capa do post sobre modelo de vestido clássico chanel

O Vestido Chanel Clássico! Looks para Inspirar!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher.

Apesar de suas bolsas e sapatos serem os itens mais reconhecidos mundialmente e serem o sucesso de vendas da maison francesa, as peças de vestuário foram as responsáveis por fazer com que a Chanel ganhasse popularidade e fama, além de revolucionar o mundo da moda.

Uma das criações que ganhou grande destaque e revolucionou para sempre a indústria foi o clássico e icônico vestido preto, que se tornou uma das peças mais conhecidas e de sucesso da maison Chanel.

Confiram abaixo um pouco mais sobre a história da marca e da peça:

Breve história da Chanel e do Little Black Dress

Uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Chanel foi fundada por Gabrielle Chanel em 1910.

Antes de abrir sua primeira loja, Gabrielle trabalhou como balconista em uma loja de tecidos (onde aprendeu a profissão de costureira e manejar a agulha com perfeição) e no Café Beuglant de la Rotonde.

Com grande ambição de crescer na vida, Chanel começou a se envolver com homens ricos que podiam lhe ajudar. Seu envolvimento com o oficial da cavalaria Etienne Balsan a levou à Paris e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. Com a ajuda do cobiçado playboy inglês Arthur Capel, conseguiu abrir sua primeira loja em 1910.

O caminho para o sucesso não foi fácil. Chanel teve de enfrentar a sociedade machista do século XX, e uma mentalidade onde as mulheres não tinham muito espaço na sociedade. No começo de sua carreira na moda, vendia elegantes chapéus femininos e acessórios. A loja era localizada na região da Balsan, ponto de encontro de burgueses e políticos franceses, o que deu grande vantagem e oportunidade para Gabrielle vender seus sofisticados chapéus.

Gabrielle Chanel. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @maison.de.chanel/)
Gabrielle Chanel. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel! (Foto: Reprodução/Instagram @maison.de.chanel/)

Com um estilo simples, sem adorno e flores, seus chapéus conquistaram as damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. Chanel gostava de ousar em seus trajes, misturando peças femininas e masculinas, o que incomodava os homens da sociedade (e fato que a incentivou a se dedicar à costura). Arthur viu em Coco uma futura mulher de negócios, e a ajudou a comprar um imóvel no prestigiado endereço 21 Rue Cambon.

Suas peças com corte simples encantaram as mulheres, e, em 1913 (antes da Primeira Guerra Mundial) inaugurou duas boutiques simultaneamente em Deauville e em Paris. Nesta época, a estilista começou a confeccionar roupas esportivas femininas como, por exemplo, blusas com golas rolês, que tinham inspiração nos marinheiros e eram feitas de malha e tricô.

Dois anos mais tarde, em 1915, abriu seu primeiro ateliê de Alta Costura, e, em 1918, se fixou definitivamente no número 31 da Rue Cambon, onde a loja está até hoje. Coco revolucionou o mundo da moda do Século XX ao libertar as mulheres de faixas e corpetes apertados em saias de babados, fazendo com que elas se sentissem poderosas e livres usando roupas mais simples e práticas.

Modelo Marion Morehouse usando vestido preto Chanel na Vogue em 1926. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!
Modelo Marion Morehouse usando vestido preto Chanel na Vogue em 1926. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!

O clássico e eterno vestido preto (comumente chamado de “little black dress”) foi um total choque quando foi introduzido por Coco Chanel em 1926 na capa da revista Vogue, pois na época usava-se preto apenas como forma de luto. O modelo se tornou altamente popular entre as mulheres na década de 30, principalmente graças à Grande Depressão, por conta de sua simplicidade em um momento onde mulheres desejavam roupas mais acessíveis.

“Graças à mim, elas [não ricas] podem andar como se fossem milionárias.
– Chanel”

O little black dress ganhou ainda mais popularidade quando a atriz Audrey Hepburn o usou junto a um colar de pérolas no filme “Bonequinha de Luxo” em 1961. Desde então a peça se tornou uma das mais clássicas que existem, o must have no guarda roupa de qualquer mulher.

Audrey Hepburn usando vestido Chanel preto no filme "Bonequinha de luxo." Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!
Audrey Hepburn usando vestido Chanel preto no filme “Bonequinha de luxo.” Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!

