capa do post sobre o dia da arvore
|

A Indústria da Moda e as Emissões de Carbono

Comemorado no dia 21 de Setembro, o Dia da Árvore surgiu com a necessidade  de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir uma grande porcentagem de carbono na atmosfera, além de gerar uma significativa quantidade de resíduos nos oceanos.

Confira mais sobre o dia da árvore e a responsabilidade da indústria da moda nas emissões de carbono no meio ambiente:

Por Que Dia da Árvore?

O Dia da Árvore  surgiu no final do século XIX, mais precisamente no dia 10 de abril de 1872. Foi nessa data que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decidiu plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

O “Day Arbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas. Desde aquela época, as árvores vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.

Pelo fato do dia da árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera, muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países. Como é o caso do Brasil, que comemora a data no dia 21 de Setembro.

foto de árvores em floresta

Impacto da Indústria no Meio Ambiente

A indústria têxtil contribui com aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em um único ano, o equivalente a 4% de todas as emissões globais. Esse número impressionante é comparável às emissões anuais de GEE da França, Alemanha e Reino Unido combinados.

Essas estimativas são baseadas em dados do Fashion on Climate de 2018, mas espera-se que o setor continue crescendo no futuro. Ou seja, se nossos esforços para reduzir o impacto da moda não forem acelerados rapidamente nos próximos 10 anos, as emissões deverão aumentar para 2,7 bilhões de toneladas por ano até 2030.

O imenso impacto de carbono das roupas ocorre em todas as etapas da cadeia de suprimentos da moda e do ciclo de vida do produto. No entanto, 70% das emissões da moda se originam de atividades como produção e processamento de matérias-primas.

Apesar destes números alarmantes, a maioria das grandes marcas ainda não tomam medidas básicas para a devida diligência ambiental em seus fornecedores. De um modo geral, as fases de tingimento e acabamento, preparação de fios e produção de fibras tendem a ser as que mais deixam pegadas de carbono na atmosfera.

fotos de peças de lã

Esses processos de alto impacto ambiental são massivamente subestimados pelas marcas, que na maioria das vezes apenas contabilizam as emissões de suas próprias operações, como transporte e varejo. A indústria têxtil tem um impacto devastador no planeta, e os trabalhadores mais vulneráveis do sistema deste setor geralmente correm um risco desproporcional de experimentar esses impactos em primeira mão.

Ao longo de toda a cadeia de fornecimento, os recursos naturais são extraídos, os habitats são explorados, as emissões tóxicas são produzidas, a água é poluída e os resíduos são despejados de forma descuidada.

De acordo com o Índice de Transparência da Moda 2021, criado pelo Fashion Revolution Global, as maiores marcas e varejistas do mundo falam muito sobre seus esforços de sustentabilidade, mas ainda há falta de transparência nas ações e resultados nos principais indicadores ambientais. Se as marcas não medirem e divulgarem seus dados em todas as operações, não podemos responsabilizá-las por suas metas climáticas.

Toda a indústria da moda precisa ser mais transparente sobre o que está fazendo para enfrentar a escala do desafio climático global, especialmente quando se trata de impactos ambientais na cadeia de suprimentos e as consequências da produção e consumo insustentáveis.

Como fazer sua parte

Por mais que as grandes marcas da indústria da moda sejam as grandes responsáveis pelas alarmantes emissões de carbono no meio ambiente, o consumidor também pode fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente. Uma das maneiras mais fáceis é se tornar adepto do mercado second hand.

Este é um nicho que cresce a cada ano e está se tornando o queridinho de centenas de pessoas. Confira abaixo algumas das principais vantagens de se comprar em brechós:

1. Você pode encontrar peças que não são mais comercializadas por marcas

Existe alguma peça que era seu sonho de consumo que fez parte de uma coleção especial e limitada ou de uma linha antiga que não é mais confeccionada? Há uma grande chance de você encontrar algum deles em brechós de luxo! Muitas pessoas acabam não usando-as mais e resolvem se desfazer delas e colocá-las a venda.

Dois grandes exemplos sãos os modelos Shopper Tote da Chanel e a Swing Tote da Gucci, que foram e ainda são bolsas muito queridas por diversas mulheres, porém só podem ser encontradas em brechós de luxo, como o Etiqueta Única!

Em lojas secondhand você pode encontrar peças que não são mais comercializadas ou que fizeram parte de colaborações limitadas!
Em lojas secondhand você pode encontrar peças que não são mais comercializadas ou que fizeram parte de colaborações limitadas!

2. Peças Exclusivas

Se exclusividade é o que você procura, dê adeus aqueles cabides de lojas de confecções grandes que empoleiram várias peças iguais. Normalmente os itens de luxo vendidos na Etiqueta Única tem peças limitadas nas coleções das principais marcas de luxo de moda.

Por exemplo, devido à elaboração manual lenta e precisa destes produtos, junto aos materiais e couros que são de difícil acesso, apenas um número limitado de bolsas Hermès  são feitas a cada ano e alguns exemplares podem ser encontrados no EÚ!

Nos brechós de luxo você encontra peças em quantidade limitada e exclusiva.
Nos brechós de luxo você encontra peças em quantidade limitada e exclusiva.

3. Você pratica o consumo consciente!

Atualmente, a sustentabilidade e o consumo consciente são algumas das pautas de maior importância no momento. Em uma época onde, infelizmente, ainda há grande desperdício de resíduos e tecidos devido à produção em massa, ter consciência do que está consumindo é um passo muito importante. E, por que não consumir peças de luxo em brechós de luxo? Além de você você ajudar o ambiente, você também faz com que itens continuem a ficar em circulação.

Uma das principais vantagens de comprar em lojas secondhand é a prática do consumo consciente!
Uma das principais vantagens de comprar em lojas secondhand é a prática do consumo consciente!

O que acha da responsabilidade da indústria no quesito de deteriorização do meio ambiente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre curiosidades sobre a tiffany & co

As Peças Tiffany & Co para presentear no Dia das Mães

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Ela é uma das joalherias mais conhecidas…
capa do post sobre onde são feitas as bolsas Louis Vuitton

Onde são feitas as bolsas da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…