Paco Rabanne agora é só Rabanne!
Celebrando seis décadas de sucesso, a icônica Paco Rabanne acaba de embarcar em uma nova jornada. Assim como outros exemplos do mercado de luxo, como Saint Laurent e Dior, a marca decidiu adotar um rebranding impactante abandonando o primeiro nome do seu fundador. À partir de agora, a etiqueta francesa passa a ser conhecida apenas por Rabanne.
Embora possa ter causado surpresa aos clientes fiéis e fashionistas do mundo inteiro, essa transição representa uma oportunidade de evolução e adaptação aos tempos modernos. Ela reflete a vontade de Rabanne de se manter relevante no mundo da moda, acompanhando as transformações da indústria fashion e as demandas do mercado.
A transformação estratégica, anunciada por meio de um comunicado oficial à imprensa, tem como objetivo simplificar o nome da grife para uma única palavra. Dessa forma, tornando-a mais atraente para os seus consumidores, principamente para o público mais jovem. A escolha desse momento não poderia ser mais oportuna, considerando o notável crescimento que a marca experimentou ao longo da última década.
O Gênio Futurista
Pacco Rabanne, nasceu em 18 de fevereiro de 1984 na Espanha. Sua mãe era chefe de alfaiataria em uma Balenciaga, porém com a Guerra Civil Espanhola, eles se mudaram para a França. Foi lá que ele estudou arquitetura na Ecole des Beaux Arts (Escola Nacional Superior de Belas artes), se formando em 1964. Ele lançou sua carreira de designer, criando sua primeira coleção em 1965, no qual estreiou seu primeiro vestido feito de plástico.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Suas obras sempre tinham um toque de arquitetura, assim como uma dose futurista com peças metalizadas e acessórios de metal que viraram um símbolo da casa. Em 1968, ele se juntou com a empresa Puig para a criação de sua primeira fragrância Paco Rabanne, que são conhecidas até hoje. Suas obras já estrearam em filmes como Barbarella, e seus designs já foram usados por artistas como Audrey Hepburn, Brigette Bardot e Elizabeth Taylor.
Entre as criações que fizeram sua fama descataca-se o vestido Nuit du Chocolat, de 1989. O modelo era feito de chocolate e usava metais como lacre de latinhas que até hoje serve de referência e inspiração paras outras grifes.
Pacco se aposentou em 1999. No entanto, a tradicional casa de moda foi revivida em 2011 pelo grupo de luxo Puig, com Julien Dossena que segue até hoje na direção criativa da marca.
O estilista morreu aos 88 anos de idade na sua casa em Bretanha na França em fevereiro de 2023.
Uma Nova era para ̶P̶a̶c̶o̶ Rabanne
Após cinco meses da morte do estilista espanhol Paco Rabanne, a lendária casa de luxo segue anunciando mudanças expressivas que vão além da simplificação do nome. A marca adotará támbém uma nova identidade visual, com um estilo minimalista inspirado na elegância e no legado do seu fundador.
O novo logo é inspirado no perfume “Calandre”, uma das primeiras fragrâncias lançadas por Paco Rabanne em 1968. A implementação deve ocorrer nos próximos 12 meses em todos os pontos de venda e ações de marketing.
Além disso, a maison está lançando também a sua primeira linha de maquiagem. Expandindo assim, o seu portfólio de artigos de luxo que vai além de roupas com aquela dose futurista, sapatos, acessórios à perfumes de sucesso.
A coleção de maquiagem Rabanne promete ser um hit assim como a icônica bolsa 1969 e as joias XL link. Para atender ao público exigente, os produtos de beleza foram dividos em 4 categorias dedicadas à diferentes partes do rosto.
- Euphoria para realçar a beleza dos olhos e despertar o brilho de cada olhar.
- Rouge Rabanne para colorir os lábios.
- Nudes para uma cobertura de pele leve e radiante.
- Arts Factory uma linha – e convite – para explorar novas formas de arte através da maquiagem, com produtos versáteis e inovadores.
Para finalizar, as embalagens são um verdadeiro show à parte. Elas possuem acabamento brilhante em dourado, prateado metálico e espelhado, refletindo perfeitamente a estética futurista pela qual a P̶a̶c̶o̶ Rabanne sempre foi conhecida.