O Vestido Chanel Clássico Hoje

Como falamos acima, o vestido preto se tornou uma peça básica e clássica no guarda roupa de qualquer mulher. Graças à Coco Chanel, se tornou o queridinho nos looks do dia a dia de inúmeras pessoas e é perfeito para quando se quer estar elegante e sofisticado sem precisar se esforçar.

Separamos abaixo looks com vestidos pretos Chanel para se inspirar e mostrar a versatilidade desta peça icônica e atemporal:

Foto 1: Reprodução/Instagram @chanel_digest; Foto 2: Reprodução/Instagram @sunnyday2424. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!
Foto 1: Reprodução/Instagram @chanel_digest; Foto 2: Reprodução/Instagram @sunnyday2424. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!

Fotos: Reprodução/Instagram @365.moda. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!
Fotos: Reprodução/Instagram @365.moda. Clique na imagem e confira mais vestidos Chanel!

O clássico little black dress da Chanel não apenas mudou para sempre o mundo da moda, mas se tornou uma das peças mais amadas e icônicas, que pode ser usado em qualquer ocasião e momento.

O que acham dela? Gostam de usar? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • 4 Bolsas Icônicas de Marcas de Luxo com Estampa Monograma

    Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
  • As Melhores Peças da Hermès para investir

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • Classic Black: As Bolsas Pretas de luxo para investir!

    Quando falamos de cores de bolsas, os modelos em preto são os mais queridos e tradicionais, estando presente no guarda roupa de quase todas as mulheres. Esta é uma cor versátil, clássica e atemporal e investir em peças neste tom garante combinações para quase todo  look que usamos, sejam eles para ocasiões casuais ou mais…
  • Tudo sobre a estreia de Jonathan Anderson na Dior!

    Após meses de suspense e ansiedade, Jonathan Anderson fez sua tão aguardada estreia como diretor criativo de coleções femininas da icônica marca francesa Dior. Com o Jardim de Tuileries como palco da apresentação, o designer apresentou suas primeiras criações femininas para a cada (já que ele também é responsável pelas coleções masculinas), e mostrou sua…
  • Saiba tudo sobre o Credit Month!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor. O Etiqueta…
  • Top 10 Sapatos Femininos Clássicos que vão salvar o seu Closet!

    Em meio a coleções que surgem e desaparecem a cada estação, alguns calçados se mantêm intocados pelo tempo, atravessando tendências e consolidando-se como ícones. São os sapatos femininos clássicos, modelos exclusivos que carregam história, traduzem o DNA de grandes maisons e permanecem relevantes mesmo após anos do seu primeiro lançamento. Selecionamos 10 calçados de luxo…
  • Versace irá lançar parceria com a Onitsuka Tiger!

    Fundada em 1978 pelo icônico Gianni Versace, a Versace é conhecida por suas criações audaciosas, estampas chamativas coloridas, modelagem justa e o contraste entre o preto e acessórios dourados. Por quase 3 décadas, a grife italiana foi comandada por Donatella Versace, que assumiu a direção criativa após o falecimento do irmão. Para o choque de…
  • Bolsas clássicas e atemporais das grandes marcas de luxo!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Cartier lança nova versão da icônica Coleção Love após 56 anos!

    Poucas joias conseguem atravessar décadas mantendo o mesmo fascínio que tinham no dia em que foram criadas. A Cartier LOVE, lançada em 1969 pelo designer Aldo Cipullo em Nova York, é um desses raros exemplos. Criada no auge de uma era marcada pela liberdade cultural e pela redefinição dos relacionamentos, a pulseira ganhou notoriedade não…
  • Desfile Louis Vuitton Verão 2026 é destaque no segundo dia da PFW

    O desfile de Verão 2026 da Louis Vuitton, apresentado nesta manhã em Paris, surpreendeu pela combinação entre história, opulência e intimidade. Sob o olhar de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da maison desde 2013, a coleção foi revelada nos aposentos de Ana da Áustria, rainha da França entre 1615 e 1643, um cenário que dialoga diretamente…
  • Saint Laurent Verão 2026: Desfile fecha a primeira noite da Paris Fashion Week

    A primeira noite da Paris Fashion Week (PFW), em 29 de setembro, teve como“grande finale” o desfile da Saint Laurent Verão 2026. Anthony Vaccarello, no comando criativo da maison desde 2016, celebrou seu 30º desfile com um cenário inesquecível: milhares de hortênsias brancas cobriram o Trocadéro e, vistas do alto, formavam o icônico logo YSL….