Foto: Reprodução/Instagram @csiriano.

As Marcas de Luxo e a moda plus size

Em tempos onde o debate sobre o conceito de “corpo ideal e padrão” está a todo vapor, diversas marcas começam a mostrar variedade de corpos em suas campanhas publicitárias e desfiles, reforçando que não existe apenas um tipo de silhueta, além de que todos os tipos são belos.

No mundo das marcas de luxo, este conceito não é muito comum, dificilmente apresentando esta variedade na exposição dos produtos, fazendo com que muitas mulheres não tenham representação nos meios publicitários deste segmento. No entanto, isto vem mudando recentemente!

Depois da Dolce & Gabbana aumentar sua grade de tamanhos de suas coleções oferecidas em suas lojas em 2019, abrangendo assim os tamanhos plus size. Seguindo o exemplo da marca italiana, outras marcas do segmento de luxo começaram a incluir modelos plus sizes em seus desfiles e campanhas publicitárias, como a Versace, Chanel e Fendi.

Porém, por mais que a inclusão e representação de diferentes corpos esteja maior, infelizmente, não corresponde com à presença de uma maior gama de tamanhos nas lojas físicas e online das grandes marcas de luxo.

Começo da Mudança

Mas, esta realidade pode estar, finalmente, começando a mudar! Além da Dolce & Gabbana, outra marca italiana está adicionando tamanhos maiores para suas coleções, desta vez, a Versace.

Em uma entrevista por e-mail para a revista Vogue Business, Donatella Versace (diretora criativa da marca) disse que está considerando ampliar a grade de tamanhos oferecidos, “Eu só posso falar pela Versace, é claro, e posso dizer que você verá mais inclusão de tamanhos”, contou ela. Porém, a estilista não concedeu mais detalhes sobre os planos ou até mesmo um cronograma de quando e também quais tamanhos adicionais podem ser adicionados nas coleções de varejo.

“Minha esperança é que estejamos nos tornando mais abertos à inclusão e que possamos melhor quanto a isso,” disse ela.

Dolce & Gabbana, a pioneira do mercado de luxo na inclusão

Como falamos acima, a D&G foi a primeira a aumentar sua grade tamanho com o objetivo de incluir os números plus sizes, decisão que foi anunciada no ano de 2019. A maison italiana começou a oferecer peças de suas coleções ready-to-wear acima do tamanho 42, chegando até o 50.

Após a iniciativa, a marca conta que a resposta tem sido muito positiva. Após anos criando roupas personalizadas em uma ampla variedade de tamanhos, “decidimos dar consistência a este trabalho e oficialmente expandir a oferta de nossas coleções,” contou Stefano Gabbana, um dos fundadores da marca, para a revista Vogue Business.

“Nunca observamos os padrões de moda e beleza. O que sempre nos interessou foi vestir mulheres autênticas e bonitas, sem obedecer a nenhuma regra,” contou ele.

Apesar da Dolce & Gabbana não divulgar números de vendas, a 11 Honoré, uma loja online especializada em roupas plus size de marcas de luxo, observou uma taxa de venda de 70 e 80% para as duas primeiras coleções, respectivamente, da marca italiana, o que mostra que foram bem aceitas pelas consumidoras.

 Futuro para Representatividade

Apesar de haver iniciativas de diferentes marcas, ainda há um longo caminho a se percorrer até uma realidade onde não se tenha que aplaudir por ter sido inclusivo, mas sim que isso seja algo natural e que se venha a representatividade tanto nas passarelas e campanhas como também nas araras das lojas de varejo.

No cenário atual, vemos mais e mais marcas independentes como Mary Katrantzou, Diane von Furstenberg, a apostarem nas numerações plus size. Carolina Herrera é outra que também está experimentando ampliar sua grade de tamanhos e ser mais inclusiva.

Criações de Adam Lippes e Christian Siriano (que é conhecido por vestir inúmeras celebridades consideradas “fora do padrão” nos tapetes vermelho) são um sucesso no site 11 Honoré, que foi lançado em 2016 e, atualmente, oferece peças de 80 marcas diferentes que variam do tamanho 46 ao 56.

