Essas são as principais tendências para o inverno
As Fashion Weeks servem para analisarmos todas as tendências que vão rolar nas próximas estações. No início do ano, os desfiles de outono/inverno trouxeram novas apostas para as estações mais frias do ano. Sendo assim, as marcas podem adquirir essas trends para suas coleções e nós consumidores podemos investir nas peças que mais estão bombando no mundo da moda.
No entanto, como a moda é cíclica e as tendências vem e vão, encontramos no mercado second hand diversas peças que estão em alta novamente. Por isso separamos algumas tendências que vão bombar no inverno analisando as principais semanas de moda.
Confira as principais tendências para o inverno 2023:
5. Trenchcoat
O Trenchcoat é uma peça muito antiga quando paramos para analisá-lo. Seus primórdios começam lá em 1823, porém foi durante a Primeira Guerra Mundial que os casacos ganharam força. Os casacos nessa época tinham cores vibrantes, porém os militares exercito perceberam que era necessário se misturar ao ambiente, então a cor cáqui surge, trazendo peças camufladas.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
O nome “trenchcoat”, traduzido para o português, fica “casaco de trincheira”, que nada mais eram que buracos no chão que os soldados usavam para se locomover e se proteger dos inimigos. Com isso, era necessário um casaco impermeável e funcional para encarar as chuvas e alagamentos nas trincheiras. Empresas como a Burberry, forneceram casacos para o uniforme militar na época.
Os filmes de Hollywood popularizaram os casacos para o mundo da moda cotidiana, trazendo-os nos filmes de sucesso como Casablanca, Blade Runner e Matrix, com sua versão em couro preto. Atualmente os trenchcoats ou sobretudos, estão super em alta, trazendo elegância e história para o look.
Hoje em dia é possível encontrar diversas modelagens, cores e tecidos no qual os trenchcoats são confeccionados. No outono, eles ficam muito bem com roupas básicas, combinados a um jeans e uma camiseta. Porém, para looks mais fashionistas, com saias e vestidos, eles dão uma ar clássico, chique e elegante.
4. Plumas
As plumas foram vistas inicialmente no Egito antigo, elas podiam ser encontradas nos capacetes dos comandantes que representava liderança perante as suas tropas. Além disso, elas faziam parte de ornamentos dos capacetes romanos, que simbolizava justiça.
No século 20 as plumas de avestruz passaram a ser usadas por personalidades como Maria Antonieta, representando riqueza e elegância. Após esse período as plumas tiveram grande importância no mundo decorativo e de utensílios para casa, como espanadores.
Na moda atual, a pluma está presente de diversas formas e sendo exploradas cada vez mais pelos estilistas. Nos desfiles de outono 2023, vimos elas sendo usadas por diversas marcas mostrando que o ornamento está super em alta.
As plumas podem ser usadas como um detalhe em uma peça, como nas mangas de uma blusa por exemplo, ou nos casacos de plumas que imitam pele de animal, trazendo um ar mais feminino e enfeitado para a produção. No entanto, os acessórios não ficam de fora, podendo ser encontradas em bolsas, sapatos e outros adereços.
3. P&B
O preto e branco está na história da moda há muitos anos, porém ele se tornou mais evidente quando Coco Chanel adotou de vez o P&B no vestuário feminino. A dupla é super atemporal e nunca vai sair de moda. Sendo simples de combinar as peças entre si e podendo agregar acessórios coloridos como ponto de luz.
Nos desfiles de outono desse ano, as marcas exploraram bem o uso dessa combinação de cores. Sendo assim, é possível adotá-la para a criação de novos looks de inverno no seu guarda-roupa.
Uma maneira de sair do monótono é procurar estampas ou monogramas que trazem o P&B embutido nelas, formando assim um look homogêneo saindo do convencional “blusa branca e calça preta”. Para o inverno, jogar um casaco preto ou branco por cima de um macacão de estampas por exemplo, é uma ótima maneira de deixar a estampa mais discreta.
2. Ombreiras
As ombreiras em seus primórdios, eram utilizadas majoritariamente para o público masculino. Em uma época onde os vestidos começaram encurtar, as mulheres passaram a usar os terninhos e peças que eram voltadas ao público do gênero oposto.
Elsa Schiaparelli trouxe o auge das ombreiras na década de 30, sendo incorporado por definitivo no guarda-roupa das mulheres. O grande sucesso das ombreiras entre os anos de 1984 e 1989, trouxe grandes personalidades como Princesa Diana, Oprah e Michael Jackson adeptos desse nova tendência.
Com a volta dos blazers na moda atual, é nítido perceber a volta das ombreiras, deixando as peças mais estruturadas e modelando silhueta. Sendo assim, elas tomaram conta das passarelas nos últimos desfiles.
Seu uso no dia a dia pode ser mais discreto, acoplado a um blazer cropped acinturado para trazer feminilidade. Porém modelos em blazers oversized dão um ar mais despojado para uma peça que emana seriedade.
1. Vermelho
A era do “redcore” está no ar, depois do pink da Valentino, vimos diversas marcas apresentado looks totalmente monocromáticos seguindo a paleta de cor. Trazendo então o vermelho vivo a tona para as produções de outono/inverno.
Contudo, há uma contradição para os que acham que no inverno as cores sóbrias e neutras prevalecem. Os desfiles vieram mostrando que cores vibrantes estarão com tudo, podendo ser incorporado de maneira ousada na época mais nublada do ano.
Para quem não é tão fã do 100% vermelho no look, as opções para incorporar a cor podem vir dos acessórios e terceiras peças. Investir em um sobretudo ou um casaco vermelho pode ser uma ótima opção para o inverno. No entanto, para os que preferem apenas um ponto de luz, trazer o vermelho na bolsa ou no sapato é uma maneira mais discreta de aderi-lo na produção.
Essas são as principais tendências para o inverno 2023. Qual delas é sua favorita? Comenta ai!
Confira também: 5 Peças atemporais para usar o ano todo!