Como a Prada RE-NYLON está trazendo a sustentabilidade para o Nylon
No mundo da moda, é muito comum grandes marcas terem uma marca registrada, que é reconhecida e lembrada por ser especificamente dela. Pode ser um design, um detalhe, ou tecido, que é o caso da Prada.
Fundada em 1913 por Mario e Martino Prada, a Prada é uma das marcas de luxo mais conhecidas do mundo, conhecida por ter um estilo sofisticado, elegante e chique. Quando pensamos em detalhes icônicos que remetem à marca italiana, um dos mais icônicos (além do couro saffiano, é claro!) são as peças confeccionadas em nylon. As peças em nylon se tornaram um grande sucesso e referência da Prada quando foram introduzidas por Miuccia Prada na década de 80 e deste então, se tornaram um símbolo da marca.
Nos últimos anos a marca italiana vem tomando diversas medidas para se tornar mais sustentável em diversos setores, seja em diminuir emissões de carbono, número de lojas com o Certificado LEED Gold, aderir práticas mais eco-friendly, entre outras. Porém, uma que ganhou grande destaque foi o lançamento da linha Prada Re-Nylon, que conta com produtos com seu característico nylon, porém confeccionado de uma forma sustentável e que não agride o meio ambiente.
Confiram mais sobre a linha Prada Re-Nylon e como ela está trazendo sustentabilidade para um dos tecidos mais icônicos da prada, o nylon.
A Linha Prada Re-Nylon
Lançada em Junho de 2019 como uma coleção cápsula, a linha Re-Nylon foi a primeira coleção de produtos que possuem uma responsabilidade social e que são éticos.
Em um primeiro momento, foram lançadas seis modelos de bolsas clássicas da marca que foram produzidas em nylon reciclado a partir de plásticos coletados de oceanos, redes de pescar e fibras têxteis descartadas que foram confeccionadas em parceria com a produtora de fibras sintéticas Aquafil (empresa que já trabalhou com grandes marcas de luxo como Stella McCartney e Gucci). Segundo ela, a cada 10 mil toneladas produzidas de sua fibra ECONYL®, 70 mil barris de óleo são salvos.
Com o grande sucesso da coleção cápsula, a Re-Nylon se tornou uma linha recorrente da Prada, que expandiu a linha de produtos, contando hoje não apenas com bolsas, mas também roupas, acessórios e sapatos, todos criados com nylon regenerado.
A sustentabilidade do Nylon Regenerado
A linha conta com um tecido que possui uma nova tecnologia sustentável que permite que o nylon possa ser regenerado continuamente sem que ele perca a sua qualidade. Como falamos acima, cada peça da linha Re-Nylon é confeccionada com nylon regenerado criado a partir de plásticos coletados e purificados encontrados descartados em oceanos, redes de pesca e outras fibras têxteis descartadas em um nível global.
Após a coleta, acontece um processo de despolimerização, que faz com que os itens sejam purificados e transformados em novos polímeros e então criar novos fios. Estes fios são recuperados e compõe novos tecidos de nylon para serem usados em peças da coleção Re-Nylon.
A decisão da Prada de usar a fibra de ECONYL® em sua nova linha é um importante passo dado pela marca italiana para um futuro mais sustentável, e também reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. Além disso, possuir uma fabricação que tem um foco sustentável é uma maneira ativa de contribuir com a redução do aquecimento global em até 90% quando comparado ao uso de fibras de nylon virgens.
Já conheciam esta linha sustentável da Prada? O que acham da iniciativa? Nos conte nos comentários!