“Estamos abrindo um mercado ao criar produtos para esse mercado. Estamos criando um espaço para mulheres que antes não o tinham, contou Patrick Herning, CEO e fundador da 11 Honoré.

 

Marcas de luxo já estão acostumadas a criarem peças únicas em uma grande variedade de tamanhos, ou seja, não são estranhas aos tamanhos maiores. Com uma alta demanda do mercado e com resultados positivos das coleções da Dolce & Gabbana, é preciso pensar e analisar se continuar a não havendo inclusão na grade de tamanho é o melhor modelo de negócio.

Qual sua opinião sobre o assunto? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre como saber se relógio cartier é verdadeiro

3 Acessórios que valem o investimento na Super Sale Extended!

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
joia-de-maria-antonieta-e-leiloada-por-71-milhoes-de-reais-200625

Joia de Maria Antonieta é leiloada por R$ 71 milhões!

Sim, o valor é obsceno! Uma joia atribuída a Maria Antonieta que fez história, o diamante rosa-púrpura, foi vendido por R$ 71 milhões no leilão da Christie’s nesta semana. Com 10,38 quilates e lapidação impecável, o diamante Marie-Thérèse Pink bate recorde mundial ao ser arrematado por quase o dobro da estimativa. A peça histórica que…
capa do post sobre bolsas clássicas chanel, gucci e louis vuitton

As bolsas Gucci na Super Sale Extended dos Namorados

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
capa do post sobre bolsas pretas para investir na semana do consumidor

4 Peças de Roupas que são necessárias no seu armário!

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências. Diversas peças que estão em alta no momento podem acabar esquecidas na temporada seguinte, podendo retornar alguns anos mais tarde com novas versões e releituras. Por mais que este seja o ciclo natural da indústria da moda, existem peças que transcenderam a tendência…
nova-bolsa-kelly-da-hermes-sem-hardware-choca-fashionistas-desfile-xangai-2025-170625

Nova Bolsa Kelly da Hermès sem hardware choca fashionistas

Sim, você leu certo! A Nova Bolsa Kelly da Hermès está mais minimalista do que nunca. A versão recém-apresentada do modelo conhecido por gerar longas listas de espera e ser um dos mais caros do mundo, surpreendeu por abrir mão de suas ferragens distintivas. Na moda de luxo, cada detalhe — ou a ausência dele…

4 Bolsas icônicas da Louis Vuitton para investir!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

As Vantagens de investir em Peças de Luxo Second Hand!

Uma das palavras mais faladas dos últimos anos do setor de luxo da moda é o resale, que nada mais é do que a revenda de peças que estão paradas em seu armário. Isso significa que, com o interesse nesta prática estar se popularizando, o grande preconceito com lojas second hands e brechós decaiu drasticamente….
kering-grupo-dono-da-gucci-balenciaga-ysl-anuncia-novo-ceo-o-que-muda-com-a-chegada-de-luca-meo-180625

Kering anuncia novo CEO: o que muda com a chegada de Luca de Meo ao Grupo de Luxo?

Sim, a Kering anunciou recentemente um novo CEO — uma mudança estratégica que gerou repercussão imediata no mercado e já impulsionou as ações da companhia. Em um setor em constante transformação, o grupo francês, dono de grifes como Gucci, Saint Laurent, Balenciaga, Bottega Veneta e Alexander McQueen, dá um passo importante rumo a uma nova…
estilos-de-bolsas-chanel-que-reforcam-o-poder-da-grife-do-classico-ao-contemporaneo-capa-170625

3 Estilos de Bolsas Chanel que reforçam o poder da grife: Do clássico ao moderno

Ao longo das décadas, uma marca de luxo francesa consolidou uma linguagem visual própria — e isso se reflete com força nos múltiplos estilos de bolsas Chanel que protagonizam coleções inesquecíveis. São criações que vão do clássico absoluto ao toque contemporâneo, sempre com o mesmo rigor estético. No entanto, a cada nova mudança no comando…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

Best of Chanel na Super Sale Extended dos Namorados

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

4 Bolsas de luxo Descontinuadas na Super Sale Extended

surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A cada temporada marcas de luxo lançam diferentes modelos de bolsa que podem ou não acabarem se…