passou a ser estampado em todas as suas malas, sendo adotado pela marca oficialmente.
Porém, nos últimos anos, o duplo G com uma das letras levemente sobreposta sobre a outra passou a aparecer com muita frequência em diferentes produtos da marca (como falamos acima) de sapatos à bolsas e acessórios, além de se tornar referência da linha Marmont da Gucci, que é composta de diferentes modelos de bolsas e calçados.