Stella McCartney irá lançar bolsa à base de Mylo
Uma das marcas inglesas mais conhecidas atualmente, a Stella McCartney foi fundada em 2001 pela estilista homônima. Filha do icônico músico Paul McCartney, a estilista teve que provar seu talento ao longo dos anos, porém foi reconhecida por suas criações modernas, descoladas e muito sofisticadas.
É de conhecimento geral que a grife possui laços muito fortes com a sustentabilidade e veganismo, não usando couro animal em nenhuma peça, sejam roupas, bolsas e acessórios. Ela trabalha há alguns anos para desenvolver mais soluções sustentáveis e sem crueldade animal e vem encontrando diferentes materiais que atendem estas necessidades.
A marca, junto com a Hermès, anunciou no ano de 2021 que estava desenvolvendo um novo tecido de couro de cogumelo em conjunto com com os laboratórios MycoWorks e o Bolt Threads. Batizado de Mylo, Stella McCartney anunciou no mesmo ano que iria utilizara tecnologia em peças de vestuário e apresentou duas peças, um cropped e uma calça, em uma campanha no instagram. Agora, a label irá comercializar sua primeira peça confeccionada à base de mylo: uma bolsa!
Confira mais detalhes sobre a nova bolsa da grife inglesa confeccionada à base de mylo:
A Frayme Mylo
Batizada de Frayme Mylo, a bolsa será lançada no dia primeiro de Julho e será um grande passo da marca no uso de substitutos veganos ao couro.
O modelo é confeccionado com um material que se assemelha ao couro, criado a partir de cogumelos e foi apresentado pela primeira vez durante o desfile de verão 2022 da marca. Sua chegada às lojas será um avanço na indústria, visto que um número cada vez maior de marcas de moda de luxo adotam soluções de materiais isentos de peles de animais, e os avanços tecnológicos tornam essas soluções mais ecológicas do que as opções de plástico do passado.
Como falamos acima, Stella é conhecida por sua postura contra a crueldade com animais l e tem sido pioneira em encontrar soluções para os problemas dos maus-tratos dos animais e para a ecologia na moda. O lançamento marca a primeira vez em que uma bolsa criada com micélio (estrutura em forma de raiz dos fungos) é comercializada.
Desde 2017, Stella possui uma parceria com a Bolt Threads, criadora do Mylo, e “tem feito parte do percurso do Mylo desde a sua criação, combinando a ciência profunda com design de alta moda”. A nova bolsa “mostra as capacidades deste material de próxima geração e é a primeira de futuras propostas comerciais”.
O modelo é fabricado na Itália por artesãos formados para trabalhar com o novo material e seu design é inspirado na icônica Falabella, inclui uma alça de corrente de alumínio reciclável de grandes dimensões que envolve a bolsa, além de um medalhão de zamac. A Frayme Mylo será uma edição limitada, com exemplares numerados de 1 a 100. O lançamento faz parte da campanha mais ampla da marca para o verão 2022, batizada de “Fashion Fungi”, “que faz uma viagem psioadélica pela natureza”.
“Baseada na ideia de que os cogumelos conectam todos, é inspirada nas qualidades transformadoras e transcendentais desses organismos incríveis, como é possível ver no documentário Fantastic Fungi,” diz a Stella McCartney
O que achou do novo modelo de bolsa sustentável da Stella McCartney? Gostaria de ter uma? Nos conte nos comentários!