Foto: Reprodução/Instagram @csiriano.

As Marcas de Luxo e a moda plus size

Em tempos onde o debate sobre o conceito de “corpo ideal e padrão” está a todo vapor, diversas marcas começam a mostrar variedade de corpos em suas campanhas publicitárias e desfiles, reforçando que não existe apenas um tipo de silhueta, além de que todos os tipos são belos.

No mundo das marcas de luxo, este conceito não é muito comum, dificilmente apresentando esta variedade na exposição dos produtos, fazendo com que muitas mulheres não tenham representação nos meios publicitários deste segmento. No entanto, isto vem mudando recentemente!

Depois da Dolce & Gabbana aumentar sua grade de tamanhos de suas coleções oferecidas em suas lojas em 2019, abrangendo assim os tamanhos plus size. Seguindo o exemplo da marca italiana, outras marcas do segmento de luxo começaram a incluir modelos plus sizes em seus desfiles e campanhas publicitárias, como a Versace, Chanel e Fendi.

Porém, por mais que a inclusão e representação de diferentes corpos esteja maior, infelizmente, não corresponde com à presença de uma maior gama de tamanhos nas lojas físicas e online das grandes marcas de luxo.

Começo da Mudança

Mas, esta realidade pode estar, finalmente, começando a mudar! Além da Dolce & Gabbana, outra marca italiana está adicionando tamanhos maiores para suas coleções, desta vez, a Versace.

Em uma entrevista por e-mail para a revista Vogue Business, Donatella Versace (diretora criativa da marca) disse que está considerando ampliar a grade de tamanhos oferecidos, “Eu só posso falar pela Versace, é claro, e posso dizer que você verá mais inclusão de tamanhos”, contou ela. Porém, a estilista não concedeu mais detalhes sobre os planos ou até mesmo um cronograma de quando e também quais tamanhos adicionais podem ser adicionados nas coleções de varejo.

“Minha esperança é que estejamos nos tornando mais abertos à inclusão e que possamos melhor quanto a isso,” disse ela.

Dolce & Gabbana, a pioneira do mercado de luxo na inclusão

Como falamos acima, a D&G foi a primeira a aumentar sua grade tamanho com o objetivo de incluir os números plus sizes, decisão que foi anunciada no ano de 2019. A maison italiana começou a oferecer peças de suas coleções ready-to-wear acima do tamanho 42, chegando até o 50.

Após a iniciativa, a marca conta que a resposta tem sido muito positiva. Após anos criando roupas personalizadas em uma ampla variedade de tamanhos, “decidimos dar consistência a este trabalho e oficialmente expandir a oferta de nossas coleções,” contou Stefano Gabbana, um dos fundadores da marca, para a revista Vogue Business.

“Nunca observamos os padrões de moda e beleza. O que sempre nos interessou foi vestir mulheres autênticas e bonitas, sem obedecer a nenhuma regra,” contou ele.

Apesar da Dolce & Gabbana não divulgar números de vendas, a 11 Honoré, uma loja online especializada em roupas plus size de marcas de luxo, observou uma taxa de venda de 70 e 80% para as duas primeiras coleções, respectivamente, da marca italiana, o que mostra que foram bem aceitas pelas consumidoras.

 Futuro para Representatividade

Apesar de haver iniciativas de diferentes marcas, ainda há um longo caminho a se percorrer até uma realidade onde não se tenha que aplaudir por ter sido inclusivo, mas sim que isso seja algo natural e que se venha a representatividade tanto nas passarelas e campanhas como também nas araras das lojas de varejo.

No cenário atual, vemos mais e mais marcas independentes como Mary Katrantzou, Diane von Furstenberg, a apostarem nas numerações plus size. Carolina Herrera é outra que também está experimentando ampliar sua grade de tamanhos e ser mais inclusiva.

Criações de Adam Lippes e Christian Siriano (que é conhecido por vestir inúmeras celebridades consideradas “fora do padrão” nos tapetes vermelho) são um sucesso no site 11 Honoré, que foi lançado em 2016 e, atualmente, oferece peças de 80 marcas diferentes que variam do tamanho 46 ao 56.

“Estamos abrindo um mercado ao criar produtos para esse mercado. Estamos criando um espaço para mulheres que antes não o tinham, contou Patrick Herning, CEO e fundador da 11 Honoré.

 

Marcas de luxo já estão acostumadas a criarem peças únicas em uma grande variedade de tamanhos, ou seja, não são estranhas aos tamanhos maiores. Com uma alta demanda do mercado e com resultados positivos das coleções da Dolce & Gabbana, é preciso pensar e analisar se continuar a não havendo inclusão na grade de tamanho é o melhor modelo de negócio.

Qual sua opinião sobre o assunto? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Bottega Veneta: Decifrando o Significado do Nome da Marca Italiana!

No mundo da moda,as grandes grifes muitas vezes carregam consigo o nome de seus fundadores, como um lembrete de sua herança e legado. No entanto, há uma exceção intrigante a essa regra: a Bottega Veneta. Se você já se perguntou sobre o significado por trás desse nome incomum ou sobre a razão pela qual a…
capa do post de bolsa mais barata Louis Vuitton

Quanto custa a bolsa mais barata da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas prada para presentear no dia das mães

Dia Das Mães: 4 Bolsas Prada perfeitas para presentear

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post da primeira peça de luxo para investir

A Primeira Peça de Luxo para Investir

Peças de luxo são conhecidas por possuírem um valor bem elevado, principalmente quando falamos de bolsas. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos são valorizados a cada ano graças ao aumento de preço anual das principais marcas deste nicho. Com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado, que possuem  designs…
capa do post sobre quanto custa bolsa dior bobby

Quanto custa uma bolsa Dior Bobby? Descubra o preço!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…

Conheça a Embaixadora da Miu Miu!

A Miu Miu é uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo da moda, conquistando fashionistas de todas as idades ao redor do mundo com suas criações estilosas e femininas. Desde a sua criação em 1993 por Miuccia Prada, a marca ganhou rapidamente uma legião de fãs fiéis, tornando-se uma das grifes mais importantes…
capa do post sobre peças básicas necessárias de se ter

8 Peças básicas necessárias de se ter!

O mundo moda é feito de tendências que estão sempre indo e vindo como em um ciclo, o que faz com que nosso guarda-roupa sofra mudanças constantes para acompanhar as trends que aparecerem a cada temporada. Porém, existem algumas peças básicas que nunca saem de moda e que são essenciais de se ter no armário….
capa do post de best of louis vuitton black week

4 Novas Bolsas Clássicas Louis Vuitton que toda fashionista deveria ter

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre joias para presentear no dia das mães

5 Joias para presentear sua mãe no Dia das Mães

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Existem algumas marcas do ramo de luxo que se tonaram…
capa do post sobre desfile da dior em nova iorque

Tudo sobre o desfile da Dior em Nova Iorque!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Os Embaixadores da Bottega Veneta: Quem São e Qual o seu Papel?

A Bottega Veneta, sob a direção criativa do designer Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento. Fundada  em 1966 por Michele Taddei e Rengo Zengiaro, a grife italiana tem uma abordagem que a diferencia de outros nomes famosos no setor de luxo. Com um estilo caracterizado…
capa do post sobre peças clássicas da Chanel

As peças icônicas da Chanel que são atemporais

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…