capa do post sobre marca GG

Marca GG: Qual é a marca e seu significado?

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectar a “criação com o criador”.

Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para criar um símbolo que quase sempre é usado como logo da marca ou usado como padrão em repetição para estampa.

Com toda certeza você já viu peças que possuem detalhes ou estampa com as letras GG’s certo? Aparecendo em bolsas, cintos e calçados, ela pode aparecer de duas maneiras diferentes, tendo uma versão mais clássica e discreta, enquanto a outra é mais “chamativa” e oponente. Mas, você sabe a qual marca o GG se refere e o que ela significa?

Confira abaixo mais sobre a marca GG e seu significado:

O Significado do GG

Muitos podem se perguntar: o que é o famoso GG que vemos em diferentes produtos de luxo? O G duplo é remetido ao fundador de uma das maiores marcas italianas de luxo do mundo da moda: a Gucci.

Com seu logo sendo um dos mais reconhecidos em todo o mundo, o duplo G que vemos em diferentes produtos da marca tem o significado de Guccio Gucci, tendo o nome da marca o sobrenome do italiano, que foi criada 1921 em Florença, Itália (inicialmente com o nome de The House of Gucci).

Por mais que os G’s entrelaçados sejam de vasto conhecimento, nos últimos anos uma nova versão do logo da label italiana vem sendo usada com mais frequência, sendo esta dois G’s levemente sobrepostos em ferragem podendo ser na cor dourado e prata que adornam diferentes produtos, desde bolsas à acessórios e calçados.

Os GG's encontrados em diferentes produtos de luxo são referência a Guccio Gucci, fundador da Gucci. Clique na imagem e confira mais peças!
Os GG’s encontrados em diferentes produtos de luxo são referência a Guccio Gucci, fundador da Gucci. Clique na imagem e confira mais peças!

Uma breve história da Gucci

A marca Gucci foi fundada pelo italiano Guccio Gucci na cidade de Florença em 1921.

Guccio trabalhou como maitrê no famoso Hotel Savoy, em Londres, ainda na virada do século 19. No ano de 1921, de volta à Florença abriu sua primeira loja, utilizando todas as economias que conseguira guardar enquanto trabalhava em Londres.

Começou a vender acessórios de viagens (malas e valises de alto padrão), sempre feitos em couro de alta qualidade que vinham da região da Toscana, confeccionados pelos melhores artesãos da cidade.

Bolsa Gucci GG Marmont. Clique na imagem e confira mais produtos GG!
Bolsa Gucci GG Marmont. Clique na imagem e confira mais produtos GG!

Não demorou muito para que a alta burguesia e a nobreza florentina descobrissem esse talento nato e começassem a procurar seus produtos. Podemos dizer que em pouco tempo, a marca já estava na boca das pessoas, impondo-se como uma das mais conhecidas entre a elite do país.

A década de 30 foi um importante marco para a história da Gucci. Ela passa a ter uma renomada clientela internacional que vinham para buscar alguns produtos específicos, como os já famosos sapatos Gucci, luvas, bolsas e cintos.

Assim sendo, ele se vê obrigado a dar mais um passo em direção ao sucesso: ele expande seus negócios mudando-se para um lugar muito maior em Lugarno Guicciardini, em 1937. E foi a partir de Lugarno que as famosas franjas e estribos passaram a se tornar a assinatura da marca italiana. Em poucos anos, o rol de produtos foi expandido, passando a oferecer malas, baús de viagem, cintos, sapatos e luvas, mas com um design inspirado no estilo equestre, o que acabou atraindo uma cartela de clientes muito mais refinada.

No ano de 1947, a Gucci lançou um modelo de bolsa que se tornaria o carro chefe da marca: a bolsa Gucci com alça de bambu que, de modo literal, seduziu as mulheres com sua elegância e o seu charme. A bolsa, em pouco tempo, estava no corpo de celebridades e pessoas da alta sociedade.

Ao longo de sua história, a Gucci criou peças que se tornaram símbolo da marca como o horsebit e a alça de bambu. Clique na imagem e confira mais peças!
Ao longo de sua história, a Gucci criou peças que se tornaram símbolo da marca como o horsebit e a alça de bambu. Clique na imagem e confira mais peças!

Ainda hoje se mantém como referência em bolsas, artigos de viagem, roupas e acessórios de luxo que possuem um estilo refinado, elegante, mas também muito divertido e moderno, graças à Alessandro Michele que desde 2015 ocupa o cargo de diretor criativo da label.

