5 curiosidades sobre a marca Prada!
Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana.
Após alguns anos em que o status da mesma já não era o mesmo, foi assumida por Miuccia Prada (neta de um dos fundadores) e seu marido, Patrizio Bertelli. A dupla trouxe a maison italiana, mais uma vez, para os holofotes e a fez uma das marcas de luxo mais valiosas do mundo.
Com um vasto leque de produtos, um dos mais conhecidos e de maior sucesso da marca italiana são suas bolsas, principalmente aquelas confeccionadas no icônico couro saffiano, que é sua marca registrada.
Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a icônica marca italiana Prada:
1. Seu nome originalmente era ‘Fratelli Prada’
Quando foi fundada no ano de 1913 na cidade de Milão, a marca não recebeu de imediato o nome em que é conhecida no mundo inteiro, ela foi batizada de “Fratelli Prada”, que em italiano significa “Irmãos Prada”, já que foi criada pelos irmãos Mario e Martino Prada. Seu nome foi modificado apenas anos mais tarde para apenas Prada.
2. A marca possui uma fundação
Assim como inúmeras marcas de moda de luxo, a Prada também possui uma fundação chamada “Fondazione Prada”. Fundada em 1993 e presidida por Miuccia Prada e Patrizio Bertelli desde 1995, a instituição é dedicada à arte contemporânea e cultura. Atualmente é considerado maior museu de arte moderna de Milão, possuindo 10 pavilhões, onde expõem obras fixas e temporárias de artistas contemporâneos aclamados e que dialoguem com os mesmos ideais progressistas de seus presidentes.
3. A Prada possui um grande comprometimento com a sustentabilidade
A sustentabilidade é um dos assuntos mais atuais do momento e a Prada vem mostrando grande comprometimento com a causa, através de práticas que garantem que sua produção tenha menos impacto no meio ambiente.
Em 2019, a marca italiana assinou um empréstimo milionário com o Grupo Crédit Agricole Corporate que funciona da seguinte maneira: a cada novo objetivo alcançado pela marca envolvendo práticas sustentáveis (como o número de lojas com o Certificado LEED Gold, com ambientes que aderem a práticas eco-friendly como diminuição da emissão de carbono e economia de energia), os juros anuais do empréstimos diminuem.
No mesmo ano, lançou a linha Re-Nylon, onde os produtos possuem uma responsabilidade social e são éticos. As peças são confeccionadas com nylon reciclado à partir de plásticos coletados de oceanos, redes de pescar e fibras têxteis descartadas que foram confeccionadas em parceria com a produtora de fibras sintéticas Aquafil, batizada de ECONYL®.
4. Já foi mencionada em diversas obras
Por ser uma das marcas de moda mais conhecidas e icônicas do mundo, não é surpresa que a grife já foi mencionada em diferentes obras, sejam elas literárias ou cinematográficas. Porém, a que talvez seja mais conhecida é no livro “O Diabo Veste Prada”, que posteriormente foi adaptado para as telas de cinema e estrelado por Meryl Streep, Anne Hathaway e Emily Blunt.
5. A marca possui ligação com a vela
O que muitos podem não saber, é que a Prada possui ligação direta com um esporte considerado de elite: a vela, mais precisamente com uma das competições mais badaladas do mundo: a America’s Cup, a mais famosa, tradicional e prestigiada regata da vela mundial, disputada desde 1851. A ligação iniciou e se concretizou em 2000 quando a empresa resolveu montar uma equipe para competir na America’s Cup.
Desde então, o veleiro Luna Rossa é um dos concorrentes mais famosos e amados da tradicional competição. Em 2000, o veleiro se consagrou campeão de 38 das 49 corridas promovidas durante aquele ano. Em 2018, a marca italiana decidiu manter a tradição e permanecerá como patrocinadora oficial de sua compatriota, a equipe Luna Rossa, por mais quatro anos.
Já conhecia alguma destas curiosidades sobre a Prada? Nos conte nos comentários!