capa do post sobre o dia da arvore
|

A Indústria da Moda e as Emissões de Carbono

Comemorado no dia 21 de Setembro, o Dia da Árvore surgiu com a necessidade  de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir uma grande porcentagem de carbono na atmosfera, além de gerar uma significativa quantidade de resíduos nos oceanos.

Confira mais sobre o dia da árvore e a responsabilidade da indústria da moda nas emissões de carbono no meio ambiente:

Por Que Dia da Árvore?

O Dia da Árvore  surgiu no final do século XIX, mais precisamente no dia 10 de abril de 1872. Foi nessa data que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decidiu plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

O “Day Arbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas. Desde aquela época, as árvores vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.

Pelo fato do dia da árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera, muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países. Como é o caso do Brasil, que comemora a data no dia 21 de Setembro.

foto de árvores em floresta

Impacto da Indústria no Meio Ambiente

A indústria têxtil contribui com aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em um único ano, o equivalente a 4% de todas as emissões globais. Esse número impressionante é comparável às emissões anuais de GEE da França, Alemanha e Reino Unido combinados.

Essas estimativas são baseadas em dados do Fashion on Climate de 2018, mas espera-se que o setor continue crescendo no futuro. Ou seja, se nossos esforços para reduzir o impacto da moda não forem acelerados rapidamente nos próximos 10 anos, as emissões deverão aumentar para 2,7 bilhões de toneladas por ano até 2030.

O imenso impacto de carbono das roupas ocorre em todas as etapas da cadeia de suprimentos da moda e do ciclo de vida do produto. No entanto, 70% das emissões da moda se originam de atividades como produção e processamento de matérias-primas.

Apesar destes números alarmantes, a maioria das grandes marcas ainda não tomam medidas básicas para a devida diligência ambiental em seus fornecedores. De um modo geral, as fases de tingimento e acabamento, preparação de fios e produção de fibras tendem a ser as que mais deixam pegadas de carbono na atmosfera.

fotos de peças de lã

Esses processos de alto impacto ambiental são massivamente subestimados pelas marcas, que na maioria das vezes apenas contabilizam as emissões de suas próprias operações, como transporte e varejo. A indústria têxtil tem um impacto devastador no planeta, e os trabalhadores mais vulneráveis do sistema deste setor geralmente correm um risco desproporcional de experimentar esses impactos em primeira mão.

Ao longo de toda a cadeia de fornecimento, os recursos naturais são extraídos, os habitats são explorados, as emissões tóxicas são produzidas, a água é poluída e os resíduos são despejados de forma descuidada.

De acordo com o Índice de Transparência da Moda 2021, criado pelo Fashion Revolution Global, as maiores marcas e varejistas do mundo falam muito sobre seus esforços de sustentabilidade, mas ainda há falta de transparência nas ações e resultados nos principais indicadores ambientais. Se as marcas não medirem e divulgarem seus dados em todas as operações, não podemos responsabilizá-las por suas metas climáticas.

Toda a indústria da moda precisa ser mais transparente sobre o que está fazendo para enfrentar a escala do desafio climático global, especialmente quando se trata de impactos ambientais na cadeia de suprimentos e as consequências da produção e consumo insustentáveis.

Como fazer sua parte

Por mais que as grandes marcas da indústria da moda sejam as grandes responsáveis pelas alarmantes emissões de carbono no meio ambiente, o consumidor também pode fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente. Uma das maneiras mais fáceis é se tornar adepto do mercado second hand.

Este é um nicho que cresce a cada ano e está se tornando o queridinho de centenas de pessoas. Confira abaixo algumas das principais vantagens de se comprar em brechós:

1. Você pode encontrar peças que não são mais comercializadas por marcas

Existe alguma peça que era seu sonho de consumo que fez parte de uma coleção especial e limitada ou de uma linha antiga que não é mais confeccionada? Há uma grande chance de você encontrar algum deles em brechós de luxo! Muitas pessoas acabam não usando-as mais e resolvem se desfazer delas e colocá-las a venda.

Dois grandes exemplos sãos os modelos Shopper Tote da Chanel e a Swing Tote da Gucci, que foram e ainda são bolsas muito queridas por diversas mulheres, porém só podem ser encontradas em brechós de luxo, como o Etiqueta Única!

Em lojas secondhand você pode encontrar peças que não são mais comercializadas ou que fizeram parte de colaborações limitadas!
Em lojas secondhand você pode encontrar peças que não são mais comercializadas ou que fizeram parte de colaborações limitadas!

2. Peças Exclusivas

Se exclusividade é o que você procura, dê adeus aqueles cabides de lojas de confecções grandes que empoleiram várias peças iguais. Normalmente os itens de luxo vendidos na Etiqueta Única tem peças limitadas nas coleções das principais marcas de luxo de moda.

Por exemplo, devido à elaboração manual lenta e precisa destes produtos, junto aos materiais e couros que são de difícil acesso, apenas um número limitado de bolsas Hermès  são feitas a cada ano e alguns exemplares podem ser encontrados no EÚ!

Nos brechós de luxo você encontra peças em quantidade limitada e exclusiva.
Nos brechós de luxo você encontra peças em quantidade limitada e exclusiva.

3. Você pratica o consumo consciente!

Atualmente, a sustentabilidade e o consumo consciente são algumas das pautas de maior importância no momento. Em uma época onde, infelizmente, ainda há grande desperdício de resíduos e tecidos devido à produção em massa, ter consciência do que está consumindo é um passo muito importante. E, por que não consumir peças de luxo em brechós de luxo? Além de você você ajudar o ambiente, você também faz com que itens continuem a ficar em circulação.

Uma das principais vantagens de comprar em lojas secondhand é a prática do consumo consciente!
Uma das principais vantagens de comprar em lojas secondhand é a prática do consumo consciente!

O que acha da responsabilidade da indústria no quesito de deteriorização do meio ambiente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…
capa do post sobre sapatos mais desejados super sale

Os sapatos mais desejados na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

Top Marcas Italianas: Por que o Made in Italy se destaca no Mercado de Luxo?

Se você já se questionou por que as marcas italianas se destacam no universo do luxo, saiba que não está sozinho. No competitvo mercado da moda, poucos países brilham tão intensamente quanto a Itália. O “Made in Italy” é mais do que uma etiqueta, é um selo de qualidade e tradição que vai além das…

Jacob Elordi é o novo rosto da Bottega Veneta. Entenda por quê!

A Bottega Veneta, sob a liderança criativa de Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento, e há mais um motivo para isso: Jacob Elordi, ator queridinho da vez e ícone fashion masculino, é o novo rosto e embaixador da marca. Desde sua fundação em 1966 por…
capa do post sobre maxi baga na super sale

As Maxi Bags que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

4 Peças Chanel para presentear sua namorada!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Descubra quem é o atual Dono da Ferragamo!

Se você já se questionou quem é o atual dono da Ferragamo, saiba que não está sozinho. O fascínio pelo universo do luxo sempre instigou a curiosidade de muitos, especialmente quando se trata de desvendar os bastidores e conhecer os proprietários das principais grifes. A etiqueta em questão, reconhecida por sua excelência na produção de…