Produtos com o GG

O GG não é nenhuma novidade na Gucci, sendo introduzido no final da década de 1940 e adotado como logotipo oficial da marca. O logotipo GG, com duas letras G entrelaçadas, sendo uma delas invertida, passou a ser estampado em todas as suas malas, sendo adotado pela marca oficialmente.

Porém, nos últimos anos, o duplo G com uma das letras levemente sobreposta sobre a outra passou a aparecer com muita frequência em diferentes produtos da marca (como falamos acima) de sapatos à bolsas e acessórios, além de se tornar referência da linha Marmont da Gucci, que é composta de diferentes modelos de bolsas e calçados.

O G duplo de ferragem se tornou referência da linha marmont da Gucci. Clique na imagem e confira mais peças!
O G duplo de ferragem se tornou referência da linha marmont da Gucci. Clique na imagem e confira mais peças!

 

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Tudo sobre a estreia de Jonathan Anderson na Dior!

    Após meses de suspense e ansiedade, Jonathan Anderson fez sua tão aguardada estreia como diretor criativo de coleções femininas da icônica marca francesa Dior. Com o Jardim de Tuileries como palco da apresentação, o designer apresentou suas primeiras criações femininas para a cada (já que ele também é responsável pelas coleções masculinas), e mostrou sua…
  • Saiba tudo sobre o Credit Month!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor. O Etiqueta…
  • Top 10 Sapatos Femininos Clássicos que vão salvar o seu Closet!

    Em meio a coleções que surgem e desaparecem a cada estação, alguns calçados se mantêm intocados pelo tempo, atravessando tendências e consolidando-se como ícones. São os sapatos femininos clássicos, modelos exclusivos que carregam história, traduzem o DNA de grandes maisons e permanecem relevantes mesmo após anos do seu primeiro lançamento. Selecionamos 10 calçados de luxo…
  • Versace irá lançar parceria com a Onitsuka Tiger!

    Fundada em 1978 pelo icônico Gianni Versace, a Versace é conhecida por suas criações audaciosas, estampas chamativas coloridas, modelagem justa e o contraste entre o preto e acessórios dourados. Por quase 3 décadas, a grife italiana foi comandada por Donatella Versace, que assumiu a direção criativa após o falecimento do irmão. Para o choque de…
  • Bolsas clássicas e atemporais das grandes marcas de luxo!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Cartier lança nova versão da icônica Coleção Love após 56 anos!

    Poucas joias conseguem atravessar décadas mantendo o mesmo fascínio que tinham no dia em que foram criadas. A Cartier LOVE, lançada em 1969 pelo designer Aldo Cipullo em Nova York, é um desses raros exemplos. Criada no auge de uma era marcada pela liberdade cultural e pela redefinição dos relacionamentos, a pulseira ganhou notoriedade não…
  • Desfile Louis Vuitton Verão 2026 é destaque no segundo dia da PFW

    O desfile de Verão 2026 da Louis Vuitton, apresentado nesta manhã em Paris, surpreendeu pela combinação entre história, opulência e intimidade. Sob o olhar de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da maison desde 2013, a coleção foi revelada nos aposentos de Ana da Áustria, rainha da França entre 1615 e 1643, um cenário que dialoga diretamente…
  • Saint Laurent Verão 2026: Desfile fecha a primeira noite da Paris Fashion Week

    A primeira noite da Paris Fashion Week (PFW), em 29 de setembro, teve como“grande finale” o desfile da Saint Laurent Verão 2026. Anthony Vaccarello, no comando criativo da maison desde 2016, celebrou seu 30º desfile com um cenário inesquecível: milhares de hortênsias brancas cobriram o Trocadéro e, vistas do alto, formavam o icônico logo YSL….
  • Silvia Venturini deixa a Direção Criativa da Fendi: Quem deve assumir?

    O mundo da moda volta a ser marcado por uma mudança de peso. A Fendi, uma das marcas mais respeitadas do luxo italiano e parte do grupo LVMH, anunciou que Silvia Venturini Fendi deixará a direção criativa da grife para assumir o cargo de presidente honorária a partir de 1º de outubro de 2025. O…
  • 5 Bolsas Dior que são imperdíveis no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Dario Vitale estreia na Versace e reinventa os anos 1980 para o verão 2026

    Na última sexta-feira, todos os olhares da Semana de Moda de Milão se voltaram para a estreia de Dario Vitale como diretor criativo da Versace. O desfile, de atmosfera intimista, tinha uma missão clara: mostrar como um novo olhar poderia honrar a herança de Gianni Versace, sem deixar de dialogar com a vida de hoje.